Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.450
Total de mensagens
369.527
Total de tópicos
26.929
  • Inteligência Artificial - Teria Alma?
    Iniciado por credatis
    Lido 2.715 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
No seguimento da discussão sobre clones, lançada pela puca. Lanço um novo tema de debate... Inteligência Artificial.
Para desambiguação, estou a admitir que a IA é a reprodução por via de software e hardware de todas as capacidades mentais de um ser humano.

- Seremos nós capazes de reproduzir dispositivos com toda a cognição e emoções humanas?
- É lógico que criemos algo superior a nós próprios? Nessa lógica não faria sentido, que fosse possível, que deus criasse algo superior a ele mesmo?
- Terão essas criações espírito\alma individual?
- Admitindo que têm, farão parte do "plano de Deus"?
- Serão criaturas que necessitam de evoluir e passar por desafios karmicos?
- Reproduzir inteligência artificialmente não nos coloca, em grosso modo, num patamar mais proximo de Deus? (No fundo seríamos criadores de vida inteligente e cognitiva).
- Que direitos deverão ter? Os mesmos que o homem?
- A IA será alternativa\complemento plausível à interacção entre humanos "normais"?  

Sugestão de filmes recentes:
Ex Machina
Chappie
Transcendence
...e o mítico... Inteligência Artificial

Puca
Não, para uma alma cósmica, mas uma espécie de alma artificial, sem estar num processo evolutivo e com limitações e objectivos muito específicos. Poderia expressar emoções, mas ilusórias sem um sentimento real por trás.

Espero que isso não passe da ficção. :)

Citação de: Puca em 27 julho, 2015, 01:24
Não, para uma alma cósmica, mas uma espécie de alma artificial, sem estar num processo evolutivo e com limitações e objectivos muito específicos. Poderia expressar emoções, mas ilusórias sem um sentimento real por trás.

Espero que isso não passe da ficção. :)

Não entendo como tem opiniões diferentes para a clonagem e inteligência artificial :P Só porque a clonagem é orgânica? É que a alma \espirito não é.

Puca
Exactamente, vê como sabe. :)

Uma estrutura orgânica serve de base para uma alma a sério, um veiculo para a vida. Uma coisa não orgânica não serve, não vive apenas existe. Qualquer dia estava a ler Tarot á maquina da roupa... :)

#4
Quem garante que não há outras formas de vida além da baseada em carbono? Não é imperativo que assim seja. Muitas bactérias não são assim. Sabe se lá o que isso pode ter resultado noutros sistemas e contextos. Que tipos de inteligência virão através disso... Dando um exemplo "estúpido": será que não é possível vida inteligente à base dos transformers? (desenhados animados) quem garante que não? Que condições são necessários para ser veículo de alma? O que é realmente orgânico e o que não é?

É que ao clonar de certa maneira estamos a manipular a nosso belo prazer estruturas orgânicas. Assim como ao criar IA. Estamos a manipular hardware e software. Enormidades de pulsos eléctricos. Aliás já existe bioengenharia, que une elementos "orgânicos" e "mecânicos"

Puca
O natural orgânico aqui na Terra é a base de Carbono, correcto. Mas noutros planetas o natural orgânico pode ter outro elemento como base. A apetência para ter a Alma de verdade está no orgânico natural existente em cada local diferente.

CitaçãoAliás já existe bioengenharia, que une elementos "orgânicos" e "mecânicos"
, também é verdade, exemplo: próteses, porém nunca são autónomos do orgânico nem têm vontade própria.

#6
Citação de: Puca em 27 julho, 2015, 14:13
O natural orgânico aqui na Terra é a base de Carbono, correcto. Mas noutros planetas o natural orgânico pode ter outro elemento como base. A apetência para ter a Alma de verdade está no orgânico natural existente em cada local diferente.

, também é verdade, exemplo: próteses, porém nunca são autónomos do orgânico nem têm vontade própria.
Exacto.. Mas a inteligência criada aqui poderá ser o orgânico noutra parte do universo. Ou será que não? :-P

Falta aqui o parecer espírita do místicopt28

Segundo o meu entendimento, por mais sofisticada que seja uma inteligência artificial, esta no limite nunca será mais do que uma simulação de consciência/alma.

Qual a diferença entre um ser orgânico e uma máquina? A minha opinião é que o ser orgânico possui uma 'entrada USB especial' que permite a alma se ligar e tomar o controlo do organismo. No entanto, talvez seja possível criar um ponto de conexão análogo ao orgânico, permitindo assim que almas se consigam integrar em máquinas... quem sabe. :)

#8
Uma protese metalica creio que seria viavel no futuro mas talvez demasiado cara e  pesada. Uma maquina com alma não me parece. A maquina para ter movimentos proprios tinha que ser através de sensores e comandos tipo de voz. A inteligencia e a memoria está no espirito, se assim não fosse perderiamos a individualide depois da morte do corpo fisico. Voces já pensaram o que seria uma maquina que se movimenta se com a sua propria inteligencia? Se eles se revoltassem a humanidade poderia ser extreminada. Para dar vida inteligente a uma maquina teria que ser Deus a colocar la o Espirito. Construam a maquina e fiquem a espera lol.

