Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.432
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Politeísmo Hebraico?
    Iniciado por Sopkmon
    Lido 1.232 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
 Des de já peço desculpas pela parte em inglês... mas não pude traduzir(mas são poucas e de facil entendimento, penso eu)...

Segundo escritos encontrados em Ugarit, e segundo relatos de helênica, havia um panteão reconhecido e cultuado em todo o hebreus). Abaixo vai uma lista da wikipedia:

Anat, virgin goddess of war and strife, sister and putative mat Athirat, "walker of the sea", Mother Goddess, wife of El (also k Bronze Age as Asherah) Athtart, better known by her Greek name Astarte, assists Anat Baalat or Baalit, the wife or female counterpart of Baal (also Ba'al Hadad, storm god, perhaps superseded El as head of the Baal Hammon, god of fertility and renewer of all energies in t Western Mediterranean Dagon, god of crop fertility and grain, father of Baal or Hadad El Elyon (lit. God Most High) and El; also transliterated as Ilu Eshmun, god, or as Baalat Asclepius, goddess, of healing Kotharat, goddesses of marriage and pregnancy Kothar-wa-Khasis, the skilled, god of craftsmanship Lotan, serpent ally of Yam Melqart, king of the city, the underworld and cycle of vegetati Molech or Moloch, putative god of fire[5] Mot or Mawat, god of death (not worshiped or given offerings Nikkal-wa-Ib, goddess of orchards and fruit Qadeshtu, lit. "Holy One", putative goddess of love, modernly prostitute, although there is no evidence of sacred prostitution Resheph, god of plague and of healing Shalim and Shachar, twin gods of dawn and dusk Shamayim, the god of the heavens Shapash, also transliterated Shapshu, goddess of the sun; som Mesopotamian sun god Shemesh[6] whose gender is disputed[ Yahweh, son of El[8] and brother of Baal, sometimes is known Asherah.[9] Yam-nahar or Yaw, also called Judge Nahar Yarikh, god of the moon and husband of Nikkal

Dessa lista, aparecem bastante na Bíblia:El ou Elohin, Baal, Ash São citados também Dagon (deus dos filisteus), Camus (dos m ao qual eram feitos sacrifícios de crianças).

El ou Elohin é considerado o deus maior do panteão cananiita. Eloista, usa-se o termo Elohin ao referir-se ao deus de Israel (n Yahweh). Segundo os estudiosos, os compiladores do pentateu Elohin e Yahweh em um só (javistas que eram, passaram a ven supremo, era na verdade Yawheh).
Outro ponto a ser destacado é a rivalidade que havia entre os deuses eram irmãos, filhos de El, segundo o panteão cananita).

Quem conhece a Bíblia sabe que Baal é o deus mais atacado e com o sacerdotes de Yaweh mais se degladiam.

Baal era o deus mais popular entre os hebreus (junto com Asherat). A confirma que o culto a Baal e Asherat era uma constante entre os heb eram associados à fertilidade e paz. Eram deuses mais "liberais" e ligh Yahweh).

Yahweh, por outro lado, era um deus mais associado a guerras, exérci terríveis da natureza. Provavelmente, era um pouquinho menos adora Asherat.

O relato no Livro de Juízes descreve um ciclo religioso que ocorria co em paz e fartura => Culto a Baal e Asherah; quando em guerras e per Yahweh.

Embora os escritores de Juìzes (que eram javistas) interpretam isso co e ingratidão dos hebreus em relação a Yahweh (ao qual só procurava em aperto), o comportamente dos hebreus faz completo sentido e ló raciocinarmos como monoteístas. Dentro da religião politeísta canani religião politeísta), as pessoas recorrem aos deuses responsáveis pela por isso Yahweh era invocado mais em momentos de guerras.


Fonte: http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=24170.0

O que pensam acerca deste texto?

"Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão;
Não terás outros deuses diante de mim"

Assim começam os 10 Mandamentos. Segundo a Bíblia, os hebreus viveram muito tempo como escravos no Egipto. Enquanto lá estiveram, estiveram em estreito contacto com a cultura egípcia e adquiriram certos hábitos.

