Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.432
Total de mensagens
369.480
Total de tópicos
26.919
  • Espiritismo e Mestres Ascensos
    Iniciado por Faty Lee
    Lido 10.509 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#60
Sim eu nao digo o contrario Faty, mas creio que só vem por vontade propria para alguma missao ou venha fazer algo importante. Também possi estar enganado, falo pelo que o espirirismo diz. Anjos sao seres espirituais evoluidos que alcançaram o top e nao precisam volrar a encarnar, servem a Deus e cumprem as suas vontades
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#61
O misticopt28 tem razao quanto aos Anjos da Guarda :-) . Sao seres superiores que nao voltarao a reencarnar, mas cuja funçao é a de proteger seres encarnados. Quanto à comunicaçao com espíritos superiores, ela nao deixa de ser divina, dado que um dos principais objectivos da sua existência é ligar a nossa mente racional ao irracional, e nos dar provas concretas ou mais abstractas que demonstrem a existência de Deus e do seu poder omnipresente e omnisciente, assim como a força da paz e do amor.
DeepGirl

Desculpem, sem querer ser maçadora, encontrei o seguinte no Livro dos Espíritos:

Anjo da Guarda - todos aqueles que voltam à querida Terra possuem amigos na espiritualidade, que fazem o possível para auxiliar na conquista de valores espirituais, visitam-nos sempre que podem e intercedem por nossas dificuldades sempre que lhes é permitido, foram pais, amigos, companheiros, cônjuges, filhos em outras encarnações e por isso encontram-se diretamente ligados connosco. Os laços de amor são indestrutíveis, não se perdem com o esquecimento temporário de uma encarnação.

Em várias religiões temos referência ao anjo da guarda, que possui em cada uma um nome diferente, entre eles podemos citar: anjo protetor, protetor espiritual, anjo guardião. Não estamos preocupados com o rótulo utilizado para chamá-lo e sim com a função junto ao seu tutelado.

Ele tem um compromisso espiritual com o encarnado, acompanhará de perto os seus passos e fará o que for permitido para auxilia-lo no crescimento ESPIRITUAL. Lembre-se que falo sobre crescimento espiritual e não material como muitos gostam de imaginar.
O protetor espiritual tem que ser um espírito mais evoluído que o protegido, não podemos imaginar o caso contrário, não teria lógica, seria similar ao professor que sabe menos que o aluno sobre o assunto da aula.

Embora o anjo protetor seja um espírito mais evoluído, isso não significa que atingiu o estado de perfeição, na maioria dos casos ainda são espíritos em evolução, sujeitos a falhas.

O afastamento do anjo da guarda pode ocorrer nos seguintes casos:
    - Reencarnação – outro espírito assume seu lugar.
    - Novas Responsabilidades – outro espírito assume seu lugar.

Fonte: Grupo PAS

:)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#63
Nao querendo estar a contrariar :P fui ver ao livro e nao encontrei essa definiçao no livro, o unico que encontrei foi isto.
Segunda classe


111. ESPÍRITOS SUPERIORES
. — Esses em si reúnem a ciência, a sabedoria e a bondade. Da linguagem que empregam se exala sempre a benevolência; é uma linguagem invariavelmente digna, elevada e, muitas vezes, sublime. Sua superioridade os torna mais aptos do que os outros a nos darem noções exatas sobre as coisas do mundo incorpóreo, dentro dos limites do que é permitido aohomem saber. Comunicam-se complacentemente com os que procuram de boa-fé a verdade e cuja alma já está bastante desprendida das ligações terrenas para compreendê-la. Afastam-se, porém, daqueles a quem só a curiosidade impele, ou que, por influência da matéria, fogem à prática do bem.
Quando, por exceção, encarnam na Terra, é para cumprir missão de progresso e então nos oferecem o tipo da perfeição a que a Humanidade pode aspirar neste mundo

PRIMEIRA ORDEM. — ESPÍRITOS
PUROS
112.
CARACTERES
GERAIS
. — Nenhuma influência da matéria.
Superioridade intelectual e moral absoluta, com relação aos Espíritos das outras ordens.
113.
Primeira classe
CLASSE ÚNICA
Os Espíritos que a compõem percorreram todos os graus da escala e se despojaram de todas as impurezas da matéria. Tendo alcançado a soma de perfeição de que é suscetível a criatura, não têm mais que sofrer provas, nem expiações. Não estando mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis, realizam a vida eterna no seio de Deus.
Gozam de inalterável felicidade, porque não se acham submetidos às necessidades, nem às vicissitudes da vida material. Essa felicidade, porém, não é a de ociosidade monótona, a transcorrer em perpétua contemplação. Eles sãos mensageiros e os ministros de Deus, cujas ordens executam para manutenção da harmonia universal. Comandam a todos os Espíritos que lhes são inferiores, auxiliam-nos na obra de seu aperfeiçoamento e lhes designam as suas missões. Assistir os homens nas suas aflições, concitá-los ao bem ou à expiação das faltas que os conservam distanciados da suprema felicidade, constitui para eles
ocupação gratíssima. São designados às vezes pelos nomes de anjos, arcanjos ou serafins.

Podem os homens pôr-se em comunicação com eles,mas extremamente presunçoso seria aquele que pretendesse tê-los constantemente às suas ordens
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Creio que o que apresentou deve ser a definição geral. Se procurar no google por Grupo PAS encontra aquilo que referi. Mas como lhe disse não tenho certeza... sempre pensei que fosse assim :) Mas vou pesquisar mais para ver se saímos deste impasse, heheh
E obrigada, Misticopt28 :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

apresentei a resposta como vem no meu livro :p
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Acho que já clarificamos, certo?

Então Anjo da Guarda é um ser evoluído espiritualmente, que pode ou não ser da família do protegido, podendo por isso ser alguém com temos uma "afinidade" espiritual, mas deverá ele ser mais "evoluído" do que o ser que protege. Pode deixar de o proteger, se tiver, por exemplo que reencarnar novamente, porque ele também ainda "provas para superar". No entanto, nunca o protegido ficará sem proteção pois haverá sempre outro Anjo da Guarda que o substitua. É assim?
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Sim tudo certo menos o deixar a missao a meio mas.... Tudo é possivel
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

sofiagov
Citação de: Faty Lee em 28 janeiro, 2015, 14:44
Acho que já clarificamos, certo?

Então Anjo da Guarda é um ser evoluído espiritualmente, que pode ou não ser da família do protegido, podendo por isso ser alguém com temos uma "afinidade" espiritual, mas deverá ele ser mais "evoluído" do que o ser que protege. Pode deixar de o proteger, se tiver, por exemplo que reencarnar novamente, porque ele também ainda "provas para superar". No entanto, nunca o protegido ficará sem proteção pois haverá sempre outro Anjo da Guarda que o substitua. É assim?

Mas o que é um mentor espiritual? No livro "Missionários da Luz", Chico Xavier nos fala que o mentor espiritual não é um simples "aparelho", mas um espírito que através da renúncia a si mesmo, abnegação e humildade, escolhe: "calar para que outros falem; dar de si próprio para que outros recebam, ou seja, que opta por servir de ponte transmitindo conhecimento e auxiliando seu "pupilo" a desenvolver-se em um dado campo da vida.

O mentor, também confundido algumas vezes com o guia, não necessariamente auxilia médiuns em centros espíritas.
Todos nós temos um ou mais mentores que nos acompanham, por exemplo, profissionalmente. Trata-se de um espírito que alcançou um estágio pouco acima do nosso e, por isso, escolhe doar seu conhecimento a um espírito que pode ser auxiliado. Escolhe auxiliar-nos, como forma de evoluir espiritualmente em seu próprio desenvolvimento através deste trabalho que também é de caridade.

Os mestres são seres mais desenvolvidos que já alcançaram tal grau de elevação que já não precisam mais encarnarem. Eles permanecem em planos superiores ao nosso, mas ainda, possivelmente, acessíveis através de rituais ou práticas específicas como, por exemplo, a "canalização". Temos os mestres da Grande Fraternidade Branca: Mestre Jesus, Mãe Maria, Maytreia, El Morya, Mestre Gautama, Mestre Saint Germain e outros.

Guia espiritual ou espírito protetor é um irmão espiritual -um espírito que faz parte de nossa família espiritual– alguém que fez parte de nossa vida atual e já desencarnou, ou algum antepassado que não encarnou nesta geração, mas que guarda sentimentos astrais de carinho e afinidade com o nosso, e que nos acompanha a fim de nos proteger. Estão mais próximos de nós em momentos específicos de perigo, tristeza ou em momentos difíceis da partida, que ofereçam obstáculos pessoais complicados de ultrapassar. Dependendo de nossa sensibilidade, podemos senti-los através de sentimento de calor ao lado do rosto ou através de vozes ou visões em sonhos ou mesmo em estado semi-acordado.

Quanto aos Anjos, os mais conhecidos são os anjos da guarda, seres espirituais mais sutis, fazem parte da hierarquia divina e por isso nunca encarnaram nem encarnarão, apesar de poderem se manifestar em forma corpórea quando necessário.

