Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.519
Total de mensagens
369.632
Total de tópicos
26.969
  • Detectado sinal de galáxia emitido há 5 mil milhões de anos
    Iniciado por sofiagov
    Lido 1.800 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
sofiagov
Um telescópio australiano detetou um sinal emitido pela galáxia PKS B1740-517, situada perto da constelação de Ara, o qual tinha sido lançado há 5.000 milhões de anos, informaram hoje fontes científicas.

A galáxia foi descoberta pelo telescópio SKA Pathfinder (ASKAP), da Organização para a Investigação Industrial e Científica da Commonwealth da Austrália (CSIRO), no Observatório Radioastronómico Murchison, a 790 quilómetros da cidade de Perth.



Segundo destacou a CSIRO em comunicado, a descoberta vai permitir conhecer um período da história do universo pouco estudado.

A equipa liderada por James Allison utilizou uma técnica especial para detetar uma mudança nas ondas de rádio procedentes do centro da galáxia B1740-517, segundo a CSIRO.

A emissão de rádio com 5.000 milhões de anos de antiguidade estava "gravada" em gás de hidrogénio e viajava em direcção à Terra, que é pelo menos 500 anos mais jovem que essa galáxia.

Allison explicou que muitos observatórios não puderam captar este sinal, quase imperceptível, "porque estava escondido no fundo do som de rádio", no entanto o silêncio radioeletrónico do observatório permitiu que fosse captado "claramente".

Segundo um comunicado da CSIRO, a descoberta da galáxia, em que participaram várias universidades australianas, será anunciada hoje no Reino Unido.

noticias ao minuto

É estranho ser de há 5 mil milhões de anos. Captou só agora? Certamente a tecnologia não permitia.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

por acaso estive a ver a notícia há pouco no sapo e fiquei espantado..que tipo de sinal será? :)

Fez-me logo lembrar um dos meus filmes preferidos o "Contacto" com a Jodie Foster... :)

O Homem é do tamanho do seu Sonho!

sofiagov
sim excelente filme...
não sei realmente que tipo de sinal, mas se houver resposta leva outros tantos a chegar ou a ser detectado  ::) ::)

#4
Citação de: cleopatra em 06 julho, 2015, 12:20
É estranho ser de há 5 mil milhões de anos. Captou só agora? Certamente a tecnologia não permitia.

Os 5 mil milhões de anos tem haver com a distancia e não com o tempo que esteve a ser emitido. Neste caso o sinal provem de um local a 5 mil milhões/anos luz de distancia.

No entanto esta noticia é apenas uma "histérica" tradução da verdadeira noticia, é o mal de colocarem jornalistas sem experiência em tradução e ciência a trabalhar em jornais.

A noticia é esta:

http://www.sciencedaily.com/releases/2015/07/150705194755.htm

Cujo sumário é:

Um punhado de ondas de rádio cósmicas emitidas antes de nosso sistema solar nascer, mostra que um novo radiotelescópio será capaz de detectar galáxias onde outros telescópios não conseguem.

Se lerem toda a noticia concluem que:

- A novidade é o primeiro resultado do novo equipamento na Australia (Australian Square Kilometre Array Pathfinder), um novo radio-telescopio que começou a ser usado este ano. Isso é a razão principal da noticia.

- Com este novo equipamento é possivel detectar galaxias mesmo quando a sua luz é muito fraca, pois detetam grandes nuvem de hidrogénio que constituiem parte fundamental dessas galaxias.

- A ideia é entender a razão porque as galaxias não produzem estrelas no mesmo rácio que à 10.000 milhões de anos.

Por isso esta tradução é no minimo um mau trabalho, pois induz a ideia que foi captado, por coincidência, uma transmissão de radio e nem explica a sua origem.

Primeiro não é um sinal de rádio como entendemos, não é uma mensagem, é uma emissão numa frequência que indica a existência de hidrogénio. A extrema dificuldade de achar isso a essas distancia é a novidade.

Segundo a distancia não é coincidência, pois é onde pretendiam descobrir algo.

A procura de sinais rádio de outras origens é o trabalho especifico do SETI, que faz a procura em frequências "não naturais" e procura padrões lógicos nas emissões, pois uma padrão logico não é natural.
"O conceito de um deus pessoal, que interfere com os acontecimentos naturais ou que é a causa independente dos acontecimentos naturais, transforma Deus num objecto natural ao lado de outros, um objecto entre outros, um ser entre seres, talvez o mais alto, mas mesmo assim, UM ser. Isto, de facto, é a destruição de qualquer ideia significativa acerca de Deus."
Paul Tillich, Teólogo Protestante