Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.431
Total de mensagens
369.480
Total de tópicos
26.919
  • O Espiritismo é cristão?
    Iniciado por J.ace
    Lido 5.650 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boas,

Video muito elucidativo.

http://www.aleteia.org/pt/video/o-espiritismo-e-cristao-5895918637285376

Cumprimentos

P.S. Sobre o tema começa a partir do minuto 4.

#1
Depois deste video fiquei mesmo confuso.
Em tempos vi este videos,
http://www.youtube.com/watch?v=H8tJwG5s0FY
Um Padre Português, que estudou em Itália, ele faz exorcismo, ajuda pessoas com problemas espirituais.

Depois deste video, o de hoje sobre espiritismo, fiquei confuso.
Em que se baseia a Igreja Católica para explicar o Espiritismo? Ele não existe, para a a Igreja Católica? Mas imensas religiões por este mundo tem através das ideias inatas, a consciência da sua vida espiritual. Qual a base da Religião Católica? Jesus? Mas todo o Espirita tem Jesus como exemplo máximo, o Espiritismo apenas explica de outra forma, o objectivo da encarnação, mas explica de uma forma mais actualizada que a igreja. Cristão é aquele, como o nome indica, que acredita em Cristo, no seu amor e nos seus ensinamentos, por isso, não é por ser Espirita, que vou deixar de ser Cristão. Infelizmente para muitos Católicos, e agora digo Católicos, aqueles que praticam os ensinamentos da Igreja, que agem conforme os ensinamentos da Igreja, para muitos, eles não imaginam, que Deus, prefere duas mãos que ajudem a duas mãos que rezem, atenção e não me interpretem mal, prefere.

Com isto não quero dizer que ninguém é melhor que ninguém, mas que é preferível, partilhar o resto de pão que sobra nas nossas mesas com aqueles que nada tem, que correr para a Igreja todos os Domingos, e na porta ao lado de nossa casa está uma família que já não come à dois dias. A verdadeira religião vem do coração, do amor e principalmente daquilo que Jesus Cristo mais nos ensinou, caridade.
Ricardo Reis


No minuto 19 e qualquer coisa, o video sobre espiritismo e cristianismos declara que o contacto de espíritos é algo completamente anormal, "fora do comum" sim concordo, não e todos dias que temos comunicações espirituais, mediunicas, no video sobre exorcismos, eu não tenciono rever uma segunda vez, pois a base do exorcismo é o Espiritismo.

Dois padres, relativamente novos mas com mentalidades diferentes. Com consciências diferentes, mas ambos orgulhosos, movidos pelo orgulho da sua Igreja, o orgulho de querer ter o direito e poder de serem os únicos a saber tudo, com o direito de serem o únicos que podem e devem contactar com o mundo espiritual.

O orgulho é mesmo o defeito mais difícil assumir... Nestes dois vídeos está sem duvida a prova.
Deus, concede-me Serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, Coragem para modificar aquelas que posso, e Sabedoria para distinguir umas das outras.

#2
Boas,

Relativamente à questão do Padre Sousa Lara, em nada colide com o video apresentado, aliás é a confirmação de tudo o que lá foi exposto.

O Padre Sousa Lara além de Padre também efetua exorcismo, e estes exorcismo são efetuados sobre pessoas que tem por permissão de Deus demônios dentro delas.

A Igreja sempre fez exorcismos e existe um Livro próprio para ajudar os Padres a efetuar estes mesmos exorcismos.

No resto, não posso ajudar pois acho que o video foi extremamente bem apresentado, de forma clara, calma e objetiva.

Relativamente às questões doutrinais foram bem expostas as diferenças, por isso é que o Padre afirma que todo Cristão Católico Romano não pode ser simultaneamente seguidor da doutrina espirita, pelas razões apontadas durante o video.

Cumprimentos


Para mim, um Espirita não deixa de ser Cristão.

Para mim, cristão é todo aquele que acredita em Cristo, na sua existência, na sua historia.

Como Espirita, eu vejo vejo como sempre o vi, como o meu guia, o meu exemplo a seguir.
Não concordo em muita coisa que ele diz, ele fez uma interpretação muito errada sobre a imagem que um Espirita faz de Jesus.

