Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.435
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • É possível anular batismo feito na Igreja Católica?
    Iniciado por cody sweets
    Lido 6.402 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

#1
Bom dia Cody,

penso que sim, que seja possivel:

CitaçãoDe acordo com o Código de Direito Canônico (tipo o Código Civil eclesiástico), para se abandonar formalmente a Igreja Católica e deixar de fazer parte do número de fiéis apresentado anualmente pelo Vaticano, é necessário um requerimento formal, um "ato de apostasia". O ato formal de renúncia à Igreja Católica é anotado no seu registo de batismo e impede você seja mais um ou uma "fiel" nas estatísticas anuais do Vaticano.

CARTA DE APOSTASIA

SAIBA MAIS

As estatísticas relativas ao número de católicos no mundo são feitas com base no número de batismos registados. Todos aqueles que foram batizados, mesmo que não se considerem católicos, são contabilizados como tal pelo Vaticano.

No Brasil, segundo o Censo realizado pelo IBGE no ano 2000, 73,55% da população brasileira é católica, totalizando cerca de 126 milhões de fiéis, o que coloca o Brasil na posição de país com a maior população católica do mundo, em números absolutos. É com base nesses números de "fiéis" que a Igreja Católica continua a defender o seu peso e intervenção em quase todos os aspectos da sociedade. Por esse motivo, e apesar de o Brasil ser uma República, portanto um Estado formalmente laico (guiado pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 ), ainda se verifica tanta influência dessa instituição na vida política do país. Em Portugal, verifica-se uma situação semelhante. Assim, o abandono formal da Igreja Católica por parte de todos aqueles que não se revêem nela é importante e faz todo o sentido.

De acordo com as normas canônicas, para se abandonar definitiva e formalmente a igreja Católica e, dessa forma, deixar de fazer parte do número de fiéis apresentado anualmente pelo Vaticano, é necessário um requerimento formal, por forma a que seja praticado um "ato de defecção" (ou ato de apostasia).

Perante inúmeras manifestações de vontade nesse sentido por parte de pessoas batizadas que não se identificam na igreja Católica, o Vaticano viu-se forçado, em 2006, a tomar posição e esclarecer as diversas dúvidas apresentadas por bispos, vigários judiciais e outros profissionais do direito canônico, sobre o "actus formalis defectionis ab Ecclesia catholica". Esta informação está disponível no website do Vaticano:

www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/intrptxt/documents/rc_pc_intrptxt_doc_20060313_actus-formalis_po.html

Assim, e de acordo com o Prot. n.º 10279/2006 do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos do Vaticano, para se proceder ao abandono formal da igreja Católica, não basta o envio informal de uma simples carta nesse sentido. É necessário que o interessado ou interessada apresente um requerimento formal na paróquia onde o respectivo baptismo foi realizado para que se pratique o "ato de defecção" da igreja.

O ato formal de defecção supõe um ato de apostasia, heresia ou cisma.

Nos termos do disposto no Cân. 751 do Código Canônico, chama-se "heresia" a negação pertinaz, após a recepção do batismo, de qualquer verdade que se deva crer com fé divina e católica, ou a dúvida pertinaz a respeito dela; "apostasia", o repúdio total da fé cristã católica; "cisma", a recusa de sujeição ao Sumo Pontífice ou de comunhão com os membros da Igreja a ele sujeitos. Quanto às respectivas penas canônicas, dispõe o § 1. do Cân. 1364 que a pessoa apóstata da fé, herege ou cismática incorre em excomunhão "latae sententiae".

Para que o ato de abandono da Igreja Católica seja válido, consista num verdadeiro "ato de defecção" e produza os efeitos legais consequentes, deve concretizar-se na:

a) decisão interna de sair da igreja Católica;
b) atuação e manifestação externa desta decisão;
c) recepção de tal decisão por parte da autoridade eclesiástica competente.

O ato formal de defecção da igreja Católica fica averbado no registo de baptismo do ou da requerente e, consistindo na "ruptura dos vínculos de comunhão – fé, sacramentos, governo pastoral – que permitem aos fiéis receber a vida da graça no seio da igreja", impede a mesma de contabilizar essa pessoa como "fiel" nas suas estatísticas anuais.

Sugere-se que o interessado ou interessada apresente o requerimento e acompanhe o processo pessoalmente. Nos casos em que tal se não mostre possível, o requerimento poderá ser enviado à paróquia competente, por carta registada com aviso de recepção. Nestes casos, é aconselhável enviar também um envelope selado e endereçado ao/à requerente, por forma a que a certidão comprovativa da realização do ato de apostasia seja posteriormente remetida de volta. Deve fazer-se menção ao referido envelope nos "Anexos" a enviar juntamente com o requerimento.

Para obter-se informação sobre o contacto das diversas Paróquias do Brasil, sugerem-se, respectivamente, os seguintes websites:

www.paroquias.org/paroquias.php

www.catolicanet.com/?system=igreja&action=paroquia

Aconselha-se o/a requerente a manter-se em contato com a paróquia e acompanhar o processo (mesmo que seja à distância, por telefone). É que, por vezes, os párocos preferem que estas coisas caiam em esquecimento...
No caso de o processo não ser aceito ou se não lhe for dado seguimento ou provimento pelo pároco competente, deve-se contatar o Bispo da Diocese territorialmente competente.

