Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.453
Total de mensagens
369.532
Total de tópicos
26.931
  • Onde começa a educação?
    Iniciado por VodGas
    Lido 3.618 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Era para deixar esta questão noutro tópico, mas iamos fugir do assunto a que ele se relacionava.

Antigamente nas escolas muitos professores não estavam com meias medidas e chovia giz, reguadas, canadas, puxões de orelhas e o que fosse preciso. Hoje em dia são eles os "sacos de porrada", muitas vezes proporcionada pelos próximos alunos, alguns deles de tenra idade.

No caso daquela médica que esbofeteu a criança no IPO, ela podia estar cansada e com excesso de trabalho. Mas, e a criança, será que estava a ser educada para com a médica? Não acredito que algum dia tenhamos resposta a esta pergunta.

O que está aqui em causa, neste tópico, é a educação. Onde é que ela começa?

Tenho tido fortes discussões em torno deste tema, porque fui criado com regras e sempre ouvi o meu pai, por muito distante que fosse de mim, a dizer: "A educação começa em casa".

No entanto hoje em dia, como pai que sou, tento que o meu filho seja assim, que vá educado de casa, mas vejo pais a despejarem os filhos no jardim de infância e a professora que lhes dê educação. Inclusivamente já assiti a miúdos de 4/5 anos a virarem-se à professora de mão em riste para arrearem, de pais a discutirem com as professoras porque chamaram a atenção à criança porque ela andava a bater em toda a gente.

Afinal onde começa a educação?
Se um rema e outro cruza os braços ou rema para outro lado... mais vale abandonar o barco e seguir sozinho.

Bom, eu não tenho filhos, mas também sempre me disseram que começa em casa. A escola, educadores de infância, professores, além de transmitirem conhecimento também complementam o trabalho que é feito em casa. Complementam, não o fazem na totalidade! Digo eu...

sofiagov
só tenho a dizer e concordar que realmente a educação começa em casa...a família é a 1º instituição na educação da criança.

#3
Esta questão é muito controversa VodGas, controversa por diversos motivos. Naturalmente que concordo plenamente contigo que a educação começa em casa... mas não chega, porque não somos apenas seres de ficar em casa... ela tem obrigatoriamente que continuar pelas diversas instituições nas quais o indivíduo se insere. Mas isto não é fácil de responder porque acima de tudo, somos seres humanos e, como tal,erramos e voltamos a errar e depois chegará um dia (se chegar) aceitamos o nosso erro e procuramos não repeti-lo. Isto acontece com todas as pessoas e não com profissionais (os profissionais são pessoas e por isso não é a eles que devemos analisar).Todos as profissões, têm bons e maus profissionais (leia-se seres humanos detentores de uma profissão).

Mas também, nascemos numa família, supostamente com pai e mãe... ora, seres humanos também, o que me leva a pensar em existirem bons e maus pais. A educação é algo que começa em casa certamente mas não se pode ficar por ai. A escola deve ser um dos veículos mais importantes dos valores culturais, sociais e relacionais e nem sempre isso acontece. Vê os diversos escândalos noticiados perpetrados por professores  :-\ Mas, a própria sociedade deve responsabilizar-se pela educação também... tu tens um filho pequeno, e eu também, como podes tu assertivamente educares o teu filho com valores, princípios, regras (a tal educação que falas) se o ponto de referência que ele vê todos os dias na televisão, por parte dos governadores dos países é completamente dissonante com isto que lhe ensinas?? Agora ele não entende, mas deixa-o pensar por ele que certamente algumas questões que ele te fizer, vão fazer-te pensar duas vezes... não é fácil, acredita.

Se o menino se porta mal no médico ou em qualquer outro sítio, mesmo sendo "culpa" da educação... a médica teria apenas que dizer aos pais que não continuaria a consulta se eles não o controlassem. Ponto! Isso já me aconteceu e eu não estava no hospital. Disse aos pais que se quisessem que a consulta continuasse que tinham que se impor. Eu também me impus... por acaso o caramelo acalmou, mas se não tivesse acalmado, eu não o iria espancar como é óbvio... há outras formas quando falta a autoridade... olha, chamar o segurança, por exemplo, quem sabe se resultaria...

A educação dada pelos pais não pode ser panaceia para todas as atrocidades que se cometem nem sequer justificação para os comportamentos mirabolantes que por ai vemos.

Se assim fosse, como é que tu me justificarias a existência de grandes profissionais (e.g., médicos, engenheiros, políticos) que nasceram e moraram uma vida inteira em favelas??

Isto é tudo muito controverso. Eu consigo ver os dois lados da moeda e mesmo assim, fico indignada!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee em 27 fevereiro, 2015, 11:19
Se assim fosse, como é que tu me justificarias a existência de grandes profissionais (e.g., médicos, engenheiros, políticos) que nasceram e moraram uma vida inteira em favelas??