Realmente a Igreja faz uma interpretação completamente diferente do Espiritismo.
Mas para mim, um Cristão pode ser Espirita, mas um Católico não pode ser Espirita.
Talvez nesta diferença de palavras esteja minha duvida.
Mas mesmo assim, estou com duvidas em relacionar isto, porque eu vou a missa, fiz o caminho católico, acredito em Deus e em Cristo, mas eu sou espirita... portanto, eu não sou católico, porque acredito no Espiritismo.
O mesmo que me ensinou e explicou a Oração do Credo.
Creio num só Deus, criador do Céu e da Terra e de todas as coisas visíveis e invisíveis"
...
"Creio na Igreja una Santa Católica e Apostólica"
"Espero a ressurreição de todos os mortos e daquele mundo que um dia me ade de vir"


Mas eu não sou Católico, aos olhos dos Padres.
Deus, concede-me Serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, Coragem para modificar aquelas que posso, e Sabedoria para distinguir umas das outras.

No Espiritismo não se fazem exorcismos, nenhum espirito deixa o obsessionado se não for por vontade propria. A Doutrina Espirita tem como modelo e Guia o Mestre Jesus. Na Doutrina Espirita segue-se o Novo testamento que foi o que Jesus veio ensinar a Humanidade. Por não ser catolico já não se é Cristão? A igreja foi fundado por homens não por Jesus. Jesus não criou nenhuma religião. O Espitismo não é dono da verdade e ha comunicações mediunicas atraves de pessoas de todas as religiões e maior parte das vezes espontaneas. No Espiritismo não há postos organizados, rituais, remunerações, todos trabalham sem receber um centimo. Quem diz o contrario não conhece o Espiritismo.O Amigo J. Ace preocupe-se com o que a sua igreja faz e deixe de tentar difamar o Espiritismo. Estude as escrituras do Apocalipse e veja qual é a prostituta que esta sentada nas sete colinas onde é governada por reis.

Bem Haja
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#5
Citação de: misticopt28 em 03 maio, 2015, 16:15
No Espiritismo não se fazem exorcismos, nenhum espirito deixa o obsessionado se não for por vontade propria. A Doutrina Espirita tem como modelo e Guia o Mestre Jesus. Na Doutrina Espirita segue-se o Novo testamento que foi o que Jesus veio ensinar a Humanidade. Por não ser catolico já não se é Cristão? A igreja foi fundado por homens não por Jesus. Jesus não criou nenhuma religião. O Espitismo não é dono da verdade e ha comunicações mediunicas atraves de pessoas de todas as religiões e maior parte das vezes espontaneas. No Espiritismo não há postos organizados, rituais, remunerações, todos trabalham sem receber um centimo. Quem diz o contrario não conhece o Espiritismo.O Amigo J. Ace preocupe-se com o que a sua igreja faz e deixe de tentar difamar o Espiritismo. Estude as escrituras do Apocalipse e veja qual é a prostituta que esta sentada nas sete colinas onde é governada por reis.

Bem Haja

Você viu o video?

Compreendo que não goste de quem apresenta contraditório às suas estórias, para para sua pouca sorte existe quem explique bem a diferença entre aquilo que você pensa e a realidade.

Já agora agradeço que não manipule o tópico com as suas faltas de respeito, por visões diferentes da sua e devidamente fundamentadas.

Citação de: ricardoreis87 em 03 maio, 2015, 16:13
Para mim, um Espirita não deixa de ser Cristão.

Para mim, cristão é todo aquele que acredita em Cristo, na sua existência, na sua historia.

Como Espirita, eu vejo vejo como sempre o vi, como o meu guia, o meu exemplo a seguir.
Não concordo em muita coisa que ele diz, ele fez uma interpretação muito errada sobre a imagem que um Espirita faz de Jesus.

Realmente a Igreja faz uma interpretação completamente diferente do Espiritismo.
Mas para mim, um Cristão pode ser Espirita, mas um Católico não pode ser Espirita.
Talvez nesta diferença de palavras esteja minha duvida.
Mas mesmo assim, estou com duvidas em relacionar isto, porque eu vou a missa, fiz o caminho católico, acredito em Deus e em Cristo, mas eu sou espirita... portanto, eu não sou católico, porque acredito no Espiritismo.
O mesmo que me ensinou e explicou a Oração do Credo.
Creio num só Deus, criador do Céu e da Terra e de todas as coisas visíveis e invisíveis"
...
"Creio na Igreja una Santa Católica e Apostólica"
"Espero a ressurreição de todos os mortos e daquele mundo que um dia me ade de vir"


Mas eu não sou Católico, aos olhos dos Padres.


