Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.536
Total de mensagens
369.653
Total de tópicos
26.976
  • Criaturas lendárias da Roménia
    Iniciado por sofiagov
    Lido 9.198 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
sofiagov
Sanziana

Sanziana é o  nome romeno para suaves fadas que desempenham um papel importante no folclore local , também usado para designar o festival das flores. Sob a forma plural Sânziene , a palavra designa um anual festival em honra das fadas. Etimologicamente, o nome vem de San (abreviatura comum de sfânt - "santo", "santo") e Zana (a palavra usada para fadas em geral). Outra etimologia provável é que a palavra vem do latim Sancta Diana , a deusa romana da caça e da lua , também comemorado em Roman Dacia (Roménia antigo). Diana era conhecida por ser a deusa virgem e cuidou de virgens e mulheres. Ela foi uma das três deusas Maiden, Diana, Minerva e Vesta, que jurou nunca se casar.
Pessoas nas ocidentais Cárpatos comemorar o Sânziene férias anualmente, em 24 de junho Este é semelhante ao sueco Midsummer feriado, e acredita-se ser um pagão celebração do verão solstício de Junho. De acordo com a posição oficial da Igreja Ortodoxa Romena , os costumes, na verdade, referem-se à celebração de São João Batista do Nascimento , que também acontece em 24 de junho. 

Strigoi

Na mitologia romena , strigoi ( Inglês : striga , poltergeist ) são as almas perturbadas saindo da sepultura. Alguns strigoi pode ser as pessoas que vivem com determinadas propriedades mágicas. Algumas das propriedades do strigoi incluem: a capacidade de se transformar em um animal , invisibilidade , e a propensão para drenar a vitalidade das vítimas através da perda de sangue. Strigoi também são conhecidos como imortais vampiros . 
   
Iele

O Iele são femininas criaturas míticas Em mitologia romena . Existem várias descrições diferentes das suas características. Muitas vezes, eles são descritos como fadas virgens ( Zane em romeno ), com grande poder de sedução sobre os homens, com habilidades mágicas e atributos semelhantes às ninfas , Naiads e Dríades encontrados na mitologia grega .

Pricolici

A pricolici (pree-Kuh-sanguessuga) (mesma forma no plural) é um lobisomem / vampiro no folclore romeno . Semelhante a um vârcolac , embora este último muitas vezes simboliza um goblin , ao passo que os pricolici sempre tem características parecidas com lobos.
Pricolici, como Strigoi , são almas de mortos-vivos que surgiram do túmulo para prejudicar as pessoas que vivem. Enquanto um strigoi possui antropomórficas qualidades semelhantes às que tinha antes da morte, um pricolici sempre se assemelha a um lobo ou cão de grande porte. Malicioso, homens violentos são frequentemente dito para se tornar pricolici após a morte, a fim de continuar prejudicando outros humanos.
Alguns folclore romeno delineia que pricolici são lobisomens em vida e após a morte, retornar como vampiros. Isso também dá origem à lenda de vampiros que podem se transformar em animais, como lobos, cães, ou corujas e morcegos. O tema comum de todos estes animais é que eles são caçadores nocturnos muito como vampiros.
Mesmo recentemente, em tempos modernos, muitas pessoas que vivem em áreas rurais da Roménia alegou ter sido violentamente atacado por lobos anormalmente grandes e ferozes. Aparentemente, esses lobos atacam silenciosamente, de forma inesperada e únicos alvos solitários. As vítimas de tais ataques afirmam que muitas vezes o agressor não era um lobo comum, mas um pricolici que voltou à vida para continuar causando estragos.
A etimologia da palavra é desconhecida.
   
Spiriduş

A spiriduş na mitologia romena é uma criatura pequena que pode ser bom ou mau, semelhante aos leprechauns . O nome é um diminutivo de "espírito" (com o significado de "fantasma").

Zmeu

O Zmeu (plural: Zmei , feminino: zmeoaică / zmeoaice ) é uma criatura fantástica de folclore romeno e mitologia romena . Às vezes, em comparação com outras criaturas fantásticas, como o Balaur ou o vârcolac , o Zmeu é, contudo, diferente, porque geralmente tem traços antropomórficos claras: é humanóide e tem pernas, braços, a capacidade de criar e usar artefatos tais como armas, e tem o desejo de se casar com meninas. Em algumas histórias, Zmeu aparece no céu e cospe fogo . Em outras histórias, tem uma pedra preciosa mágico em sua cabeça que brilha como o sol. Ele gosta de raparigas bonitas, quem sequestra, geralmente com a finalidade de se casar com eles. É quase sempre derrotado por um príncipe ou ousado cavaleiro andante . Sua forma natural é a de um dragão ou balaur.

