Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.450
Total de mensagens
369.527
Total de tópicos
26.929
  • Sociologia?
    Iniciado por margemsulwtf
    Lido 2.347 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boas pessoal, então é seguinte, eu este ano voltei a realizar os exames nacionais do secundário, com o objectivo de entrar no curso de Psicologia,contudo,quase de certeza que o mesmo não vai acontecer, devido à minha baixa média,relativa aos 3 anos do secundário... ::)

Assim, estou a pensar em ingressar em Sociologia,(que em principio,já terei notas para tal).Mas,agora surge o problema,que é o suposto "fraco" mercado de trabalho existente após esta licenciatura...

Alguém está em sociologia,pensa em entrar, ou sabe algumas informações úteis para quem esta a pensar  enveredar por este "caminho"??

Desde a áreas de trabalho,conselhos, ou mesmo o que acham deste curso...?

Obrigado,
"Quem vive pela espada morre pela espada...Vivo pelo que digo, morrerei pela palavra"

Eu de sociologia pouco sei mas quanto a psicologia não deves ter grande dificuldade a entrar mas claro depende da universidade em questão. Se tiveres uns trocos para gastares numa privada é quase 100% de certeza que entras.

Citação de: flexter em 20 junho, 2015, 15:27
Eu de sociologia pouco sei mas quanto a psicologia não deves ter grande dificuldade a entrar mas claro depende da universidade em questão. Se tiveres uns trocos para gastares numa privada é quase 100% de certeza que entras.

Força e boa sorte.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Citação de: flexter em 20 junho, 2015, 15:27
Eu de sociologia pouco sei mas quanto a psicologia não deves ter grande dificuldade a entrar mas claro depende da universidade em questão. Se tiveres uns trocos para gastares numa privada é quase 100% de certeza que entras.
Pois em termos de notas para as públicas não tenho....as privadas tem 2 grandes problemas, os custos e a credibilidade que se dá depois aos licenciados, no mercado de trabalho....Porque é sempre aquela questão," ah até tens uma boa média de licenciatura,mas aqueles 20 que a tem inferior a ti, tem vantagem porque vieram de uma pública e tu não"... é complicado....
"Quem vive pela espada morre pela espada...Vivo pelo que digo, morrerei pela palavra"

Isso nem sempre é verdade eu posso tê dar o caso de enfermagem em Viseu. Os alunos que saem do instituto Piaget vêm normalmente muito mais bem preparados que os da publica e nos estágios costumam ser muito melhores. Sei tambem que universidades como a católica estao entre as melhores do mundo e mesmo em psicologia já ouvi dizer que o ispa é muito prestigiado

Citação de: flexter em 20 junho, 2015, 15:42
Isso nem sempre é verdade eu posso tê dar o caso de enfermagem em Viseu. Os alunos que saem do instituto Piaget vêm normalmente muito mais bem preparados que os da publica e nos estágios costumam ser muito melhores. Sei tambem que universidades como a católica estao entre as melhores do mundo e mesmo em psicologia já ouvi dizer que o ispa é muito prestigiado
Pois, eu sempre ouvi dizer o contrário,mas no entanto acredito que isto esteja  mudar e que tenhas razão.A questão agora é mesmo em termos monetários,é que entrar numa privada não é mesmo nada barato...e podendo eu, seguir,(em principio), para sociologia, não sei se valeria a pena...

mas obrigado, na mesma
"Quem vive pela espada morre pela espada...Vivo pelo que digo, morrerei pela palavra"

Citação de: margemsulwtf em 20 junho, 2015, 15:48
Pois, eu sempre ouvi dizer o contrário,mas no entanto acredito que isto esteja  mudar e que tenhas razão.A questão agora é mesmo em termos monetários,é que entrar numa privada não é mesmo nada barato...e podendo eu, seguir,(em principio), para sociologia, não sei se valeria a pena...

mas obrigado, na mesma

Depende daquilo que realmente gostares. Se gostares realmente de sociologia entao deves seguir em frente senao as vezes é melhor optar por outro caminho. Não tê fixes em taxas de emprego ou creditaçoes segue aquilo que realmente gostas. As inscrições so devem abril perto do inicio de agosto até lá ainda tens um tempo para ponderar o que deves fazer

Não há bolsas?

Nas escolas publicas há muita concorrência por exemplo quando concorrido ao superior cá em Portugal, isto aí à uns anitos, a média necessária para português era 17.

Eu e o meu irmao estudamos em escolas privadas mas foi lá fora e fomos ambos com bolsas
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Citação de: cody sweets em 20 junho, 2015, 16:04
Não há bolsas?

Nas escolas publicas há muita concorrência por exemplo quando concorrido ao superior cá em Portugal, isto aí à uns anitos, a média necessária para português era 17.

