Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.519
Total de mensagens
369.632
Total de tópicos
26.969
  • 42 edifícios para descobrir este fim de semana
    Iniciado por Marlene
    Lido 1.339 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
"Saia de casa este fim de semana para voltar a entrar em casa. Mas não na sua: entre nos 42 edifícios públicos e privados, símbolos da arquitetura do Porto, de Gaia e de Matosinhos, que estarão abertos à visita gratuita na primeira edição do Open House Porto.


A iniciativa, que junta os três municípios da Frente Atlântica, estreia-se na região. O Open House, que nasceu em Londres há 23 anos, chega hoje a 35 cidades de todo o mundo. Depois de Lisboa, aterrou no Porto para desafiar os arquitetos a mostrarem as suas obras à população e os proprietários privados e as instituições públicas a abrirem as portas dos edifícios.



Os horários de visita no sábado e no domingo, que podem ser livres (sem acompanhamento), regulares (orientadas por voluntários do Open House Porto) e comentadas pelos projetistas ou por convidados, estão disponíveis no site Open House Porto. A consulta desta página é fundamental para saber se necessita ou não de inscrição prévia. Essa obrigação é não imposta na maioria dos imóveis. O acesso é gratuito e estabelecido por ordem de chegada. A orientação será dada pelo voluntário da Open House Porto à entrada dos edifícios.

A lista de 42 imóveis inclui oito edifícios em Matosinhos, 26 no Porto e oito em Gaia. No Porto, é possível espreitar, por exemplo, os teatros do Rivoli e de S. João, o antigo matadouro industrial, várias casas particulares nas ruas do Breyner, dos Caldeireiros e da Vitória e a torre do Jornal de Notícias (as visitas regulares de grupos de 20 pessoas são no sábado às 10, às 12, às 15, às 16 e às 17 horas e a comentada será conduzida às 11 horas pelo Arquiteto Francisco Ferreira). Pode subir, ainda, ao terraço do edifício dos Paços do Concelho, conhecer as entranhas do Funicular dos Guindais e percorrer a Casa da Música, entre outros imóveis públicos e privados.

Em Matosinhos, os visitantes poderão conhecer a Casa de Chá da Boa Nova, o Farol de Leça, a Refinaria de Matosinhos, a Piscina das Marés, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, o posto de turismo de Matosinhos, a Casa da Arquitetura e a Estratégia Urbana e Atelier Nuno Sampaio. Tanto na Refinaria como no Terminal de Cruzeiros, não será possível fotografar os espaços. Neste último edifício, que ainda espera pela inauguração, o acesso a jornalistas está vedado.

Em Gaia, o mosteiro e quartel da Serra do Pilar, o Convento Corpus Christi, o espaço Porto Cruz, o Palacete Marques Gomes (em Canidelo), a Capela de S. José (em Oliveira do Douro), o Centro Interpretativo do Património da Afurada e o Laboratório Engenheiro Edgar Cardoso, onde foram feitos os testes de conceção da Ponte de S. João, estarão de portas abertas. E, no laboratório, reserva-se uma surpresa a quem for à visita comentada ao meio-dia de sábado pelo engenheiro Paulo Cruz: será possível entrar na estrutura oca da Ponte de S. João. Uma visita "surpreendente", sublinhou o comissário do Open House Porto, Pedro Bandeira.

O Município de Gaia disponibiliza um autocarro, identificado com o logótipo do Open House Porto, para quem quiser visitar os imóveis no concelho. A viatura parte às 10 horas de sábado e de domingo do Convento Corpus Christi e fará a rota pelos oito edifícios de Gaia. As viagens, tal como as visitas, serão gratuitas. O autocarro circulará em permanência a partir das 10 horas e até às 19 horas.

A escolha dos 42 imóveis assentou em três critérios fundamentais. Alguns foram selecionados pelo seu "mediatismo e reconhecimento internacional", em que se distinguem as obras de Álvaro Siza Vieira e de Eduardo Souto Moura. O segundo critério contempla trabalhos de reabilitação de excelência no Centro Histórico e na Baixa do Porto. "O terceiro critério de seleção foi a leitura da cidade para lá do objeto arquitetónico para ver como a cidade se relaciona com as grandes infraestruturas, como o funicular dos Guindais, a Ponte de S. João e o teleférico de Gaia", explicou, ontem, sexta-feira, Pedro Bandeira na apresentação do Open House Porto.

Com as cidades à espera dos visitantes, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, agarra a oportunidade de acolher esta iniciativa internacional e já pensa no próximo ano. O Open House Porto deverá voltar em 2016 e em 2017 com outros edifícios para revelar."

Fonte: Jornal de Notícias

Pessoal que gostava de visitar o Palacete Marques Gomes, que supostamente se encontra assombrado, toca a aproveitar!


Tenho cá uma sorte!
Quando não estou no país é que fazem iniciativas destas!
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Tem vários locais que quero conhecer, dois dias é pouco para tantos edificios. Adorei a iniciativa.

sofiagov

O Homem é do tamanho do seu Sonho!