Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Nova teoria da formação da Terra
    Iniciado por J.ace
    Lido 3.966 vezes
0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.
Citação de: _Indigo_ em 10 abril, 2015, 23:17
Nessa hipótese, conhecida como modelo nebular, o Sol se formou primeiro, cercado por um disco de gás e poeira, que mais tarde formariam os planetas. Mas só a formação da estrela necessitou de um processo que duraria cerca de 100 mil anos.

Um estudo deste ano, da Universidade Carnegie, sugere que a contração das moléculas poderia ter sido ativada por uma explosão de supernovas próximas. Outras forças, como a diferença de densidade, no entanto, também poderiam ter causado o colapso da nuvem.

Os planetas teriam se formado a partir da colisão das partículas do disco de poeira, e essas partículas foram agregando cada vez mais material, até formar planetóides. Quando eles ficaram com uma massa grande o suficiente para terem seu campo gravitacional, atraíram ainda mais matéria causando ainda mais colisões – apenas os maiores sobreviviam a essas colisões, e acabavam crescendo ainda mais.

Na área mais quente ao redor do Sol, a água evaporava com mais facilidade e apenas os metais conseguiam se solidificar, constituindo, assim, os núcleos dos planetas na parte interna do sistema solar (como o núcleo da Terra).

Em áreas mais distantes, temperaturas mais frias e o gelo abundante fizeram com que corpos muito maiores se formassem, criando os núcleos de planetas enormes – como Júpiter ou Saturno. Os núcleos eram grandes o suficiente para atrair gases de nebulosas próximas, formando a superfície gasosa desses planetas.

Além de Urano, não sobrou material suficiente para criar planetas tão grandes e os planetóides não conseguiram evoluir para planetas, formando o cinto de Kuiper.[/b][/i]

Fonte: hypescience.com/como-o-sistema-solar-foi-formado/

Obs: As poeiras que referem são compostas por ferro, enxofre, silicio entre outros, que por sua vez se encontram em fragmentos de lava, porém esta ao ser desfeita torna-se em poeira. :)

Pois cá está... a própria explicação que apresenta sobre a ''teoria nebular'', contraria a hipótese que levanta anteriormente sobre:
Citação de: _Indigo_ em 10 abril, 2015, 21:48
...explosões de lava solar projectada no espaço sideral.

Até porque:
Lava (do italiano lava, derivado do latim labes: queda, declive ou penetrante) é a designação dada ao material geológico em fusão, com temperatura em geral entre os 600 °C e os 1250 °C, que um vulcão expele durante uma erupção.  http://pt.wikipedia.org/wiki/Lava

Relativamente à hipótese nebular, há cálculos mais recentes que a vêm contrariar. Segundo estes, existiria pouca probabilidade para que os anéis ou discos de poeira se formassem e mesmo se tal acontecesse, a tendência seria para que se dispersassem e não que se condensassem, como defende a teoria.

É certo que existem várias teorias que tentam explicar a formação da Terra... mas digamos que 'lava solar projectada' não é uma delas!
Tempus fugit!

#16
Só uma coisa, como já aqui foi referido, lava solar?...mas o sol não é constituído por lava, mas sim,essencialmente por gases certo?

É que uma pessoa anda praqui a estudar geologia,(para os exames nacionais), e já está a ficar todo baralhado com estes tópico :D
"Quem vive pela espada morre pela espada...Vivo pelo que digo, morrerei pela palavra"