Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.450
Total de mensagens
369.527
Total de tópicos
26.929
  • Sexta-feira é noite de Lua Azul
    Iniciado por oculto
    Lido 2.188 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Não, o nosso satélite natural não vai surgir nos céus azul. "Lua azul" é o nome que se dá à segunda Lua Cheia que ocorre num mês - e como este mês já houve uma a 2 de julho a próxima será "azul". O fenómeno é relativamente raro e repete-se apenas em janeiro de 2018.

As luas azuis ocorrem porque o mês lunar não está sincronizado com os nossos meses. São precisos 29,5 dias para que a Lua faça uma órbita em redor da Terra, tempo durante o qual vemos o satélite em todas as suas fases - da Lua Cheia à Lua Nova, passando pelos quartos minguante e crescente. Os meses têm 30 ou 31 dias (exceto fevereiro), pelo que ocasionalmente há duas luas cheias no mesmo mês. À segunda dá-se o nome de lua azul.

Em inglês existe a expressão "once in a blue moon", que significa literalmente "uma vez numa lua azul", para se fazer alusão a um acontecimento raro. A última lua azul foi registada em agosto de 2012 e antes disso em dezembro de 2009.

A última lua azul foi em agosto de 2012
© REUTERS/Gary Granja A última lua azul foi em agosto de 2012
De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, "a origem da designação lua azul remonta ao século XVI, quando algumas pessoas que observavam a Lua a olho nu achavam que ela era azul". Segundo a mesma fonte, "anos depois, discussões a respeito deste assunto, mostraram que era um absurdo a lua ser azul, o que gerou um novo conceito para lua azul como significado de 'nunca'. Com esse significado de algo muito raro, começou-se a dizer que a segunda Lua Cheia de um mês era uma lua azul".

Há contudo casos na história em que a Lua apareceu mesmo nos céus com a cor azul. Em 1883, quando se deu uma explosão no vulcão Krakatoa, na Indonésia, os gases em expansão na atmosfera fizeram com que Lua tivesse uma aparência azulada na altura em que estava próxima do horizonte. Outro episódio remonta a 1951, quando um grande incêndio florestal no Canadá lançou muitas partículas na atmosfera, criando o mesmo efeito.



Fonte: MSN

sofiagov
Pois é verdade...e estou muito curiosa para poder ver...  :) :)

Fenómeno raro, quero ver também.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Não esqueçam! É hoje à noite!

Vou ver se não me esqueço até logo!

Vou pôr um lembrete no telemóvel! :D
Se calhar ainda tiro umas fotos
"Your mistakes don´t define you"

#6
Depois partilha, Bernardo! :)

Ontem tirei esta curiosa foto em Óbidos, enquanto ouvia as gaitas de foles na Feira Medieval. Sem filtros na fotografia, com 98% de iluminação e a 12 horas da Lua Cheia plena, a Lua parecia mesmo azul (efeito das luzes e da nebulosidade, digo eu)! :D

«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa

#7
Brutal!
Adorava poder ter ido à Feira Medieval :'(

Depois partilho por aqui as fotos ;)
"Your mistakes don´t define you"

#8
O nosso calendario deveria seguir o ciclo da lua que dá aproximadamente 28/29 dias. A lua tem uma inflencia grande no planeta. Menstruação, a semeadura dos vegetais, nascimento dos bebes. Nas noites de lua cheia nos hospitais costumam reforçar o serviço pois nascem muitas crisnças. Falo por experiencia. A minha mulher entrou em trabalho de parto no pico da lua cheia. Foi milimetrico, hora exata da lua cheia rebentou a bolsa.
Creio que indiretamente nos influencia e nos desorienta por o nosso calendario não seguir o ciclo da lunar.

Na foto do João, se repararem bem parece um olho a espreitar cá pra baixo :P

Nas fotos a lua costuma aparecer orbes tambem

Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

A Feira foi muito boa, como sempre. Aquele ambiente medieval é "o meu mundo" :D
[esta só para meter inveja da boa ao Bernardo ahaha].

Eu não vejo ali olho nenhum ;D Mas confesso que dei um salto e apontei para a Lua quando vi que tinha esta coloração aparente e não pude deixar de fotografar *.*

Eu espero assistir ao nascer da Lua. Mas vou estar a trabalhar até tarde e não vou poder ver nem fotografar grande coisa :( Para os seguidores da Antiga Traição, esta noite é uma das oito noites sagradas, a noite de Lammas, ou Festa das Colheitas.

Esperamos pelas tuas fotos Bernardo!;)

«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa

João se tencionavas meter-me invejas, parabéns conseguiste :'(

"Your mistakes don´t define you"

Não era inveja da má! :/

E tens sorte que não partilhei as outras 100 fotos que tirei.  >:D

(a brincar, não leves a mal!!)
«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa

Eu sei que era no gozo, estava a brincar :D
"Your mistakes don´t define you"

Então e planos para esta noite de Lua Cheia, Azul e Festa das Colheitas? :D
«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa

sofiagov
o meu lugar para logo já está marcado....  ;D ;D ;D