Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Pesquisas médicas sobre o passe espírita
    Iniciado por Faty Lee
    Lido 1.421 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Pesquisas médicas sobre o "passe" espírita

Uma pesquisa da Unesp estuda a união entre tratamento espiritual e o médico. Este é um trabalho realizado por médicos da Associação Espírita de Botucatu (São Paulo).

Um grupo de oito médicos da Associação Espírita de Médicos de Botucatu reuniu-se para pesquisar a influência da terapêutica energética do "passe" espírita na redução da ansiedade. A técnica, originada das práticas de cura do cristianismo primitivo, consiste basicamente na imposição de mãos sobre uma pessoa, a fim de transferir boas energias e tratar o lado espiritual de quem recebe o "passe".
A pesquisa teve início em 2014 e está em fase de desenvolvimento na Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB). De acordo com o médico infectologista Ricardo de Souza Cavalcante, a inspiração para a pesquisa surgiu de outro grupo de médicos, de São Paulo, que iniciou um estudo sobre a eficácia de uma técnica semelhante, o Reiki, de origem japonesa.

O estudo sobre o "passe" é feito com voluntários, não necessariamente espíritas ou praticantes de alguma religião, que não estejam a fazer nenhum tipo de tratamento psicológico ou psiquiátrico. "Primeiramente, nós fazemos uma avaliação médica para verificar se o voluntário tem realmente o diagnóstico de ansiedade. Se confirmado, o paciente passa a frequentar a sala de estudos uma vez por semana, durante oito semanas, para receber o 'passe' ", explica Ricardo. Ainda de acordo com o médico, antes de iniciar o tratamento, os participantes passam por um tempo de meditação e concentração. Música ambiente é utilizada para relaxar e, por 5 minutos, um terapeuta impõe as mãos sobre a cabeça, tórax e barriga do voluntário. São levados em conta, na análise, níveis de depressão, qualidade de vida e grau de espiritualidade do paciente. Os voluntários respondem a um questionário ao final de cada sessão e, alguns deles, passam por exames de eletroencefalograma, para medir as variações das ondas cerebrais antes, durante e depois do procedimento.


Ciência e espiritualidade

Nas últimas décadas, muitos estudos científicos têm sido feitos a fim de demonstrar os benefícios de aliar o trabalho com a espiritualidade ao tratamento médico convencional. "Houve uma separação histórica, mas eu acredito que essas coisas precisam caminhar juntas. O ser humano deve ser visto como um todo. Nós não somos só um amontoado de células. Temos, comprovadamente, um lado emocional, espiritual", pontua Ricardo.

A dona de casa Sílvia Helena Vieira da Silva, de 47 anos, é uma das voluntárias que participarão da pesquisa. Católica, ela acredita que as práticas espíritas podem colaborar para o bem-estar. "Nós estamos tão ansiosos, nos medicando tanto, que eu gostaria de experimentar algo que não fosse medicamento, até porque remédios atacam meu organismo. Se eu puder fugir, eu fujo", declara Sílvia, que sofre as consequências físicas da ansiedade.

"Nós que temos filhos, estamos sempre na expectativa de algo. É um convívio constante com a ansiedade. Quando ela aparece, meu intestino solta, sinto dores no estômago e na cabeça. Quero muito que esta iniciativa dê certo", conta.


Fonte: Bauru e Marília

Será que estes serão os próximos passos para a união entre a ciência e a espiritualidade?
Porque razão os médicos procuram outras alternativas para tratamento de doenças que sempre foram tratadas pela medicina tradicional, como é o caso da ansiedade?
Marcará este estudo a viragem do pensamento científico?
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#1
Muito interessante a experiencia, mas condenada à partida.
A medicina é um negocio. Não devia sê-lo, mas é!
O negocio da medicina é o negocio dos meios de diagnóstico, o negocio das praticas clínicas e o negocio dos medicamentos...Que é só uma mas industriais mais rentáveis do mundo com margens de lucro apenas comparadas ao negocio das armas e das drogas (as drogas ilícitas, entenda-se). E porque a medicina é um negócio muito rentável que não acredito que os resultados obviamente vantajosos desta experiência não serão aplicados... e vão continuar a vender-se ansioloticos e a fazer enriquecer os accionistas das multinacionais farmacêuticas.... à conta de quem sofre...
A utilização dos métodos terapêuticos não convencionais, como as terapias espirituais, vai continuar a progredir em paralelo e em "oposição" ao negócio da medicina... E a "medicina" tradicional vai continuar a negas as verdades que se metem pelos olhos a dentro.
Até um dia.
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

