Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.431
Total de mensagens
369.480
Total de tópicos
26.919
  • Espiritualidade – Ódio e Amor
    Iniciado por sofiagov
    Lido 5.031 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
sofiagov


Depois da morte, o que tem mais força, o ódio ou o amor?

O amor é o sentimento maior, mais poderoso, em qualquer dimensão. De origem divina, está em germe em todos nós e nossa missão é desenvolvê-lo em sua plenitude. Por mais ignorante ou cruel que possa ser um homem, possui ele a essência do amor em seu coração, aguardando o inevitável desabrochar. Aprender a amar, pois, é a razão da nossa vida.

O ódio é a revolta daqueles que ainda não conseguem amar. Como a sombra, que é simplesmente a ausência da luz, o ódio é a ausência do amor. Sua origem é puramente humana, fruto do orgulho e do egoísmo, próprios da animalidade que ainda nos domina. Não tem o ódio bases sólidas verdadeiras. É como a construção de um prédio na areia: à medida que se levanta o próprio peso acarreta a sua queda. Carrega, ele, em si mesmo, a espoleta auto-destrutiva.



No mundo físico, o ódio parece ter mais força, porque é violento, agressivo, destruidor. O amor, conduto, é mais resistente; consegue suportar os golpes do ódio, conservando-se intacto. Enquanto a eliminação do ódio implica em perda de energia para seu agente, na defesa passiva o amor mais se engrandece. Jesus entregou-se pacificamente aos seus algozes , e o seu amor envolveu a humanidade e perdura no tempo. Gandhi pregou obstinadamente a não violência, e o seu amor converteu-se em libertação e paz para os indianos e exemplo para todos nós.

O ódio é apressado e sua acção é imediata, impulsiva, irreflexiva, sem medir as consequências do ato. Um segundo de ódio é capaz de destruir a vida, relacionamentos afectivos ou patrimónios materiais construídos com grande esforço. O amor é paciente; aguarda serenamente que o tempo se encarregue de revelar a verdade, mantendo-se confiante em Deus.

Obviamente que tudo isso não pode ser considerado nos restritos limites do presente e da vida material, mas tendo-se em conta que somos espíritos imortais.



Ódio e amor são sentimentos da alma. Portanto, acompanham-nos no além túmulo, pois na espiritualidade continuaremos a manter a nossa individualidade. Ao contacto com a nova realidade (a espiritual), muitos espíritos conseguem avaliar infantilidade dos sentimentos mesquinhos que nutriam aqui na Terra, e se transformam. Outros, porém, nomeadamente quando deixaram a vida vitimados por desafectos, mais exacerbam o seu ódio e a sua revolta, passando a fazer a infelicidade alheia.

A acção desses espíritos inferiores é exercida apenas contra outros de igual natureza e de menor inteligência; ou contra almas de consciência culpada, por isso enfraquecidas. Não conseguem, porém, se impor aos que amam verdadeiramente, àqueles que mantêm em seus corações a fé em Deus e dedicam-se ao amor ao próximo e à conquista da sabedoria.

Lá como aqui, as armas mais eficazes contra o ódio são a prece e o perdão. Ambos são luzes que iluminam a nossa alma, e não há sombra, por mais intensa que seja, capaz de resistir ao menor ponto de luz. O verdadeiro amor, porém, não se contenta em resistir ao mal, mas empreende todos os esforços para convertê-lo ao bem, pois, como disse o Apóstolo Paulo "quem faz o mal é porque não tem visto a Deus".

Livro: Respostas Espíritas – 1ª Edição

Não será que é o sentimento de ódio que provoca mais mudanças?  :-\
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Far
Como é possível alguém passar de uma adoracao ,de uma admiração de um amor de certa maneira tão obsessiva para um ódio um desprezo ou uma Indiferenca ?
Ou será tudo um jogo para prender?pk ninguém gosta de ser desprezado e isso faz nos ir em busca dos porquês ,mas quanto mais desprezo levamos maus vamos atrás
O que é isto ???jogo amor ódio ou poder ???

sofiagov
Citação de: Far em 15 agosto, 2015, 22:10
Como é possível alguém passar de uma adoracao ,de uma admiração de um amor de certa maneira tão obsessiva para um ódio um desprezo ou uma Indiferenca ?
Ou será tudo um jogo para prender?pk ninguém gosta de ser desprezado e isso faz nos ir em busca dos porquês ,mas quanto mais desprezo levamos maus vamos atrás
O que é isto ???jogo amor ódio ou poder ???

Por vezes Far existem pessoas, não generalizando claro...onde entre amar e odiar somente existe uma tenue linha...
Se bem que a palavra odiar e muito forte.

