Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.453
Total de mensagens
369.532
Total de tópicos
26.931
  • Desabafo de Artista
    Iniciado por cody sweets
    Lido 1.163 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá habitantes do PP!  :)

Deixo aqui um desabafo, mais um entre tantos, do que me deixa revoltado em relação à atitude da sociedade portuguesa perante as Artes.

A coisa que do fundo da minha alma me mete mais nojo é aquela típica frase "Ser Músico é mandar dois bufos no instrumento e está feito", "Ser Fotógrafo é só carregar num botão e já está", "Ser Pintor é fazer dois riscos numa tela e está uma obra de Arte"....e podia continuar correndo todas as Artes

Ser Músico não é "bufar" ou "serrar" o instrumentos e esperar que saia de lá música!!!! Está longe dissso!!!
Ser Fotógrafo não é carregar num botão e esperar que saiam fotografias bonitas para pôr no instagram!!!!
Ser Pintor não é abrir o Paint e fazer meia dúzia de riscos!!!

Chega desta mentalidade! CHEGA!!!

Eu todos os santos dias, posso estar a morrer, de férias, ou seja o que for, pego na minha trompa e estudo nem que seja sentado na cama com o termómetro debaixo do braço!
Porque é que eu estudo mesmo sendo músico à quase 18 anos? Porque nada me impede de falhar, porque nada me diz que quando suba ao palco não falhe os ataques e as notas!

Mas sabem qual a principal razão pela qual eu pego na trompa todos os dias? Não é só pelo estudo é pelo AMOR e PAIXÃO que tenho pela música!
Porque ser Músico não é acertar notas! Ser músico não é acertar todos os ataques!

Uma pessoa pode entrar numa prova acertar todas as notas e sair de lá com um 5 de 0 a 20, e vocês perguntam porquê? Ele acertou tudo.

Sim é verdade, acertou, sou o primeiro a admitir, mas fez coisas que um Artista verdadeiro nunca na vida faria.

Tocar sem paixão, tocar sem amor à Música, Tocar sem ter respeito pela Arte que tem à sua frente, sem respeito pelo instrumento que tem nas mãos, sem respeito pelo público e a cima de tudo sem respeito por si próprio!

Ser Artista é transmitir algo pela Arte! Não é tocar meia dúzia de notas, fazer meia dúzia de riscos e tirar meia dúzia de fotos sem um significado, sem paixão, sem querer transmitir algo!

Se eu chegar à rua e disser "Ser contabilista é ter uma calculadora e o Excel aberto no PC" sou capaz de ser morto à pedrada! Mas se alguém disser "Ser escritor é só pegar no lápis e escrever umas palavrinhas" se calhar começam-se a rir!
Acham isto normal?!?!
Eu não!!!

Acham que isto motiva um artista? Não, acham que vale pena esforçarmo-nos por fazermos cada vez melhor, esforçarmo-nos para transmitir algo em cada nota, cada pincelada, cada palavra e cada fotografia se ninguém dá valor! Se para a sociedade é algo toda a gente faz!

Os músicos da Filarmónica de Berlim não chegaram lá a acertar notas, os artistas que têm exposições nos mais conceituados museus de Nova Iorque não chegaram lá a fazer riscos sem valor, os autores dos Best Sellers a nível mundial não chegaram lá a escrever palavras aos calhas!

Mas para a sociedade é fácil fazê-lo! Toda a gente consegue fazer isso!

Se eu desse um intrumento para mão de cada um com um bocado de estudo todos acertavam as notas, mas agora fazer isso e transmitir algo? Fazer isso e conseguir fazer o público levantar-se das cadeiras e aplaudir no fim? E conseguir fazer as pessoas à nossa frente arrepiarem-se, chorarem, sentir algo através da Música? Conseguem?

Hoje em dia ser artista é fixe e está na moda, com um click temos aulas gratuitas e mil e um vídeos a ensinar como se toca e não sei que mais. Mas agora tentem pegar nisso e fazer Arte é esse o desafio.

Ser Artista é isto tudo e muito mais!
É com atitudes destas de desprezo pela Arte que vemos as pessoas com e sem caráter!

Infelizmente já estive muitas vezes sentado ao lado de muitas pessoas que se consideram Artistas apenas porque têm um diploma e um papelinho a dizer que percebem de música a verdade é que sei que jamais irão ter futuro com a falta de atitude, paixão e respeito que têm pelo que fazem.

