Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.536
Total de mensagens
369.653
Total de tópicos
26.976
  • Origem do nome Castelo de Bode: Lenda, Mito ou Mistério?
    Iniciado por VodGas
    Lido 3.909 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Ao "investigar" hoje sobre a Barragem de Castelo de Bode (ou de Castelo do Bode) devido aos 64 anos da inauguração desta barragem, encontrei algumas informações sobre a barragem esconder mais do que aparenta.

Sabe-se que quando foi construída a barragem, algumas aldeias antigas ficaram submersas por as águas do Zêzere, que inclusive algumas minas de ouro, cobre e estanho 'medievais' também ficaram debaixo de água.

Sabe-se também que esta zona é rica em vestígios romanos, e de outros povos que por ali passaram, mas até agora pouco se falou dos verdadeiros mistérios que esconde esta barragem, se até mesmo este local era defendido por Cavaleiros Templários.

Mas de onde nasceu o nome de Castelo de Bode?

Não existe uma explicação óbvia para o aparecimento do nome e segundo as fontes "oficiais", quando alguns engenheiros realizavam o estudo da bacia, e que, por mero acaso viram uma pedra que tinha um castelo e uma cabeça de um bode desenhada, começaram a pedir opiniões sobre a denominação da barragem, tendo ficado o que a pedra sugeriu.

Que relação poderia ter Castelo de Bode com Templários?

Existe quem cruze a designação Bode com Templários e ela pode remeter-nos para Baphomet.

Baphomet era metade homem metade 'Bode'. Isto será uma coincidência ou um facto?

Segundo a Wikipédia, Baphomet, Bafomete ou ainda Bafomé é um termo originalmente usado para descrever uma divindade supostamente adorada pelos Templários e, posteriormente, incorporado a tradições místicas ocultas desiguais. Ele apareceu a "Maomé", mas depois apareceu como um termo para um ídolo pagão em transcrições do julgamento da inquisição dos Cavaleiros Templários no início do século XIV.

Muito embora várias tenham sido as suas supostas representações, a única possível imagem de Baphomet encontrada em um santuário templário consta de uma cabeça humana com três ou quatro faces, cada uma representando uma face de Deus ou de Hermes, como está no Convento de Cristo de Tomar.

Quanto ao nome Castelo de Bode, sabemos que Castelo vem do nome Castro e que bode tem sem duvida ligação com Baphomet, mas qual o significado?

Embora a barragem seja uma construção do século XX, não quer dizer que os templários não tenham andado séculos antes por aquele local, pois eles defendiam aquelas terras e sabemos que Dornes era templário, e fica pouco distante de ali.

Segundo um livro antigo existente no Convento de Cristo em Tomar, os templários usavam o último porto navegável do Zêzere, o porto de São Pedro. Seria São Pedro de Tomar onde numa das encostas está a lateral da barragem? Ou seria São Pedro Castro, perto a Dornes?

Segundo diversas indicações, foi coberto pelas águas da albufeira um convento do século XIII. Que ligação poderia ter aos templários?

Onde está a pedra que tinha um castelo e uma cabeça de um bode desenhada e que segundo fontes oficiais deu a origem ao nome?

São muitas questões, mas quem sabe consigamos descobrir se é uma lenda, um mito ou mistério...
Se um rema e outro cruza os braços ou rema para outro lado... mais vale abandonar o barco e seguir sozinho.

deixe-me ajudar com o que sei...

isto...



é facilmente confundido com isto...



e os templários tinham a mania de construir castelos, igrejas, mosteiros, etc... usando precisamente o pentagrama, ainda que a uma escala fenomenal... em alguns casos, estamos a falar de centenas e milhares de kilometros...  ;)

http://www.youtube.com/watch?v=CEGmkjwz3gE#

http://www.youtube.com/watch?v=aMkOWU81nRk#

Não sei se tem a ver... mas achei que a coincidencia justificou o post...  :)

abraço
a minha religião é a verdade...

Puca
Baphomet, serviu como Bode expiatório da Igreja para acusar e destruir os Templários, tal como demonstrou o amigo Incertus.

A Igreja acusava os templários de adorar o diabo na figura de uma caveira que eles chamavam Baphomet, de cuspir na cruz, e de praticar rituais de cunho sexual, inclusive práticas homossexuais (embasado no símbolo da Ordem, que era representado por dois Cavaleiros usando o mesmo cavalo). O Baphomet tornou-se o bode expiatório da condenação da Ordem pela Igreja Católica e da matança de templários na fogueira que se seguiu a isto.