Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.519
Total de mensagens
369.632
Total de tópicos
26.969
  • Engravidar - detectar a ovulação
    Iniciado por cleopatra
    Lido 1.060 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Este tema é muito off topic.

Como há senhoras e homens que querem ter filhos, os métodos naturais a seguir mencionados, podem ajudar.
Não se esqueçam de juntar o "treino" a estes métodos:   ;) :laugh: ;D


A medição da temperatura ajuda a engravidar?
A medição da temperatura todos os dias, antes de levantar da cama, ajuda você a entender melhor seus ciclos menstruais.

Quando se está tentando engravidar, conhecer bem o seu corpo e cada fase do ciclo menstrual pode ajudar. Assim você sabe melhor quando costuma ovular, e portanto quais são seus dias mais férteis, e descobre a duração da sua fase lútea (entre a ovulação e a menstruação).

Para quem está com dificuldade de engravidar, as informações coletadas ao longo dos meses podem ajudar o especialista na decisão sobre o diagnóstico e o tratamento de fertilidade.

Existem outros métodos de detectar a ovulação, mas a observação do corpo, juntando temperatura, muco cervical e colo do útero, é o mais natural e o mais barato deles.

Outra vantagem de medir a temperatura basal é que você pode ter mais indícios de que engravidou, antes de fazer o teste. Se sua temperatura permanecer acima da média do mês por 18 dias depois da ovulação, são grandes as chances de você estar grávida.

Por outro lado, a medição diária da temperatura sempre pode criar uma "neura" e deixar você maluca de ansiedade.
Como se mede a temperatura basal?
É chamada de temperatura corporal basal a temperatura mais baixa de seu corpo em um período de 24 horas. O momento em que a temperatura é mais baixa é durante o sono.

Para acompanhar a temperatura, você vai precisar:
•   de um termômetro só para você, que fique na sua mesinha de cabeceira
•   papel e lápis ou outro método de anotar logo a temperatura, para não esquecer

Orientações:
•   meça a temperatura todo dia, assim que despertar, mas sem se mexer muito nem sair da cama
•   a medição da temperatura na boca (com o termômetro embaixo da língua) é mais precisa
•   procure medir sempre na mesma hora, mas o mais importante é que você tenha ficado adormecida pelo menos por duas horas antes da medição. Se for impossível, e você não tiver dormido o suficiente, considere essa temperatura "suspeita". Temperaturas "suspeitas" são sempre mais altas que as reais.
•   preencha um gráfico com as temperaturas do mês todo. Use o gráfico interativo em Excel do BabyCenter Brasil ou procure sites que tenham a tabela online. Fica mais fácil de interpretar.
•   comece a medição no primeiro dia do ciclo menstrual.


Como interpretar a temperatura basal?
Antes da ovulação, sua temperatura basal provavelmente varia entre 36,2 e 36,5 graus Celsius. Mas isso muda muito de pessoa para pessoa.

Dois ou três dias depois de ovular, as mudanças hormonais em seu corpo devem provocar um aumento de 0,2 a 0,5 grau Celsius em sua temperatura basal. No gráfico, dá para ver que a temperatura fica mais alta até sua próxima menstruação, quando volta a cair.

Você pode até notar que sua temperatura sobe um dia ou outro, mas se ela não se mantiver mais elevada durante alguns dias, é possível que você ainda não tenha ovulado. Se você engravidar, sua temperatura basal se manterá mais alta até o fim da gestação.

Normalmente, no dia em que a menstruação desce, a temperatura cai.


Mas assim só vou saber que ovulei depois da ovulação!
É verdade. Esse "diário da temperatura" só permite saber com certeza que você ovulou depois que a ovulação já ocorreu. Por isso ele não ajuda a engravidar logo no primeiro mês. Mas, ao manter esse registro por alguns meses, você poderá identificar se há um padrão em seu ciclo menstrual que a ajude a prever quando vai ovular -- e quais serão os melhores dias para ter relações sexuais para engravidar.

Lembre-se que se você estiver doente ou não tirar sua temperatura logo após acordar, ainda deitada, pode haver imprecisões no seu diário. Faça uma observação nos seus registros sempre que a temperatura for duvidosa.

Além de ajudar você a prever o dia da ovulação, esse método também pode identificar se há problemas de infertilidade. Se algumas fases de seu ciclo forem mais curtas, por exemplo, pode ser que você esteja com alguma disfunção hormonal. Mas não esqueça que apenas seu médico pode dar um diagnóstico preciso sobre isso.



Como detectar a ovulação observando o muco cervical
O que é muco cervical?


Existem vários tipos de secreção vaginal, e o muco cervical é um deles. Durante o ciclo menstrual, a quantidade, a cor e a textura do muco cervical se modificam, graças às flutuações hormonais.

Ficar de olho no muco e em suas mudanças pode ajudar você a descobrir quando está ovulando.

