Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.434
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • O Ocultismo Vincuniano
    Iniciado por sofiagov
    Lido 1.400 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
sofiagov

O sistema vincuniano entende o ocultista não como aquele que esconde algo, que separa, mas aquele que busca o que está oculto e o desvela. O ocultista então é o sujeito que mergulha nas sombras para extrair seus tesouros. Muitas das antigas ocupações do ocultismo são ocupações hoje das ciências empíricas ou das psicologias. Muitos remédios que usamos hoje possuem por base pesquisas de alquimistas, muitas afirmações da psicologia e da moderna psicanálise já eram afirmações feitas pelo ocultismo e muitas afirmações que os físicos só começam a admitir agora já eram afirmações dos tempos dos fisiologos.


O ocultismo foi dividido entre Filosofia, Fisiologia, Arte, Alquimia e Geometria.

Entendo por filosofia, a capacidade de mostrar claramente o conteúdo de seu pensamento por meio da linguagem, estudando através dela mundo factual e valorativo além de ser a ciência que busca as causas primeiras. Dentro do ocultismo, cabe à filosofia estabelecer a ponte entre o subjetivo com o objetivo, estabelecer a comunicação entre sujeito e o ente, além de lhe ser dever também dar ao estudioso a capacidade de expressar-se claramente. A visão de um ocultista isolado e guardião de mistérios propagada por meio daqueles que nada tinham a dizer deve ser quebrada, o ocultista deve ser estudioso da arte de comunicar-se, deve compreender a nuances da linguagem e seus princípios para só então compreender o que o mundo lhe comunica. Este deve ser conhecedor do espírito humano, compreendendo seu funcionamento, estudando a razão, a memória, o prazer e o pensamento. Deve ser estudioso da arte dos discursos e do raciocínio reto. Deve ser um bom professor.

Entendo por fisiologia o estudo da natureza objetiva. O fisiologo é aquele que observa e investiga o mundo, através dessa observação tenta chegar por meios de juízos universais às leis que governam o mundo, e a partir delas compreender o Todo. O fisiologo se ocupa da química, física, biologia, astronomia e as demais ciências semelhantes. Só se pode tentar causar algo conscientemente ao mundo , compreendendo-o.
 Chamo de arte toda ação por meio de técnicas pré-determinadas. O artista é aquele que da a um pedregulho a forma de um elefante por meio de técnicas especificas. O artista é simplesmente aquele que aplica, que age, sem o conhecimento teórico ele é incapaz de ensinar ou até mesmo de desenvolver novos conhecimentos, um mero repetidor.

Chamo de geômetra aquele que estuda as formas, o equilíbrio e os espaços. O geômetra é um matemático nato, não é possível qualquer aspiração ocultista sem o conhecimento desta ciência. Quando produzimos o discurso e bem medimos nossas palavras, de modo a dar ao texto o correto equilíbrio buscando as formas que melhor se encaixam nas proposições respeitando os limites do que é proposto, estamos fazendo geometria. O artista em sua técnica usa de artifícios de geometria, mesmo que não possua consciência disso. O ocultista é capaz de aplicar a geometria até mesmo em seus raciocínios de modo a chegar ao destino desejado.



Entendo por alquimia o estudo dos estados e movimentos do mundo e do espírito. O alquimista é aquele que é capaz a partir da filosofia, geometria e da fisiologia de desenvolver a arte.
Aqueles que gostam de ser chamados magistas, que se apegam a parte prática como ajudante de pedreiros, encaixam-se na posição mais inferior do ocultismo e mais imediata, encaixam-se na esfera da Arte. Para ser um ocultista, deve-se participar de todas as esferas.
O ocultista compreende o mundo como um corpo, uma unidade que deve ser desvelada, compreendendo o mundo, compreende-se a si mesmo e vice-versa. O objetivo ou fim dessa busca não pôde ser por mim determinado pelo simples fato de ainda não ter chegado a ele. Muitos dos antigos afirmarão que essa é a busca suprema e cujo fim não possui nenhum lucro que não a própria prática (um fim em si mesmo) e que a felicidade é o ganho não final, mas de enquanto se pratica.



Embora a ciência moderna esteja ocupando o espaço que antes era do ocultista, há muito ainda a ser desvelado que não interessa aos acadêmicos, e entregar essas joias a eles pode sim significar um ganho para o conhecimento humano e para a humanidade. Posso trazer o exemplo de ocultistas que por séculos demonstram e aplicam a cura por imposição de mãos e desenvolver a arte e sua compreensão do fenômeno, não seria nenhuma perda para o ocultismo que a ciência tomasse posse dessa pratica e a utilizasse em hospitais, pelo contrário, seria um clara demonstração que uma área do conhecimento humano não acadêmica, pode muitas vezes chegar antes das áreas imediatistas.

