Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.521
Total de mensagens
369.632
Total de tópicos
26.969
  • Diferença entre Provas e Expiações
    Iniciado por misticopt28
    Lido 1.169 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

O vocábulo Expiação também é oriundo do latim, expiatione, e tem como significação o ato ou efeito de expiar, isto é, castigo, penitência, cumprimento de pena.

Todavia, sabemos que Deus não castiga ninguém e o sofrimento pelo qual estamos a ser infligidos é fruto dos nossos próprios erros.

É bem verdade que a encarnação muitas vezes constitui um aprisionamento para o espírito e poderíamos comparar o planeta Terra, que ainda é um mundo de expiações e provas, a um grande presídio de almas, que padecem dos mais diversos problemas ligados às doenças, à miséria, à violência, etc.

Porém, como podemos encontrar na apostila do Curso Básico de Espiritismo da Federação Espírita do Estado de São Paulo, tais sofrimentos, quando suportados com resignação, paciência e entendimento, apagam erros passados e purificam o espírito que assim vai, encarnação após encarnação, libertando-se das imperfeições da matéria.

Muitas pessoas ainda ficam estupefatas quando afirmamos que o sofrimento se faz necessário para a correção das falhas que possuímos.

Obviamente, as almas possuem a faculdade de se melhorarem sem as dores e dificuldades infligidas na encarnação, isto quando despertam para uma nova consciência de trabalho em prol da reforma íntima e amor ao próximo.

Entretanto, é sabido que muitos desses espíritos ainda relutam em se despojar dos vícios e das más inclinações.

Endurecidos e cegos pelo egoísmo e pela vaidade, não conseguem se libertar dos sentimentos que aviltam o homem e, por isso, carecem da expiação terrena para compreenderem melhor os desígnios de Deus.

A Expiação é, assim, a alavanca que move o espírito estacionário ao caminho da perfeição.

A Expiação está relacionada ao passado, enquanto a Prova está relacionada ao futuro do Espírito.

* PROVA
Entendemos aqui a acepção Prova como sinônimo de aprendizado para o espírito. O Livro dos Espíritos nos ensina que, em sentido amplo, cada nova existência corporal é uma prova para o espírito.

Prova não significa necessariamente sofrimento, como é o caso da expiação, mas sim a aquisição de novos conhecimentos em virtude de testes a que será submetido o espírito encarnado.

Exemplificativamente, em uma nova existência o espírito encarnado estará sujeito a Provas de paciência, de tolerância, de amor, de fé, de perseverança, entre outras, para que possa se depurar e adquirir mais virtudes.

É a reforma íntima operando no espírito para que este possa um dia atingir a perfeição.

Fonte:Rede amigo espírita
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Muito bom. Acho que o texto está simples e claro, diferenciando bem os dois conceitos.

Expiar seria assim o cumprimento da pena. A prova são os testes diários da vida.

..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334