Amigo cabe a voce escolher o seu caminho e julgo que ninguém pode ousar em crítica-lo por isso.

A questão aqui é que a Igreja apresenta os seus pontos de vista e justifica porque os apresenta.

Haverá quem concorde e discorde.

Cumprimentos

#6
Eu adorei este tópico, alias, adorei e estou adorar.
É muito importante ouvir as duas partes, e em muitas das explicações do Padre nos dois vídeos, eu entendi a sua forma de pensar e respeitei, apesar de eu a entender de outra forma.

Eu concordo com o misticopt28, e em muito percebo a posição da Igreja em relação ao Espiritismo, que mesmo o condena com o pecado.

Não devemos incomodar aqueles que já partiram, mas nada nos impede que estudar e perceber o nosso futuro, de onde vimos e para onde vamos, ninguém pode julgar ninguém por querer saber mais e estudar. Para mim o Espiritismo assenta no mesmo que a Religião Católica, que o Budismo, Hinduísmo, etc

A base da essência espirita. Agora não concordo quando o padre no video diz que Jesus é Deus feito homem, não concordo, Creio em Jesus Cristo, filho unigênito de Deus

Mas a muito que procurava algo que questiona-se a minha crença, a minha Fé, aquilo que tenho vindo a estudar, e fico contente por ter visto este video e manter a opinião que já tinha antes.


Com o devido respeito, alias acho o tópico muito importante, penso que já não participava tão activamente num tópico assim há alguns meses.
Estamos a debater um assunto, e ainda bem que temos postos de vistas diferentes, isto só alimenta o tópico.
Deus, concede-me Serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, Coragem para modificar aquelas que posso, e Sabedoria para distinguir umas das outras.

Falta de respeito? veja o capitulo 17 em diante do apocalipse e depois vá ver a localização da igreja de roma. A igreja de roma foi construida sobre 7 colinhas.Quem se veste de purpura e escarlata? quem se adorna de ouro e utiliza também calices de ouro? Está na profecia do apocalipse, basta estudar as passagens pra se perceber de quem se fala. Agora a pergunta mestra. Não poderia haver a união entre as religiões no trabalho do bem? O Espiristimo nunca disse que vinha substituir qualquer religião, muito pelo contrario. Fique sabendo que há espiritos de pessoas tão fanaticas que permanacem junto das sepulturas por seculos a espera do juizo final e tem que ser resgatadas.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#8
Citação de: ricardoreis87 em 03 maio, 2015, 16:32
Eu adorei este tópico, alias, adorei e estou adorar.
É muito importante ouvir as duas partes, e em muitas das explicações do Padre nos dois vídeos, eu entendi a sua forma de pensar e respeitei, apesar de eu a entender de outra forma.

Eu concordo com o misticopt28, e em muito percebo a posição da Igreja em relação ao Espiritismo, que mesmo o condena com o pecado.

Não devemos incomodar aqueles que já partiram, mas nada nos impede que estudar e perceber o nosso futuro, de onde vimos e para onde vamos, ninguém pode julgar ninguém por querer saber mais e estudar. Para mim o Espiritismo assenta no mesmo que a Religião Católica, que o Budismo, Hinduísmo, etc

A base da essência espirita. Agora não concordo quando o padre no video diz que Jesus é Deus feito homem, não concordo, Creio em Jesus Cristo, filho unigênito de Deus

Mas a muito que procurava algo que questiona-se a minha crença, a minha Fé, aquilo que tenho vindo a estudar, e fico contente por ter visto este video e manter a opinião que já tinha antes.


Com o devido respeito, alias acho o tópico muito importante, penso que já não participava tão activamente num tópico assim há alguns meses.
Estamos a debater um assunto, e ainda bem que temos postos de vistas diferentes, isto só alimenta o tópico.

Amigo aconselho a estudar um pouco de Teologia e aprofundar a questão da Trindade.
Eu compreendo que queira defender a todo o custo o seu ponto de vista, agora não pode ser à conta de conçeitos próprios.

O que o Padre referiu durante toda a entrevista está do ponto de vista teológico 100% correto.

"Quem vê a mim, vê o Pai"

Cumprimentos

Citação de: misticopt28 em 03 maio, 2015, 16:41
Falta de respeito? veja o capitulo 17 em diante do apocalipse e depois vá ver a localização da igreja de roma. A igreja de roma foi construida sobre 7 colinhas.Quem se veste de purpura e escarlata? quem se adorna de ouro e utiliza também calices de ouro? Está na profecia do apocalipse, basta estudar as passagens pra se perceber de quem se fala. Agora a pergunta mestra. Não poderia haver a união entre as religiões no trabalho do bem? O Espiristimo nunca disse que vinha substituir qualquer religião, muito pelo contrario. Fique sabendo que há espiritos de pessoas tão fanaticas que permanacem junto das sepulturas por seculos a espera do juizo final e tem que ser resgatadas.

Ainda não me respondeu se viu o vídeo ou não?

CC
Citação de: ricardoreis87 em 03 maio, 2015, 16:13
Para mim, um Espirita não deixa de ser Cristão.

Para mim, cristão é todo aquele que acredita em Cristo, na sua existência, na sua historia.

Como Espirita, eu vejo vejo como sempre o vi, como o meu guia, o meu exemplo a seguir.
Não concordo em muita coisa que ele diz, ele fez uma interpretação muito errada sobre a imagem que um Espirita faz de Jesus.

Realmente a Igreja faz uma interpretação completamente diferente do Espiritismo.
Mas para mim, um Cristão pode ser Espirita, mas um Católico não pode ser Espirita.
Talvez nesta diferença de palavras esteja minha duvida.
Mas mesmo assim, estou com duvidas em relacionar isto, porque eu vou a missa, fiz o caminho católico, acredito em Deus e em Cristo, mas eu sou espirita... portanto, eu não sou católico, porque acredito no Espiritismo.
O mesmo que me ensinou e explicou a Oração do Credo.
Creio num só Deus, criador do Céu e da Terra e de todas as coisas visíveis e invisíveis"
...
"Creio na Igreja una Santa Católica e Apostólica"
"Espero a ressurreição de todos os mortos e daquele mundo que um dia me ade de vir"


Mas eu não sou Católico, aos olhos dos Padres.

Ricardo como eu o percebo!!!! Não sou a única então com a mesma visão. Acho que apesar de ter sido educada na Igreja Católica, fui batizada, fiz primeira comunhão, etc... Chega um ponto que conhecemos outras coisas.... Hoje não posso dizer que seja Católica. Posso dizer que sou Cristã, isso sim. Acredito em Cristo e na sua mensagem, mais do que tudo no seu exemplo.... Católica não posso dizer que sou porque acredito na imortalidade da alma, na reencarnação e na comunicação entre os vários mundos...  Na frase que cita do credo, eu quando rezo o credo em várias ocasiões, não a digo. Não consigo dizer " Creio na Igreja una, santa, Católica e Apostólica", salto esta afirmação porque não seria coerente comigo mesma e com o que sinto. Cada um sente por si, a Fé é muito muito coração.
O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.

#10
Citação de: J.ace em 03 maio, 2015, 17:25
Amigo aconselho a estudar um pouco de Teologia e aprofundar a questão da Trindade.
Eu compreendo que queira defender a todo o custo o seu ponto de vista, agora não pode ser à conta de conçeitos próprios.

O que o Padre referiu durante toda a entrevista está do ponto de vista teológico 100% correto.

"Quem vê a mim, vê o Pai"

Cumprimentos

Ainda não me respondeu se viu o vídeo ou não?

O que vejo no video é uma tentativa de difamação do Espiritismo, a a Douttina é uma farsa, porque os ensinamentos não vem de Jesus mas sim de Espiritos. Ou seja indiretamente diz que a unica religião catolica é que é a correta. Então agora diga me lá qual é então a causa das desigualdades sociais, porque uns nascem perfeitos outros deficientes, porque uns vivem até aos 100 anos outros duram horas depois de nascer, porque uns são ricos e outros pobres? Consegue o catolicismo uma explicação logica pra isto tudo? bem nao me parece, mas fico a espera da resposta.
Joana D`Arc foi queimada viva quando tinha apenas 19 passando por bruxa, por ter uma mediunidade fora do comun e á pouco tempo a igreja cononizou-a.
Vou ter que arranjar um cracha a dizer "Espirita" pra ser impedido de entrar nas igrejas e não puder ir a funerais. Mas a igreja faz funerais de Espiritas, se fosse de borla talvez não os fizesse
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Citação de: misticopt28 em 03 maio, 2015, 17:51


O que vejo no video é uma tentativa de difamação do Espiritismo, a a Douttina é uma farsa, porque os ensinamentos não vem de Jesus mas sim de Espiritos. Ou seja indiretamente diz que a unica religião catolica é que é a correta. Então agora diga me lá qual é então a causa das desigualdades sociais, porque uns nascem perfeitos outros deficientes, porque uns vivem até aos 100 anos outros duram horas depois de nascer, porque uns são ricos e outros pobres? Consegue o catolicismo uma explicação logica pra isto tudo? bem nao me parece, mas fico a espera da resposta.
Joana D`Arc foi queimada viva quando tinha apenas 19 passando por bruxa, por ter uma mediunidade fora do comun e á pouco tempo a igreja cononizou-a.
Vou ter que arranjar um cracha a dizer "Espirita" pra ser impedido de entrar nas igrejas e não puder ir a funerais. Mas a igreja faz funerais de Espiritas, se fosse de borla talvez não os fizesse

Explique-me antes você onde encontra na Bíblia ou neste caso Novo Testamento, algo a dizer que Jesus não é a Palavra Final de Deus aos homens.

Diga-me onde encontra algo a dizer que passado 18 séculos vinha cá 1 Sr. escrever uns livros baseados nuns supostos espirito superiores, fazer a revelação final.

Como a sua suposta doutrina, tb à outros que tem essa intenção, só que esses por exemplo foi passado somente cerca de 600 anos e em vez de Cardec dizem que é Maomé o profeta.

A unica coisa que você vai encontrar na Bíblia é o alerta para os falsos profetas e esses à muitos por ai.

Caro J. Ace,

a tolerância é uma virtude. Temos de ser tolereantes e não impôr os nossos credos à força. cada um tem o direito de professar o seu credo mas não tem o direito de o impor.

#13
Citação de: oculto em 03 maio, 2015, 19:19
Caro J. Ace,

a tolerância é uma virtude. Temos de ser tolereantes e não impôr os nossos credos à força. cada um tem o direito de professar o seu credo mas não tem o direito de o impor.

Diga-me s.f.f. quem está a impor alguma coisa a alguém.

Mas agradeço que fundamentado.

Citação de: oculto em 03 maio, 2015, 19:19
Caro J. Ace,

a tolerância é uma virtude. Temos de ser tolereantes e não impôr os nossos credos à força. cada um tem o direito de professar o seu credo mas não tem o direito de o impor.

Já não é a 1ª vez que vem com esse discurso.

Eu vou-lhe deixar a minha resposta ao user ricardoreis87 e depois diga-me qualquer coisa:

"Amigo cabe a voce escolher o seu caminho e julgo que ninguém pode ousar em crítica-lo por isso.

A questão aqui é que a Igreja apresenta os seus pontos de vista e justifica porque os apresenta.

Haverá quem concorde e discorde"


Cumprimentos"

#14
Caro J. ace.

não sei se o senhor pertence a alguma ordem religiosa ou é sacerdote ou apenas teosofista.
Em todos os tópicos que coloca, apresenta longas citações da Biblia e quando alguém não concorda com o tema que apresenta, de imediato o senhor pede que o contraditório seja feito com outras citações da própria Biblia.
Ora, é natural que as bases de quem não seja católico não sejam a Biblia, Para uns será o Corão ou outros livros fruto da religião que professam. Mas o senhor exige, manda ler, aprofundar, estudar... apenas e somente a Biblia.
Este fórum  não é propriamente um tribunal em que se pretenda que a Verdade seja Julgada como única. Cada um terá a sua Verdade, a sua religião, a sua fé. Tal como somos de raças diferentes e nos aceitamos sem discussão, também o deveremos fazer no que concerne aos aspectos religiosos.
Penso que o senhor já expôs bem as suas ideias em relação ao espiritismo, tal como os nossos colegas aqui do Fórum   colocaram as deles. Talvez isto seja uma discussão interminável quando se discute apenas o preto e o branco. Nem tudo é o que parece e, até o próprio Papa parece não ser tão radical como o meu amigo.
Na minha modesta opinião, às vezes valem mais os nossos argumentos, ditados pelo coração, do que largas citações "copy past" de qualquer livro, mesmo que esse seja a Biblia Sagrada.

Cunprimentos.