Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.502
Total de mensagens
369.615
Total de tópicos
26.962
  • O Batismo perante o Espiritismo
    Iniciado por misticopt28
    Lido 1.348 vezes

A doutrina espírita não abriga esses rituais tão comuns a outras religiões e nos convida sempre ao raciocínio.

Qual seria exatamente o significado do batismo?

Uma forma de aliança com Deus?

Será que Deus se importaria mesmo com isso?

Será que excluiria da seu amor, do seu convívio ou mesmo do seu amparo aqueles que a eles não se submetessem?

E o que seria então dos bilhões de homens que não tiveram acesso ao batismo?

E aqueles que nasceram antes da vinda de Jesus?

Não temos na doutrina espírita qualquer ritual de iniciação como batismo, casamento, etc, embora respeitemos as demais religiões que assim o fazem.

Tais rituais podem ser para eles uma forma de marcar uma passagem em suas vidas ou afirmar sua fé.

Uma necessidade pessoal ou social muito justa e compreensível.

No caso do batismo de Jesus, se realmente ocorreu, acredito que teve um significado importante para os homens daquela época, que ele muito respeitava.

Mas não me lembro de qualquer passagem bíblica em que o Mestre tenha dado continuação a esse ritual.

António José

Fonte: Luz Da Existencia
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Também gostei desta perspetiva: simples, concreta e esclarecedora, talvez porque partilhe também desta opinião.

Antigamente havia uma tradição de considerar que o batismo era uma benção para todas as crianças. Muitas destas crianças detinham problemas de nascença e residia a crença de que se fossem batizadas, a sua "alma seria salva". Efetivamente e de forma racional, compreendemos que não seriam precisos rituais para "salvar a sua alma", pois ela também era filha de Deus. A incompreensão destes assuntos deve-se ao facto de as pessoas acreditarem numa crença apenas e não admitirem a existência de outras explicações, como por exemplo as reencarnações, o carma, etc... Quando se ampliam as visões e perspetivas para outras possibilidades, começamos a compreender que existem rituais, como este do batismo que são apenas uma panaceia para os próprios pais e para fortalecer as tradições hereditárias que são passadas de geração em geração e sem grande fundamento.

Hoje em dia, as crianças são batizadas não porque haja ainda esta crença viva da "salvação da alma", mas porque assumiu um conteúdo instrumental, ou seja, uma forma de se gastar dinheiro quer com a Igreja em si que preconiza o batismo, quer com o aspeto social da questão (e.g., festa, convidados, etc...).

O meu filho mais velho foi batizado. A minha filha não foi e não vai ser batizada. Quando ela crescer, será ela que irá decidir o que pretende fazer, em sua plena consciência. Pois acho que isto é o mínimo que se pode fazer pelo respeito ao ser que temos à nossa frente.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Também gostei desta perspectiva. Obrigada pela partilha, misticopt28. Acho que a aliança com Deus acaba por ser mais honesta e verdadeira quando é uma aliança feita com a nossa consciência.

Há uns anos, fui a um baptizado e pediram-me para tirar algumas fotos. Entre os convidados estavam outras crianças e, num momento em que eu me posicionava para tirar uma foto, uma dessas crianças, que devia ter uns quatro anos, estava atrás de mim. O padre lá ia dizendo o ritual e a dada altura afirmou que somos todos filhos de Deus. E a criança atrás de mim, algo aflita, disse: "eu não, eu não sou filho dele, o meu pai é o ..." (esqueci o nome do pai do miúdo). E eu fazia uma força enorme para não me rir, e pensei que tipo de confusão foi criada na cabeça da criança com aquele simples "filhos de Deus"... :)
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

sofiagov

Citação¶ E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. 1 João 5:14
a minha religião é a verdade...

O meu filho foi batizado mais por uma questão de tradição na familia. Não acho que isso interfira em algo e mal não fará, embora não sigo a religião católica ele quando tiver mais consciencia poderá optar por seguir os meus passos e tentar expandir a consciencia ou seguir uma outra religião qualquer. Não acho que a religião seja importante, o importante são os nossos atos

eu acho que as pessoas no geral confundem o batismo com Deus e com a religião...

o batismo é um "sentimento" pessoal... uma vontade interior de estar com Deus... nada tem a ver com religião nenhuma...
a minha religião é a verdade...

Sim, mas o bastismo nao afasta nem nos aproxima de Deus. Eu também fui batizado e a mim nao me afeta nada, o meu filho batizei-o por ser tradiçao na familia, mas nao acredito que isso de forma alguma prejudique a sua vida.
Aquilo que sei hoje descubri por mim proprio, nao tive ninguem que me guia-se, ao contrario do meu filho que o tem "material" em casa e pode ou nao optar por estudar e ler aquilo que tenho isso ficará ao critério dele, foi ai que me referi a religiao, mas ao falar de batismo associamos logo a religiao

Não acredito que uma pessoa que siga uma religião seja mais "abençoada" que outra que não siga. Já vi pessoas beatas que, após confessar e comungar, vão para a rua falar mal dos outros.  >:D

Também não acredito que Deus proteja mais uma pessoa religiosa do que o individuo que nasceu num sítio quase inóspito, não conhece a civilização ocidental e que nunca ouviu falar de Deus, tal como nos foi ensinado. Certamente este, terá uma espiritualidade mais desenvolvida, por ser mais pura, sem o filtro da crença de massas.
:angel:
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem