Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Antigo Convento de São José de Ribamar - Algés, Oeiras
    Iniciado por strawberry
    Lido 4.774 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.



Um convento com tanta história e ao abandono à imensos anos. Fiquei a pensar se alguém saberia de histórias sobre este convento? Alguém já o visitou? Algo paranormal? Digo isto porque é um convento, tem nele sepulturas, e por alguma razão a família que o comprou largou-o assim. Desde 2009 que está a ser feito um plano para reabilitar o espaço e demolir grande parte para dar lugar a mais um condomínio de luxo em Algés. É pena...
Se alguém souber de algo, mande-me uma pm ou deixe aqui nos comentários.

Vou deixar aqui a história:

"Com uma História a caminho do meio milénio, o Convento actualmente transformado no Palácio Foz, faz parte integrante das raízes de Algés. Da sua história consta que D. Francisco de Gusmão, Cavaleiro da Casa da Infanta D. Maria, donatário de vastos terrenos na orla do Reguengo de Algés, doou esses terrenos aos frades arrábicos, em 1559, para a fundação de um Convento evocando S. José.

Mais tarde, o Cardeal D. Henrique ainda Infante, construiu nesse local três casas com uma Capela, e em 1595, o Provincial - Frei António da Anunciação, pela terceira vez erigiu o Convento, com uma albergaria de excelência para a época. Em 1834, dá-se o confisco dos bens das Ordens Religiosas, em proveito da Fazenda Pública e assim o Convento e as suas terras foram vendidas a João Marques da Costa Soares, um Capitalista, que em 1850 vendeu toda a propriedade a Andrade Neri, o qual mandou restaurar a encantadora Casa dos Arrábidos, assim como a bela Igreja. Em 1872, o Conde de Cabral comprou tudo e fez a muralha e a bela construção dos arcos que fica sobranceira à entrada. A Pousada foi transformada no palacete de airosas linhas, arcarias e colunas que permanecem até aos dias de hoje.

Hoje é propriedade privada fruto de um projecto de suposta reabilitação Urbana que mais uma vez coloca nas mãos de privados um edifício histórico único na Freguesia.

O Convento de Convento de São José de Ribamar é um pedaço enorme da história da Freguesia de Algés, marca a passagem de uma realidade rural e simples para uma nova era de modernismo e importância pela mão dos humildes frades arrábicos e do especial gosto de El Rei Dom João V por esta ordem. El Rei teria especial agrado pela simplicidade do seu convento e capela que visitava todos os dias pela manhã para assistir ao "coro das matinas", quando, em tempos de primavera e verão se hospedava no Palácio dos Duques de Cadaval em Pedrouços (hoje o Instituto de Altos estudos Militares)."
In Gazeta de Miraflores

"João Pedro Ludovice o segundo arquiteto Ludovice do Palácio Convento de Mafra. Baptizado na freguesia de N.ª S.ª do Socorro, a 2 de Fevereiro de 1701 e falecido em Belém na sua Quinta, na Calçada da Ajuda, tendo sido sepultado na capela de convento de São José de Ribamar em Algés." - Wikipédia


http://www.youtube.com/watch?v=iuttS0-FM9Y#ws

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
- Chico Xavier

Bom post!

Moro relativamente perto e segundo sei, nada de anormal senão o fim de capacidade para sustentar um imóvel desta natureza.

É um edifício emblemático da zona, mas só isso.

No filme dá para ver que está quase em ruínas e para o recuperar é preciso muito dinheiro.

Alguém vai investir nessa recuperação?

Se sim, com que fim?

Não vejo que haja possibilidades de grande futuro.

#2
Citação de: malkuth em 18 dezembro, 2014, 01:05
Bom post!

Moro relativamente perto e segundo sei, nada de anormal senão o fim de capacidade para sustentar um imóvel desta natureza.

É um edifício emblemático da zona, mas só isso.

No filme dá para ver que está quase em ruínas e para o recuperar é preciso muito dinheiro.

Alguém vai investir nessa recuperação?

Se sim, com que fim?

Não vejo que haja possibilidades de grande futuro.

Também eu vivo perto e nunca ouvi rumores, mas também acho estranho que quase ninguém saiba que isto era um convento e da forma como está tratado, e da história do mesmo. Sempre foi um casarão abandonado na marginal. Mas deve ter histórias por detrás dele certo? ele não chegou ali e pumba. Bem como  porque raio continuam lá ossadas se entretanto aquilo passou para particulares? é toda uma história bastante estranha para mim.

Sim de facto, é uma propriedade privada. E em 2009 foram feitos estudos e projectos para criar uma nova urbanização. Custará cerca de 20 milhões de euros. mas como o Malkuth pode ver....obras...não se vê nada.

Aqui fica o projecto de reabilitação:



"Prevendo-se que o seu licenciamento será aprovado no primeiro semestre de 2009, a sua construção e comercialização terão início no segundo semestre do mesmo ano, estando a sua conclusão planeada para o início de 2012.

O empreendimento São José de Ribamar é composto por 22 fracções, das quais 12 correspondem a uma nova área a edificar e que se compõe por dois conjuntos de moradias em banda, todas elas com vista directa para o rio Tejo e com tipologias que variam entre o T4 e o T5 +1.

As restantes 10 fracções serão construídas, 8 no convento do século XVI que irá ser recuperado, tendo igualmente todas vista de rio e com tipologias que vão do T2 ao T5 + 2 e as 2 últimas vão ocupar a moradia do início do século passado, que irá ser também objecto de recuperação, sendo o piso térreo constituído por um T3 e os dois pisos superiores por um T5 + 2 duplex.

Com valores de venda que rondarão os 4.000 a 5.000 euros/m2, o Empreendimento São José de Ribamar destina-se ao público-alvo pertencente ao segmento alto de mercado e está orientado para famílias consolidadas, daí o elevado número de apartamentos com as tipologias acima do T4.

O empreendimento São José de Ribamar será objecto de certificação, tanto ao nível da qualidade técnica de construção – DOMUSQUAL – como em termos de sustentabilidade – DOMUSNATURA através da consultora multinacional SGS, líder mundial desta actividade. "

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
- Chico Xavier

Como já estava dito no filme, no próprio post e no projecto de urbanização, a propriedade iria servir apenas para investimento imobiliário.

Com a crise no sector e com o fim dos vistos dourados está-se mesmo a ver o filme...... outra ruína.

Mas na zona não é o único imóvel dentro do mesmo género.

Eu diria que é o fim de um ciclo, pouco há a fazer.

Quanto às ossadas, terá de ser a família a reclamar, caso contrário e havendo uma demolição "já eram".