No início de seu ciclo menstrual, você tem o sangramento normal. Logo após a menstruação, o mais provável é que você se sinta "seca" (sem secreção) por vários dias. Depois disso, poderá notar uma secreção de cor levemente opaca que tem uma consistência mais grudenta. Enquanto essa secreção estiver presente -- ou enquanto não houver nenhuma secreção -- é muito provável que você não consiga engravidar.

Mas, quanto mais se aproxima da ovulação (em geral alguns dias antes), a secreção se torna mais transparente, viscosa e elástica, muito parecida com clara de ovo. Ela também será mais abundante. (É fácil se lembrar que este é o tipo de secreção mais favorável à formação de um bebê: pense em como o fato de ela ser mais clara e mais escorregadia ajuda os espermatozoides a transitarem pelo útero até encontrarem o óvulo).

O último dia em que você notar esse muco com consistência de clara de ovo é o dia em que você está mais fértil -- normalmente, na véspera ou no próprio dia da ovulação.

Qual é o melhor jeito de monitorar o muco cervical?
Um bom momento para verificar como está seu muco cervical é de manhã, logo depois da primeira urina.

Algumas mulheres têm uma quantidade de muco suficiente para ser notada no papel higiênico após a limpeza da vagina. Outras precisam coletar a secreção com o dedo. Enquanto estiver no banheiro, insira o dedo indicador ou o médio limpos na vagina até chegar ao colo do útero. Colete um pouco de muco e examine-o.

Como associar a observação do muco à medição de temperatura?
Você pode manter um diário de sua temperatura basal (medida todo dia de manhã, antes de sair da cama) e de seu muco cervical para entender seus ciclos e saber quando ocorreu a ovulação. A observação do colo do útero também pode ajudar.


São sinais de que a ovulação ocorreu:
•  Elevação da temperatura: a ovulação ocorre um ou dois dias antes do aumento da temperatura no gráfico.
•  Penúltimo ou último dia da secreção parecida com clara de ovo.
•  Colo do útero alto, aberto e macio, com a textura parecida com a de seus lábios

Como os espermatozoides duram vários dias dentro do corpo da mulher, é bom manter relações sexuais antes do dia exato da ovulação. Portanto qualquer sinal de muco parecido com clara de ovo já é ótimo para iniciar as tentativas.


Sete passos para fazer seu gráfico de temperatura e descobrir sua ovulação
Pronta para saber mais sobre como funciona seu ciclo menstrual e seu organismo? Vamos lá.

Primeiro, leia nossas informações sobre como medir a temperatura e como monitorar o muco cervical, e como eles ajudam a detectar a ovulação.

Você já pode começar! Baixe nosso gráfico preenchível em Excel ou então simplesmente imprima uma cópia da tabela em branco e preencha à mão. Outra opção é descobrir um site em que seja possível preencher o gráfico online. Em outros países existem termômetros especiais, mas você pode usar um termômetro comum. Veja o que fazer:
1. Comece no primeiro dia do seu ciclo menstrual. O dia do início da sua menstruação será o dia 1 do seu ciclo.

2. Todos os dias, meça a temperatura com o termômetro na boca, antes de se levantar da cama, e verifique seu muco cervical. Faça um pontinho na temperatura correspondente, no gráfico, e anote a consistência do muco. Vá ligando os pontos para formar um gráfico. Se usar a tabela em Excel, acrescente seus dados na aba "Preencha aqui os seus dados", na parte de baixo da página, que o gráfico se formará sozinho, na aba "Veja aqui seu gráfico".

3. Mais para o fim do ciclo, analise o gráfico para encontrar o dia em que você ovulou. Normalmente é o último dia de muco cervical parecido com clara de ovo, e é o último dia antes de uma subida de dois ou três dias seguidos na temperatura, como no exemplo abaixo. Marque esse dia e veja que dia do ciclo era.


4. Continue medindo sua temperatura. Uma queda brusca significa que provavelmente a menstruação está para chegar. Se a temperatura continuar acima da média por 18 dias (e aí talvez já haja até atraso menstrual), é um ótimo sinal, e você já pode fazer um teste de gravidez.


5. Caso não tenha engravidado, no mês seguinte preencha um novo gráfico e observe se você ovula no mesmo dia do ciclo ou não. Conforme você observa seu corpo, vai conseguir prever mais ou menos quando vai ovular.

6. Tenha relações sexuais pelo menos um dia sim, um dia não durante seu período mais fértil, ou seja, três dias antes do dia da ovulação, o próprio dia da ovulação e o dia seguinte.

7. Só continue com o processo se estiver tranquila. Se toda essa medição estiver deixando você neurótica, esqueça o assunto! Não vale a pena se estressar. Lembre-se de que quase todo mundo engravida sem precisar monitorar nada disso.

Boa sorte!

Fonte: brasil.babycenter.





Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem