Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.441
Total de mensagens
369.499
Total de tópicos
26.922
  • Existe alguma simpatia para que uma pessoa tenha vontade de falar com outra?
    Iniciado por DiogoRa
    Lido 2.534 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boa noite, vou tentar contar a minha história muito resumidamente para ver se alguém me pode ajudar...
Trabalho com uma amiga de infância, desde sempre nos demos bem, sem qualquer tipo de problema... Acontece que, atualmente o grupo de trabalho/novos amigos, não vai muito com a minha cara, pois eu sou o chefe deles e além disso eles são muito molengões, não querem fazer nada e tenho de "lhes puxar as orelhas", juntamente com mais umas coisas fora do trabalho, está aí o motivo pelo qual não vao muito a bola comigo... A minha amiga atualmente passa muito tempo com eles, acontece que eles viram a cabeça dela contra mim e não sei como nem porque, já lá vão uns mesitos sem falar, nem mesmo no trabalho... Ora isto mais tarde ou mais cedo vai me causar problemas, pois também tenho superiores... Já tentei falar com ela, mas ou nem me quer ouvir, ou fala com sete pedras na mão...  Existe alguma simpatia para que a pessoa tenha vontade de falar com a outra? Ou seja mais simpática nas palavras? Algo com que ela venha falar comigo para resolver o mal entendido... Porque se estiver bem com ela, estou bem comigo mesmo... É uma amizade desde que me lembro de ser gente e é uma colega de trabalho... Tenho de resolver isto urgentemente...

Ps: ela é super teimosa

Obrigado desde já

Não conheço nenhuma simpatia. Mas para os prós e os contras de ser chefe. aqui vão alguns conselhos.
Você é o chefe. Contudo, não é nada divertido (e sim muito difícil) ser um chefe desrespeitado, ineficiente na gestão da equipe ou, ainda, desprezado. O que fazer para que a equipe seja a melhor coisa que já lhe aconteceu? Basta ser o melhor chefe que eles já tiveram. Este artigo pretende ser útil seguindo uma abordagem mais informal. Embora as dicas possam ser úteis para alguém em um ambiente executivo mais formal ou em um ambiente de grande porte, muitas dicas podem não ser apropriadas. Contudo, se você é alguém que representa a última autoridade em sua própria companhia ou em uma loja (o proprietário de um negócio próprio ou o gerente geral de um varejo, por exemplo), aqui vai um manual de ser um bom chefe.


