Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.431
Total de mensagens
369.479
Total de tópicos
26.919
  • O destino existe mesmo?
    Iniciado por sofiagov
    Lido 4.605 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
sofiagov

Quem nunca parou um momento e se questionou sobre isso: Destino existe? Você acredita nele? Será que a nossa vida já vem programada? predeterminada? Garanto que estas dúvidas são muito comuns.
E a resposta ? Não é questão de acreditar ou não.
O destino é um facto inquestionável.
Ele existe, assim como o céu, o dia, as árvores e as pessoas.
Pois o destino é simplesmente o sentido, a direcção para a qual algo está programado.
O destino, por exemplo, do Autocarro que vai de cidade em cidade. Ele está destinado a fazer esse caminho, o que por sua vez não quer dizer que chegará infalivelmente lá.
Sendo assim a vidas das pessoas estão predeterminadas temos uma missão a cumprir e um destino a chegar e como vamos chegar lá vai depender do livre arbítrio de cada um e dos acidentes de percurso.

O destino existe, assim como os acidentes que impedem que ele seja realizado.
Destinos são desfeitos por acidentes, ou seja, acidentes são os imprevistos da vida.
A questão é: como vamos lidar com eles? Dependendo da forma que resolveremos os imprevistos estaremos muitas vezes mudando o rumo do nosso destino.
Sempre que ocorre um "acidente", algum destino está sendo desfeito.
Neste sentido, o destino existe e não é imutável.
Enfim, podemos mudar o nosso destino pré-programado (muitas vezes até por nos mesmos antes de reencarnar) o que não significa que estaremos livres dele e talvez tenhamos que refazê-lo de outra forma, ou adiaremos para uma nova etapa da vida ou até mesmo teremos que cumpri-lo em outra reencarnação.
Outra analogia que podemos fazer é que a nossa vida é como uma faculdade onde temos uma meta a seguir.
Provas a cumprir.
Podemos passar ou não e se reprovarmos teremos que refazer aquela matéria.
Assim é a nossa vida com provas já estabelecidas a serem cumpridas e se não passarmos teremos que voltar novamente para refazer.    
Penso que o termo predestinação seria o mais preciso quando se fala em destino.
Pois, fala de um destino fixado previamente, e é um termo cunhado pela teologia. Ou seja, foi criado para afirmar esta ideia.
Neste sentido, acreditar em predestinação é acreditar que "alguém" escreve o nosso destino.
É a ideia de um ser supremo e omnipotente a agir sobre suas criações.
É acreditar que nada acontece por acaso. É acreditar na lei de causa e efeito. É acreditar na lei do carma.
É  simplesmente acreditar que Deus existe e cuida das nossas vidas.

Chegar ao nosso destino nada mais é do que cumprir as provas determinadas por nós mesmos ao longo das nossas vidas. Ou seja, a cada vida que passamos vamos escrevendo o futuro do nosso destino para a próxima vida.
Sendo assim o que não cumprirmos nessa vida vai determinar o que terei que refazer numa próxima, os erros que cometerei nessa vida terei que corrigir numa próxima e assim estarei traçando meu próprio destino.  
Na perspectiva mística deve imperar uma atmosfera nebulosa e mágica, sensacional. Isso foi escrito por entes sobrenaturais, sobre os quais não temos qualquer poder ou acesso. Criaturas da noite ou de luzes transcendentes a produzir um fato único, sublime e preciso, o qual foi planeado nos confins de universos distantes ou paralelos ao nosso, os quais somente não seriam percebidos por míopes de espírito.

Na perspectiva racional e determinista há simplesmente o controle das causas, seu conhecimento preciso e acabado, e assim pode se determinar o que as coisas serão.
E isto não demarca nenhum mistério. É simplesmente a explicação racional.
Explicar é encontrar as causas. Determinar é saber como manejá-las para se produzir infalivelmente o que se quer.
Se, por exemplo, você unir uma chama a um elemento inflamável, terá a combustão deste.
Saber como fazer e executar o que se deseja, é determinar.
Fogo associado a um elemento inflamável gera uma reacção explosiva, de combustão, e não outra coisa. É assim necessariamente. Na filosofia é chamado de necessidade.
Também é muito utilizado o termo "determinante", o qual, neste sentido, é simplesmente sinónimo de causa. Se um factor é determinante, ele é causa.
Acreditar em predestinação (ou em destino) é acreditar que tudo já está determinado. Para algumas coisas isso já é até possível. A morte, por exemplo, é uma predestinação. Todos seres vivos estão predestinados à ela.

