Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Xibalba -Mitologia Maia
    Iniciado por sofiagov
    Lido 3.031 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
sofiagov

Ah Puch, o deus da morte habitante de Metnala, o nono nível de Xibalba.

Xibalbá ou Xib'alb'a é um lugar na mitologia maia descrito como um mundo subterrâneo governado por espíritos de doenças e morte. É o perigoso inframundo habitado pelos senhores malignos da mitologia maia.



Traduzido aproximadamente como "lugar de medo",  é o nome do submundo em quiché mitologia maia , governada pelos deuses morte Maya e seus ajudantes. No século 16 Verapaz , a entrada para Xibalba era tradicionalmente considerada uma caverna nas proximidades de Cobán , Guatemala . De acordo com alguns dos quiché Maya atualmente vivendo na vizinhança, a área ainda está associado com a morte. Sistemas de cavernas nas proximidades de Belize também têm sido referida como a entrada para Xibalba. Em algumas áreas Maya, a Via Láctea é visto como a estrada para Xibalba.



Xibalba é descrito no Popol Vuh como um corte abaixo da superfície da Terra associado com a morte e com doze deuses ou governantes poderosos conhecidos como os Lordes de Xibalba. O primeiro entre os Maya Morte Deuses dominantes Xibalba foram Hun-Came ( uma morte ) e Vucub-Came ( Sete Morte ), embora Hun-Veio é o mais velho dos dois.

Antes dos Lordes de Xibalba, IXQUIC é preso por K'awiil 's serpente perna. A divindade feminina também pode ser identificado como o Período Clássico Deusa eu .

Os restantes dez senhores são muitas vezes referidos como demônios e são dadas comissão e domínio sobre as várias formas de sofrimento humano:. para causar a doença, a fome, medo, miséria, dor, e finalmente a morte .

Estes Senhores todo o trabalho em pares e são Xiquiripat (vôo Scab) e Cuchumaquic (Sangue Reunidos), que adoecer o sangue das pessoas; Ahalpuh (Pus Demônio) e Ahalgana (icterícia Demônio), que causam os corpos das pessoas a inchar; Chamiabac (osso Staff) e Chamiaholom (crânio Staff), que se voltam corpos em esqueletos; Ahalmez (Lixo Demônio) e Ahaltocob (Stabbing Demônio), que se escondem nas áreas unswept de casas das pessoas e apunhalá-los à morte; e Xic (Wing) e Patan (Packstrap), que levam as pessoas a morrer tossir sangue enquanto para a caminhada em uma estrada.

Os restantes residentes de Xibalba são pensados ​​para ter caído sob o domínio de um destes Lords , passando sobre a face da Terra, para desempenhar as suas funções listadas.



Xibalba foi um grande lugar e um número de estruturas individuais ou locais dentro Xibalba são descritos ou mencionados no Popol Vuh. A principal delas foi o lugar conselho dos Lordes, os cinco ou seis casas que serviram como os primeiros testes de Xibalba, eo Xibalban ballcourt .



Também mencionou são as casas dos Lordes, jardins e outras estruturas indicando que Xibalba foi, pelo menos, uma grande cidade.

Xibalba parecia estar repleto de testes, provas e armadilhas para qualquer um que veio para a cidade. Mesmo a estrada para Xibalba foi cheio de obstáculos: primeiro um rio cheio com escorpiões , um rio cheio de sangue, e, em seguida, um rio cheio com pus .
Além destes era uma encruzilhada onde os viajantes tiveram que escolher entre quatro estradas que falavam em uma tentativa de confundir e enganar. Após passar esses obstáculos, seria de vir sobre o lugar conselho Xibalba, onde era esperado visitantes iria cumprimentar os senhores sentados. Realistas manequins estavam sentados perto dos Lordes para confundir e humilhar as pessoas que os cumprimentou, eo confuso, então, ser convidado a sentar-se em cima de um banco, que foi realmente uma superfície de cozimento quente. Os Lordes de Xibalba iria entreter-se por humilhar as pessoas desta forma antes de enviá-los em um dos testes mortais de Xibalba.


A cidade foi o lar de pelo menos seis casas mortais cheios de ensaios para os visitantes. O primeiro foi Dark House, uma casa que estava completamente escuro dentro. O segundo foi Rattling House ou Frio House, cheia de granizo e frio de gelar os ossos de chocalho. O terceiro foi Jaguar House, preenchido com jaguares famintos. O quarto foi Bat House, preenchido com bastões Shrieking perigosas, eo quinto foi Navalha Casa, cheio de lâminas e aparelhos de barbear que se moviam sobre por vontade própria. Em outra parte do Popol Vuh, um sexto teste, Hot House, repleto de incêndios e calor, é identificado. O objectivo destes testes era matar ou humilhar as pessoas colocadas em-los se eles não podiam superar o teste


Xibalba foi a casa de um ballcourt famoso em que os heróis do Popol Vuh sucumbiu à malandragem dos Xibalbans sob a forma de uma bola laminado mortal, bem como o local em que os maias gêmeos do herói enganou os Xibalbans e trouxe sobre sua queda.



De acordo com o Popol Vuh, os Xibalbans em um ponto se a adoração do povo sobre a superfície da Terra, que se ofereceu sacrifícios humanos aos deuses da morte. Durante o período de tempo abrangido no Popol Vuh, os Xibalbans são levados a aceitar sacrifícios falsificados, e, finalmente, humilhado ao aceitar ofertas menores de cima. Antropólogo Dennis Tedlock especulou que esta versão da história pode ser um quicheano calúnia sobre formas maias iniciais de adoração.

O papel da Xibalba e os Xibalbans após a sua grande derrota nas mãos dos heróis gêmeos não é clara, embora pareça ter continuado a sua existência como um lugar escuro do submundo muito tempo depois.

Wikipédia