Passos
1Perceba que a gestão tem sucesso por meio do esforço dos colaboradores. Não é porque você está no comando que deve tomar todo o crédito pelo trabalho feito. Sua equipe é responsável pelo resultado alcançado. Você é o líder de uma equipe que realizará o trabalho, tendo como função assegurar que tudo seja feito segundo a qualidade exigida.
Anúncio
2 Delegue as responsabilidades e confie na equipe. Gestões supercontroladoras não são apreciadas e demonstram desrespeito pelos membros do time. Uma vez que você já treinou alguém para realizar uma determinada tarefa, permita que a pessoa trabalhe sem interferência. Pessoas diferentes têm diferentes métodos, e o método de alguém pode ser tão eficiente quando aquele que você utiliza. Assim, antes de dar o primeiro passo para forçar alguém a usar o seu método, seja honesto na avaliação do método e, caso perceba que ele funciona tão bem quanto o que você já tem, permita que o novo método seja utilizado. Correções muito frequentes diminuem a confiança do time e impedem que desenvolvam seus próprios estilos.
3 Conheça seus colaboradores para saber suas forças. Observe-os e conheça-os como indivíduos. Compreenda seus motivos: quaisquer que sejam, faça o melhor para entendê-los. Isso vai permitir que você os aprimore, ajuste e alinhe para os objetivos que você também possui. Bons colaboradores estão sempre em destaque, e é sua tarefa descobrir quem faz o "necessário" e quem faz "o algo a mais". Há uma diferença substancial.
4 A maioria dos chefes ruins possuem o (equivocado) entendimento de que as coisas não estão sendo bem desenvolvidas, pois tais chefes acreditam que são os únicos capazes de realizar uma determinada tarefa da melhor forma. A verdade é que os bons chefes acreditam em suas equipes.
5 Desenvolva seu time para a tomada de decisões e não os fique criticando. Se você realizou um bom trabalho de treinamento para que as pessoas sejam seus executivos, é importante que você acredite que eles estão dando o melhor para realizar o melhor para o seu interesse (e para a empresa). Mesmo que tomem uma decisão equivocada ou resolvam um problema de um modo que você não faria, não critique e nem os desvalorize. Pelo contrário: use esses momentos como oportunidades de melhoria. Ouça as razões para a ação tomada - na maioria das vezes, dentro do contexto, há uma lógica para o que foi feito.
6 Auxilie a equipe a resolver problemas sem a sua participação. Às vezes, membros da equipe irão se desentender com outros membros. Se vierem reclamar um do outro para você, ouça com atenção. Se alguém não estiver cumprindo com suas responsabilidades ou destratando alguém, você terá de agir e resolver um conflito de trabalho. Entretanto, se você entende que é apenas uma questão de competição ou um conflito de personalidades, oriente-os para que saibam resolver a questão sozinhos.
•Converse com o outro membro do time e, após verificar que se trata de uma questão de personalidades, simplesmente faça-os compreender que não é exigido que eles sejam amigos, mas apenas profissionais o suficiente para dialogarem e realizar o trabalho.
•Comunique-os que você reconhece suas habilidades de trabalho para se entenderem. Depois, deixe-os resolver a questão, mas observe de longe. Não interfira, a não ser que discutam na frente de clientes. Ponha um fim naquilo imediatamente se isso ocorrer.
7Lide com os problemas de modo rápido e direto. Qualquer chefe muito ocupado compreende este conceito: "Não preciso dos detalhes. Vamos ao que interessa." Você não precisa ser imbecil e massacrar as pessoas; no entanto, ser honesto sem ser duro demais pode poupar tempo e é apreciado no final. Quando você vir um problema, resolva-o rapidamente e não fique remoendo isso depois com as pessoas - passado é passado. Tente apenas lembrar que o que houve não é aceitável. Lembre-se de que o objetivo é promover um comportamento produtivo e manter o respeito do colaborador sem criar conflitos entre os empregados, especialmente na frente de outros. Exemplo:
•Chefe: "João, preciso que venha para a minha sala." (Diga isso de um modo natural, em bom tom. Não apareça na frente de clientes ou colaboradores atirando para os lados e gritando: "João, na minha sala AGORA." Isso é entre você e o João.) Em particular, em um momento em que ninguém esteja espiando:
•Chefe: "João, a ligação no celular. Está tudo bem com sua família?"
•João: "Sim, era apenas o meu pai querendo uma ajuda mais tarde..."
•Chefe: "Ok, entendo. Somos todos humanos, mas quando você está na recepção, não pode receber ligações pessoais."
•João: "Eu sei. Desculpe-me. Meu pai não tem muitas oportunidades para me ligar..." (o problema ou assunto não é relevante).
•Chefe: "Eu entendo. De qualquer modo, quando perceber que não pode desligar uma ligação pessoal imediatamente, gostaria que deixasse a recepção. Quando os clientes percebem que você está em uma ligação pessoal ao invés de os estar atendendo, cria-se uma situação ruim para você e para a empresa. Nosso clientes tem sempre a prioridade, a não ser que seja uma emergência."
•João: "Sim, cometi um erro."
•Chefe: "Tudo bem. Fico feliz que entenda. O desejável é que você use a caixa postal quando estiver no trabalho ou pelo menos deixe a recepção se não puder desligar imediatamente."
•É isso. Não critique nem faça tempestade em copo d'água; deixe-o ir trabalhar. Também não é necessário diminuir a situação tentando usar palavras doces. Seu colaborador deve (A) entender a situação ao invés de receber longas ligações pessoais no escritório e (B) ser adulto em relação à disciplina. Você, sendo um bom chefe, deve (A) permanecer sereno - trata-se de uma chance de treinar isso, e (B) ser educado e calmo, mas firme e claro em expressar sua correção de comportamento e suas expectativas futuras. Elogios excessivos e tentativas constantes de se "relacionar" com os problemas pessoais do colaborador são perda de tempo, da mesma forma que fazer críticas e sermões sem fim. Vá direto ao ponto rapidamente - sem ser escandaloso ou sem fazer drama sobre a questão.
8 Comunique sua equipe sobre como você a aprecia - na frente dos clientes, se possível. Nunca hesite em dar o tapinha nas costas, cumprimentar os colaboradores e agradecer pelo excelente trabalho desenvolvido. Se os clientes estiverem ali, permita que saibam o quanto você acredita que seus colaboradores podem oferecer os serviços que seu negócio oferece. Quando a equipe se sente valorizada e apreciada, seu emprego significa muito mais do que o salário. Quando seus clientes ficam sabendo que você, enquanto chefe, acredita fortemente no seu time, eles se sentem confiantes de que estão em boas mãos, e isso dá a você mesmo a liberdade de deixar seus clientes nas mãos capazes de sua equipe. Percebe como isso se torna uma relação "ganha-ganha-ganha"? Ao elogiar seu colaborador enquanto seu cliente observa, você alcança todos os benefícios - e nenhum prejuízo.
9 Mostre sua apreciação realizando coisas por eles. Eles dão um algo a mais por você. Faça algo legal por eles.
10 Aprenda a ser um ouvinte efetivo. Seus colaboradores merecem ser ouvidos quando têm preocupações. Permita que finalizem antes que você comece a falar; não assuma que você já sabe o que eles vão dizer antes que terminem. Não crie argumentos de defesa em sua mente enquanto eles falam. Pelo contrário: tente estar totalmente engajado na conversa enquanto falam, sem criar objeções. Reconheça seus pontos - o que não significa que você concorda com eles; apenas significa que você compreendeu. Repita os pontos com suas próprias palavras para confirmar, se necessário. Você pode não tomar nenhuma ação, mas ouvi-los é importante para passar um sentimento de participação e significância. Geralmente, simplesmente dizer "Eu aprecio o fato de você estar me dizendo isso" é tudo que eles precisam para se sentir ouvidos.
11 Sempre diga "obrigado" por aquilo que fazem na organização.

