Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.434
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • O que é a reencarnação? Para que serve?
    Iniciado por misticopt28
    Lido 5.729 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Reencarnar é voltar a viver num novo corpo físico.

É uma nova oportunidade de aprendizado, como prova do amor de Deus para seus filhos.

Só através da reencarnação se prova a justiça e a bondade de Deus, pois é a única explicação racional para as desigualdades sociais existentes no mundo.

Como explicar o fato de crianças que morrem em tenra idade, enquanto outras criaturas vivem quase 100 anos?

Como explicar os que nascem com saúde perfeita, enquanto outros nascem com deficiências físicas grosseiras?

Somente a reencarnação nos dá a chave desse "mistério".

Com as múltiplas experiências na carne, temos a chance de adquirir e aprimorar conhecimentos que ainda nos faltam nos campos do intelecto e da moral.

Além de reatar as amizades com nossos inimigos e reparar erros do passado.

Quando estivermos evoluídos moral e intelectualmente, não mais necessitaremos reencarnar.

Grupo Espírita Bezerra de Menezes
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Às vezes nem será tanto explicar às crianças que a reencarnação existe, mas "como" é que ela existe... que exemplos damos para que ela possa "ver" e "entender"... depois há a partilha com os colegas, que é sempre um drama. Enfim...
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

reencarnação, que pensamento tão belo, que segurança e paz que ele transmite
Do atrito de duas pedras chispam faíscas; das faíscas vem o fogo; do fogo brota a luz.

Citação de: Faty Lee em 24 março, 2015, 18:33
Às vezes nem será tanto explicar às crianças que a reencarnação existe, mas "como" é que ela existe... que exemplos damos para que ela possa "ver" e "entender"... depois há a partilha com os colegas, que é sempre um drama. Enfim...

Claro, não é fácil para uma criança chegar à conclusão de que: "fui outro/a menino/a?" "a minha mãe não era esta, nem o meu pai?" "porque não me lembro da minha outra família e dos amigos?" "não pode ser!"
É difícil para mim, quanto mais!! :P
Confesso que fico com uma pontadazinha no coração ao saber que um dia vou reencarnar como outra pessoa, com outros pais, outra família... pronto, dá-me pena!...

Cepticooucrente, mas se a reencarnação existe, você nesta vida está com outra família, outros pais, e é uma outra pessoa, não acha? Não fique com essa pontadazinha no coração... Faça o seu melhor nesta vida... E de repente, na próxima você será pai da sua mãe, ou tia da sua avó... Ou até irmão daquela pessoa super amiga... :) Ou seja, fica tudo em família!

É difícil, eu sei... Uma coisa que me faz confusão é ter a noção clara desta vida, saber que vivo esta vida, ter plena consciência que estou no século XXI, e não ter noção nenhuma de outras vidas que terei vivido. Porque é que a consciência é em relação a esta vida? Não sei se me fiz entender, como a Ceptico disse, "É difícil para mim, quanto mais!!"
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Citação de: Littlelight em 25 março, 2015, 10:01
Cepticooucrente, mas se a reencarnação existe, você nesta vida está com outra família, outros pais, e é uma outra pessoa, não acha? Não fique com essa pontadazinha no coração... Faça o seu melhor nesta vida... E de repente, na próxima você será pai da sua mãe, ou tia da sua avó... Ou até irmão daquela pessoa super amiga... :) Ou seja, fica tudo em família!

É difícil, eu sei... Uma coisa que me faz confusão é ter a noção clara desta vida, saber que vivo esta vida, ter plena consciência que estou no século XXI, e não ter noção nenhuma de outras vidas que terei vivido. Porque é que a consciência é em relação a esta vida? Não sei se me fiz entender, como a Ceptico disse, "É difícil para mim, quanto mais!!"

Eu sei, Littlelight, só dá "aquela coisa" de não haver recordações, sabe?...

E sim, se é difícil para nós, imagine para uma criança! Processar toda esta informação e analisá-la, quem explica tem de ter um "jogo de cintura" e até uma imaginação do caraças para fazer ver como isto funciona! :)

Citação de: cepticooucrente em 25 março, 2015, 10:05
Eu sei, Littlelight, só dá "aquela coisa" de não haver recordações, sabe?...

E sim, se é difícil para nós, imagine para uma criança! Processar toda esta informação e analisá-la, quem explica tem de ter um "jogo de cintura" e até uma imaginação do caraças para fazer ver como isto funciona! :)

É isso que me faz confusão! Por que eu não tenho memórias de outras vidas, e só tenho consciência desta? Então não seria bom se tivéssemos a noção de que fomos, e sobretudo do bem que fizemos? Não deveria haver uma forma mais fácil de aceder a essas memórias?

