Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Café e Chá
    Iniciado por cody sweets
    Lido 872 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
O que é a cafeína?

A cafeína é um estimulante natural presente nalguns vegetais. Faz parte do grupo químico das xantinas, que compreende também a teofilina e a teobromina, presentes nas folhas de chá.
O uso da cafeína desenvolveu-se entre as tribos etiópicas que se alimentavam de uma mistura de grãos de café cru e de gordura, mas pensa-se que as plantas que contêm cafeína fossem apreciadas já no Paleolítico. O consumo do chá na Ásia remonta a diversos milénios atrás.

Qual o papel da cafeína na alimentação?

A cafeína não tem um verdadeiro e próprio papel na alimentação, mas a sua importância consiste no facto que milhões de indivíduos são incapazes de iniciar o dia sem uma chávena de café. A cafeína exerce uma ação estimulante e atua sobre diversos orgãos e funções do organismo.

-sistema nervoso central, a cefeína combate a sonolência e a fadiga; favorece a agudez intelectual e a concentração no curto prazo; provoca uma certa agitação e nervosismo;

-sistema cardiovascular, a cafeína acelera o ritmo cardíaco; dilata os vasos periféricos;aumenta a resistência vascular dos vasos sanguìneos que irrigam o cérebro. Isto explica porque é que consumida em tempo, ajude a prevenir a hemicrania (vascular);

-músculos, a cafeína relaxa os músculos lisos; daqui o ser efeito benéfico semelhante aqueles das outras xantinas (em particular a teofilina) nas crises de asma;

-aparelho digestivo, a cafeína faz aumentar a secreção de ácido gástrico e de pepsina no estômago, acelera o trânsito intestinal atravês de uma ação relaxante sobre os músculos do cólon;

-aparelho urinário, a cefeína tem efeito diurético e provoca uma irritação da bexiga.

Quanta cafeína pode consumir?

Dado que a cafeína não é um alimento essencial, o seu consumo é puramente facultativo. O consumo de cafeína cria uma certa dependência. Os indivíduos habituados a tomar cafeína em grandes quantidades e regularmente, em caso de suspensão do consumo podem ressentir sintomas de abstinência ligeiros: dores de cabeça, iriitabilidade, nervosismo e, nalguns casos, tremores.

O que acontece se consumimos demasiada cafeína?

O consumo de uma quantidade notável de café produz uma condição dita "cafeísmo", que pode ser por vezes confundida com crises de angústia ou de pânico.
Dado que a cafeína é um estimulante, cada abuso pode provocar insónia, palpitações, nervosismo e por vezes angústia. Parece que o consumo regular de mais de 7-8 chávenas de café por dia favorece o aumento da taxa de colesterol.
Os efeitos estimulantes do café ou do chá, bebidos em quantidades razoáveis são apreciáveis e não parecem provocar consequências a longo prazo. A ação excitante da cafeína aumenta em proporção à quantidade consumida; é portanto desaconselhável beber mais de duas ou três chávenas de café por dia, ou o seu equivalente sob a forma de medicamentos.
Convém que os pais prestem atenção para que as crianças não consumam demasiadas bebidas à base de cola, a não ser que tenham escritas "sem cafeína". Por fim, devem reduzir ou melhor, interromper, o consumo de cafeína os indivíduos que sofrem das seguintes perturbações:

-úlceras gástricas, por causa do aumento das secreções dos ácidos gástricos. O café descafeinado e as bebidas à base de grãos tostados são igualmente ácidos mas são sem dúvida menos irritantes para o estômago;

-cardiopatias, por causa dos efeitos da cafeína sobre o ritmo cardíaco;

-cólon irritável, diarreia e outras perturbações intestinais, por causa da irritação das paredes do tudo digestivo e da ação sobre os músculos lisos que pode acentuar a diarreia;

-elevada taxa de colestrol, um consumo excessivo de café aumenta a taxa de colesterol;

-gravidez, tem-se razão de pensar que um contributo elevado de cafeína aumenta o risco de aborto e de problemas para o feto. Durante a amamentação aconselha-se de limitar o consumo de cafeína, porque esta passa para o leite materno.

Principais fontes de cafeína e de teofilinas:

Café Robusta:
tem um alto teor de cafeína, pelo menos 150 mg por 100 ml em diluição média. Utilixado pelas suas qualidades excitantes, é produzido sobretudo em África.

Café Arábica: tem um teor de cafeína médio ou baixo, mas pelo menos 60 mg por 100 ml em dilução média. Tem um aroma bem desenvolvido e, apreciado pelo seu gosto, é produzido sobretudo na América do Sul.

Café descafeinado: tem no máximo 10 mg de cafeína por 100 ml em diluição média

Chá: tem em média 50 mg por 100 ml (infusao de 3 minutos) com um teor médio de cafeína e teína e presença de tanino e flúor.

Bebidas à base de cola: 150 mg de cafeína e  de teofilina por litro.

Fonte: Guia Familiar da Saúde, A chave do seu Bem Estar

I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Grande tópico. O vício do café já não faz parte dos meus hábitos e ainda bem! Não sinto nada a sua falta ;D
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Eu muito pelo contrário sou muito viciado! Um mau hábito!
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

sofiagov
Adoro café... E  não  acho assim  tão  mau hábito  uma vez que tudo o que for consumido  com moderação... Nao faz mal... O café  também  tem boas propriedades para a saúde.

Pois, em moderação ;)
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"