Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.428
Total de mensagens
369.474
Total de tópicos
26.918
  • Liberdade vs Vida
    Iniciado por credatis
    Lido 4.877 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: misticopt28 em 15 setembro, 2015, 15:47
Faty, então quando escolhes a Eutanasia por tua livre vontade, ou seja usando o teu livre arbitrio. Não consideras que se pode encaixar num suicidio "disfarçado"?

Sim considero. Mas isso é uma outra questão. A questão que aqui coloco é o facto da eutanásia ser para o próprio enquanto o aborto para outro ser, certo?
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee em 15 setembro, 2015, 15:00
As divergências entre o aborto e a eutanásia surgem porque há grelhas de leitura diferentes sobre o "real". Porque há quem coloque a liberdade de escolha acima de qualquer outro valor e isso é legítimo e aceitável, para mim, embora discutível. Se essa liberdade é ou não condicionada, isso é, para mim, uma outra questão. Mas a pessoa não deixa de ser livre para escolher...

Mas para mim, o cerne da questão não reside aqui, mas sim no facto de o problema do aborto e da eutanásia serem colocados no mesmo prisma de discussão, sendo categoricamente muito diferentes. Eu não os consigo colocar no mesmo patamar de análise e talvez aqui seja a grande diferença.

O aborto é a privação da vida de outro ser que não eu (alguém livremente escolheu nascer e não lhe é dada essa hipótese)... enquanto a eutanásia é a privação da vida de mim mesma (eu fui livre para escolher viver e não estou a aceitar fazê-lo)... só aqui reside toda a diferença, pois a minha liberdade termina quando começa a dos outros.

E mantenho este pensamento independentemente de acreditar ou não na dimensão espiritual.
E precisamente na duvida da primeira parte do texto que vai a minha discussão. E a divisão que existe nas pessoas. E não no sentido literal da vida e liberdade. Vida poeticamente é um pouco mais de existência e causa primeira de liberdade. Se Deus criou a vida, então está acima hierarquicamente da vida. Mas não é nesse sentido que lancei o debate.
Mas nas coisas do dia a dia.

Citação de: Faty Lee em 15 setembro, 2015, 15:00
As divergências entre o aborto e a eutanásia surgem porque há grelhas de leitura diferentes sobre o "real". Porque há quem coloque a liberdade de escolha acima de qualquer outro valor e isso é legítimo e aceitável, para mim, embora discutível. Se essa liberdade é ou não condicionada, isso é, para mim, uma outra questão. Mas a pessoa não deixa de ser livre para escolher...

Mas para mim, o cerne da questão não reside aqui, mas sim no facto de o problema do aborto e da eutanásia serem colocados no mesmo prisma de discussão, sendo categoricamente muito diferentes. Eu não os consigo colocar no mesmo patamar de análise e talvez aqui seja a grande diferença.

O aborto é a privação da vida de outro ser que não eu (alguém livremente escolheu nascer e não lhe é dada essa hipótese)... enquanto a eutanásia é a privação da vida de mim mesma (eu fui livre para escolher viver e não estou a aceitar fazê-lo)... só aqui reside toda a diferença, pois a minha liberdade termina quando começa a dos outros.

E mantenho este pensamento independentemente de acreditar ou não na dimensão espiritual.
E precisamente na duvida da primeira parte do texto que vai a minha discussão. E a divisão que existe nas pessoas. E não no sentido literal da vida e liberdade. Vida poeticamente é um pouco mais de existência e causa primeira de liberdade. Se Deus criou a vida, então está acima hierarquicamente da vida. Mas não é nesse sentido que lancei o debate.
Mas nas coisas do dia a dia.

Sobre liberdade

"Cada um deve procurar estabelecer os seus limites e viver dentro deles e de acordo com o que neles estiver contido."

sofiagov
Citação de: Lancelot em 15 setembro, 2015, 23:34
Sobre liberdade
"Cada um deve procurar estabelecer os seus limites e viver dentro deles e de acordo com o que neles estiver contido."

