Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Emmy Noether recordada com google doodle nesta segunda-feira
    Iniciado por cepticooucrente
    Lido 697 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
A matemática alemã Emmy Noether é homenageada com um google doodle, neste dia 23 de março (em que se assinala o seu 133.º aniversário). Albert Einstein defendeu que Noether foi "a mulher mais importante na história da Matemática". E os seus estudos também na área da Física comprovam a importância que teve num tempo em que as mulheres não poderiam exercer cargos académicos.
Amalie Emmy Noether foi uma matemática alemã, que nasceu na Baviera, a 23 de março de 1882.

Ficou célebre no mundo académico e da ciência pelos seus contributos nas áreas da física teórica e da álgebra abstrata.

Conquistou o reconhecimento dos grandes nomes da ciência de então, entre os quais Albert Einstein, que a apelidou de "a mulher mais importante na história da Matemática".

Amalie Emmy Noether chegou mais longe no conhecimento, através das teorias sobre anéis, corpos e álgebra.

O Teorema de Noether explica a ligação fundamental entre a simetria na Física e as leis de conservação.

Filha de um matemático, Emmy Noether era membro de uma família judia, que vivia em Erlangen. Viria a dar aulas de Matemática naquela cidade bávara, onde o seu pai também lecionara.

Depois de concluir a sua tese, em 1907, Emmy Noether trabalhou sem remuneração (na época, não era permitido às mulheres ocupar cargos académicos) na Universidade de Erlangen. Fê-lo durante sete anos.

Após este período, Emmy Noether é convidada por David Hilbert e Felix Klein a integrar o departamento de Matemática da Universidade de Göttingen, um dos mais prestigiados centros mundiais daquela ciência.

No entanto, viu ser-lhe vetado o reconhecimento académico, por questões pessoais, uma vez que durante quatro anos deu aulas com o nome de 'David Hilbert'. Só em 1919 conseguiu que a sua habilitação tivesse validade.

Entretanto, Amalie Emmy Noether muda-se para o Bryn Mawr College, na Pensilvânia, em 1933, depois de a Alemanha nazi ter destituído os judeus de quaisquer cargos universitários.

E foi precisamente nesta cidade que morreu, no dia 14 de abril de 1935, contando então 53 anos. Para a eternidade fica o seu reconhecimento, de grandes figuras da ciência.

Aliás, grandes matemáticos 'difundiram' os avanços de Noether e o trabalho da alemã foi usado como elemento didático.

As obras de Amalie Emmy Noether tornaram-se mundialmente conhecidas na época, junto do meio académico.

Desde logo o 'teorema de Noether', considerado "um dos teoremas matemáticos mais importantes já provados dentre os que guiaram o desenvolvimento da física moderna"
Amalie Emmy Noether é hoje recordada com um google doodle, que lembra a mulher que enfrentou o preconceito, a política, o totalitarismo, abraçando a ciência como a sua paixão. Tornou-se eterna.



ptjornal


Mais uma pessoa que viveu muito mais à frente do seu tempo. Bravo!