Dicas
•Tenha um pouco mais de tolerância no coração. Seu time trabalha para você por várias horas e, por isso, esquece da vida pessoal - o que pode levar a um grande impacto que se transforma em horas de trabalho. Seu colaborador pode estar irritado ou ter um dia ruim ou de baixa produtividade por inúmeras razões. Contudo, lembre-se de que é responsabilidade deles lidar com suas vidas pessoais no tempo que dispõem. Você deve lembrá-los disso se o problema for recorrente, mas isso é raro.
•Entenda que coisas acima do controle da sua equipe vão surgir com certa frequência. Contanto que não seja sempre, é de seu interesse tratar as pessoas como pessoas, e não objetos, números ou peças na engrenagem. Dê a liberdade de resolverem os assuntos pessoais, mesmo que venham ao trabalho com atraso - contanto que isso não se torne comum.
•Se você está operando em um orçamento apertado, tornar-se um bom chefe pode ajudá-lo a economizar dinheiro. Muitos estudos demonstram que equipes que se sentem bem cuidadas e valorizadas trabalham menos motivadas por dinheiro, mas muito mais pelo sentimento de participação e valor que dão a você e à empresa e pelo sentimento da grande responsabilidade que têm.
•Divirta-se com a equipe. Fazer piadas e permitir que o vejam como ser humano cria um sentimento de amizade. Permitir que o chamem de "Vossa Majestade" ou "Capitão" pode ser divertido. Portanto, se a equipe começar a agir assim, pode-se retribuir com um "Meu súdito" ou "Comandante". Isso é charmoso e os leva a perceber que não são simples empregados, e sim membros essenciais do "pelotão" ou da "corte real". Ao mesmo tempo que é importante manter sua posição de líder, é importante manter-se acessível. (E isso tem a ver com a forma como eles se sentem em relação a você - se alguém se curva para cumprimentá-lo ou diz "Vossa Majestade" privativamente ou de um modo divertido, provavelmente você tem alguém que o admira, o respeita e estará ao seu lado quando precisar.
•O proprietário ou gerente de uma pequena empresa poderá dar apenas um pequeno bônus no final do ano. Ao invés de dar ao time um bônus de apenas 50 reais por pessoa, considere fazer uma pequena festa para eles - realize-a em sua própria residência. Sua equipe ficará emocionada, já que você: (A) os convidou para sua casa; (B) gastou dinheiro para preparar algo para eles; (C) criou um ambiente caloroso para que eles pudessem compartilhar da companhia uns dos outros e da sua. Lembre que uma nota de 50 reais é um tanque de gasolina que vai se esgotar em poucos dias, mas uma boa festa lhes dará uma memória que poderão levar para o resto de suas vidas. Algumas festas custam pouco, mas trazem muito divertimento e ótimos sentimentos.
•Ser bom chefe não é exatamente ser rei ou rainha. Você tem de confiar tanto no time que é importante que eles se sintam leais a você e façam as tarefas do modo como você espera. Comunicar a eles que devem lembrar que, onde quer que estejam (mesmo no tempo livre), são membros de sua empresa, e lembrar-lhes quem eles são nesse sentido - é algo bom. Isso os faz perceber que são um investimento da organização de um modo profundo, e aqueles que são os seus melhores empregados sempre darão um passo a mais para servi-lo no melhor de suas habilidades.
•Reconheça que você precisa aprender a ser chefe. Muitos de nós somos promovidos a chefe porque fizemos bons trabalhos como colaboradores. Contudo, o trabalho de chefia é bem diferente - e, muitas vezes, parece contraditório. Sem esforço, você pode não se tornar um bom chefe. Pelo contrário, poderá continuar a ser simplesmente um bom colaborador para seu novo chefe.
•Um bom modo para lembrar a importância de tratar bem os colaboradores é lembrar a si mesmo de tratá-los como se fossem seus melhores clientes. Seus melhores clientes geralmente ganham o benefício da dúvida em uma disputa. Você muitas vezes irá oferecer promoções especiais como modo de dizer "obrigado" ou como modo de construir um relacionamento. Não importa como está o seu humor em determinado dia, você sempre estampa um sorriso para seus bons clientes. E, logicamente, você sempre trata seus bons clientes com muito respeito. Esses são os itens que você deveria cumprir para seus bons colaboradores, uma vez que eles são extremamente valiosos - ou até mais, em alguns casos -, da mesma forma que aqueles bons clientes a quem você trata bem! A moral deles ficará melhor e, portanto, os negócios irão crescer de acordo com o valor percebido que eles têm.
•Não reprima o departamento inteiro por conta do erro de uma pessoa. Por exemplo, você percebe que a Maria tem chegado atrasada diariamente enquanto todos chegam no horário. Ao invés de enviar um e-mail para o grupo sobre a importância da pontualidade, converse com a Maria sobre o problema.
•Ser legal toma o mesmo tempo (ou até menos) em relação a ser rude ou ser estúpido. Além disso, você recebe um tratamento melhor em troca.
•Seja cauteloso sobre ser amigo dos colaboradores. Tente manter a comunicação em um nível profissional, pelo menos no escritório.