Anjos são seres espirituais incorpóreos (Hb. 1:14). Não tem corpo físico, mas podem assumir forma corpórea (Gn. 18:19). (Sl. 104:4; Hb 1:7; Ef. 6:2; Mt. 8:16; 12:45; Lc. 7:21; Apc. 16:14). A palavra anjo quer dizer "mensageiro". Eles guiam e guardam os crentes – (Sl. 91:11; Hb. 1:14).

Quando nascemos nos é designado um anjo da guarda para nos proteger. Apesar dele estar muito mais próximo a nós durante os primeiros 7 anos de vida, continuam acessíveis durante toda a nossa jornada terrena, bastando nos conectarmos com eles simplesmente pedindo sua ajuda, através da prece e outras práticas. Eles têm papel de proteção como o guia ou espírito protetor e tem também um papel amparador.
fonte:somostodosum

Sofia conforme o que nos ensina o Espiritismo todos os Espiritos incuindo os anjos tiveram que passar por todas as fases de Evoluçao. Que Deus Justo criaria almas perfeitas? Nao seria um Deus Justo assim. Creio que todos nós temos um anjo da guarda e um mentor e/ou guia como queiramos chamar,  nunca é mais evoluido que o anjo da guarda. Creio que os guias sao seres mais evoluidos que a pessoa que estao a guiar que é da sua logica. Os anjos sao seres quase perfeitos que aceitam a missao de proteger e assim estao em evoluçao mesmo no mundo espiritual, faz me um bocado de confusao é verdade mas essa informaçao veio de um site Espirita. Podemos desencarnar e sermos guias de alguem com quem tenhamos afeiçao.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

sofiagov
#70
Citação de: misticopt28 em 28 janeiro, 2015, 15:50
Sofia conforme o que nos ensina o Espiritismo todos os Espiritos incuindo os anjos tiveram que passar por todas as fases de Evoluçao. Que Deus Justo criaria almas perfeitas? Nao seria um Deus Justo assim. Creio que todos nós temos um anjo da guarda e um mentor e/ou guia como queiramos chamar,  nunca é mais evoluido que o anjo da guarda. Creio que os guias sao seres mais evoluidos que a pessoa que estao a guiar que é da sua logica. Os anjos sao seres quase perfeitos que aceitam a missao de proteger e assim estao em evoluçao mesmo no mundo espiritual, faz me um bocado de confusao é verdade mas essa informaçao veio de um site Espirita. Podemos desencarnar e sermos guias de alguem com quem tenhamos afeiçao.

Eu penso que (e não sabendo nada como costumo dizer...porque há tanto para aprender mas primeiro saber e interiorizar) para sermos guias depende do grau de evolução e desenvolvimento pessoal enquanto encarnados desenvolvendo as nossas  atitudes morais através do íntimo (pensamentos,emoções as motivações).
Quando desencarnamos o grau de consciência nos liga ao nível vibratório que pertencemos e ai permanecer.

retirei este pequeno trecho que poderá ajudar.

(...) As almas encarnadas que possuem o forte desejo interior de difundir Luz (conhecimento, liberdade e amor) sobre a Terra. Eles sentem isso como sua missão. São frequentemente atraídos para a espiritualidade e para algum tipo de trabalho terapêutico. Devido ao seu profundo sentimento de missão, os Trabalhadores da Luz sentem-se diferentes de outras pessoas. Ao experimentarem diferentes tipos de obstáculos em seus caminhos, a vida os estimula a encontrar seu caminho próprio, único. Os Trabalhadores da Luz quase sempre são indivíduos solitários que não se adaptam às estruturas sociais estabelecidas.(...) Todos os Trabalhadores da Luz que vivem agora desejam corrigir alguns de seus erros passados e recuperar e cuidar do que foi destruído por causa disso.(...)
fonte: jeshua

Citação de: sofiagov em 28 janeiro, 2015, 16:06
Eu penso que (e não sabendo nada como costumo dizer...porque há tanto para aprender mas primeiro saber e interiorizar) para sermos guias depende do grau de evolução e desenvolvimento pessoal enquanto encarnados desenvolvendo as nossas  atitudes morais através do íntimo (pensamentos,emoções as motivações).
Quando desencarnamos o grau de consciência nos liga ao nível vibratório que pertencemos e ai permanecer.

retirei este pequeno trecho que poderá ajudar.