não concordo quando diz:

CitaçãoA utilização dos métodos terapêuticos não convencionais, como as terapias espirituais, vai continuar a progredir em paralelo e em "oposição" ao negócio da medicina...

ou as pessoas começam a "abrir os olhos" e exigir as escolhas a que têm direito no que diz respeito à saude (e outros)... ou os interesses economicos de que fala vão conseguir "extinguir" tudo desde tratamentos naturais até as terapias espirituais... aliás... já é o que estão a fazer.
a minha religião é a verdade...

Não acredito que se consiga "extinguir" as tecnicas e o recuso aos metodos de tratamentos espirituais... Antes da medicina economicistas, a igreja católica durante mais de dois mil anos, tentou em vão, acabar com  "uma visão alternativa" do real e não conseguiu...
Mas obviamente que se não for cada um a procurar "pensar pela sua cabeça", transforma-nos a todos em maquinas de produzir riqueza para minoria cada vez mais rica.
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

eu acredito que vão conseguir sabe porque?

porque para fazer as leis vão pedir a opinião dos médicos e ignorar a opinião dos "bruxos"... portanto, os segundos estão condenados logo a partida...
a minha religião é a verdade...

As leis que se fizerem não vão impedir as praticas... as fogueiras não se apagaram assim à tão pouco tempo... a inquisição em portugal durou até a decada de 1860... e no entanto apesar de proibir, pender, torturar e matar, nunca conseguiram acabar com as praticas dos "bruxos" e das "bruxas"...
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

mas também na altura os "bruxos" não tinham telemoveis que denunciavam em tempo real onde eles estavam...  ;) ...e se se enfiassem no meio da floresta não era facil encontrá-los... já hoje em dia...  ::)
a minha religião é a verdade...

#7
Bem, mas independentemente do negócio subjacente, se os dados da experiência forem inabaláveis, certamente que terá que haver alguma rendição... na pior das hipóteses encontraram uma qualquer hipótese plausível para os afastar... achei interessante, no entanto, que esta pesquisa fosse precisamente conduzida por médicos... E atenção que no texto refere que a aplicação dos passes não colide com a prescrição médica para determinados casos em concreto. Pode ser, que seja uma porta aberta para que não se excluam mutuamente e que prossigam em conjunto :)

Soube há uns minutos de um caso concreto de uma senhora que foi diagnosticada com cancro. Há uns meses atrás a filha contactou com um Centro Budista Tibetano a solicitar a realização de algumas Pujas e Orações. Há coisa de uns minutos fui informada que o cancro da senhora... desapareceu!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

a amiga faty agora fez-me lembrar outro tópico...  ::)

CitaçãoBem, mas independentemente do negócio subjacente, se os dados da experiência forem inabaláveis, certamente que terá que haver alguma rendição..

tal como uns doutores da universidade de HARVARD virem afirmar isso?  ::)

CitaçãoSoube há uns minutos de um caso concreto de uma senhora que foi diagnosticada com cancro. Há uns meses atrás a filha contactou com um Centro Budista Tibetano a solicitar a realização de algumas Pujas e Orações. Há coisa de uns minutos fui informada que o cancro da senhora... desapareceu!

ainda bem... pois com cannabis não se safava... apesar dos dados inabalaveis apresentados nunca irá ser legal... e quem não tiver algum tipo de fé "forte", está lixado que vai ter que continuar a fazer quimios...  ::)
a minha religião é a verdade...