Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.519
Total de mensagens
369.632
Total de tópicos
26.969
  • Somos livres para fazer o Bem ou o mal
    Iniciado por Moreno Wilson
    Lido 1.032 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
NÃO EXISTEM ARRASTAMENTOS IRRESISTÍVEIS PARA O MAL

O ser humano tem plena liberdade pelo Livre arbítrio para fazer o bem ou o mal, não existe nenhum arrastamento irresistível para o mal, vícios, crimes e delitos, somos inteiramente LIVRES NO CAMPO MORAL para praticar as virtudes ou os vícios, vejamos essas observações do Mestre Kardec sobre essas questões.

A DOUTRINA ESPÍRITA É EVIDENTEMENTE MAIS MORAL: ELA ADMITE PARA O HOMEM O LIVRE-ARBÍTRIO EM TODA A SUA PLENITUDE; e ao lhe dizer que, se pratica o mal, cede a uma sugestão má que lhe vem de fora, deixa-lhe toda a responsabilidade, pois lhe reconhece o poder de resistir, coisa evidentemente mais fácil do que se tivesse de lutar contra a sua própria natureza.

ASSIM, SEGUNDO A DOUTRINA ESPÍRITA, NÃO EXISTEM ARRASTAMENTOS IRRESISTÍVEIS: O HOMEM PODE SEMPRE FECHAR OS OUVIDOS À VOZ OCULTA QUE O SOLICITA PARA O MAL NO SEU FORO ÍNTIMO, COMO O PODE FECHAR À VOZ MATERIAL DE ALGUÉM QUE LHE FALE; ele o pode pela sua vontade, pedindo a Deus a força necessária e reclamando para esse fim a assistência de bons Espíritos.

É isso que Jesus ensina na sublime fórmula da oração dominical, quando nos manda dizer: — \"Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal\".
Essa teoria da causa excitante dos nossos atos ressalta evidentemente de todos os ensinamentos dados pelos Espíritos. E não somente é sublime de moralidade, mas acrescentaremos que eleva o homem aos seus próprios olhos, mostrando-o capaz de sacudir um jugo obsessor, como é capaz de fechar sua porta aos importunos.

DESSA MANEIRA, ELE NÃO É MAIS UMA MÁQUINA AGINDO POR IMPULSÃO ESTRANHA À SUA VONTADE, MAS UM SER DE RAZÃO, QUE ESCUTA, JULGA E ESCOLHE LIVREMENTE ENTRE DOIS CONSELHOS.
Acrescentamos que, malgrado isso, o homem não fica privado de iniciativa, não age menos pelo seu próprio impulso, pois em definitivo ele não passa de um Espírito encarnado, que conserva, sob o invólucro corpóreo, as qualidades e os defeitos que tinha como Espírito.

As faltas que cometemos têm, portanto, sua origem primeira nas imperfeições do nosso próprio Espírito, que ainda não atingiu a superioridade moral a que se destina, MAS NEM POR ISSO TEM MENOS LIVRE-ARBÍTRIO.
A vida corpórea lhe é dada para purgar-se de suas imperfeições através das provas que nela sofre, e são precisamente essas imperfeições que o tornam mais fraco e mais acessível às sugestões de outros Espíritos imperfeitos, que se aproveitam do fato para fazê-lo sucumbir na luta que empreendeu.

SE ELE SAI VITORIOSO DESSA LUTA, SE ELEVA; SE FRACASSA, CONTINUA A SER O QUE ERA, NEM PIOR, NEM MELHOR: É A PROVA QUE TERÁ DE RECOMEÇAR E PARA O QUE AINDA PODERÁ DEMORAR MUITO TEMPO NA CONDIÇÃO EM QUE SE ENCONTRA. Quanto mais ele se depura, mais diminuem as suas fraquezas e menos acessível se torna aos que o solicitam para o mal. Sua força moral cresce na razão da sua elevação e os maus Espíritos se distanciam dele.

Vou realçar essa observação de Kardec

A DOUTRINA ESPÍRITA É EVIDENTEMENTE MAIS MORAL: ELA ADMITE PARA O HOMEM O LIVRE-ARBÍTRIO EM TODA A SUA PLENITUDE; E AO LHE DIZER QUE, SE PRATICA O MAL, CEDE A UMA SUGESTÃO MÁ QUE LHE VEM DE FORA, DEIXA-LHE TODA A RESPONSABILIDADE, POIS LHE RECONHECE O PODER DE RESISTIR, COISA EVIDENTEMENTE MAIS FÁCIL DO QUE SE TIVESSE DE LUTAR CONTRA A SUA PRÓPRIA NATUREZA.

Allan Kardec

Conclusão, não existem desculpas para a pratica do mal, crimes e vícios, por que, temos O LIVRE ARBITRIO para fazer ou não as coisas.
Nós somos moralmente livres para fazer o bem ou o mal, não existem fatalidades e nem predestinações nessa área.

Nós construímos o nosso Destino.

Nenhum Espirito se reencarna no mundo terra, para praticar o mal, não existe predestinação para o crime, para o fracasso, para a derrota, para os vícios, para a imoralidade, para a hipocrisia, o mal não é obra do Destino e nem obra de Deus, o mal é obra das nossas imperfeições morais é por isso que devemos combater gradativamente as nossas imperfeições morais, para podermos Evoluir e crescer espiritualmente, ninguém conseguira evoluir enquanto não travar uma LUTA seria contra as suas impurezas morais, cada sujeira moral é uma trava para nossa Evolução.
As impurezas morais ou imperfeições morais não estão na matéria corporal e sim em nosso Espírito que é o ser pensante, portanto, a nossa Luta é espiritual, cada vitoria sobre os maus pensamentos, sobre os maus sentimentos, sobre os vícios, sobre os maus hábitos, é uma LIBERTAÇÃO espiritual e um impulso para nossa Evolução.

Estamos no plano terreno é para VENCER e não ser vencidos pelas nossas imperfeições morais e pelas influencias negativas e degradantes da matéria, nó somos filhos de Deus o Grande Foco de Luz, e o Criador não cria nenhum Espírito para ser fraco, derrotado, mimado, malandro, picareta, viciado, fracassado, não existe fatalidades morais na vida do Espírito, somos nós mesmos que criamos nosso Céu ou inferno, pelo uso do livre arbítrio.

Se nós somos filhos da Grande Luz, nós temos a luz dentro de nós, nós somos Luz, estamos na Luz e vivemos na Luz e buscamos a Luz, portanto, ninguém se reencarna no plano material para viver na escuridão ou para praticar a escuridão.
Cada imperfeição moral que eu procuro Vencer é um impulso para nosso crescimento espiritual, estamos em processo evolutivo e nós somos filhos de Deus, portanto, nós podemos e devemos lutar contra essas imperfeições morais e espirituais.

Wilson Moreno

Bem e Mal é algo relativo para cada pessoa.
Por exemplo, se tu acha que fumar é mal, para as fábricas de cigarros é um bem que enche os bolsos, quanto mais pessoas viciadas melhor ;D.
Se nadar para tu é mal, para outros é profissão lucrativa e sucesso nas olimpíadas.

Cada pessoa possui sua filosofia de vida, ou tu podes seguir alguma já criada ou fazer uma.

Acredito que cada um é o que é e não vai mudar, algumas pessoas mudam mas ainda é a minoria.
Algumas das verdades, não estão nos livros.