(...) As almas encarnadas que possuem o forte desejo interior de difundir Luz (conhecimento, liberdade e amor) sobre a Terra. Eles sentem isso como sua missão. São frequentemente atraídos para a espiritualidade e para algum tipo de trabalho terapêutico. Devido ao seu profundo sentimento de missão, os Trabalhadores da Luz sentem-se diferentes de outras pessoas. Ao experimentarem diferentes tipos de obstáculos em seus caminhos, a vida os estimula a encontrar seu caminho próprio, único. Os Trabalhadores da Luz quase sempre são indivíduos solitários que não se adaptam às estruturas sociais estabelecidas.(...) Todos os Trabalhadores da Luz que vivem agora desejam corrigir alguns de seus erros passados e recuperar e cuidar do que foi destruído por causa disso.(...)
fonte: jeshua

Como me identifico com isso :) Mas cometo erros, as vezes sei que estou a errar mas vou meter a mao na cova na mesma. O que isso quererá dizer? Bem a Espirtualidade tem muito que se lhe diga, embora tenha um forte desejo de fazer tudo aquilo que mencionas te tambem erro porque?
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

sofiagov
porquê?
porque se não errarmos não aprendemos a dar valor...porque faz parte da nossa evolução.
porque o errar e o fazer bem são opostos que se completam assim fazendo parte do equilíbrio do universo .
Quem não nunca errou ?

o facto de termos esse desejo de evoluir, de entre ajuda e ajudar o próximo, por vezes é uma ideia que não passa disso mesmo...assim não evoluímos pois nada fazemos.

Estás no teu ciclo de aprendizagem, como eu estou...as minhas imperfeições fazem parte do trilho da minha vida evolutiva....
e não serei guia de ninguém tão cedo....ainda me faltam uns bons milhares de reencarnações .... para evoluir :) :)

sou tao bom que as pessoas chegam aproveitar se da minha boa vontade. mas como ja admiti tambem erro
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#74
Sabem o que eu acho? Lol, mas essa sou eu que sou "estranha" mesmo :)

Eu acho que o "erro" é tão subjetivo... aos Olhos de Deus o que será errar?? Berrar com o marido ou mulher porque estamos mal-dispostos? Olhar para o carro da vizinha e sonhar que gostaria de ter um? Trair a mulher/marido e jurar que não volta a fazê-lo? Preocupar-nos com as unhas postiças que precisam de manutenção, quando uma amiga chora no nosso ombro porque o marido a deixou? Ir à missa e colocar uma vela ao Santo António para nos ajudar num relacionamento em vez de colocarmos diretamente a Ele?

Isto é sermos HUMANOS! Todos nós, de alguma forma, fazemos umas coisas mais do que outras. A aprendizagem é assim mesmo! Nós não nascemos com nenhum "manual" para sabermos exatamente o que fazer... a nossa vida é constantemente o mesmo: "tentativas e erros". Muitos aprendem com os erros e tentam outros caminhos. Mas há outros que nem sequer se apercebem que estão errados e continuam... o que é afinal o erro? Não será que o maior erro, aos olhos de Deus não seja nada disto que falei mas apenas não deixarmos a nossa Luz interior brilhar como deveria? Porque ela é a nossa verdadeira essência? Acham que Deus se importa ou se se interessa em saber que ficamos uma tarde a tratar do nosso cabelo ou do corpo se nos restantes 364 dias do ano oramos, praticamos e tentamos "fazer brilhar a nossa Luz interior" ajudando os outros?

O peso do "erro" como "pecado aos olhos de Deus" está muito presente em nós devido à nossa educação religiosa... Apesar de dizermos que Deus não castiga, porque na verdade um Ser tão bom não o faria... acabamos por estar "presos" a esse castigo... porque infelizmente é a nossa mente que não corta definitivamente com o peso do nosso julgamento interior. Temos mais é que ser felizes e fazer os outros felizes, estarmos bem em consciência que ainda nos falta muito neste caminho, mas que já fizemos IMENSO!!! Como é que gostaríamos de ser "perfeitos" se na nossa mente ainda não criamos um espaço para essa "perfeição"? E é por isso que aqui estamos... se fossemos perfeitos, não estaríamos bem neste mundo, certamente... não nos íamos adaptar...

Tudo é claramente a nossa perceção sobre as coisas. Tudo depende da nossa intenção. Perante a Lei Divina, um sujeito que mata alguém com intenção será "julgado" da mesma forma daquele que mata alguém sem intenção?

Se vocês olharem para os 10 mandamentos, supostamente princípios simples que devem orientar o Ser, certamente deprimiriam ao constatar que iria ser difícil encontrar um só que seja levado na íntegra. Porque, na verdade, temos que os analisar de forma direta e indireta... E vocês dizem: "eu nunca matei ninguém". Pois eu também não...:) mas todos os dias, certamente, que devo causar a "morte" interior (sinónimo de deceção) a alguém, quando magoo sem intenção... ou quando vou ao talho comprar carne para comer, porque na verdade, quando o faço, estou a transmitir ao Sr. do talho que "matem mais animais" porque ainda há compradores...

:-\ É verdade, não é?
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334