Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.448
Total de mensagens
369.513
Total de tópicos
26.928
  • Mudança de hora começou na I Guerra
    Iniciado por oculto
    Lido 4.068 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


Mudança da Hora – Porque temos hora de Verão?

No Domingo, às 01h00, adiantamos nosso relógio uma hora. Mas sabes porque é que temos hora de verão? E quem foi o responsável por esta medida? Descobre já a seguir...

Como tudo começou em 1784, quando ainda não existia luz eléctrica, Benjamin Franklin (conhecido pelas suas experiências com a electricidade) propôs adiantar os relógios para que se pudesse aproveitar melhor as horas de sol.

Mas a sua ideia não foi muito bem aceite pelo governo norte-americano.

Mais tarde, em 1907, foi a vez do inglês William Willett, da Sociedade de Astronomia Real, a tentar a sua sorte junto da sociedade britânica com a mesma ideia. Mas também não teve sucesso.

O primeiro país que adoptou oficialmente o horário de Verão foi a Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial.

Qual o objectivo da mudança de hora?
O grande objectivo do horário de Verão é poupar energia, visto que temos mais tempo de luz solar do que no Inverno.

No entanto, esta medida só funciona nos países que estão mais distantes da linha do Equador. É que quanto mais longe, mais longos são os dias e consequentemente obtém-se mais luz solar.

No caso do Brasil, por exemplo, esta medida não traz grandes vantagens porque, como está mais próximo do Equador, os dias e as noites têm uma duração igual ao longo do ano.

Horário de Verão em Portugal
No nosso país o horário de Verão iniciou-se em 1916. No entanto, a mudança de hora nesta altura do ano não foi cumprida à risca! E, por isso mesmo, durante 14 anos não houve horário de Verão em Portugal.

Em 1997, o Parlamento Europeu decidiu uniformizar o horário de verão na Europa.

Actualmente, o horário de verão em Portugal começa a partir do último domingo de Março até ao último domingo de Outubro, altura em que voltamos a mudar os relógios.

Curiosidades:
– Durante o horário de Verão é normal haver luz solar entre 18h30min e 20h15min.

– Esta mudança de hora pode criar alguns problemas nos computadores! Muitas vezes, os informáticos têm de desligar e voltar a ligar os sistemas informáticos, principalmente em grandes empresas.

– No Verão, quando mudamos a hora, dormimos menos 1 hora e os dias são mais longos. Esta alteração de horário pode deixar-te menos produtivo na escola durante os primeiros dias, e até o teu corpo habituar-se à nova rotina.

Informação retirado e adaptada a partir do site: http://kids.sapo.pt/article/1208

Bom dia Oculto, ainda bem que avisa, pois nunca me lembro da mudança de hora :)

Bom tópico.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Aude id scire, memento, ut obliviscatur!
https://www.facebook.com/tutuga.fotografia.7?fref=ts

Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Bom dia!!

Realmente o saber não ocupa lugar, o nosso cérebro tem a capacidade de assimilar 10 novas coisas em 1 segundo!
Um grande beijinho e obrigado pelas informações! eheh :D

Citação de: cleopatra em 26 março, 2016, 18:00
Meninos e Meninas  :) :) :)

Dia 27 de Março de 2016 entramos na Hora de Verão. Adiantamos os relógios 1 hora ...

... não se esqueçam ...  :laugh: :laugh: :laugh:

Já não basta o compasso na minha avô ser as 9 da manhã, ainda vou ter que dormir menos :)

Meninos e Meninas  :) :) :)

Dia 27 de Março de 2016 entramos na Hora de Verão:

Quando forem 00h00 adianta-se para a 01h00

... não se esqueçam ...  :laugh: :laugh: :laugh:

Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Citação de: Amunet em 26 março, 2016, 18:02
Já não basta o compasso na minha avô ser as 9 da manhã, ainda vou ter que dormir menos :)
Cá é na segunda-feira...e so passa ca em casa por volta das 6 da tarde.
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Citação de: moonchild em 26 março, 2016, 21:32

Cá é na segunda-feira...e so passa ca em casa por volta das 6 da tarde.

Em minha casa é por volta das 17h. O problema é que ando nisto desde as 9h, até ao fim do dia. Não gosto nada da Páscoa.