Caramba, estes temas dão cá um nó na minha cabecinha... :P
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Citação de: Littlelight em 25 março, 2015, 10:13
Caramba, estes temas dão cá um nó na minha cabecinha... :P

E na minha!... mas eu gosto imenso de estar horas a falar nestes temas... :)

Também eu adoro ficar aqui na vossa companhia a ler estas coisas! É como digo, o meu dia devia ter 100 horas para ler/ouvir/falar de tudo o que me interessa... ;)
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Citação de: cepticooucrente em 25 março, 2015, 09:44
Confesso que fico com uma pontadazinha no coração ao saber que um dia vou reencarnar como outra pessoa, com outros pais, outra família... pronto, dá-me pena!...

Mas é isso que tem feito, lol
Sabe, quando partimos os nossos laços emocionais familiares ficam muito mais ténues... ou seja, você sabe que já foi mãe deste, daquele e daquele, que a sua mãe já foi sua irmã, sua tia, e por ai fora e por isso a ligação familiar não fará muito sentido... porque você descobrirá que afinal você está muito ligada com muitos seres ao mesmo tempo. Na próxima vida, você pode ser o pai do seu pai atual... a mãe de um dos seus sobrinhos... e por isso, espiritualmente continuará ligada com eles, mesmo não se lembrando... o apego a esta vida é que é uma ilusão... porque se você pensar, já reencarnou diversas vezes... :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee em 25 março, 2015, 10:47
Mas é isso que tem feito, lol
Sabe, quando partimos os nossos laços emocionais familiares ficam muito mais ténues... ou seja, você sabe que já foi mãe deste, daquele e daquele, que a sua mãe já foi sua irmã, sua tia, e por ai fora e por isso a ligação familiar não fará muito sentido... porque você descobrirá que afinal você está muito ligada com muitos seres ao mesmo tempo. Na próxima vida, você pode ser o pai do seu pai atual... a mãe de um dos seus sobrinhos... e por isso, espiritualmente continuará ligada com eles, mesmo não se lembrando... o apego a esta vida é que é uma ilusão... porque se você pensar, já reencarnou diversas vezes... :)

Eu sei que sim, Faty, mas parece que agora que falo nisto "caiu a ficha", percebe? :)

Sim entendo, a consciência é desta vida e não das outras. Mas isso é natural, não acha... talvez nas outras vidas tenha sentido o mesmo, quem sabe?
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Acho que sim, a mim faz todo o sentido ter sentido (passo a redundância) assim. O apego aos pais, à família, menina dos papás, mas grande maluca, humm... isto não é de agora. ;)

Se te trás conforto ceticooucrente, geralmente encarnamos sempre no seio das pessoas que nos são proximas, não em pessoas que não nos dizem nada. Tudo é perfeito e tudo está feito na perfeição pelo Pai. Se não fosse a reencarnação eramos marionetas e depois da morte tudo acabava  sem a possibilidade de reparar erros isso seria injusto
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Há quem diga que quem acredita na reencarnação é para aligeirar a ideia de 'morte'...como a pôr paninhos quentes...por infantilidade ou cobardia.
Eu não concordo  :)

Acreditar na reencarnação é um alívio para o próprio espírito, já que ao aceitá-la ele terá novas oportunidades para poder evoluir... é como que se através dela conseguíssemos conferir um sentido à vida.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: misticopt28 em 25 março, 2015, 13:14
Se te trás conforto ceticooucrente, geralmente encarnamos sempre no seio das pessoas que nos são proximas, não em pessoas que não nos dizem nada. Tudo é perfeito e tudo está feito na perfeição pelo Pai. Se não fosse a reencarnação eramos marionetas e depois da morte tudo acabava  sem a possibilidade de reparar erros isso seria injusto

Obrigada misticopt28. :) bem hajas.

BlackMiau
Porque não nos lembramos de vidas passadas? Porque nesta vida é como se começássemos do zero, apesar de trazermos connosco a "bagagem" de vidas passadas. Tem a ver com o Karma e o termos de atingir a perfeição espiritual. Se soubéssemos o mal que fizémos numa outra vida, saberíamos como agir nesta para compensar o Karma. Sendo assim, agimos de acordo com o que achamos correcto.

Tudo o que fazemos é "assente" numa "lista". Quando chegar a nossa hora, todas as nossas acções são colocadas numa balança para determinar o tipo de reencarnação que iremos ter a seguir.

Ou pelo menos foi assim que expliquei a outra pessoa :)

É mais ou menos isso...Temos amensia temporária porque as vezes reencarnamos no seio de pessoas que nos fizeram mal para reatar amizade e que haja amor entre esses 2 espíritos. Se soubéssemos que o nosso pai ou mãe numa vida passada por acaso nos tivesse feito muito mal ou nós a eles provavelmente nesta vida não nos iríamos dar bem e a encarnação não serviria de nada.
A reencarnação não serve só para reparar erros, mas também para reatarmos laços com outros espíritos ao qual perdemos a ligação por qualquer motivo
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.