Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.502
Total de mensagens
369.615
Total de tópicos
26.962
  • Como nosso espírito se comunica com a consciência?
    Iniciado por sofiagov
    Lido 1.538 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
sofiagov


1) O espírito que somos já viveu milhares de anos e teve centenas de encarnações. Ele possui muita experiência e conhecimento que podem ser úteis na vida atual.

2) O espírito está ligado ao corpo. Portanto, influencia o corpo inteiro, inclusive a mente. Esta influência inicia desde antes da fecundação, pois a vibração do espírito pode influenciar o corpo do pai e da mãe. Após a fecundação, esta influência aumenta.

3) O que existe de mais autêntico no ser humano é o que o espírito "introduz" na mente e no corpo de cada ser encarnado.  Esta ação do espírito está relacionada com as vocações, facilidades, dificuldades e interesses de cada ser humano.

4) o espírito influencia o corpo a partir de seu próprio potencial, mas também é um retransmissor de vibrações mais nobres. Tal como no passe, quando retransmitimos energias que não são exactamente as nossas, o espírito (pela sua própria natureza) também é um retransmissor.



Existem várias formas das emanações do espírito atingir a consciência. Neste texto tratarei do mais importante mecanismo de actuação do espírito sobre o corpo e a consciência.

A primeira atitude para facilitar a influência do espírito sobre a consciência é perder a expectativa do grande e do especial (megalomania). Esta é a razão pela qual todos os textos espiritualistas pregam a humildade. Só em situações muito especiais o espírito irá se apresentar através de um ato grandioso.

O espírito é subtil, pois a consciência não deve ser completamente controlada por ele. Um dos motivos pelos quais existe a encarnação é diminuir o controle do espírito sobre a consciência.

Para evoluir é necessário reencontrar a autenticidade do próprio espírito  Tudo evolui; não há realidades eternas.
Evolução é caminhar do complexo para o simples e do difícil para o fácil. A influência do espírito ocorre no quotidiano e abrange cada aspecto de nossas decisões, sentimentos e pensamentos. Portanto, não espere nada grandioso. O espírito age "iluminando" decisões, gerando interesses e produzindo diversidade dentro da mente(1).

Reproduzo aqui dois trechos do livro Nascer Várias Vezes:

"A autenticidade é fundamental para gerar a aceitação de nós mesmos. Ela é conquistada com a simplicidade de pensamentos, sentimentos e sensações. Dizem que um homem se perdeu no meio de uma floresta, estava com muita fome e com medo de morrer; imediatamente começou a dizer para si mesmo que era capaz e iria sobreviver. Ele morreu de fome e não foi verdadeiro consigo mesmo. Ele achou que se protegia ao criar a ilusão de ser capaz. Esta tentativa de se defender é que o afastou da realidade, pois ele habitava uma cidade grande e não tinha a menor ideia do que fazer para sobreviver. A mente criou uma confusão: era um sujeito incapaz mentindo para si mesmo que era capaz. Este tipo de saída hipócrita desgasta a mente e o corpo. E mais, fecha as portas do inconsciente, de onde ele poderia tirar ideias, lembranças, decisões e soluções intuitivas" (2).

"O início da autenticidade é a aceitação da realidade e de si mesmo. Por isso, temos que evitar contaminar a realidade com pensamentos, crenças e valores que servem para gerar ilusão. O homem da estória deveria ter dito: "a realidade é que eu sempre morei na cidade e não tenho a menor ideia de como sobreviver na floresta. Portanto, tenho que começar por algum lugar, fazer uma opção. Este é o começo" (3).

Observe bem a simplicidade da vida: ser autêntico, ser verdadeiro. Evitar julgamentos, desculpas, ilusões, crenças e pensamentos que deixam a mente confusa, conflituosa e distante da realidade.



A realidade do espírito precisa do contraponto da realidade externa para dinamizar a mente. Um sujeito da cidade, perdido na floresta, precisa de várias informações que não teve nesta encarnação. Pode ser (probabilidade) que algumas informações do espírito sejam dinamizadas no inconsciente e apareçam sob a forma de intuição ou interesse.

Se o homem perdido for autêntico, será mais fácil dinamizar suas informações internas. O foco e a atenção no ambiente, a percepção da realidade e a intenção de aprender algo será fundamental nesta situação (e em todas as outras situações da vida).

