Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.485
Total de mensagens
369.589
Total de tópicos
26.954
  • Meditação-a paz interior
    Iniciado por Puca
    Lido 2.362 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Puca



1ª Lição

O ritmo de vida actual lança-nos num reboliço interminável, consome-nos energia com todas as suas exigências e caprichos. A correria para o emprego, o stress e ansiedade causados pelo caótico trânsito das nossas cidades, o dia inteiro a trabalhar, chegar a casa já tarde, esgotado, sem paciência nem força para mais nada, na grande maioria dos casos é este o ritmo normal do dia-a-dia. Isto durante meses e anos a fio cobra o seu preço, por vezes muito elevado, depressões, stress, mal-estar físico e mental, distúrbios funcionais do organismo, etc.
Ganhar o hábito de "roubar" um bocadinho do dia só para si pode ajudar a minorar os efeitos deste constante estado de agitação e por sua vez, a prática de meditação é uma excelente solução.
Aquietar a mente é primeiro objectivo e para que tal seja possível é necessário eliminar os pensamentos. É muito difícil? Concordo! Mas com treino e persistência consegue-se.


Nesta 1ª lição a proposta é a seguinte:

- Procure um local tranquilo, bem ventilado, onde não seja interrompido. Desligue o telemóvel. Se lhe agradar pode acender uma vela, queimar um pau de incenso ou colocar uma música bem tranquila. Crie o ambiente que mais lhe agradar e proporcione o sossego necessário.

- Sente-se confortavelmente, com as costas o mais direitas possível, sem causar qualquer incómodo. No chão com as pernas cruzadas pode usar almofadas para se sentar mais alto e encostar as costas à parede. Se mesmo assim a posição se tornar desagradável opte por uma cadeira que mantenha as costas rectas.

- Feche os olhos e concentre-se na sua respiração. Procure fazer uma respiraçaõ exclusivamente nasal. Sinta o ar fresco que entra pelas narinas e o ar quente e saturado que sai durante a expiração. Com a entrada do ar sinta-se a absorver uma energia pura e regeneradora enquanto com a saída do ar liberta todas as preocupações e negatividades diárias.

- Sempre que o pensamento invade a sua mente, observe-o, mantendo a distância e deixe-o passar voltando a sua atenção para o processo de respirar.

-Faça este exercício pelo menos uma vez por dia e rapidamente se aperceberá dos seus benefícios. Além de aumentar a sua capacidade respiratória, tranquiliza a sua mente e as suas emoções.

A prática de meditação é um exercício interior para o seu desenvolvimento pessoal, experimente!


2ª Lição - Meditação Vipassana

Agora com a concentração mais apurada, centrada na respiração. Deve procurar manter a mente liberta de pensamentos cada vez por períodos mais longos. Se já consegue ausentar os pensamentos, por poucos minutos que sejam, está a meditar. No final da sua prática pode verificar o quanto a sua respiração está mais calma tornando-o consciente da sua própria tranquilidade.
- Nesta segunda fase vai passar da sua concentração na respiração para um ponto no centro da testa, no qual deverá fixar única e exclusivamente a sua atenção. Mantenha uma constante ausência de pensamentos. Sempre que a sua mente se desviar deste ponto, volte a concentrar-se na respiração e de seguida novamente para o centro da testa. Repita este exercício diversas vezes até que não exista mais nada na sua mente senão este ponto.
- Quando sentir que já se consegue manter centrado neste ponto por alguns minutos, repita o processo agora para um ponto localizado no topo da cabeça. Quando este desafio estiver ultrapassado, passe para um ponto imaginário, situado um palmo acima da cabeça.
Sempre que haja uma distracção dos pontos indicados concentre-se no ponto anterior até estabilizar a mente e retorne novamente ao local onde a sua atenção estava inicialmente focada.


Esta prática requer alguma continuidade e persistência. Uns dias correrão melhor que outros, mas com alguma dedicação facilmente poderá observar os seus benefícios.

A Meditação acelera o desenvolvimento do próprio cérebro, opera mudanças nas células e outras passam de um estado de passividade para outro cada vez mais activo. Por consequência acontecem alterações na forma de pensar, de actuar, de enfrentar os desafios e ultrapassar os obstáculos da vida. Conduz progressivamente a um alargamento da própria consciência.


Para intensificar e melhorar a sua prática de meditação existem alguns conselhos a nível de alimentação que poderá seguir.
O alimento que comemos condiciona a nossa mente, logo devem ser sempre consumidos com qualidade e em quantidade suficiente, ou seja, moderadamente. Um alimento saudável é aquele que se digere bem, a sua influência é rápida e não interfere na saúde física, psíquica e moral. Há alimentos tão nefastos que causam bloqueios energéticos no cérebro, causando apatia ou ansiedade. Estes alimentos são os excessivamente picantes, salgados, ácidos, doces, fritos, gorduras, o álcool, a carne , alimentos muito cozinhados ou de vários dias. Os mais convenientes para a prática de meditação constam de frutas, vegetais, cereais, elaborados de formas simples e ingeridos após cozinhados.
Evite praticar Meditação logo após uma refeição, deverá aguardar pelo menos duas horas, pois durante esse período a sua energia está ocupada com o processo de digestão, limitando a sua capacidade de ser utilizada pela mente.