Marţolea

Marţolea é um  entidade demoníaca na mitologia romena (especialmente nas regiões de Bucovina e Maramureş ). O sexo da entidade não é clara, pois ele pode mudar de forma à vontade. Ela vive nas montanhas e desce na terça-feira noites para atrair com seu canto e punir as mulheres apanhadas trabalhando.
Também chamado Mart Sara (os antigos romenos palavras para " terça-feira à noite ") é uma entidade maléfica, que exige o semi-santo dia de terça-feira para ser respeitada e que proíbe quatro das mulheres tarefas : fiação da lã , semeadura , fervendo lavandaria e panificação pão .
Normalmente, sua forma é de uma cabra com humano como cabeça, chifres e cascos. Ele pode mudar a forma em um grande velha vestida de preto, feio, soldado / guerreiro ou como um homem bonito. Para as mulheres casadas ele mostra como uma mulher velha, para homens casados ​​como uma virgem e para as mulheres solteiras como um jovem encantador.
Em algumas regiões, há um personagem diferente, chamado Joimâriţa , outra forma da palavra romena para quinta-feira este entanto pune as crianças preguiçosas.
Marţolea reembolsa as mulheres que mantêm o dia sagrado terça-feira pelo deixando-os ovos em sua porta ou flores das montanhas mais altas da Bucovina. Na primeira noite de Março, as mulheres que usam Bugigangas (martisor) são reembolsadas ​​por Marţolea com uma moeda de prata que as meninas terão de manter todo o ano.

Căpcăun

A Căpcăun é uma criatura em folclore romeno , descrito como um ogro que rapta crianças ou jovens senhoras (principalmente princesas). Ela representa o mal , assim como os seus homólogos Zmeu eo Balaur . O romeno palavra parece ter significado "Dog-cabeça" ( Cap ser uma forma de tampa , que significa "cabeça", e caun um derivado de Caine , "cachorro"). De acordo com o romeno fantasia folclórica, o căpcăun tem cabeça de cão, às vezes com quatro olhos, com os olhos na nuca, ou com quatro pernas, mas cuja principal característica é a antropofágica .

Moroi

A Moroi é um tipo de vampiro ou fantasma no folclore romeno . A Moroi fêmea é chamada uma moroaică .
Em algumas versões, uma Moroi é um fantasma de uma pessoa morta que sai do túmulo para tirar a energia da vida.
Moroi são frequentemente associados com outras figuras do folclore romeno, como strigoi (outro tipo de vampiro), vârcolac ( lobisomem ), ou pricolici (lobisomem). Moroi também são conhecidos como vampiros mortais, enquanto strigoi são vampiros imortais.
Eles também são por vezes referidos no mito moderno como a prole livre-nascido de dois Strigoi. Ela pode significar uma criança que morreu antes de ser baptizado. As origens do termo "Moroi" não são claras, mas pensa-se pela que também se assemelha à palavra mort (morto).
Moroi também podem ser formas de demónios que possuem um corpo vivo, normalmente de um corpo de urso. Moroi pode ser colocado sob o controlo de um strigoi.

Zana

Esses personagens fazem aparições positivas em contos de fadas e residem principalmente na floresta. Eles também pode ser considerado o equivalente romeno de fadas e do germânico Elf .
Eles dão vida aos fetos no útero e conferir-lhes grandes presentes, como a arte da dança, beleza, bondade e sorte. Em contos populares, é dito para não aborrecê-los, porque eles também têm o poder de fazer coisas ruins ou lançar uma maldição sobre o malfeitor. Eles também actuam como anjos da guarda , especialmente para as crianças que entram na floresta, ou para outras pessoas boas.
A palavra Zana vem da deusa romana Diana . Ela é a única que tem toda a beleza, e é o que dá-lo afastado.
Zana também é usado na actual calão romeno para se referir a uma menina atraente, embora não seja necessariamente o caminho mais gentil a fazê-lo.

Balaur

A balaur é uma criatura em folclore romeno , semelhante a um dragão europeu . A balaur é muito grande, tem barbatanas, pés, e é polycephalous (que normalmente tem três, às vezes sete, ou até doze cabeças de serpente). Como um personagem tradicional, que é encontrado na maioria dos contos de fadas romenos, que representa o mal e deve ser derrotado por Fat-Frumos para libertar a princesa. Acredita-se também, em Wallachia que a saliva de um balaur pode formar pedras preciosas.
O termo Balaur ( Macedo-Romanian bul'ar ) é de etimologia desconhecida. Tem sido relacionada com albanês Bolje ("serpente") buljar ("cobra d'água"), todos os termos possivelmente decorrente da mesma Thracian root, * Bell- ou * Ber- "animal, monstro", os traços dos quais podem também ser encontrado em nome do herói mitológico grego Belerofonte ("o assassino besta"). A Transilvânia Saxon balaur "dragão", e balaura , um termo de insulto na Sérvia, são emprestadas do romeno. O servo-croata blavor / blaor / blavur (" lagarto sem pernas Europeia ") é aparentado com balaur , e é considerado como um dos poucos pré-eslavos balcânicos palavras relíquia em servo-croata. 

Vântoase

Vântoase são criaturas presentes no folclore romeno , como uma espécie de fêmeas espíritos ( Iele ). Crenças populares descrevê-los como capaz de causar tempestades de poeira e fortes ventos. Eles vivem nas florestas, no ar, em lagos profundos, e usar um vagão especial para viajar. O Vântoase também se acredita ser capaz de atacar as crianças, e a única proteção contra eles é a "erva dos ventos" misterioso. Em outras lendas, eles são acreditados para ser servos de Deus .

fonte:snipview

Muito interessante todas estas criaturas... algumas nunca tinha ouvido falar... Acho mágico todas estas conceções mitológicas dos variados folclores... transportam-nos para um mundo ilusório, mágico...!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334


Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Não conhecia quase todos! Alguns são um bocado creepy... ::)

I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"