Faty, eu sei que é uma controvérsia, por isso, acho que devemos "discutir" estas situações.

Nascer ou morar em favelas não tem de ser sinónimos de falta de educação, e o facto de se terem tornados grandes profissionais, deu-se à educação que lhe foi dada, desde o momento em que nasceram, porque acredito que "a mão que embala o berço, rege o mundo"
Se um rema e outro cruza os braços ou rema para outro lado... mais vale abandonar o barco e seguir sozinho.

É verdade, eu concordo. Mas não podemos assumir que a falta de educação de um filho esteja associada unicamente com a educação.

Eu acho que já tinha comentado isso num tópico anterior... eu sou muito rígida em termos de educação, talvez porque os valores que me foram transmitidos assim o obrigam... não admito faltas de respeito dos meus filhos, com ninguém... nem com o senhor sem abrigo que vive na paragem do autocarro entendes?

Mas, repara este miúdo tem 5 anos... uma doença... talvez os pais até o protejam demais pela incapacidade normal de lidarem não apenas com uma criança, mas com uma criança doente... o que é esperarias, que ele se portasse bem no médico? Talvez já esteja tão cansado dos médicos, quem sabe?

A minha pequenina é terrível com os médicos, eu passo cada vergonha... ainda ninguém lhe fez nada e já está a chorar... eu bem que tento que ela não responda dessa forma, mas ainda é pequena e não compreende... e eu até sei porque é que ela o faz... quando tinha 6 meses ficamos as duas no hospital durante uma semana... e eu até acho que ela se recorda da quantidade de médicos que não a largaram o tempo todo ;)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Isa Mar
Bom tópico, excelente tema e resposta muito simples e sem qualquer dúvida, já dada: em casa.

A responsabilidade de educação não tem uma resposta simples nem linear... aliás vejam-se as publicações científicas sobre o tema... é tão fácil desresponsabilizarmo-nos como agentes educativos de uma sociedade em que fazemos parte.

Coitados dos pais... devem ser crucificados pelo facto de não saberem educar os seus próprios filhos... muitas vezes nem eles receberam educação... os filhos destes deveriam nascer mesmo com um manual de instruções!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Plenamente de acordo Faty, os pais fazem o melhor que sabem e podem, não é? Às vezes não o fazem bem, mas é como diz, não há manuais de instruções... :)

Citação de: Faty Lee em 27 fevereiro, 2015, 11:59
... os filhos destes deveriam nascer mesmo com um manual de instruções!

Faty, fizeste-me ter uma visão terrível, os miúdos vieram com manual "Ikea" de como serem educados.
Se um rema e outro cruza os braços ou rema para outro lado... mais vale abandonar o barco e seguir sozinho.

sofiagov
Citação de: VodGas em 27 fevereiro, 2015, 12:29
Faty, fizeste-me ter uma visão terrível, os miúdos vieram com manual "Ikea" de como serem educados.

:P  ;D ;D ;D ;D

Citação de: VodGas em 27 fevereiro, 2015, 12:29
Faty, fizeste-me ter uma visão terrível, os miúdos vieram com manual "Ikea" de como serem educados.

Com ilustrações e tudo! ;D

Pode ser do Ikea que até os manuais são engraçados... é tudo por medida! Ao gosto do freguês!!!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#13
bem... concordo com vários pontos de vista...

sem duvida que a educação começa em casa, no berço...

mas... no meu tempo...  ::) ...se o meu vizinho me visse a fazer ~porcaria~, dáva-me duas bofetadas e levava-me pelas orelhas ao meu pai que provavelmente me dava mais duas bofetadas... também os professores eram apologistas de dar educação aos putos...

...já hoje em dia... Deus nos livre de fazer um juizo de valores... quanto mais aprendemos, menos temos a capacidade de analisar se determinada atitude merece uma chibatada...

pessoalmente acredito que, por exemplo, uma gajo que é apanhado a roubar uma gasolineira, ia mais bem servido com um arraial de porrada do que com 2 ou 3 anos de prisão...

a prisão só o vai engordar e em ultima instancia fazer dele um homem ainda pior... e mais rancoroso...

já o arraial de porrada... lhe ia fazer pensar duas vezes quando lhe passasem ideias dessas pela cabeça...  ::)

...mas quem somos nós para fazer justiça "pelas proprias maos"...? não temos "qualificação" para isso...
a minha religião é a verdade...

#14
Citaçãopessoalmente acredito que, por exemplo, uma gajo que é apanhado a roubar uma gasolineira, ia mais bem servido com um arraial de porrada do que com 2 ou 3 anos de prisão...

a prisão só o vai engordar e em ultima instancia fazer dele um homem ainda pior... e mais rancoroso...

já o arraial de porrada... lhe ia fazer pensar duas vezes quando lhe passasem ideias dessas pela cabeça...

Concordo plenamente. Na prisão vai aprender outros vícios e técnicas de roubo ,mais apuradas. Quando sair, está pior.