Citação de: Amunet em 26 março, 2016, 21:57
Em minha casa é por volta das 17h. O problema é que ando nisto desde as 9h, até ao fim do dia. Não gosto nada da Páscoa.
Eu adorava em miuda, na terra do meu avo começava por volta das 8 da manhã(o meu avô era a primeira casa) e durava o dia inteiro nisto, casa dos tios, amigos...Agora no local em que vivo é so na segunda, e so da parte da tarde, e basicamente é so na minha casa( ca as pessoas são mais fechadas)
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Citação de: moonchild em 26 março, 2016, 22:03

Eu adorava em miuda, na terra do meu avo começava por volta das 8 da manhã(o meu avô era a primeira casa) e durava o dia inteiro nisto, casa dos tios, amigos...Agora no local em que vivo é so na segunda, e so da parte da tarde, e basicamente é so na minha casa( ca as pessoas são mais fechadas)

Bem que podes fazer um lanche para os senhores do compasso ;)

A Páscoa já não tem grande significado, nesse dia quase toda a gente a ver quem anda melhor vestida, depois vão a casa de algumas pessoas para reparar nisto e naquilo. É na Páscoa que muitas famílias se juntam, mas é triste, haverem dias para as famílias se juntarem e não se juntarem noutros dias.

Citação de: Amunet em 26 março, 2016, 22:09
Bem que podes fazer um lanche para os senhores do compasso ;)

A Páscoa já não tem grande significado, nesse dia quase toda a gente a ver quem anda melhor vestida, depois vão a casa de algumas pessoas para reparar nisto e naquilo. É na Páscoa que muitas famílias se juntam, mas é triste, haverem dias para as famílias se juntarem e não se juntarem noutros dias.
É verdade hoje em dia ja não é o mesmo,e não é so as roupas que as pessoas reparam, é tambem se a casa esta limpa, se a mesa tem muita ou pouca coisa...etc, é um dia de vaidade, dai que é so na minha casa, e ja esta de bom tamanho...so o trabalhão que dá :P, (alem disso o padre não para muito aqui, como não lhe damos uma "gorjeta" choruda, bebe apenas um copo de agua e vai a sua vida, naqueles que lhe dão mais dinheiro ele chega a ficar por la mais de meia hora)
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Citação de: moonchild em 26 março, 2016, 22:17

É verdade hoje em dia ja não é o mesmo,e não é so as roupas que as pessoas reparam, é tambem se a casa esta limpa, se a mesa tem muita ou pouca coisa...etc, é um dia de vaidade, dai que é so na minha casa, e ja esta de bom tamanho...so o trabalhão que dá :P, (alem disso o padre não para muito aqui, como não lhe damos uma "gorjeta" choruda, bebe apenas um copo de agua e vai a sua vida, naqueles que lhe dão mais dinheiro ele chega a ficar por la mais de meia hora)

O padre na minha freguesia não anda com o compasso, há padres que fazem à vez, um ano para cada freguesia, mas o daqui não. Só quer no final receber as notas ;)

Citação de: Amunet em 26 março, 2016, 22:21
O padre na minha freguesia não anda com o compasso, há padres que fazem à vez, um ano para cada freguesia, mas o daqui não. Só quer no final receber as notas ;)
É o que todos ou quase todos querem ;D
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

#14
Citação de: Amunet em 26 março, 2016, 22:09
Bem que podes fazer um lanche para os senhores do compasso ;)

A Páscoa já não tem grande significado, nesse dia quase toda a gente a ver quem anda melhor vestida, depois vão a casa de algumas pessoas para reparar nisto e naquilo. É na Páscoa que muitas famílias se juntam, mas é triste, haverem dias para as famílias se juntarem e não se juntarem noutros dias.

Olha, em minha casa deve ser excepção: há encontros todos os meses ao fim de semana. Não com toda a família ao mesmo tempo (agora uns, depois outros).  :)
Há conversa, música, etc.  :D
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Citação de: cleopatra em 27 março, 2016, 09:05
Olha, em minha casa deve ser excepção: há encontros todos os meses ao fim de semana. Não com toda a família ao mesmo tempo (agora uns, depois outros).  :)
Há conversa, música, etc.  :D

Assim é que vale a pena.
Eu ao domingo vou sempre para casa dos meus avós maternos, mas com a minha família paterna pouco convivo. Antes ainda se fazia jantares para a família toda mas depois deixou-se.