Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.452
Total de mensagens
369.531
Total de tópicos
26.930
  • Poliamor e espiritualidade
    Iniciado por KALKI
    Lido 5.314 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Poliamor é um tipo de relação em que cada pessoa tem a liberdade de manter mais do que um relacionamento ao mesmo tempo. Não segue a monogamia como modelo de felicidade, o que não implica, porém, a promiscuidade. Não se trata de procurar obsessivamente novas relações pelo facto de ter essa possibilidade sempre em aberto, mas sim de viver naturalmente tendo essa liberdade em mente.
O Poliamor pressupõe uma total honestidade no seio da relação. Não se trata de enganar nem magoar ninguém. Tem como princípio que todas as pessoas envolvidas estão a par da situação e se sentem confortáveis com ela.

Difere de outras formas de não-monogamia pelo facto de aceitar a afetividade em relação a mais do que uma pessoa. Tal como o próprio nome indica, poliamor significa muitos amores, ou seja, a possibilidade de amar mais do que uma pessoa ao mesmo tempo. Chamar-lhe amor, paixão, desejo, atração, ou carinho, é apenas uma questão de terminologia. A ideia principal é admitir essa variedade de sentimentos que se desenvolvem em relação a várias pessoas, e que vão para além da mera relação sexual.

O Poliamor aceita como facto evidente que todas as pessoas têm sentimentos em relação a outras que as rodeiam. E isto não põe necessariamente em causa sentimentos ou relações anteriores.

O ciúme passa a ser questionável. Primeiro porque nenhuma relação está posta em causa pela mera existência de outra, mas sim pela sua própria capacidade de se manter ou não. Segundo, porque a principal causa do ciúme, a insegurança, pode ser eliminada, já que a abertura é total.

Não havendo consequências restritivas para um comportamento, deixa de haver razão para esconder seja o que for. Cada pessoa tem o domínio total da situação, e a liberdade para fazer escolhas a qualquer momento.



Qual é a vossa opinião "espiritual " para com este tema diferente ? :)
Será este o inicio do futuro da nossa sociedade?
A verdade doi, mas liberta

sofiagov
 :-\ :-\ não é um conceito que pessoalmente fizesse, mas respeito quem vive o amor dessa forma...

Engraçado que tenho andado para abrir um tópico sobre este assunto  :D

Já vi algumas reportagens sobre o assunto e conheço algumas pessoas que adoptaram esse tipo de relação.
A minha opinião "espiritual" é que desde que assente na honestidade, no respeito e que todos estejam confortaveis com a situação, não tem nada de errado, não prejudicará a pessoa enquanto Ser nem a pessoa enquanto individuo e os que a rodeiam. É uma opção de vida que se deve respeitar, sem julgamentos.

Não tenho a menor dúvida que no futuro as relações seguirão cada vez mais este caminho menos "rígido"...mas penso tambem que não está ainda ao nosso alcance ter noção da verdadeira proporção que as coisas vão tomar. Se é bom ou mau, não sei. É apenas diferente.

A minha opinião pessoal: comigo simplesmente não dava  :D
Por isso, está na consciência de cada um.

Tem a ver com culturas e sociedades. Só conheço as que apenas o homem pode ter mais do que uma mulher e não o contrário. Também não é um conceito que aceitasse, precisamente por não ter sido educada nem vivido num meio onde isso fosse normal.
Espiritualmente, tenho dificuldade em expressar opinião, pois além de não querer julgar nem criticar (e
essa linha pode ser ténue), não sei até que ponto isso faz parte de uma evolução, do caminho do bem, da felicidade.
É, sem dúvida, um excelente tópico. :)

Eu não sou a favor nem contra antes pelo contrário. Pela simples razão, que para mim cada um sabe de si e Deus de todos, desde que não cause sofrimento a ninguém. Como nunca conseguiria seguir essa forma de vida, é-me difícil entender a cabeça das pessoas que a têm e quem sou eu para as julgar.
Se é o futuro, talvez, mas não vai fazer parte do meu de certeza.
Queria viver tudo numa noite...<br />Isis

Respeito a decisão de cada um pois o que interessa é as pessoas em questão estarem felizes.