Isto é só a minha opinião que para muitos pode não fazer sentido nenhum
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#9
realmente uma pergunta valida, mas creio eu não ser cabível por algumas rasões:

primeiro repare que os seres biológicos  por assim dizer tem o pensamento, estes são aleatórios e muitas vezes intermináveis, ja tentou parar de pensar? é muito difícil passar mais que 5 minutos sem ter diálogos internos. Ja um robô não teria esta aleatoriedade pois sao programados de acordo com uma biblioteca interna, no qual não se pensa uma solução apenas a encontra pronta.
o ser humano é provido da capacidade de surpreender ja a maquina não. veja no canal nerdologia, e outros canais do you tube, o caso do filme era de ultron onde a IA quer destruir o planeta mas o ser humano para derrotá-lo usou da IA nova e sua capacidade de inovação.


mythos realmente eu concordo com "Segundo o meu entendimento, por mais sofisticada que seja uma inteligência artificial, esta no limite nunca será mais do que uma simulação de consciência/alma.

vale frisar que os que por mais complexa a estrutura o cérebro levou milhões de anos para se adaptar ao meio e mesmo provido de inteligencia levaria mais alguns milhares de anos para que podássemos criar um ser com emoções

para pergunta do mistico sobre seres baseados em carbono, bem tem mais um filme que mostra isto, seriam seres criados a partir da energia. e neste caso veja a diferença seres biologicos tem cadeias de elementos unidos para criar estruturas vivas e em relação a robôs estes são estruturas metálicas no qual nao tem evolução criou uma placa ela jamais vai modificar ou se melhorar precisa de um outro ser para modificá-lo. Ja um vírus tem a capacidade de se modificar sozinho e evoluir de acordo ambiente.

creio eu que para um ser criado ter "alma" este teria de ser como o 'visão, dos vingadores' mas baseado em 'carne' já que ele é baseado em fibras não orgânicas. e fora que no caso dele fora usado um item magico chamado de 'joia da alma'.

para se ter uma ideia mais a parte veja o teletransporte:
este em alguns estudos científicos de renome  dizem que para se transportar algo para outro lugar primeiramente iria se destruir o conteúdo original e transforma-lo em energia para então fazer uma copia deste em outro lugar. como e de que jeito se transportaria a sua alma? como saberia que a copia que saiu no outro lado não é apenas uma copia e não vc?

existe outro filme do qual nao me lembro nome onde os humanos criam uma copia física do corpo e então passam a consciência para o corpo, para se realizarem atividades radicais onde haja o risco de se perder o corpo. eu fico imaginando como passar vc para outro corpo se nem se quer sabem como é a alma. acredito que a alma nao seja tranferivel ou criavel pois somos seres de muito baixo grau de evolução, vale frisar que ate ontem estávamos na idade media, estamos engatinhando para um um rumo incerto e ainda teremos muito pra aprender, para entao sermos arrogantes e presunçosos a ponto de nos chamarmos de deuses. ;D

ha uma teoria na internet onde mostram os graus de evolução de uma raça que seria da seguinte forma: t0 a T4 e nem se quer estamos no t1.

deixo aqui uma frase do anime bleach a se pensar:

"Humanos não passam de imitações de macacos, e deuses não passam de imitações de humanos"

Uma alma não

Mas existe a possibilidade de desenvolver uma egrégora

Mas nunca ouvi falar de uma egrégora que não se baseasse em algo físico, pelo menos inicialmente.

Uma inteligência artificial é um Software, e ele fica num lugar físico, no caso num Hard-drive de computador.

Mas quando estamos nos relacionando com a IA, estamos focando nossas energias na direção da tela do computador por exemplo.
Então é ali que seria desenvolvida a egrégora e não no HD.