Eu concordo , o pior é quando cada um acha vive de acordo com os seu limites e faz, nada menos , nada mais, que viver no limiar da razão e do bom senso, achando que vive de acordo ... :) :)
Certamente que quando eu sou livre outro no meu lugar estará prisioneiro, isto de certa forma, porque a minha liberdade por vezes começa onde  termina a de outro e vice-versa, no entanto,e dito assim parece que eu vou aprisionar algo ou alguém ...Não!!  ;D ;D .

Há atalhos de liberdade instantânea que muitos espertos tentam chegar (falando vagamente)...mas é limitada...façamos realmente o caminho, lentamente, sendo feliz e fazendo feliz quem chega e quem parte.... :angel: :angel:

A mim... quase nunca estou livre... estou livre apenas nas ferias, quando vou pro interior... mesmo com matos espinhudos, vale a pena adentrar os arbustos e sentir a nagureza... pra mim, isto é vida, mesmo que seja uma vida com alguns espinhozinhos ::)

Eu não sei se esta dicotomia é correta, mas segundo os pressupostos do tópico suponho que prefiro a Liberdade individual. Para mim um dos principios mais importantes da vida é o direito individual de cada um poder fazer o que bem entender com a sua vida e com o seu corpo, desde que isso nao interfira na liberdade dos outros. Portanto seguindo esse principio, não sou contra o aborto (apenas durante os primeiros meses, pois o feto nao sente nem dor nem emoções antes das 20 semanas, sendo que o aborto na Europa nao costuma ir além das 16 semanas), eutanasia ou suicidio, pois é algo que apenas diz respeito ao individuo, e os outros que direito tem que impor a sua vontade sobre o outro, em algo que nao lhes diz respeito ou prejudica? A única pessoa que podia ter direito moral de impedir um aborto é o pai, aí a questão pode de facto complicar-se mas a verdade é que é a mulher que carrega o filho e a ela é que deve caber a decisão final.

No entanto, como disse a nossa liberdade acaba quando começa a do outro, e a liberdade nao nos dá o direito de matar outras pessoas, roubar, torturar, violar, etc. Acho curioso que tanta gente seja contra o aborto por defender a vida (ainda que o feto seja apenas um feto e ainda não sinta emoções ou dor, aquilo que nos faz humanos) não seja contra as guerras e não considere os soldados assassinos... se são tão a favor da vida, porque não lutam contra a conscrição que existe em vários paises, e obriga os rapazes a serem assassinos? Não é isso um atentado muito maior a vida do que o aborto?


#21
Citação de: Forbidden em 20 setembro, 2015, 15:25
Eu não sei se esta dicotomia é correta, mas segundo os pressupostos do tópico suponho que prefiro a Liberdade individual. Para mim um dos principios mais importantes da vida é o direito individual de cada um poder fazer o que bem entender com a sua vida e com o seu corpo, desde que isso nao interfira na liberdade dos outros. Portanto seguindo esse principio, não sou contra o aborto (apenas durante os primeiros meses, pois o feto nao sente nem dor nem emoções antes das 20 semanas, sendo que o aborto na Europa nao costuma ir além das 16 semanas), eutanasia ou suicidio, pois é algo que apenas diz respeito ao individuo, e os outros que direito tem que impor a sua vontade sobre o outro, em algo que nao lhes diz respeito ou prejudica? A única pessoa que podia ter direito moral de impedir um aborto é o pai, aí a questão pode de facto complicar-se mas a verdade é que é a mulher que carrega o filho e a ela é que deve caber a decisão final.

