Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.452
Total de mensagens
369.531
Total de tópicos
26.930
  • Peças contemporâneas que fazem o público ficar atónito
    Iniciado por cody sweets
    Lido 860 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Olá pessoal, neste tópico quero-vos mostrar algumas das peças contemporâneas mas controversas da história da Música. Desde de consideradas ridículas até de caráter genial aqui estão elas.

        Confesso que algumas delas não me encantam nada (muito pelo contrário) mas tenho que admitir que algumas são peças que para serem compostas exigiram estudos enormes de precisão extrema.

Cá estão elas:

1-Metastasis de Ianiis Xenakis

        Esta é uma peça considerada um ícone importantíssimo na história da Música. Na minha opinião de interprete acho uma peça genial, mas claro é a minha opinião.
        Metastasis, estreada em 1995, foi composta por Iannis Xenakis (renomado arquiteto) e conta com partes individuais para 61 músicos, 12 sopros, 3 percussionistas(tocando 7 instrumentos) e 46 cordas. A obra tem como objetivo ilustrar os tempos de guerra do tempo de Xenakis e é estruturada com base em ideias matemáticas de Le Corbusier, e a visão newtoniana do tempo.
        Toda a peça é feita com base de cálculos precisos que com um pequena vírgula mudada, mudam a peça drásticamente.
        A partitura no vídeo chama-se partitura gráfica e é base de composição da obra. Os músicos têm partituras normais esta é apenas uma "orientação" da obra

http://www.youtube.com/watch?v=SZazYFchLRI

2-Threnody (Homenagem às vítimas de Hiroshima) de Penderecky

        Esta peça é extremamente contorversa mas tal como Metastasis é uma grande marco na história da música. Composta em 1960 é uma composição musical para 52 instrumentos de cordas. A obra ganhou um concurso e posteriormente o prémio UNESCO de 1961.
        A peça chamava-se originalmente 8'37 (uma pequena referência ao 4'33' de John Cage).
       Esta obra ilustra claramente o desespero total das pessoas, os gritos. Ilustra sem margem de dúvida um ambiente caótico passado durante o infeliz momento da queda da bomba nuclear.
        Digo-vos que a obra é muito, mas muito agressiva, se não conseguirem até ao fim, é normal aquilo deixa as pessoas em muitos casos com dores de cabeça enormes.

http://www.youtube.com/watch?v=HilGthRhwP8

3-Poema sinfónico para 100 metrónomos

       Vou ser muito sincero, eu acho isto, horrível. Percebo o conceito, a ideia, mas...ter que ouvir 100 metrónomos ao mesmo tempo, cada um para seu lado...não me convence. Como tal é uma obra e eu tenho que a  respeitar.
        A obra é da autoria de Ligeti e foi composto em 1962.
        São necessários 10 artistas para preparar os metrónomos, pois são de corda, depois de preparados os metrónomos após um sinal começam a tocar. Os artistas saem de palco, enquanto os metrónomos tocam até que fica só um seguido de um silêncio.

http://www.youtube.com/watch?v=QCp7bL-AWvw

4-4'33'' de John Cage

         4'33" é umacomposição musical de John Cage, com frequência descrita (de maneira um tanto errada) como "quatro minutos e meio de silêncio". Embora sua primeira apresentação tenha sido ao piano, a peça foi composta para qualque instrumento musical ou conjunto de instrumentos e está estruturada em três movimentos.
          A partitura de 4'33" contém três movimentos em que o músico não deve executar nenhuma nota em seu instrumento. Após a entrada no palco e os aplausos, o músico deve colocar-se em posição de execução e permanecer assim durante toda a duração da obra (quatro minutos e trinta e três segundos).
           A obra tenta mostrar que nem só de som é feita a música.
           A cara das pessoas é fenomenal a ouvir isto
http://www.youtube.com/watch?v=JTEFKFiXSx4

5-Schoenberg, o Quarteto em Helicópteros


          Eu acho isto fenomenal!
          Considera uma das peças mais conhecidas  e uma das mais complexas para executar trata-se de um quarteto de corda, quatro helicópteros e com respetivos pilotos, bem como equipamentos de áudio e vídeo e técnicos.Foi realizada pela primeira vez e gravada em 1995.
          Daseada  numa "superformula"  de três camadas.Este princípio de design é uma extensão das técnicas baseadas em série Stockhausen desenvolvidas no início da década de 1950, uma conexão para que o próprio Stockhausen chamou repetidamente a atenção em suas explicações teóricas .
         O movimento dos helicópteros está estudado em conjunto com a parte dos músicos de maneira a acompanharem-se mutuamente com base em fórmulhas matemáticas.

http://www.youtube.com/watch?v=13D1YY_BvWU

Conheciam alguma? O que acham? São obras, conceitos e ideias geniais ou ideias sem cabimento?
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Só conhecia a 4'33 de Cage... bolas sou mesmo "verde" nestas coisas. Achei interessante o tópico, muito embora considere que as coisas do "sentir" no que toca à arte e aqui especificamente à música, não têm muitas palavras... é como que uma sintonia vibratória... são delírios efetivamente dos seus autores, que não deixam de ser génios, pela criatividade que os persegue!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Como te sentiste em relação à da Homenagem das Vítimas de Hiroshima?

É uma peça que me deixa mesmo a sufocar, acho que transmite tão claramente a dor daquele momento..
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

No início tudo bem, mas depois houve momentos que senti o peito apertado... mas acho que é normal, devido à intensidade da própria peça. Não seria algo que ouvisse todos os dias, entendes?

Houve alturas em que na minha mente surgiu a imagem do quadro "o grito", conheces?
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Acho uma peça muito intensa, à mesmo pessoas à ficarem com dores de cabeça.

Eu gosto tanto do quadro do grito. Um dia vou compra-lo :)
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"