Uma lista de contatos das Dioceses brasileiras pode ser encontrada nos seguintes websites, respectivamente:

www.catholic-hierarchy.org/country/dbr2.html

www.catolicanet.com/?system=igreja&action=diocese

Nos casos em que o/a requerente se encontre num país diferente daquele em que foi batizado ou batizada e, por esse motivo, não possa apresentar pessoalmente o requerimento de abandono da igreja Católica, sugere-se que, se possível e em alternativa ao envio por correio, constitua seu procurador alguém de confiança para que o/a represente na apresentação do requerimento e na prática de todos e quaisquer atos necessários a esse fim. É importante não esquecer de, na procuração, atribuir também poderes para que o/a representante possa levantar a certidão de batismo onde o ato de defecção foi averbado, depois de praticado.

Fonte: ApostasiaColetiva
Se um rema e outro cruza os braços ou rema para outro lado... mais vale abandonar o barco e seguir sozinho.

I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

BlackMiau
Muito resumidamente: para baptizar basta lavar a cabeça e pagar a quem de direito, para desbaptizar é um vê-se-te-havias...

#4
Tanta papelada por causa de um bocado de água na cabeça...Enfim...
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Puca
Então o batismo funciona como uma inscrição para sócio da Igreja? Só falta pedir para pagar cotas! Apesar de não estar muito dentro do assunto "Instituição Igreja", pensava que o batismo teria uma conotação mais elevada.

Mas isto contradiz o que o amigo Incertus escreveu noutro tópico. O seu familiar queria "desbatizar-se" e não era possível por nenhuma via, tipo: "És sócio até que a morte nos separe." :)

#6
Não entendo porque razão alguém possa querer anular o seu batismo? É um ritual apenas, será para se desvincular de Deus? :-\
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

BlackMiau
#7
Sendo assim um bocado extremista... se eu quisesse ser Satânica segundo as regras e leis da "igreja" deles, não podia pelo simples facto de ser baptizada.

A meu ver, o baptismo foi o mesmo que me obrigarem a seguir aquela doutrina, aquelas regras e aquela igreja, sem me darem hipótese de escolha. E eu sei bem o que passei com toda essa obrigatoriedade.

É um ritual a que eu não pedi para participar.

Puca
Eu sou batizada e nunca me causou nenhuma confusão, mesmo não sendo católica. No entanto penso que quem se quer "desbatizar" não será para se desvincular de Deus, (até porque Deus não precisa compromissos ritualísticos, mas sim de atitudes com valores maiores), mas sim desvincular-se da Instituição. Penso eu! :)

BlackMiau
Exactamente, Puca. Não tenho nada contra Deus, tenho é contra certos "fãs".

#10
Então será algo apenas simbólico. Porque se está batizada e se não se identifica com a instituição, não se identifica, ponto. Está desvinculado por natureza, não? Pensar num processo destes que deve ser tão burocrático e moroso, tem mesmo que haver uma razão muito válida, porque não compensa o esforço e o tempo (e quem sabe os custos associados) :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

BlackMiau
Pois, mas no caso do exemplo que eu dei acima, é o suficiente para me recusarem acesso. Teria que passar pelo processo moroso de desvinculamento a algo que nunca me foi perguntado, para poder vincular-me a algo que me interessa.

Puca
Como não sou fã de grupos, grupinhos, associações, fundações ou instituições, nem penso em alistar-me em nenhuma dessas coisas, não me aquece nem arrefece. Mas acredito que nem para todos seja assim, podem querer seguir uma carreira religiosa que implique o "desbatismo", tal como referiu a Miau.

BlackMiau
Agora só falta ver quanto tempo demoram a chamar-me herege por causa do exemplo que eu usei ;)

Eu apenas perguntei porque eu sempre fui ateu e na altura tive bastantes dificuldades em encontrar respostas de como proceder.
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

#15
Citação de: Faty Lee em 22 março, 2015, 14:55
Não entendo porque razão alguém possa querer anular o seu batismo? É um ritual apenas, será para se desvincular de Deus? :-\

Possivelmente será isso, mas nos mandamentos diz para Honrar seu pai e sua mãe... Se os pais honraram um compromisso com Deus para que o seu filho pudesse ter Deus na sua vida, desvincular-se do batismo, a meu ver, além de ser um acto de desonra para com os seus pais que honraram um compromisso, difamará Deus ao renegar a sua benção.
Mas por um lado compreendo a insatisfação das pessoas... Pedem tanto a Deus, porém como não são atendidas a tempo, rejeitam logo tudo o que Deus lhes deu.
Talvez seja necessário compreender que Deus tem muitas moradas, logo estará a cuidar de milhares de raças diferentes ao mesmo tempo...
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

BlackMiau
#16
É como disse a Puca, é um ritual para desvincular da instituição, não necessariamente da religião em si.

Citação de: cody sweets em 22 março, 2015, 11:04
Então é possível ou nao?

Obrigado  ;)

pura perda de tempo... e completamente desnecessário... o que vale nesta vida são as decisões que tomou no seu coração... tudo o resto não serve de nada... de que lhe serve ter o "papel" em dia se o seu coração disser o contrário?

e que falta lhe faz o "papel" se no seu coração tiver a fé?

CitaçãoPorquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir.
Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires,
Então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas;

Deuteronômio 30:16-18

amar a DEUS é tudo o que importa... tudo o resto é idolatria a outra coisa qualquer...
a minha religião é a verdade...

Há uns tempos li que um representante de um movimento agnostico/ateismo em Portugal tentou ser "desbatizado" e consequentemente "descatolizado" para parar de fazer parte da lista de católicos em Portugal, pelo que concluiu que na altura pelas regras do Para bento tal não seria possível ao estilo e dito pelo Papa algo como "uma vez católico para sempre católico".

Infelizmente não encontrei a noticia por isso terás que confiar no que digo :)

Mas também posso inventar um url com a esperaça que nao o abras ou mesmo que ao abrires e der erro te esqueças dele :), www.sapo.pt/noticias/igreja/bento-xvi-proibe-desbatismo