Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.450
Total de mensagens
369.527
Total de tópicos
26.929
  • Sinfonia das Lamentações de Henryk Górecki
    Iniciado por cody sweets
    Lido 777 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá pessoal :)

Trago-vos este  tópico  para novamente  trazer  aqui  aos  habitantes do fórum mais uma  obra  que na minha  opinião é uma daquelas que não pode ser dispensada de integrar " A Lista de Obras a ouvir antes de morrer!".
Aliás na minha opinião a Obra tem um certo efeito relaxante até posso arriscar dizer que podia servir como um leve fundo para uma meditação.

Já falei anteriormente dos "Planetas" de Gustav Holst e vária música contemporânea  matemática  mas  agora trago-vos algo que  na  minha  opinião é bastante particular que não é muito normal de se ouvir.

A Obra que pretendo  apresentar  é  a  "Sinfonia Nº3" de Henryk Górecki  conhecida como Sinfonia das "Canções Tristes" ou "Sinfonia das Lamentações", que  além  de  uma  composição  belíssima  conta  com  referências e  inspirações  históricas.

Contexto e inserção histórica resumida da Obra:

A Sinfonia n.º 3, Op. 36, também conhecida como Sinfonia das canções tristes ou Sinfonia das lamentações  , é uma sinfonia em três andamentos composta pelo compositor Henryk Górecki em Katowice, Polónia, entre Outubro e Dezembro de 1976. Esta obra é representativa da transição do compositor de um estilo dissonante para outro mais tonal.

A sinfonia foi escrita para orquestra e soprano. A solista canta um texto em língua polaca, diferente em cada um dos três andamentos: no primeiro, um lamento atribuído à Virgem Maria escrito no século XV; no segundo, uma mensagem escrita na parede de uma cela da Gestapo durante a Segunda Guerra Mundial; e, no terceiro, uma canção folclórica sobre uma mãe que procura o seu filho, assassinado durante a insurreição na Silésia em 1919. O tema central da sinfonia é, portanto, a maternidade e a separação dos entes queridos por causa da guerra.

Descrição detalhada da Obra:

A Sinfonia n.º 3 é construída à volta de harmonias simples, em estilo neo-modal. que emprega técnicas da música medieval mas que não adere por completo às normas de composição medievais. A sinfonia é escrita para um soprano, quatro flautas -dois flautins-, quatro clarinetes, dois fagotes, dois contrafagotes, quatro trompas, quatro trombones, harpa, piano e instrumentos de corda. Uma interpretação dura normalmente cerca de 50 minutos.

A obra consiste em três andamentos em tom de elegia, todos eles marcados como Lento. As cordas dominam a textura musical e o volume raramente se eleva: a marca de fortíssimo só aparece em poucos compassos.

Lento - Sostenuto tranquillo ma cantabile (1ºandamento)

Com duração aproximada de 27 minutos, o primeiro andamento dura tanto como os outros dois andamentos juntos, e baseia-se no lamento atribuído à Virgem Maria escrito no século XV, recolhido em Lysagora Songs, uma colecção do Mosteiro de Santa Cruz nas Montanhas Świętokrzyskie. A soprano entra na segunda secção e seu canto culmina com o clímax na última palavra, momento no qual se une a orquestra repetindo o clímax do motivo inicial. A terceira secção do andamento é uma longa conclusão que também desce até um único tom.

Lento e largo – Tranquillissimo (2ºandamento)

O segundo andamento, com 9 minutos de duração, é escrito para soprano, clarinetes, trompas, piano e cordas. Oferece um contraste imediato com o sombrio tom de elegia do primeiro andamento. Contém um libreto formado a partir da oração à Virgem Maria escrita por Błażusiakówna na parede da sua cela.

"Mamo, nie płacz nie, nie
Niebios Przeczysta Królowo
Ty zawsze wspieraj mnie
Zdrowaś Mario
Mãe, não, não chores,
Casta Rainha dos Céus,
Guarda-me sempre.
Avé Maria.''"
— Segundo movimento: texto da pequena oração escrita por Helena Wanda Błażusiakówna, uma jovem polaca de 18 anos, em 1944, nas paredes de um cela da Gestapo, em Zakopane, na noite anterior à sua execução.
[/i]

A linha melódica, com o acompanhamento de sonoridades envolventes, é triste mas lírica. À medida que a soprano começa a cantar, as suas palavras são acompanhadas pela orquestra, até alcançar o clímax. O andamento conclui com um longo acorde das cordas que dura mais de dois minutos sem diminuendo. As duas últimas palavras do andamento são as duas primeiras linhas do Ave Maria polaco, cantadas pela soprano duas vezes no mesmo tom.

Lento - Cantabile semplice (3ºandamento)

O tempo do terceiro andamento não é tão lento como o dos dois anteriores, e certas alterações leves na dinâmica e no modo fazem que seja mais complexo do que poderia parecer à primeira vista. Quando a soprano canta as últimas palavras, a tonalidade muda acompanhando a chamada "estrofe estática final"

"Oh, cantai para ele / passarinhos cantores a Deus / porque a sua mãe não pode encontrá-lo.
E vós, flores de Deus / florescei por todos os lados / que meu filho possa dormir sonhos felizes."



Então fica aqui a análise básica da obra visto que é  na minha opinião é desnecessário  entrar pela analise musical detalhada.

Vou deixar o link aqui em baixo de um vídeo do YouTube.

O primeiro andamento é um andamento com harmonias e acordes bastante diferentes do que é costume de se ouvir em música erudita, são harmonias bastante pesadas e que podem tornar-se cansativas ou desinteressantes devido  a todas as particularidades musicais utilizadas na composição. Por isso se começarem a ficar cansados do 1ºandamento podem passar para o segundo à sem medo, mas só se ficarem cansados ;)

http://www.youtube.com/watch?v=ZVITZUQ_uIU

Obrigado
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Obrigada Cody, vou colocar na minha lista :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334