Eu e o meu irmao estudamos em escolas privadas mas foi lá fora e fomos ambos com bolsas

Bolsas haver há mas muito poucas são atribuídas. Quanto às medias elas têm vindo a baixar nos ultimos anos, claro que muda muito de curso para curso e de universidade para universidade. Eu posso mais uma vez dar o exemplo de enfermagem que no porto a média deve andar à volta de 16 e em Viseu é pouco superior a 10.


As bolsas, na área das Ciências Sociais, são de facto muito escassas e de difícil acesso. Pelo menos no meu tempo (há uns quinze anos atrás... chiça, que estou a ficar velh... antiga!  ;D )


Como já alguém disse neste tópico, em termos de ensino privado, na área da Psicologia, tens o ISPA. Sempre fui uma defensora do ensino público e, felizmente, sempre consegui frequentá-lo. De uma maneira geral, é bem verdade que a qualidade de ensino nas universidades públicas é muito superior. No entanto, sempre ouvi falar muito bem do ISPA e sei que tem boa reputação no meio (tenho amigas que lá andaram).

Se optares pela Sociologia, no público, e se vieres para Lisboa, aconselho-te o ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa).
«Tudo é encontrar qualquer coisa. Mesmo perder é achar o estado de ter essa coisa perdida. (...) Há no fundo deste poço, como na fábula, a Verdade. Sentir é buscar.»  Fernando Pessoa

Citação de: Alanae em 20 junho, 2015, 16:31
As bolsas, na área das Ciências Sociais, são de facto muito escassas e de difícil acesso. Pelo menos no meu tempo (há uns quinze anos atrás... chiça, que estou a ficar velh... antiga!  ;D )


Como já alguém disse neste tópico, em termos de ensino privado, na área da Psicologia, tens o ISPA. Sempre fui uma defensora do ensino público e, felizmente, sempre consegui frequentá-lo. De uma maneira geral, é bem verdade que a qualidade de ensino nas universidades públicas é muito superior. No entanto, sempre ouvi falar muito bem do ISPA e sei que tem boa reputação no meio (tenho amigas que lá andaram).

Se optares pela Sociologia, no público, e se vieres para Lisboa, aconselho-te o ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa).
Sim caso entre em Sociologia, é mesmo no no ISCTE que estou a pensar.
"Quem vive pela espada morre pela espada...Vivo pelo que digo, morrerei pela palavra"

margemsulwtf não posso ajudar muito sobre a sociologia... se fosse em Psicologia ;D

Tenho muito boas referências do ISCTE e também do ISPA! Agora o que tu podes fazer, se o teu interesse é mesmo Psicologia, podes fazer uma licenciatura de 3 anos em sociologia e depois fazeres o Mestrado em Psicologia. São duas áreas que se complementam de alguma forma e poderia ser um percurso interessante. Acima de tudo, independentemente da média, sugiro que sigas aquilo que verdadeiramente gostas, pois esse é sempre o melhor caminho.

Tudo de bom e boa sorte!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee em 20 junho, 2015, 22:14
margemsulwtf não posso ajudar muito sobre a sociologia... se fosse em Psicologia ;D

Tenho muito boas referências do ISCTE e também do ISPA! Agora o que tu podes fazer, se o teu interesse é mesmo Psicologia, podes fazer uma licenciatura de 3 anos em sociologia e depois fazeres o Mestrado em Psicologia. São duas áreas que se complementam de alguma forma e poderia ser um percurso interessante. Acima de tudo, independentemente da média, sugiro que sigas aquilo que verdadeiramente gostas, pois esse é sempre o melhor caminho.

Tudo de bom e boa sorte!

Não sabia que poderia fazer isso, fazer a licenciatura em Sociologia, e depois o mestrado em psicologia...agrada-me, obrigado pela dica!
"Quem vive pela espada morre pela espada...Vivo pelo que digo, morrerei pela palavra"

#13
Bem,já recebi nota e foi péssima,vocês sabem se com uma média de 12 é possível entrar no ISPA?
Sim,eu sei que é privada e tudo o que isso acarreta, mas segundo estive a ver no site deles o processo de escolha é na mesma baseado nas médias do secundário...alguém informado sobre as médias do ano passado? que saiba se é possível/provável lá conseguir entrar com esta nota?....é que não consigo encontrar nada na net sobre isto.

obrigado,
"Quem vive pela espada morre pela espada...Vivo pelo que digo, morrerei pela palavra"

O ano passado o ISPA integrou a nota mais baixa de 16 :( apesar de ser privado não significa que não atenda às médias. Aliás, em quase todas as privadas acontece isso, só que pode é não haver médias tão altas. Já pensaste em outra alternativa institucional? Existem várias... pelo menos para entrada, depois podes sempre pedir transferência para o local que queres. Não é fácil a entrada nestas áreas que estão completamente "saturadas".

Não desanimes, ok? Haverá sempre uma alternativa.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334