(Cânones Vincunianos)      
"Cânone 33- Da reta racionalidade.

1-     Pensar racionalmente reto é refletir sobre o que é proposto.
2-     Refletir sobre o que o que é proposto se assemelha a investigação e a dúvida.
3-     Investigar é decompor o que se propõe e compreender sua natureza e o que lhe é dedutível.
4-     O alquimista raciocina de forma reta.
5-     A alquimia é baseada na decomposição e composição, Solve e Coagula.
6-     Deve-se decompor aquilo que lhe é apresentado, refletir suas partes, organizando-as dedutivelmente e assim recompô-la compreendendo se alguma parte lhe falta ou sobra.
7-     Da decomposição de algo, muito é revelado.
8-     Toda conclusão apresentada livre de investigação aparente, deve ser na medida do possível decomposta.
9-     Das partes chega-se ao Todo.
10- O homem comum ignora o principio de composição e decomposição.

11-O nada, nada cria"
(Cânones Vincunianos)

Discurso Vincuniano (Solve e Coagula )


"Lançai-vos humanos a Verdade, deixai de lado o fracasso que envergonha vossa santidade, olhem para o kosmos, olhem para si mesmos, olhem para o espelho que vos reflete como sóis... Abandonem as sombras da falsa realidade, deixai a mudez de lado e reclamem o verbo do qual fazem parte, o verbo que corre em vossa carne.
Amem o Todo, o alto extremo inalcançável do qual todos buscamos, amem a felicidade humanos, pois não precisam de nada além disso, pois só são isso e isso é Tudo.
Treinem a verdadeira profissão, sejam artesãos, modeladores da natureza, modelem, desfazer e fazer, solve e coagula, transformem, mudem, o segredo é eudaemonia, esta é a chave que abre qualquer portal, essa é a chave para o Um.
Tudo é Um, o Um é Tudo, vós sois Um, vós que vislumbrastes tudo pela esfera demiurgica.
Libertem-se homúnculos, transformem vossas almas, tornem-se puros, a pureza lhes é "de-vida" , tornem-se Um. Vejam o próximo, como veem a si mesmos, pois são um e o mesmo, só a unidade é possível.
Todo mal que fizerdes a outro farão a si, todo ato piedoso para teu próximo é um ato piedoso para si, pois tu és o próximo da reação.
Para realizar o verdadeiro ato o artesão deverá tomar para si o circulo perfeito, só o verdadeiro artesão saberá encontra-lo, o circulo cujo centro é o Todo e as bordas não se encontram.
O verdadeiro ato é a transmutação, a arte dos homens dourados, OH homens dourados quão belos sois, como o sol de primavera que permite o florescer dos campos.
Curem o inverno meus irmãos e façam florescer as colinas, nisso consiste o verdadeiro homem, o homem magno, contemplem o espírito e lhe será revelado à arte de transformar.
Abram os portões que muitos não ousam passar, sejam o contra peso na balança, bebam do elixir rubro de nosso espírito.
A luz que lhes gerou o espírito repousa na Verdade, a luz que tudo gera lhes banha o intelecto, mergulhem na mônada e ignorem as sombras.
É nosso dever transformar o mundo, nós somos o mundo, nos somos Um.
Nós somos a imensa yggdrasil, nós somos o universo, somos maior no Todo que na parte.
Não há mal que possa machucar os artesãos, o único mal no qual se acredita é mera sombra, e das sombras fazemos luz.
Artesãos transformam um irmão em outro, o esquerdo no direito, o mole em duro, liso em áspero.
Levantem a mão e sintam as pontes universais as quais estamos todos conectados.
A verdadeira riqueza não pode ser encontrada fora, tolos são os que procuram, porque não há fora.
Oh pimandro, lançou tua luz que tudo transforma sobre minha alma, Oh artesão original, agora me passaste o ofício que ainda não pude me tornar mestre, apenas um discípulo.
Pois agora vejo, eu sigo a ordem, eu sou a ordem, nada mais há fora da ordem, nada há fora, não há fora.
Pois essa é a chave para A Pedra, pois ela está dentro."