É por isso que eu vou deixar novamente o país não vale a pena sonhar e dar tudo para ouvir merd*s destas.


Apenas um desabafo....

Obrigado,

Cody S.

I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Como eu te entendo Cody... eu também sou artista, de alguma forma... com a poesia, com os livros, com o canto... e compreendo-te tão bem!

Sabes porque é que eu acho que isso acontece? Porque há alguma necessidade de desvalorizar o trabalho do outro... para que o deles possa ser tido como sendo o mais complicado ou simplesmente porque são pessoas frustradas que não sabem usar a sua criatividade.

Por isso, perante este cenário, faz de sapinho surdo... segue em frente... se Einstein tivesse ouvido o que a sua professora disse... ele não chegaria onde chegou. Somos artistas porque Amamos... quem não nos entende, não sabe sequer o que é Amor!

Força ai com a tua trompa e sopra bem fundo da tua alma... para que o som que dela sair possa alimentar a ignorância cega dessas pessoas ;)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Já liguei bem mais do que o ligo agora, mas fica sempre preso na garganta certas coisas quando ouço isto. Deixa-me um bocado magoado, percebes?

Esperem e eu espeto na cara dessas pessoas tudo o que disseram...é só esperarem uns mesinhos...

I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

BlackMiau
Falando do ponto que me toca...

Citação de: cody sweets em 29 março, 2015, 14:55"Ser Fotógrafo é só carregar num botão e já está"
(...)
Ser Fotógrafo não é carregar num botão e esperar que saiam fotografias bonitas para pôr no instagram!!!!
É isto e dizerem-me que devo ter uma máquina excelente ::)

Eu tiro fotos ao que gosto e publico parte delas. Há umas fotos que dou mais ou menos "tratamento" consoante o assunto fotografado, há outras que não precisam de edição nenhuma.

Criticarem o trabalho de um Fotógrafo, seja a nível de enquadramento, assunto fotografado ou edição, é o mesmo que criticarem o uso do lápis ou aguarela por um pintor. E falo em Fotógrafo com F maiúsculo, não a pessoa que tira fotos porque sim. Porque hoje em dia "qualquer macaco com uma máquina se chama fotógrafo".

Ser Fotógrafo implica estudo, não é só carregar no botão e deixar que a máquina faça o resto. Tem que haver sensibilidade e saber o que se quer quando se faz o click. Ser Fotógrafo é já ter a foto idealizada antes de levar à máquina ao olho.

Instagram? Eu chamo a isso a rede social dos fotógrafos-abelha (wannabe ;) ). Não conheço nenhum Fotógrafo de nome com conta nessa rede, nem acho que um Fotógrafo minimamente decente deva, sequer, considerar inscrever-se nessa rede, a menos que seja para partilhar fotos dos cães/bebés/noitadas carregadas de filtros pré-definidos.

Voltando ao que eu mostro a nível de portfolio... tudo o que fotografei foi por mim e para mim, que decidi partilhar com outros (excepto as sessões fotográficas). 95% das minhas fotos são estudadas e chego a demorar uma hora de roda de algo até ficar satisfeita com o click. Já cheguei a passar duas horas atrás de gansos arriscando-me a levar umas bicadas ;D

E como nunca estou contente com o que sei, ando sempre de roda de sites de fotografia e tutoriais para aprender mais :)

Entendo perfeitamente o teu ponto de vista, Cody. Tenho um amigo que é Maestro e está sempre a ouvir bocas de "ah, é só agitar o pauzinho"...

Essa é da máquina é tão habitual. A máquina faz tudo sozinha a pessoa só serve para a segurar ou montar o tripé ::)

"Eu tenho uma Canon toda xpto sou fotógrafo!"é a cereja em cima do bolo! Aposto que não sabem para que servem metade dos botões...

Essa do maestro irrita-me tanto   >:(

"Abanar um pauzinho também eu sei" "Ele não está ali a fazer nada"

O que esse senhor do pauzinho faz está longe de ser fácil! O que esse senhor faz é a base do trabalho de orquestra!

É preciso saber muito para "abanar o pauzinho"
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

BlackMiau
Para ser Maestro, implica ainda mais estudo e sensibilidade... E se tu visses o moço, nunca te passaria pela cabeça que ele fosse Maestro ;)

Como se chama o moço? Eu sei o que implica, muitos estudos mesmo!!!!
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"