Fonte:Wiki how

boas  :)

Este é um daqueles tópicos em que fico na duvida de responder ou ficar calado...  ::)

Aparentemente, teve a sorte de eu responder...  :P

Caro amigo, não me leve a mal... mas fiquei com a sensação que voce é um péssimo chefe.

CitaçãoAcontece que, atualmente o grupo de trabalho/novos amigos, não vai muito com a minha cara, pois eu sou o chefe deles

...pela minha vida fora já tive chefes que ainda hoje continuam a ser meus amigos... e já tive chefes que é melhor mudarem de passeio quando me virem... Definitivamente... não é por ser chefe deles que não vão consigo à bola...  ::)

Citaçãoe além disso eles são muito molengões, não querem fazer nada e tenho de "lhes puxar as orelhas",

...trabalhar rápido não é trabalhar bem... e todos os burros comem palha... o que é preciso é saber dar-lha... ;)

Citaçãojuntamente com mais umas coisas fora do trabalho,

-Trabalho é trabalho... conhaque é conhaque... Aparentemente andam a arrastar coisas do trabalho para o conhaque e vice versa...

Citaçãoestá aí o motivo pelo qual não vao muito a bola comigo...

...aqui está o motivo que VOCE ACHA que eles não vão muito à bola consigo...  ;)

CitaçãoA minha amiga atualmente passa muito tempo com eles, acontece que eles viram a cabeça dela contra mim e não sei como nem porque, já lá vão uns mesitos sem falar, nem mesmo no trabalho... Existe alguma simpatia para que a pessoa tenha vontade de falar com a outra?

E a sua ideia passa por obriga-la a falar consigo?  ::)

CitaçãoOu seja mais simpática nas palavras? Algo com que ela venha falar comigo para resolver o mal entendido... Porque se estiver bem com ela, estou bem comigo mesmo...