tábua vincuniana
A Tábua Vincuniana

" Oh Humanos perecíveis, embriagados pelo vinho sem mistura da ignorância, cuja realidade limita-se aos olhos sensíveis, e quando pior, a fé não é posta sob a razão. Oh, corais humanos, despertai, pois o sofrimento desmedido e o não zelo pelo intelecto adoece a vossa alma.
Oh, pobres sentimentalistas, 'ofensíveis' e efeminados, pobres e fracos, olhai no espelho o reflexo da Magnificência, à sombra Demiúrgica ansiosa por liberdade e respeito. Não matem o homem e a natureza por idealismo, idealizem um homem melhor de forma não destrutiva. Que verdades possuem aqueles que ainda sofrem? Que bens podem oferecer, que já não ofereceram a si mesmos? Crescei e multiplicai seus conhecimentos e horizontes, pois não só de pão viverá o homem, já que este não é só corpo, é intelecto também, e esta parte queima de desejo pelo conhecimento.
Supera-te a ti mesmo, eu vos ordeno, tome teu próprio eu como inimigo e busque supera-lo.
Ame todos os teus bons inimigos com o vigor de tua juventude, tente supera-los, se derrotares o bom inimigo agradeça-o por servir de degrau, se fordes derrotado por ele anime-se por ter grandes inimigos.
Afaste-se dos admiradores da morte, esses cujo hálito fétido apodrece tudo o que toca. Afaste-se destes que louvam os mortos, tomam para si seus dizeres sem questionar, amam a todos e àquele que nunca viram desamando a si mesmos.
Mantenha-te erguido, e não deixais que te coloquem de joelhos, pois aqueles que vivem como escravos invejam os que vivem como reis.
Procurarás os teus, aqueles que lhe são semelhantes e superiores, e transforme-os em rivais ou inimigos, andando sempre junto destes para juntos galgarem os céus.
Duvidais e conheceis tudo que vos apresenta, não ajoelhe perante as tábuas de moral dos admiradores da morte, criais antes vossa própria tábua e viva sob vossa própria lei.
Acima de tua lei só poderá haver as leis da natureza, leis cuja existência independe dos homens, conheçam as leis primeiras e aplique-as em vossa ciência.
Conheçam as Leis primeiras e por elas constituam um método, aqueles que aprendem sem método, andam no escuro, e se lá encontram alguma verdade, é apenas por pura sorte.
Eu sou o olho solar vincuniano, o dragão esmeraldino, tudo o que trago para os sedentos, é a chave para libertação."



O Sistema Vincuniano é formado por um conjunto de composições, pesquisas, conjecturas e práticas

A Verdade necessária: A defesa de que a pressuposição da verdade é necessário ao pensamento. A negação do ceticismo absoluto e a afirmação de que todo pensamento parte do principio a priori de que algo é verdadeiro. É defendido aqui a impossibilidade de negar a Verdade dentro de nossa própria linguagem. Por exemplo, se eu afirmo "Não existem verdades absolutas", nesta frase eu parto do principio que a inexistência de tais verdades, é inquestionavelmente verdadeira, ou seja, há na frase que nega a existência de uma Verdade, a pressuposição de uma Verdade em sua afirmação, de modo que o autor da afirmação incorre numa contradição, tornando seu juízo necessariamente falso. Em resumo, esta é a defesa de que todo pensamento possui a pressuposição de uma verdade, e mesmo que a verdade pressuposta no pensamento seja falsa, ou melhor, uma inverdade ou uma mera crença do que é verdadeiro, não é possível a mente humana negar que deve haver uma verdade.

Linguagem correspondente ao mundo: A defesa de que a linguagem/pensamento deve ser capaz de figurar o mundo, ou seja, de que somos capaz de comunicar e descrever o meio no qual nos inserimos. Embora tal defesa possa parecer fútil para o homem contemporâneo, há uma série de tradições que afirmam que tudo o que percebemos, pensamos e somos capazes de dizer é uma ilusão. Neste sistema não trabalharei com essa possibilidade, a razão disso é simples, trabalhar outra possibilidade me levaria a contradição, pois toda minha tentativa de ultrapassar o suposto véu da ilusão só me permitiria descrever o falso, uma vez que só posso pensar e dizer este.

A negação do mundo metafísico: A defesa de que não há nada além da ordem(kosmos), nada acima da Natureza(Physis), tudo que há é Natureza, neste sistema pensar a natureza é pensar o Um, o Todo, a completude. Não apenas a totalidade dos fenômenos e fatos, mas a totalidade dos fenômenos, dos fatos em todos os tempos. O mundo metafísico(além da física ou além do mundo) é aqui rejeitado por duas razões: A primeira é de que tudo aquilo que é pertence ao mundo, a segunda é que o pensamento só é capaz de figurar o mundo, de modo que não faria sentido tentar abarcar algo fora dele.

A negação de múltiplas verdades sobre um mesmo objeto: A defesa de que não se pode haver verdades diferentes sobre a mesma coisa. Por exemplo, se afirmo ''O universo possui uma origem'' não posso dizer simultaneamente que "O universo é eterno". Nesse exemplo, ambas as concepções podem ser defendidas e até mesmo acreditadas ou tomadas como verdadeiras, mas é necessário que pelo menos uma delas seja falsa, pois a afirmação de uma anula a outra. No campo da lógica e da natureza, não se pode agradar a gregos e troianos, não se pode simplesmente afirmar que todas as crenças são igualmente verdadeiras.


viniciuspimentel.blogspot / acasaocultismo / sistemavincuniano.blogspot

Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19