Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.452
Total de mensagens
369.531
Total de tópicos
26.930
  • O lado obscuro de cada um de nós - Carl Jung
    Iniciado por SaraRS
    Lido 2.061 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
O Lado Obscuro de cada um de Nós

Passou no seu casamento por aquilo que é quase um facto universal - os indivíduos são diferentes uns dos outros. Basicamente, constituem um para o outro um enigma indecifrável. Nunca existe acordo total. Se cometeu algum erro, esse erro consistiu em ter-se esforçado demasiadamente por compreender totalmente a sua mulher e por não ter contado com o facto de, no fundo, as pessoas não quererem saber que segredos estão adormecidos na sua alma. Quando nos esforçamos demasiado por penetrar noutra pessoa, descobrimos que a impelimos para uma posição defensiva e que ela cria resistências porque, nos nossos esforços para penetrar e compreender, ela sente-se forçada a examinar aquelas coisas em si mesma que não desejava examinar. Toda a gente tem o seu lado obscuro que - desde que tudo corra bem - é preferível não conhecer.

Mas isto não é erro seu. É uma verdade humana universal que é indubitavelmente verdadeira, mesmo que haja imensas pessoas que lhe garantam desejar saber tudo delas próprias. É muito provável que a sua mulher tivesse muitos pensamentos e sentimentos que a tornassem desconfortável e que ela desejava ocultar de si mesma. Isto é simplesmente humano. É também por este motivo que tantas pessoas idosas se refugiam na própria solidão, onde não serão incomodadas. E é sempre sobre coisas de que elas não desejariam estar muito cientes. O senhor não é, obviamente, responsável pela existência destes conteúdos psíquicos. Se, apesar disto, ainda for atormentado por sentimentos de culpa, reflicta então sobre os pecados que não cometeu e que gostaria de ter cometido. Isto poderá eventualmente curá-lo dos seus sentimentos de culpa relativamente à sua mulher.


Carl Jung, in 'Cartas'

Lindo Sara!
Se tens interesse nesse âmbito sugiro-te vivamente a leitura do livro "o efeito sombra" de Deepak Chopra, Debbie Ford e Marianne Williamson.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#2
Que bonita!

Todos temos o nosso lado obscuro que nunca ninguém irá conhecer
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

É... o confronto total com o Eu, é sempre uma experiência dura... para não dizer dolorosa... mas sem duvida que compensadora e muito enriquecedora. Para quem trabalha a nível espiritual, eu diria que este confronto, este conhecimento do seu lado "lunar" é essencial.
Para podermos olhar de frente as entidades que nos vêem para la do que mostramos, temos de ter o total conhecimento do que somos realmente. E somos sempre um composto de emoções contraditórias... mas é imprescindível que aprendamos a viver com essas contradições... e aprender o caminho da humildade, porque somos vivos na matéria, com todas as características que isso acarreta.
Tópico muito interessante.
Luz e Paz
Tokobá
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

Obrigada Faty pelo conselho, vou pesquisar... e obrigada Cody  :)

Tokobá, muito obrigada pela sua partilha.
Foi profunda, com verdade. E tocou-me cá dentro pela simplicidade e simultânea sabedoria.
Partilhou ensinamentos muito importantes...
Bem haja
:)

Sou só eu que sou apologista de dar liberdade a esse lado?
worker bees can leave
even drones can fly away
the queen is their slave

#6
Totalmente de acordo.
Conhecer todos os nossos lados, mesmo os lados e desejos mais obscuros, passa por dar-nos liberdade para nos expressarmos. E só com essa liberdade nos podemos conhecer totalmente.
Agora cuidado... Que os limites que temos, e que nos impomos a nós próprios garantam a liberdade dos outros!
:-)
Luz e Paz
Tokobá
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

#7
Citação de: Thanatos em 28 março, 2015, 00:04
Sou só eu que sou apologista de dar liberdade a esse lado?

Todos nós damos crédito, de alguma forma a esse lado, pois você é uma unidade e por isso não se pode dissociar. O lado sombra faz parte da sua natureza que é humana, mas não da sua natureza espiritual. Todos nós temos os medos, os receios, o lado sombrio da nossa mente... aqui o que importa não é a sua libertação, mas sim compreensão e aceitação, para que possa ser transformado, se esse for efetivamente o desejo intrínseco a cada um.

Tal como nos diz um provérbio dos índios:

"Dentro de mim, existem dois lobos:
O lobo do ódio e o lobo do amor.
Ambos disputam o poder sobre mim.
E quando me perguntam qual lobo é vencedor,
respondo: O que eu alimento".
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334