Quanto a mim, muito sinceramente, acho que não o fazia...
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Pessoalmenta acho que não o faria, mas respeito a opção de cada um. Se são felizes assim, com certeza, estão no seu direito.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Tb nao é a minha onda seja fisicamente ou espiritual...mas nao critico.
Os dois testes mais duros no caminho espiritual são a paciência para esperar o momento certo e a coragem de não nos decepcionar com o que encontramos.
Paulo Coelho

É uma liberdade "ilusória" a meu ver. Deixamos de estar "presos" a um e passamos a estar presos a "vários", de alguma forma. Depois surgem as questões práticas... a mulher terá um filho de cada um desses seus amores?

Outras questões surgem também à minha mente. Pessoas que optam por este tipo de relacionamento, será que se despojaram completamente da bagagem educacional que tiveram? Ou será uma forma de compensação das suas próprias frustrações emocionais com apenas uma pessoa?

Isto porque para qualquer situação que vamos, a nossa bagagem educacional acompanha-nos. Nem sempre é fácil despojarmo-nos dela.

Será que amar todos os seres desta forma (física e emocional) não será sinónimo de não amar ninguém em específico!

A vivência do Amor Incondicional não tem limites, pois efetivamente amamos diferentes pessoas ao mesmo tempo. Mas este amor que sentimos, é um amor que não passa obrigatoriamente pelo campo sexual.

Espiritualmente não vejo qualquer impacto, a não ser que o sujeito não se sinta bem com o que faz, ou que seja íntegro consigo mesmo para adotar este tipo de relacionamentos.

Se isto serão relações do futuro.... pois isso não sei, pois a vivência do Amor prende-se muito com as questões culturais e a nossa cultura é muito castrante a esse nível.

Há uns anos atrás conheci uma pessoa muito determinada neste tipo de relacionamentos. Ele dizia que se estivesse com uma mulher, e se essa mulher quisesse ter outras pessoas porque sentia por eles amor, que ele não se importaria, desde que isso lhe aportasse a ela felicidade  :-[
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

"Respondendo" à Faty Lee, com quem concordo completamente:

Exacto... Para mim não dava mesmo. Porque das duas uma: ou és um parceiro como deve ser e te dedicas a cada um deles mas depois com vários parceiros é uma confusão pegada e nem tens tempo para ti próprio nem para nada... Ou então andas a brincar aos namorados com uns e com outros e acabas por não estar numa relação verdadeiramente, nem mergulhado verdadeiramente no sentimento.
Acho que se for levado a sério, é muito puxado emocionalmente e psicologicamente.

Acho que podemos amar várias pessoas ao mesmo tempo mas a meu ver é porque há diferentes tipos de amor. E aquele tipo de AMOR verdadeiro e de admiração e tudo mais, que se tem por um parceiro, só dá para ter com uma pessoa.

Acho que a nossa cultura ainda é muito castradora mas as novas gerações estão a voltar-se cada vez mais para este tipo de condutas...mais despegadas... o poliamor...o 'amigo colorido'...e também penso que no futuro haverá cada vez mais bissexuais porque os jovens um pouco por imaturidade dizem logo que são bissexuais só porque "está na moda".....

Quanto a essa história que a Faty Lee contou: para mim, se o meu parceiro me dissesse " Olha, podes estar com outros homens que eu não me importo", era como me dissesse de certa maneira que não gostava de mim ao ponto de se importar com isso.
E já nem falo de me dizer "Olha, quero estar com outras mulheres, pode ser? Compreendes? " Saía logo porta fora.
Talvez seja muito conservadora mas comigo não encaixa :D

#10
Citação de: Faty Lee em 24 março, 2015, 13:22
A vivência do Amor Incondicional não tem limites, pois efetivamente amamos diferentes pessoas ao mesmo tempo. Mas este amor que sentimos, é um amor que não passa obrigatoriamente pelo campo sexual.
Agradeço Faty por esta frase, pois era precisamente aqui que queria chegar.

O Ser Humano pelo Amor Incondicional tem a habilidade de amar profundamente várias pessoas e livremente sem ter obrigotariedade de passar pelo campo sexual.
Se este for o futuro continuamos a caminhar para o abismo, esta liberdade de viver acaba por não considerar o Amor como
Realmente é na verdade.

Sinceramente também não sou pessoa facil para aceitar este tipo de relação, mas não tenho que julgar quem o faz.

