Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.623
Total de tópicos
26.966
  • A Casa das Sete Mortes
    Iniciado por sofiagov
    Lido 1.011 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
sofiagov

A Casa das Sete Mortes

Mistério e assombração rondam essa casa centenária do Centro Histórico. O solar de número 24 na antiga Rua do Passo ganhou esse nome 'Casa das Sete Mortes' em 1755 depois de ter sido registado um assassinato em série dentro do casarão. Mas antes de comentar o crime, é bom ressaltar sua importância histórica.

Ninguém sabe exactamente a data da sua construção, mas algumas evidências indicam que já no século XVII a casa estava de pé. Sua arquitectura traz estilo ibérico – entre português, espanhol, árabe e mouro – mas com requintes ingleses no seu interior. Alguns detalhes fazem dela uma construção artística muito original e criativa. Há ainda quem diga que esta seria um dos casarões mais antigos do Brasil, já que é possível notar sua presença em mapas muito antigos da cidade.


Mas se você acredita em fantasmas, essa seria a casa mais famosa, quando o assunto é assombração, em Salvador. Em 1755, um crime nunca desvendado foi registado no que seria o Tribunal de Justiça da época. O morador, o Padre Maunel de Almeida Pereira, e mais três criados (um pardo forro e dois escravos). Na época, também ficou conhecida como a Casa das Três Mortes. Mas o estranho mesmo é que na verdade não ocorreram nem sete, nem três, mas quatro mortes. E, apesar das investigações, ninguém desvendou este mistério.



Por isso, rapidamente, a história se alastrou e invadiu anos e anos. Até há pouco tempo, a vizinhança podia jurar que barulhos esquisitos surgiam de dentro do casarão. Logo, a casa ganhou fama de mal assombrada. Histórias começaram a aparecer sobre o crime. Uns diziam que uma empregada se vingou dos maus-tratos, outros diziam que a história estava relacionada a uma tragédia amorosa. Muitas lendas levam a crer que as mortes foram por envenenamento. Mas ninguém chegou a um ponto final.

As pessoas que moram e os que trabalham na vizinhança, contam histórias de aparições e barulhos.
Abandonada há anos e tombada pelo património histórico, o solar, construído em 1605, é um dos mais antigos do país. Conhecida como "a casa das sete mortes", a construção ainda é cercada de alguns mistérios.
Muita gente que vive na Ladeira do Paço, conta que não gostaria de passar uma noite dentro da tal casa. As crianças dizem que ela treme, as portas e janelas batem. Exagero de criança ? Creio que não. Um antigo morador da rua dá uma dica de como no passado o imóvel ficou com fama de mal assombrado:
- Disseram que a empregada era muito mal tratada pelos patrões. Cansada dos maus tratos, um dia resolveu se vingar: escolheu a hora do almoço, quando as sete pessoas se reuniam à mesa, e colocou veneno na comida.



Segundo os arquitectos especialistas do Instituto Património Artístico e Cultural do Estado, a casa é considerada a "avó" de todas as casas do Brasil. Nenhuma casa, em todo país, tem tantos elementos, tantos detalhes que remetam ao estilo residencial português, quanto este casarão.
Entrar na casa é mergulhar num passado de 400 anos atrás. Como comprovam gravuras e documentos, a casa já existia em 1605, descoberta essa que motivou a recuperação do imóvel: do lado de fora azulejos portugueses ( do século XVII) e do lado de dentro, as peças são inglesas: tudo restaurado.
São vários tipos de piso, dos mais refinados - como do mármore carrara -, aos bem rústicos ( os de pedra lascadas, tijolos de barro e cal).
No Arquivo Colonial e Provincial consta, no livro do Tribunal da Relação ( de 1755) - o equivalente hoje ao Tribunal de Justiça - o caso das sete mortes:
"Padre Manoel Almeida Pereira morreu junto com outros dois pardos e um preto", consta no índice.



365salvador.wordpress e nososcachorros

História interessante! Mistério... :D

#2
Fiquei com a pulga atrás da orelha ::)
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"