Sendo assim a pergunta que não sai da minha mente é: Podemos fugir do nosso destino?
Particularmente acredito que não, podemos por um tempo fugir dele sim, nos escondermos atrás de uma armadura, de uma máscara, usar o livre arbítrio para tentar escapar de algo que por hora não queremos fazer ou que por uma razão não podemos cumprir.
Mas um dia a vida nos remete de volta a estrada que nos leva ao rumo do nosso destino.
E se o caminho vai ser longo ou curto, não sei, mas a verdade é podemos adiar ao máximo nossa sina, mas um dia teremos que cumprir as determinações do alto.
Podemos escolher o caminho mais fácil ou o mais difícil, mais alegre ou mais sofrido, mais curto ou mais longo, mas não podemos de forma nenhuma fugir dele.
Então, que assim seja!!! Boa Sorte



Segundo o Alcorão, a vida de todos nós está escrita no grande "Livro do Destino". Nele, cada homem e cada mulher tem sua página, e tudo de bom ou ruim que lhes possa acontecer, ali está escrito.
Certa vez, um homem corajoso salvou das mãos de bandidos sanguinários um feiticeiro. Este, em gratidão, deu-lhe como recompensa um talismã: uma pedra negra em formato de coração, encontrada no túmulo de um santo. A pedra tinha o poder de abrir as portas da gruta da Fatalidade, que fica muito além do deserto de Dahna, e onde se encontra o Livro do Destino. O génio guardião da gruta, vendo o talismã, permitiu ao homem que o portava a entrada na gruta, mas advertiu-o de que só poderia permanecer lá dentro por alguns minutos.
A intenção do homem era encontrar a página de seu próprio destino e alterá-la. Bastava para isso escrever, com a pena que já tinha em mãos: "serás um homem feliz, considerado por todos, com boa saúde e muito dinheiro". Seria simples mudar a própria vida. Mas o homem, estando diante do grande Livro do Destino, começou a lembrar dos seus inimigos. Movido pelo ódio, pelo rancor e pela vingança, procurou a página de cada um deles e nela foi acrescentando: "será pobre, terá uma morte trágica, uma doença incurável, perderá tudo o que tem...". Assim, alterou o destino de seus desafectos e esqueceu-se de si mesmo. Só se deu conta do que fazia quando, esgotado o seu tempo, um génio surgiu à sua frente e, arrancando-lhe das mãos o talismã, atirou-o para fora da gruta. Ele foi cair bem longe daquele lugar. Sem o talismã, nunca mais poderia abrir as portas da gruta. Tivera nas mãos o poder de mudar o próprio destino, mas nada fizera por sua vida.
(Fábula do Folclore Árabe)


aninhavet.blogspot e procurarse.com

Obrigado por me teres tirado algumas dúvidas.  😄

Adorei o texto!

Aceitar e saber lidar, para mim, os grandes desafios do destino. Óptima partilha :)

sofiagov
Há que saber lidar com cada esquina, pois nunca se sabe o que podemos enfrentar...  :) :)

o nosso destino que todos sabem e tem a certeza e morte, agora so temos de saber como fugir da morte para mudar o destino ;D

Ou seja basicamente,embora um pouco paradoxal,tanto o destino como o arbítrio existem?

Mas se o final está estabelecido,então será um livre arbítrio um pouco falseado.Contudo se o percurso até lá poderá ser alterado como quisermos,então será o destino por sua vez,um pouco falseado.

Fiquei confuso.
"Quem vive pela espada morre pela espada...Vivo pelo que digo, morrerei pela palavra"

#6
DESTINO EXISTE?