No entanto, como disse a nossa liberdade acaba quando começa a do outro, e a liberdade nao nos dá o direito de matar outras pessoas, roubar, torturar, violar, etc. Acho curioso que tanta gente seja contra o aborto por defender a vida (ainda que o feto seja apenas um feto e ainda não sinta emoções ou dor, aquilo que nos faz humanos) não seja contra as guerras e não considere os soldados assassinos... se são tão a favor da vida, porque não lutam contra a conscrição que existe em vários paises, e obriga os rapazes a serem assassinos? Não é isso um atentado muito maior a vida do que o aborto?



Tem o amigo certeza que o feto não tem consciência do aborto e que querem cometer um homicidio contra ele?
Eu não tinha tanta certeza, só estando o cérebro completamente formado aos 6 meses, como o bebe conhece o pai e a mãe sem ter o cérebro formado? Como ela sabe que um objecto lhe quer tirar a vida? Isto não é consciência? Não é uma vida? Aborto feito com um feto de 12 semanas.

Vejam o vídeo!!! Atenção imagens pode ferir a susceptibilidades


http://www.youtube.com/watch?v=ijHEuKOFd2Y

Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Citação de: misticopt28 em 20 setembro, 2015, 16:58
Tem o amigo certeza que o feto não tem consciência do aborto e que querem cometer um homicidio contra ele?
Eu não tinha tanta certeza, só estando o cérebro completamente formado aos 6 meses, como o bebe conhece o pai e a mãe sem ter o cérebro formado? Como ela sabe que um objecto lhe quer tirar a vida? Isto não é consciência? Não é uma vida? Aborto feito com um feto de 12 semanas.

Vejam o vídeo!!! Atenção imagens pode ferir a susceptibilidades


http://www.youtube.com/watch?v=ijHEuKOFd2Y



O que os cientistas dizem é que o cerebro do feto ainda não está desenvolvido de forma suficiente antes das 20 e tal semanas, e portanto o feto nao sente dor:

http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1604234

E é de salientar que um aborto apos as 20 semanas é muito raro, so mesmo em casos de perigo mortal para a mãe.

Eu acho muito bonito defender a vida. A vida acima de tudo. E acho bonito ver pessoas convictas a dizerem: "eu naquela situação faria assim, ou faria assado!", juro que acho. No entanto, quanto mais vivo mais me apercebo que por norma são pessoas que nunca viveram tais situações ou nunca tiveram problemas semelhantes e vêem tudo de forma muito cor-de-rosa.
Eu não sou ninguém para julgar os outros, se uma pessoa se encontra em extremo sofrimento numa doença incurável e onde perde continuamente as suas capacidades...onde se encontra numa situação em que não tem a mínima qualidade de vida, quem sou eu para lhe dizer: "desculpa mas tens de sofrer até ao FIM...tens de agonizar...tens de lutar pela VIDA!"..Qual vida?
Também não sou ninguém para julgar uma mulher que faz um aborto, eu não vivo na pele dela não tive a sua educação nem sinto a sua dor..muito menos sei quais são as capacidades psicológicas e monetárias que ela tem para criar e educar o seu filho.
Quanto ao suicídio não acho uma questão de liberdade, normalmente está associado à depressão, nem pode comparar-se eutanásia ou aborto com suicídio (na minha opinião).
Sou a favor da liberdade acima de tudo e do respeito pelo outro.

Citação de: credatis
Qual é o valor de maior importância?
Liberdade ou vida?

Antes de mais acho que é importante assinalar algumas evidências.
- quem defende a liberdade acima da da vida, por questões de coerência é de acordo com o aborto, com a eutanásia (se defendem a liberdade acima da vida e depois dizem o contrário, peço desculpa mas não é nada coerente)
- quem defende a vida acima da liberdade é de contra o aborto e eutanásia.



Essa maneira de pôr a questão é do tipo: ou é preto ou é  branco. E não dá para analisar dessa maneira. É preciso ser tão radical?

Não entendo o que querem dizer com ser a liberdade é um valor superior à vida.
Se não tiveram vida, ou seja se não existirem...
Ou querem com isso dizer que preferem não existir a não ter liberdade? Isto já posso entender.