Quando duas almas se entregam uma à outra existe um amor que com consciência tem tendência a aumentar, além que, sou um grande defensor da fidelidade , confiança e no poliamor por muito que se tenha a mente aberta, irá sempre haver certos apegos com este ou com aquele parceiro e os ciumes e mal estar podem ter tendência a acontecer.

A verdade doi, mas liberta

Kalki concordo com aquilo que refere no seu comentário. Mas também acho que esta coisa do poliamor não se encaixava em Portugal, lol

Só pelo facto de haver traição já leva àquilo que nós vemos, imaginem se houvesse esta libertinagem amorosa... não sou contra ela atenção, mas acho que a nossa consciência ainda tem que evoluir muito...

Ia ser giro se eu fosse jantar à casa da minha mãe com os meus 5 homens que amo, lol  E depois lembrar-me de quem eram os pais dos 8 filhos ;D ;D
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee em 24 março, 2015, 16:28
Só pelo facto de haver traição já leva àquilo que nós vemos, imaginem se houvesse esta libertinagem amorosa... não sou contra ela atenção, mas acho que a nossa consciência ainda tem que evoluir muito...

Ia ser giro se eu fosse jantar à casa da minha mãe com os meus 5 homens que amo, lol  E depois lembrar-me de quem eram os pais dos 8 filhos ;D ;D

Sim, é verdade, mas será que teriamos mesmo a evoluir ??

Seria uma situação muito engraçada,,, ora és o filho de ,,,??deixa cá ver  ;D ;D ;D
A verdade doi, mas liberta

Hahahah! Eu nem quero imaginar.

Não sei se seria evolução espiritual... até certo ponto aceitaria que sim... pois se se tratasse do tal Amor Incondicional... não tem que passar pelo campo sexual...

Kalki, nunca lhe aconteceu gostar muito de uma pessoa e nem sequer a questão sexual está presente?

Eu quando era mais nova conheci uma grande amiga (que ainda hoje se mantém apesar da distância geográfica). Eu e ela estudávamos juntas e passávamos horas abraçadas e no colo uma da outra. E não havia aqui nenhuma componente sexual. Ela foi viver para o estrangeiro e eu não sabia de nada. Durante um ano estive mal, como se tivesse perdido uma parte de mim... Acordava durante a noite aos gritos pelo nome dela... um dia consegui reencontrá-la através de uma das irmãs dela e telefonei-lhe de uma cabine. As moedas caiam e eu não consegui dizer-lhe absolutamente nada, nem ela. A última vez que ela esteve em Portugal, chovia torrencialmente e marcamos um encontro. Havia de ver com aquela chuva toda, as duas abraçadas na rua e a chorar...  E o meu filho mais velho já tinha nascido ;) Eu nem sequer me lembro da chuva... mas do abraço lembro. Há ligações que marcam mesmo e isso para mim é Amor... Podemos até ser almas afins... quem sabe?
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee em 24 março, 2015, 16:43
Hahahah! Eu nem quero imaginar.

Não sei se seria evolução espiritual... até certo ponto aceitaria que sim... pois se se tratasse do tal Amor Incondicional... não tem que passar pelo campo sexual...

Kalki, nunca lhe aconteceu gostar muito de uma pessoa e nem sequer a questão sexual está presente?

Eu quando era mais nova conheci uma grande amiga (que ainda hoje se mantém apesar da distância geográfica). Eu e ela estudávamos juntas e passávamos horas abraçadas e no colo uma da outra. E não havia aqui nenhuma componente sexual. Ela foi viver para o estrangeiro e eu não sabia de nada. Durante um ano estive mal, como se tivesse perdido uma parte de mim... Acordava durante a noite aos gritos pelo nome dela... um dia consegui reencontrá-la através de uma das irmãs dela e telefonei-lhe de uma cabine. As moedas caiam e eu não consegui dizer-lhe absolutamente nada, nem ela. A última vez que ela esteve em Portugal, chovia torrencialmente e marcamos um encontro. Havia de ver com aquela chuva toda, as duas abraçadas na rua e a chorar...  E o meu filho mais velho já tinha nascido ;) Eu nem sequer me lembro da chuva... mas do abraço lembro. Há ligações que marcam mesmo e isso para mim é Amor... Podemos até ser almas afins... quem sabe?

É o amor da amizade que é tão lindo e tão raro. É abençoada por ter alguém assim na sua vida. :)