Sim, destino existe, mas não no sentido e/ou definição que lhe atribuímos. Poderiamos perder-nos a descrever a infinidade de aspectos que o que denominamos de "destino" contem, mas tal seria infrutífero até porque por mais particularidade que apontemos, nunca seremos verdadeiramente realistas ou imparciais. Somos demasiado condicionados e limitados pela nossa falta de verdadeiro conhecimento acerca de nós mesmos, quanto mais a algo tão vasto e multifacetado quanto o destino e todas as ramificações intrínsecas a este. Assim nós, seres ignorantes que somos, geralmente associamos o destino, à nossa vivência terrena ou ao fim desta. Nós existimos (vivemos) na 3ª Dimensão, sabemos um pouco acerca do que nos aguarda na 4ª Dimensão, muito pouco ou quase nada sabemos sobre a 5ª Dimensão, e sabemos que existem muitas outras em patamares superiores sobre as quais nada sabemos ou ainda que nos explicassem, nada compreenderiamos. Sabendo então o pouco que sabemos e o muito que desconhecemos, podemos resumir que nós, seres imortais que somos, todos temos um mesmo destino: evoluir, ascender, e ir de encontro a esta Força Criadora, este avassalador Amor Puro que denominamos por Deus.

VOCÊ ACREDITA NELE?

Por mais limitada ou extendida que seja a nossa visão das coisas, não interessa se acreditamos ou deixamos de acreditar que existe um destino, pois estamos aqui, existimos, e o fato de existirmos só por si, é já resultado desse mesmo destino em ação. A palavra "destino" por si próprio já implica "chegar em algum lugar" e no nosso caso nós somos o nosso próprio destino. Pode parecer um aburdo dizer que queremos chegar a nós mesmos, mas a verdade é que atualmente não somos tudo aquilo que podemos e iremos ser, aquilo para o qual Deus nos criou. Somos meras crianças no início do que será uma longa caminhada pela eternidade.

SERÁ QUE A NOSSA VIDA JÁ VEM PROGRAMADA? PREDETERMINADA?

Certamente que alguns aspectos são programados, como por exemplo laços de parentesco, localizações geográficas, adversidades, desafios, etc. No entanto, as decisões que cada um tomará no decurso da sua existência física, enquanto indíviduo exercendo o seu livre arbítrio, não fazem parte desta programação, pois cabe a cada um agir conforme a sua consciência dite. Uma ausência de livre arbitrio tornaria a reencarnação em algo inútil.

#7
Então eu concordo que o destino exista na medida em que não escolhemos a familia, país onde nascemos, classe económica, nem a própria predisposição genética.

Assumindo que partindo dessa aleatoriedade, é como se lançassem os dados para as nossas capacidades e condição física, podemos começar a optar.

As coisas que acontecem, não controladas por nós, são o destino, como receber uma encomenda que não estávamos a espera ou encontrar alguém pelo caminho.

O livre arbítrio são as escolhas que tomamos, ou seja, abrir ou não a encomenda inesperada ou escolher falar ou não com a pessoa que encontramos no caminho.

Mas e a escolha do caminho, por exemplo? Nós nunca sabemos como seria se tivéssemos optado por outro caminho e não tivéssemos encontrado a pessoa. A escola do caminho não o fizemos de forma consciente. Esse subconsciente é o destino.

Eu vi uma frase de Carl Jung que dizia "Until you make the unconscious conscious, it will direct your life and you will call it fate."

Procurei interpretações e a maioria diz algo do género:

Devemos procurar descobrir o nosso inconsciente e torná-lo parte do consciente. A nossa parte inconsciente afecta a nossa vida, puxam-nos para situações e atraem certo tipo de pessoas, e esses acontecimentos nós chamamos de destino. Pensamos que é um facto externos, mas a verdadeira causa somos nós. Ou seja para mudarmos realmente, temos de entender o que em nós está mal (aquilo com que não nos sentimos bem) e deve ser mudado, e para isso é necessário entender o nosso interior inconsciente e torná-lo parte da nossa personalidade consciente.

Ah, mas mesmo aqui estamos influenciados pela genética não escolhida por nós e tendências de personalidade. Uma pessoa que tenho capacidades mais fortes, tem uma facilidade em que mais coisas boas lhe aconteçam facilmente que outras mais negativas, por exemplo.