Boa Prática!




sofiagov
Muito bom...
a realidade é mesmo essa o ritmo de vida actual consome-nos totalmente.

Citação de: sofiagov em 23 janeiro, 2015, 14:02
Muito bom...
a realidade é mesmo essa o ritmo de vida actual consome-nos totalmente.


Não podia estar mais de acordo... às vezes nem pensamos em parar mesmo um bocadinho só para nós. A correria toma conta de tudo...

#4
bom tópico...

sabem os "zumbidos" de que me tenho andado a "queixar"... ?  ::)

Na verdade, têm também sido uma grande ajuda durante os momentos de reflexão que vou fazendo...

ao concentrar-me no zumbido, consigo muito mais facilmente não pensar em nada e chegar aquela sensação de paz interior...

também me têm ajudado a adormecer... concentro-me nele e em pouco tempo "aterro"...  ::)

sem duvida que à "males" que vêm por bem...  :)
a minha religião é a verdade...

Incertus, quanto mais você acalmar a sua mente "rebelde" mais você terá controlo sobre ela e não o contrário :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

eu sou calminho...  ::) ...os outros é que me provocam...  :P
a minha religião é a verdade...

Citação de: incertus em 23 janeiro, 2015, 21:44
bom tópico...

sabem os "zumbidos" de que me tenho andado a "queixar"... ?  ::)


Incertus, esses zumbidos também oiço, então à noite, no silêncio, são ensurdecedores... Cheguei a pensar que teria algum problema....
Que a paz de Deus esteja com todos.

Boa partilha! ;)

P.S. Anda tudo á volta com os zumbidos (lol)

Citação de: R.P. em 20 fevereiro, 2015, 15:02
Boa partilha! ;)

P.S. Anda tudo á volta com os zumbidos (lol)

Também??!! Loool mas será que não sabem manifestar-se de outra forma?! :D
A mim aconteceu-me esta noite pela 1ª vez. Primeiro foram os arrepios, sempre nas costas (ainda neste preciso momento estou a sentir). Depois, ouvia uns estalinhos, mas aí não liguei muito porque no silêncio da noite pode ser tanta coisa... Depois comecei com os ouvidos a fazer "piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii". E não é que me lembrei do incertus? Já viu incertus às 5h da matina estava a pensar em si! :D ;D :D (com todo o respeito lol). Primeiro um ouvido, virei-me para o outro lado, como ficou tapado começou o outro. Tentava dormir. Depois ouvi "uuu-uuuuu"... bem... aí já não me cabia um alfinete...!  :P Liguei a TV e fiquei até adormecer...
Seja lá quem fosse que me chateou, espero que tenha encontrado Luz e paz, pois assim pedi ao nosso grande Amigo... ;)

Citação de: cepticooucrente em 20 fevereiro, 2015, 15:14
Também??!! Loool mas será que não sabem manifestar-se de outra forma?! :D
A mim aconteceu-me esta noite pela 1ª vez. Primeiro foram os arrepios, sempre nas costas (ainda neste preciso momento estou a sentir). Depois, ouvia uns estalinhos, mas aí não liguei muito porque no silêncio da noite pode ser tanta coisa... Depois comecei com os ouvidos a fazer "piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii". E não é que me lembrei do incertus? Já viu incertus às 5h da matina estava a pensar em si! :D ;D :D (com todo o respeito lol). Primeiro um ouvido, virei-me para o outro lado, como ficou tapado começou o outro. Tentava dormir. Depois ouvi "uuu-uuuuu"... bem... aí já não me cabia um alfinete...!  :P Liguei a TV e fiquei até adormecer...
Seja lá quem fosse que me chateou, espero que tenha encontrado Luz e paz, pois assim pedi ao nosso grande Amigo... ;)

Eu já não digo nada, e cheguei a um ponto que nem sei nada e nem sei se quero realmente saber. 2 anos e tal nisto. :)
Se é alguém...não os percebo :P

A Meditação faz sempre bem. Acalma.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

sofiagov
Citação de: R.P. em 20 fevereiro, 2015, 18:32
Eu já não digo nada, e cheguei a um ponto que nem sei nada e nem sei se quero realmente saber. 2 anos e tal nisto. :)
Se é alguém...não os percebo :P

;D  o que ouve? zumbido, sussuros...