Eu acho que a vida é o valor supremo. Acredito que existe vida desde o 1º momento após a concepção. Também acredito que tenho todo o direito de decidir sobre a minha vida.

Apesar disso não tenho uma posição totalmente contra o aborto e ainda menos contra a eutanásia. Mas seja como for, ainda que alguém (ou eu mesma) tome essa decisão é decidir tirar uma vida. E aqui é mesmo preto ou branco.












Citação de: Forbidden em 20 setembro, 2015, 18:45
O que os cientistas dizem é que o cerebro do feto ainda não está desenvolvido de forma suficiente antes das 20 e tal semanas, e portanto o feto nao sente dor:

http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1604234

E é de salientar que um aborto apos as 20 semanas é muito raro, so mesmo em casos de perigo mortal para a mãe.


Parece que não viu o video. Como explica o feto ficar agitado e fugir da agulha que o vai matar? Mas uma prova pois se não tem o cerebro desenvolvido e foge da lamina que o vai despedaçar quer dizer que não tem vida? A partir do momento que o ovulo é fecundado e há um coração a bater no feto, há vida.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Gosto.. Já está a ficar mais quente eheh

KBTA
Vida acima de tudo !
Todo o cidadão tem direito à vida .

Agora ser contra o aborto e eutanásia ? Depende das situações .
Como já foi referido o aborto é contra um ser que não tem culpa de nada, claro que pode acontecer uma gravidez indesejada , mas antes de andarem a brincar que pensem nas consequências, no que pode advir daí, porque o feto não tem culpa, abortar só porque sim NÃO!

Relativamente à Eutanásia , ninguém tem o direito de acabar com a própria vida só porque lhe apetece. "Estou farta de sofrer, vou acabar com a minha vida" ; "Já vivi que chegue , vou acabar com a minha vida", NÃO! Agora em casos onde há muito sofrimento e onde não resta alternativa, sim sou a favor, agora cada um decidir sobre quando vai morrer e morrer quando lhe apetece é banalizar muito aquilo que mais precioso temos : A VIDA !

O vídeo não prova absolutamente nada. Além de ser de 1980 e tal e muita gente o considerar uma farsa. Se o aborto fosse provocado no corpo dos homens nem sequer nunca teria sido considerado crime.
Está comprovado que um embrião não tem sistema nervoso central às 12 semanas. Ter um coração não é sinónimo de vida..lamento...as pessoas que têm mortes cerebrais e acabam por se desligar as máquinas, tb têm orgaos activos e nem por isso estão efectivamente vivas!! Deixaram de o estar. É preciso MAIS que o coração para se considerar a existência de um ser humano. E não...eles n sentem dor.
Agora se me falarem de questões espirituais, de que o espírito se encontra a vigiar o embrião que mais tarde irá ser um bebé e que irá habitar posteriormente..bom..isso já vai da crença de cada um.
Eu continuo a ser a favor da liberdade. Tanto nesta questão mas especialmente na da eutanasia...já aqui alguém acompanhou um ente querido na ultima fase antes de morrer? Ha sofrimentos que poderiam ser evitados muito sinceramente.
Num mundo perfeito não existiriam abortos nem eutanasias...mas tb nao existiriam doenças incuráveis, nem dor, sofrimento, pobreza, pais que abandonam grávidas em situações que não lembram ao diabo...etc.....INFELIZMENTE vivemos num mundo onde tudo isso ocorre, por isso na minha opinião são males necessários.

Acho que o aborto tem dois lados de pensamento, e os dois me deixam muito triste...
a mulher não que ter @ filh@ ,pois é fruto de um estupro, por isso aborta
O espirito que ia encarnar na criança vai ter que esperar por uma nova oportunidade
(Lembrando que isso aplica-se apenas á mulheres estupradas)