Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.435
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Sismo na noite de 19/07
    Iniciado por João Luís Aguiar
    Lido 3.280 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Bem, acho que todos já ouvimos falar do sismo em Portugal desta noite. Eu também o senti em Mafra! Além do de 7.9 nas Ilhas Salomão.

Coincidiu - curiosamente ou não - também com uma conjunção planetária.

mas o que me está a intrigar é que em alguns fóruns e algumas pessoas também relataram terem visto um clarão e um rasto luminoso no céu no momento do sismo, ou exactamente uns segundos antes.

Eu apenas ouvi o barulho e senti! E os animais dos vizinhos já  "tinham avisado"... além da minha dor de cabeça característica antes destas coisas!

Abraço!
«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa

Puca
Ora, não sabia de nada, não senti nada nem vi nada. Foi onde? Magnitude? Sentiram muito?

Houve um sismo esta noite? A que horas? Onde?
Não me trates por VOCÊ!!!
Respeito mais tratando-te por TU do que tu a tratares-me por VOCÊ!

Eu também senti aqui em Sintra.
Foi muito estranho, senti como se fosse algo a passar e em simultâneo um ruído...

#4
Houve um bastante intenso nas Ilhas Salomão. Aqui em Portugal também houve, fraco claro. Teve epicentro a sudoeste de Sintra e foi sentido em Cascais, Oeiras, Sintra e Mafra.

O ruído foi estranhamente forte, pelo menos em Mafra, que me obrigou a tirar o som da tv e durou uns 10-15 segundos... embora não se sentisse com mesma intensidade de Sintra ou Cascais!

Foi de magnitude 3.2 seguido de pelo menos duas réplicas de 2.0 e 1.3.

Curioso é haver pessoas de Cascais a dizerem que foi visto um clarão no céu ao mesmo tempo! Isso eu não confirmei porque estava em casa.

Mas já vi o mesmo relato, assim como os comportamentos de animais domésticos (normal....) em vários sítios de informação meteorológica, embora não haja registo de descargas eléctricas (trovoadas) nem de queda de algum meteorio. Coincidência apenas?

Mandei e-mail para o IPMA a tentar esclarecer :)
«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa

#5
Desculpa a pergunta, mas quem te disse que teve um clarao?? Pergunto, porque tenho varios amigos de cascais que estavam na rua e nao viram o clarao.... Eu sou de queluz, por aqui se aconteceu alguma coisa nao senti, nem o meu papagaio e o cao deram sinal...

Contaram-me, mas pode não ter nada a ver com o sismo, claro!
«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa

#7
Isso o clarão pode ter sido um meteoro já com umas dimensões um bocado maiores, mas que provavelmente nem chegou a atingir a crosta terrestre.
Há uns anos também vi um com um clarão bastante grande.

Edit: mas sim as pessoas nos comentários às notícias falam em um ruído qualquer. Eu não posso falar porque não senti nem tão pouco sou da zona de Sintra/Lisboa etc

Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

O ruído foi como estar numa máquina de lavar roupa?

Os terremotos fazem barulho, só senti um que até foi pequeno e o barulho foi o mais impressionante da coisa.

Clarões no céu são fenómenos muito relatados antes de sismos de alguma magnitude. A ciência ainda não se pôs de acordo relativamente ao que essas luzes poderão ser - descargar electricas, formação de gases...
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Esses dos clarões antes dos sismo é intrigante,  até porque se um sismo é causado pelo movimento de placas tectónicas, nada tem a ver com a atmosfera

Sim, um ruído como se fosse um avião a levantar... Durou 10-15 segundos e aqui em Mafra tremeu pouco (moro no rés-dos-chão, pouco senti o tremer mas ouvi bastante o barulho). Quanto ao clarão, não o vi, apenas relatei o que li e o que me disseram dois colegas que estavam em Cascais e relacionaram uma coisa com outra. Podem os dois fenómenos não estar afinal relacionados!

Já agora, nunca ouviram a expressão "tempo de terramoto" quando está assim abafado tipo trovoada? Pelo
Menos no norte usa-se essa expressão... Não sei até que ponto a parte atmosférica não pode estar relacionada de algum modo que desconheço com a parte sísmica.

Intriga-me mais terem acontecido vários terramotos (um dos quais fortíssimo nas Ilhas Salomão) precisamente na noite de conjugação planetária entre Marte, Marte e Lua.
«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa

Puca
Não podiam ser relâmpagos? Por aqui haviam relâmpagos, mas estou longe.

RR
Não dei conta de nada, mas estou bastante longe do epicentro...
Quanto à "luz", é muito interessante!
E não é inédito, mas normalmente apenas ocorre em sismos mais fortes (a partir de 5, acho). O fenómeno ainda não está totalmente estudado, mas há uma série de teorias.
VIR PRUDENS NON CONTRA VENTUM MINGIT !

Talvez! Ainda não consegui aceder às descargas eléctricas da noite de ontem :)
Assim como pode ter sido um meteoro que entrou na atmosfera ao mesmo tempo.
«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa