Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.452
Total de mensagens
369.531
Total de tópicos
26.930
  • Corrigir os outros
    Iniciado por Faty Lee
    Lido 3.056 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Devemos ou não corrigir os outros, quando dizem palavras mal ditas?

Sim
Não
embora eu goste que as pessoas falem e escrevam bom português eu acho que não, não devemos corrigir. por duas razões: primeiro, o facto de nós corrigirmos não quer dizer que a pessoa deixe de fazer esse erro (muito provavelmente vai continuar a dizer mal a palavra), segundo, o facto de nós interrompermos a conversa para corrigirmos quebra o raciocínio da pessoa e da conversa e mesmo com palavras mal ditas, nós conseguimos entender o que a pessoa quer dizer, e afinal de contas, é isso que importa. também podemos pensar que isso nos dá um ar um bocado "snob" e querer parecer superior. eu só corrijo se a pessoa estiver com duvidas na palavra e colocar essa questão no ar.

Puca
A reacção a uma correcção varia consoante o tamanho do ego da pessoa corrigida e a forma como o "corrector" faz a mesma.

Quanto mais subtil for o reparo, menor será a probabilidade de ser mal recebido e quem sabe será útil para o futuro. Mas também depende do contexto, pode não ser o momento apropriado, a pessoa pode estar emocionalmente afectada, assustada, etc. Aí não me parece produtivo estar a fazer correcções ortográficas.

Votei sim, porque acho que saber falar e escrever correctamente é uma mais valia para a vida. Infelizmente cada vez reparo mais na dificuldade em haver uma comunicação produtiva, oral ou escrita, muitas vezes pela incapacidade de utilizar e/ou compreender uma linguagem de forma adequada.


Citação de: Faty Lee em 14 abril, 2015, 17:12


Eu normalmente não corrijo se for oralmente... mas se for por escrito, nem que seja "chefe". Está mal, está mal.


Eu quando respondi ao tópico estava a pensar no discurso oral... Se for escrito, também corrijo sempre.  :)

Agora lembrei-me de uma colega que tive aqui há uns anos e que estava sempre a dizer coisas como "qual é o 'númaro' de telefone?" e "tenho uma 'rúnião' às 14 horas..." E eu mordia-me toda para não a corrigir...  :P
«Tudo é encontrar qualquer coisa. Mesmo perder é achar o estado de ter essa coisa perdida. (...) Há no fundo deste poço, como na fábula, a Verdade. Sentir é buscar.»  Fernando Pessoa

Acho que devemos corrigir,quando não é para o humilhar perante os outros,senão chamamos a pessoa sem estar mais ninguem
;)aify