No fundo ha quem use o "amor" para manipular por vezes resulta momentaneamente mas de futuro tras maus resultados...
Deves sempre procurar os porquês que te assolam o espirito  ;)...uma atitude normalissima...

Costuma-se dizer que o amor e um jogo, se e de poder ...para alguns sim...mas isso não seria considerado amor...mas sobreposição ...alienação...

Amor...tambem tem algum sofrimento...sofre-se pela distancia, pela ausencia, por  varios sentidos...e porque nem sempre cruzamos o caminho fazendo tudo correctamente...
No amor partilhas dando e recebendo...se for para tomar poder, obrigar, manipular, violentar, discriminar, desprezar...isso certamente não e amor...ou então uma forma de amar muito peculiar...
:)


Far
Mas na minha forma de pensar acho impossível mas claro que posso estar errada ,passar se de um ADORACAO para um ódio ,não faz muito sentido
Agora o desprezar ,o dar se ao trabalho de ignorar quem um dia se supostamente amou será ódio??
Se me dou ao  trabalho de ignorar alguém  é pk essa pessoa não me diz nada ???
Ou ignoro e digo não quero mails para ,vou mudar Mail mas acabo Sempre por dizer alguma coisa
Estou de verdade a ignorar ou estou a prender a pessoa a mim cada vez mais???
Esta linha é tão estranha

sofiagov
#5
Citação de: Far em 15 agosto, 2015, 22:37
Mas na minha forma de pensar acho impossível mas claro que posso estar errada ,passar se de um ADORACAO para um ódio ,não faz muito sentido
Agora o desprezar ,o dar se ao trabalho de ignorar quem um dia se supostamente amou será ódio??
Se me dou ao  trabalho de ignorar alguém  é pk essa pessoa não me diz nada ???
Ou ignoro e digo não quero mails para ,vou mudar Mail mas acabo Sempre por dizer alguma coisa
Estou de verdade a ignorar ou estou a prender a pessoa a mim cada vez mais???
Esta linha é tão estranha

Bom...passar de uma adoração para "odio" para mim nunca amou...ou não quis ou não sabe o que isso talvez seja Far...mas isto sou eu a opinar...
Desprezar quem um dia supostamente amou não e odio, mas depende da situação que te esteja implicada ...
Para mim quando se ama não se tem duvidas...não ha oscilações no sentimento , mesmo que haja discução, um afastar mas se ama, ha procura , esclarecimento, preocupação e claro sofre-se...porque se o amor for mais forte supera tudo...não sei se te faz sentido ?
Bom...no teu caso se directa e diz que nada mais queres com essa pessoa...e colocas um ponto final...se continuas a alimentar a conversa,  sera que não ha por ai algum sentimento que resista?
:) so tu podes saber o que queres ... ;)

e a outra pessoa ?

Ninguem vira santo depois de deixar o corpo fisico. Continuará com os mesmos sentimentos que tinha em vida e se relacionara com o mesmo tipos de espiritos.

"Onde estiver o teu tesouro, aí estará o teu coração."
Mateus 6:21
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

 Muita gente confunde amor com paixão, romance, estes sim são sentimentos que são confundidos com amor, que na verdade não passam de sentimentos meramente hormonais ou sentimentos egoístas.
Além de muita gente confundir amor com subserviência ao outro.
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

sofiagov
Citação de: BACHOR em 16 agosto, 2015, 02:26
Muita gente confunde amor com paixão, romance, estes sim são sentimentos que são confundidos com amor, que na verdade não passam de sentimentos meramente hormonais ou sentimentos egoístas.
Além de muita gente confundir amor com subserviência ao outro.
Uma verdade... Deixa-me dizer que... Em pouco dizes tudo...naturalmente que ainda existe esta confusão de sentimentos... O que me leva a depreender que quando realmente se ama vai alem do fisico e nao existe esse egoismo... Pelo contrario... Bravo.

Amor é um sentimento em que se dá tudo sem esperar nada em troca.

sofiagov
não esperar nada em troca...parece ser a mais verdadeira questão...certamente...

Citação de: sofiagov em 16 agosto, 2015, 12:16
não esperar nada em troca...parece ser a mais verdadeira questão...certamente...


Ainda estamos muito longe certamente de sentir esse Amor Incondicional por todos.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

sofiagov
#12
...sinceramente muito longe ainda... :-\

Citação de: oculto em 16 agosto, 2015, 07:31
Amor é um sentimento em que se dá tudo sem esperar nada em troca.

Não esperar nada em troca para em seu benefício. Isto é amor incondicional.

Mas quem esta recebendo este amor deve aprender com este sentimento.  E deve sim ser cobrado para que seja uma pessoa melhor.
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

sofiagov
Sempre com sábias respostas Bachor..  :) bem haja