Quando Moisés liberta os hebreus e os conduz pelo deserto, houve vários momentos em que a fé do povo fraquejou e os fez duvidar de Moisés e, em última análise, de Deus.

Tanto os egípcios como os outros povos com que os hebreus se cruzaram eram politeístas. Esses povos reconheciam a existência desse Deus do deserto, sem rosto, sem nome, mas tomavam-no como mais um de entre os vários que existiam.

Agora, imaginemos como seria ser os únicos monoteístas num mundo cheio de politeísmo... imagino que as pessoas ficassem a pensar se de facto não existiriam outros deuses... quer dizer, estariam os outros povos todos errados?

Por outro lado, suponho ainda que os velhos hábitos custem a morrer, e entre os velhos hábitos dos hebreus e os hábitos das vizinhanças, era-lhes difícil aceitarem a sua condição de pioneiros nessa coisa do monoteísmo naquela região.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Os hebreus, segundo minhas pesquisas eram politeistas... aí quando foram escravos no Egito, Javé(que na epoca era apenas deus da guerra) os incentivou a lutar e sair do Egito... após isso, os cultos a Javé se tornaram frequentes, e os outros druses esquecidos... e tambem por ordem do proprio Javé , destruiram altares aos outros deuses cananeios... e os hebreus viraram henoteístas(acreditam em varios deuses, mas só prestam culto à um)

Videos explicativos:
http://www.youtube.com/watch?v=coTDdzp2iZY
http://www.youtube.com/watch?v=cPlObKTc1YI

Já agora, permitam-me acrescentar que a ideologia de estado teocrata é muito egípcia...
E quem é que esteve no Egipto e foi criado na monarquia egípcia... quem? Moisés? :-)
Enquanto te podes mexer, treina o corpo. Quando não te podes mexer, treina a mente.

Desculpe, eu não entendi o que quis dizer :/

Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Citação de: Sopkmon em 24 outubro, 2015, 02:53
Desculpe, eu não entendi o que quis dizer :/

Não sei se era para mim a mensagem, mas, esclareço na mesma.

Moisés foi criado no palácio de faraó, que pelas contas cronológicas deveria ser Tutmés II. Quando os hebreus saíram do Egipto, Moisés era o líder que curiosamente formou uma ideologia teocrática quando estiveram no Sinai com os famosos 10 mandamentos.
O Egipto sempre teve uma monarquia teocrática: faraó é deus. E esse conceito sempre teve escolas religiosas para desenvolver e conservar teorias para manter a monarquia através da divinação do rei.
Foi um conceito também adotado pelos hebreus, apesar de não divinizarem a liderança, esta era considerada a escolha de deus. Existe um paralelismo interessante de observar entre as duas nações na questão religiosa da guerra: ambos afirmam que quando duas nações se travam em duelo, deus é quem decide quem ganha ou quem perde, segundo aquilo que os egipcios chamavam de maet (ordem universal) e os judeus / israelitas o seu estado de pureza espiritual aos olhos de Yahweh.
Claro, não herdaram toda essa ideologia dos egípcios. Também se encontra traços canaanitas, babilónicos e persas.

Espero que tenha esclarecido.
Enquanto te podes mexer, treina o corpo. Quando não te podes mexer, treina a mente.

agora entendo o que disse :D

Sopkmon, aí no Brasil, concerteza terás mais facilidade de encontrar estes livros: "Moisés - O libertador de Israel" e "Moisés - Em busca da terra prometida", ambos de Roger Bottini Paranhos. Estes livros são bastante esclarecedores sobre a missão de Moisés e de seu povo e as dificuldades de passar de politeísmo para monoteísmo.
Experimenta ler, nem que seja só por curiosidade e depois diz-me o que achaste. 😊

#9
Vou ver se acho! Obrigado :) a verdade é que agora vou tentar saber mais sobre os outros deuses cananitas... e ver se algum me chama a atenção :D (porque eu cultuo os deuses que me chamam a atenção, não algo como aparencia... mas um encanto adicional no espírito)