Então a minha resposta seria NÃO e nem mesmo uma egrégora.

mas.. ainda existe a possibilidade de que exista a egrégora
Aí de formas que eu não compreendo ainda como seria
O universo é tão grande, que tudo que possa imaginar, deve existi

-Já ouvi falar muito que sim, no que toca a emoções e capacidade de aprender.
-Não acredite que fique superior a Deus ou com mais cognição, já te vou dar um exemplo: já viram aquele filme "Eu robot", há uma cena em que um carro ou dois caem na água, estão lá uma jovem e um velho, o robot só podia salvar um deles, escolheu o velho, porquê? Porque pelos seus calculos ele viu que o velho tinha mais hipóteses de sobreviver e não devia ter sido assim. Se fosse um ser humano, teria escolhido a jovem porque está cá há menos tempo neste mundo e supostamente um bombeiro, policía deve sempre tentar proteger primeiro os mais fracos. Deus não é só lógica, é muita coisa e nós também actualmente precisamos dessa muita coisa e não só viver neste mundo superfulo onde só a verdade dos outros interessa.
-Não creio que tenham alma, para todos os efeitos são circuitos, dos circuitos vieram e dos circuitos voltam, não vejo forma de ser o contrário, mas mesmo assim podem fazer parte do plano de Deus.
Muito provavelmente podem bem vir a ter que passar desafios.
-Só acho que ficaríamos mais próximos de Deus se não acontecer o facto de (e eu estou mesmo a ver que isto vai acontecer) do tipo os robos trabalham  e nos encostamos às boxes, tipo como no filme do Wall-e da Disney. Eu Sempre digo, apartir do momento em que tivemos que sair da Era do Estado Moderno o mundo para mim morreu!
-Acho que simplesmente nem vão querer/precisar direitos, pois para mim vão ser tão perfeitinhos e de necessidades compactadas que até nos substituem.
- Ao inicío podem vir a ser um suplemento, mas a longo prazo viram-se contra nós...

Há uma serie aqui no Reino Unido chamada "Humans" que é sobre uns robos que tem emoções etc muito giro,,,
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: akasha867 em 04 agosto, 2015, 21:53
Há uma serie aqui no Reino Unido chamada "Humans" que é sobre uns robos que tem emoções etc muito giro,,,
Boa série sim,recomendo!

Aborda estas questões da possibilidade da Inteligência Artificial,bem como o perigo,ou não,desta para uma sociedade/mundo onde o ser Humano se diz Rei...
"Quem vive pela espada morre pela espada...Vivo pelo que digo, morrerei pela palavra"

#14
Relativamente às questões colocadas:

- Seremos nós capazes de reproduzir dispositivos com toda a cognição e emoções humanas?

Parece-me pouco provável pois a mente humana é muito complexa no que toca às emoções e também à cognição. Vocês sabem que há pessoas que têm alexitimia, ou seja uma "mudez de emoções" (incapacidade de as expressar)? Se é difícil e complexa a sua compreensão no ser humano, que fará a sua reprodução em algo não humano. Uma réplica da nossa inteligência emocional seria um grande avanço para nós seres humanos que estamos a anos luz da sua compreensão.

- É lógico que criemos algo superior a nós próprios? Nessa lógica não faria sentido, que fosse possível, que deus criasse algo superior a ele mesmo?

Estamos sempre a criar algo superior a nós próprios. Os telemóveis, são um exemplo. Há pessoas que não vivem sem telemóvel. O seu poder pessoal foi simplesmente transferido para uma máquina. Nessa lógica, não faria sentido que Deus criasse algo superior a ele mesmo. Isto porque o conhecimento/saber é limitado àquilo que pode ser representado na nossa consciência. No mínimo numa consciência infinita, apenas poderia ser criada uma outra consciência infinita e nada mais acima dela.

- Terão essas criações espírito\alma individual?

Têm um padrão personificado que lhes foi imputado/programado ou integrado, mas não precisam de nada que os anime, pois tudo não passa de circuitos e conexões criadas com um propósito de manter a homeostase do sistema em si. Supostamente não adoecem... são perfeitos demais.

- Admitindo que têm, farão parte do "plano de Deus"?

Pois esta pergunta talvez Deus possa responder, pois sobre os seus planos ninguém sabe :)
- Serão criaturas que necessitam de evoluir e passar por desafios karmicos?

Que evolução e que desafios kármicos podem estar aqui patentes?

A IA é uma criação humana e não divina... por isso os desafios são para o próprio homem criador e não para os próprios. Se eles são perfeitos, porque razão teriam karma?

- Reproduzir inteligência artificialmente não nos coloca, em grosso modo, num patamar mais próximo de Deus? (No fundo seríamos criadores de vida inteligente e cognitiva).

Sob o ponto de vista espiritual tenho dúvidas. A ligação com Deus não é cognitiva mas sim espiritual. O Amor Incondicional que rege todos os universos é intuído, sentido... se não houver programação para tal, como é possível processar este tipo de emoção?

- Que direitos deverão ter? Os mesmos que o homem?

Pois certamente que os direitos não serão os mesmos se é que eles existem :(

- A IA será alternativa\complemento plausível à interacção entre humanos "normais"?

Pois a solidão e a patologia hoje em dia andam tão de braço dado que não duvido nada que alguém prefira ter um companheiro, amigo ou coisa que o valha completamente diferente do que tem :( Seriamos apenas seres humanos condenados pelo nosso próprio ego :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334