O espírito que nos dá a vida NUNCA está dissociado da vida e da experiência do dia-a-dia. Ele responde à estas vivências cotidianas. Se a pessoa se interessar e se envolver com vaidades, será nesta área que estará dinamizando a mente e, por conseguinte, as informações do espírito.

Algumas vezes as informações do espírito parecem dissociadas do que a pessoa faz, pensa, sente ou vibra. No momento de uma compra supérflua pode aparecer um sentimento de perda de sentido ou de angústia. É a forma como as emanações do espírito influenciam aquele momento. É um sinal. A pessoa tem uma oportunidade a mais para repensar sua decisão. O que ele decidir fazer, será o que será cultivado, condicionado e reforçado. O lado que a pessoa escolher será fortalecido.

Um sujeito foi prejudicado por outro. Surgiu ódio e desejo de vingança. Ele decidiu não se vingar; depois percebeu que era melhor abrir mão do ódio. Não queria manter a sensação ruim de ódio, sabendo que nada faria contra quem o prejudicou. Ele teve que aprender a perdoar. O foco do seu interesse passou a ser este (perdoar); a atenção e sua intenção estavam direcionadas para este objetivo. Neste momento, ele passou a dinamizar sua mente na direção de condutas e vibrações nobres. A mente e o espírito responderam a este estímulo (lei de ação e reação). Sua vivência interior ficou mais rica e novos pontos de vistas mais evoluídos se formaram.



O espírito influencia a mente de forma sutil e, na imensa maioria das vezes, responde àquilo que é cultivado. Ao mesmo tempo em que o espírito impregna a mente com suas emanações, ele permite com que a consciência siga suas escolhas. A maior parte das pessoas não sabe identificar as emanações do próprio espírito em sua mente.  Um dos motivos é que, ao encarnar, a prioridade é da consciência. Se não fosse assim, não teria razão de existir a encarnação.

Existe a possibilidade de reforçar ou enfraquecer a influência do espírito sobre a vida encarnada. 

Para reforçar a influência use estas duas regras básicas retiradas do livro Nascer Várias Vezes:

A) "Buscar a verdade e viver segundo a realidade". Todas as ideias, pensamentos, crenças, sentimentos, sensações, valores, hábitos, etc, que te afastarem da autenticidade estarão dificultando a ação do seu espírito, pois gerarão vida confusa e mente conturbada.

B) "Existe uma relação direta entre o cultivo do que é nobre e o grau de satisfação da pessoa. O cultivo do nobre traz sabedoria, eleva a vibração da pessoa, ativa a intuição e a emersão de conteúdos positivos de encarnações passadas, facilita a superação de problemas e, principalmente, é um grande dinamizador da vivência espiritual. Todos estes recursos facilitam a vida dos seres humanos" (4).

Nascemos para evoluir; nosso corpo, mente, perispírito e espíritos estão preparados para evoluir. Escolher cultivar e dinamizar o que é nobre, é como colocar um barco no rio e remar correnteza abaixo. A própria força evolutiva se encarrega de ajudar sua jornada. Por isto, a vivência autêntica do que é nobre gera ótimos resultados.

Não fique na expectativa de que a vivência espiritual necessariamente te trará experiências grandiosas ou especiais. Ao contrário, será na simplicidade do dia-a-dia, na simplicidade dos pensamentos e dos sentimentos que encontrará o melhor caminho e usufruirá dos melhores resultados. Sua responsabilidade com sua vida é total. Isto reflete até nas emanações do espírito que influenciam sua mente.



(1)  Para ajudar a consciência a evoluir, o espírito atua para que ela não fique restritas a costumes, hábitos e condicionamentos. Exemplo: uma mulher costumava falar mal de todo mundo. Este hábito poderia se repetir todos os dias. Algumas vezes, sob influência do espírito, ela ficava calada – pois não naquele momento perdia a motivação. Como não aprendia a lição, logo voltava ao habitual.

(2) Trecho da página 242 do livro Nascer Várias Vezes
(3) Trecho da página 243 do livro Nascer Várias Vezes
(4) Trecho da página 250 do livro Nascer Várias Vezes

nascervariasvezes

"Observe bem a simplicidade da vida: ser autêntico, ser verdadeiro. Evitar julgamentos, desculpas, ilusões, crenças e pensamentos que deixam a mente confusa, conflituosa e distante da realidade."

Adorei! :)