Comece, talvez, por lhe pedir desculpa... Voce até pode não saber do que está a pedir desculpa... mas ela sabe... ;)

CitaçãoPorque se estiver bem com ela, estou bem comigo mesmo...

Nunca vai estar bem com ninguém que voce obrigue ao que quer que seja...

CitaçãoÉ uma amizade desde que me lembro de ser gente e é uma colega de trabalho... Tenho de resolver isto urgentemente...

Concordo... quanto mais tempo passar pior...

CitaçãoPs: ela é super teimosa

O que não gostamos no outro, certamente, revela coisas muito importantes a nosso respeito.  ;)

Abraço
a minha religião é a verdade...

Citação de: DiogoRa em 25 janeiro, 2015, 02:40
Boa noite, vou tentar contar a minha história muito resumidamente para ver se alguém me pode ajudar...
Trabalho com uma amiga de infância, desde sempre nos demos bem, sem qualquer tipo de problema... Acontece que, atualmente o grupo de trabalho/novos amigos, não vai muito com a minha cara, pois eu sou o chefe deles e além disso eles são muito molengões, não querem fazer nada e tenho de "lhes puxar as orelhas", juntamente com mais umas coisas fora do trabalho, está aí o motivo pelo qual não vao muito a bola comigo... A minha amiga atualmente passa muito tempo com eles, acontece que eles viram a cabeça dela contra mim e não sei como nem porque, já lá vão uns mesitos sem falar, nem mesmo no trabalho... Ora isto mais tarde ou mais cedo vai me causar problemas, pois também tenho superiores... Já tentei falar com ela, mas ou nem me quer ouvir, ou fala com sete pedras na mão...  Existe alguma simpatia para que a pessoa tenha vontade de falar com a outra? Ou seja mais simpática nas palavras? Algo com que ela venha falar comigo para resolver o mal entendido... Porque se estiver bem com ela, estou bem comigo mesmo... É uma amizade desde que me lembro de ser gente e é uma colega de trabalho... Tenho de resolver isto urgentemente...

Ps: ela é super teimosa

Obrigado desde já

Diogo, não me parece que uma simpatia aqui resolveria o problema. Pelo contrário, até poderia afastá-la mais, dado que, como mencionou ela é orgulhosa.

Porque não fala abertamente com ela? Porque não lhe escreve em nome da sua amizade de longa data? Procure conquistar um tempo de antena, pedindo-lhe apenas uns minutos, faça qualquer coisa para conversarem e para se poder explicar.

Aqui não tem nada que ver com o facto de ser um bom ou mau chefe... acho que aqui isso até nem é relevante, mas sim o "conquistar" novamente o coração de uma amiga, que ao que parece, é importante, porque senão não pensaria numa simpatia, certo?

Eu falava com ela, procurava ouvir o que ela tem para dizer. Mesmo que fossem coisas que eu não concordasse, ouviria e justificaria o que fosse necessário, abriria a minha mente para aceitar o ponto de vista dela, porque se ela pensa daquela forma ou desta é porque o seu comportamento lhe faz pensar isso mesmo, compreende? Por isso, eu tentaria construir uma ponte e não deixar com as costas viradas um para o outro.

Mas não chega! Eu faria o mesmo com a equipa. Não acha "estranho" uma equipa inteira estar de costas viradas para si?? Será porque você é exigente e não admite determinadas coisas ou será que você adopta determinados comportamentos que lhes fazem pensar que você é uma coisa e afinal é outra?? Cuidado com isto!

O conceito de chefe, hoje em dia, não faz muito sentido. Hoje em dia há os líderes.... O líder é aquele que não manda fazer, mas faz... vai à frente no barco, mas nem por isso deixa de dar atenção aos outros... ele é amigo, compreensivo e assertivo.. não assume personalidade autocrática mas corrige quando assim tem que ser :)

Se a equipa está de costas viradas para si, assim como a sua amiga ... talvez não fosse má ideia falar com eles, encontrar razões para esse comportamento geral e depois reflectir sobre onde poderá estar a errar... sim, porque se eles pensam qualquer coisa de si, algo falhou no seu comportamento, levando-os a pensar algo que não deveriam, certo?

Eu sempre fui líder, gestão de muitas pessoas e estas situações são frequentes quando as pessoas não são assertivas e não colocam os pontos nos is. Os bons líderes, encontram estratégias adequadas para ultrapassar os obstáculos que lhes vão surgindo :)

Pense nisto e boa sorte :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334