Por outro lado existem coisas que de facto a meu ver é impossível mudarmos. Se tivermos a concorrer com alguém para uma vaga de emprego, sem qualquer entrevista ou apresentação, temos um curriculum exactamente igual, o empregador ter os dois papeis na mão é um 50-50, é um facto externo que decide. E aí, ir ou não ir trabalhar para aquele local, está de facto nas mãos do destino ou talvez da sorte, que vai dar quase ao mesmo.
Nem tudo pode ser mudado.

Viver é uma treta.

Se o destino existe ou se eventualmente o podemos mudar não sei, mas acontece-me estar numa situação e de repente ter a sensação de que sonhei com aquilo.

É o dejá vu.
A interpretação que acho mais interessante de dejá vu é que quando isso acontece, sentirmos que já vivemos aquele momento, é porque estamos perfeitamente alinhados com o nosso destino.

Sim, fico um pouco com essa sensação, mas lembro-me que apenas sonhei com aquilo. É difícil explicar mas é algo que marca na hora.


Eu penso que o destino existe sim mas também tenho certas dúvidas em algumas coisas, por exemplo será que as escolhas que nós fazemos já estavam "traçadas" antes da nossa criação? Eu acredito que Deus deu a todos nós um destino e que as coisas que nos foram destinadas eventualmente surgem, e sendo ele todo conhecedor e nosso criador (baseando-me na minha crença religiosa), ao nos criar baseado na personalidade que nos concedeu, na nossa capacidade de fazer decisões, e claro em inúmeros outros factores (atenção sou uma mera humana a especular, o meu conhecimento é limitado) é muito provável que ele saiba exactamente as escolhas que iremos fazer antes de as fazer-mos, quer estas sejam certas ou erradas, e traçou o nosso destino com base nesse conhecimento mas mesmo assim deixa-nos livres de forma a fazermos essas escolhas e aprender-mos com elas, só não sei se alteramos de facto o destino porque já vi pessoas que fizeram escolhas para fugir ao "ponto B" e seguiram por caminhos diferentes para no fim acabarem por ir parar exactamente ao "ponto B". Acho que as nossas escolhas podem ser mudadas ou evitadas por um certo período de tempo e até um certo ponto mas que o destino não se altera apenas demora mais, ou menos, a concretizar-se dependendo dessas mesmas escolhas e do tempo que as demoramos a fazer.
Mas lá está, cada um tem a sua opinião, dependendo também das suas crenças e outros factores. Não há certezas de nada apenas podemos especular e acreditar naquilo com o que nos identificamos e consideramos correto, que pode ou não corresponder à realidade.
"Onde há fé, há amor, onde há amor, há paz, onde há Deus, nada falta."

#13
se destino existe, nao pode ser mudado... nem que sabemos o que vai acontecer (saber o futuro)

tenho 2 escolhas, A e B...
-escolho B... o destino era B
-escolho A... o destino era A

se soubermos o destino era o B (saber o futuro)... entao escolho o A, ai "mudamos" o destino
se este caso acontecesse, pudemos afirmar que existe mundo paralelo... pois fizemos uma coisa diferente ao suposto futuro, no entanto pudemos dizer que nao vivemos no mesmo mundo
ai o suposto "mudamos" que pus entre aspas, e apenas um facto mentira... o destino era escolher A

concluindo, se destino existe ou nao, ira ser a mesma coisa... mas posso dizer que destino nao pode ser mudado
apenas minha opinao :)

#14
O destino é o resultado da reflexão sobre um conjunto de decisões passadas, na tentativa de compreender o presente.

Citação de: surreal em 25 outubro, 2015, 19:28
Se o destino existe ou se eventualmente o podemos mudar não sei, mas acontece-me estar numa situação e de repente ter a sensação de que sonhei com aquilo.

Dejá vu é algo que se passa com quase todos nós. Que me recorde só tive um que me deixou a... pensar.

Vê aqui:

https://portugalparanormal.com/index.php/topic,25201.0.html