Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Tridosha
    Iniciado por sofiagov
    Lido 627 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
sofiagov
Pode-se dizer que tridosha é a teoria que fundamenta o Ayurveda.

O Ayurveda entende que o Universo é composto por 5 elementos – akasha, vayu, tejas, ap e prithvi. Tudo contém todos esses cinco elementos, desde os seres humanos, gatos, pássaros, tartarugas, maçãs, jaboticabeiras, boldo, erva-doce, rios, morros, etc..

Nós traduzimos estes elementos para éter/espaço, ar, fogo, água e terra. É importante considerar que a água, não é "água" como nós entendemos. A água que bebemos, que escorre de uma cachoira, contém os 5 elementos (já que tudo o que está no Universo é composto pelos 5 elementos). Quando menciona os elementos, o Ayurveda na realidade entende que estamos falando dos atributos destes elementos.

Quando pensamos em ser humano, e somente em ser humano, os 5 elementos combinam-se em 3 doshas, 3 forças energéticas, 3 humores biológicos, 3 princípios biorreguladores, enfim, que coordenam todas as atividades do organismo.

Espaço e ar se unem formando vata. Este dosha vata, então, possui os atributos do ar e do espaço: seco, frio, sutil, móvel, leve, irregular.

Fogo e um pouco de água se unem formando pitta. O dosha pitta possui os atributos do fogo na presença da água: quente, luminoso, levemente oleoso, penetrante, agudo, leve,  móvel (o fogo tem um movimento bem diferente do ar, conseguem perceber?).

Água e terra , por fim, se unem formando kapha. O dosha kapha possui os atributos de água e terra: lento, frio, denso, estável, oleoso, pesado.

No nosso corpo, vata coordena todo o tipo de movimento, como piscar as pálpebras, andar, a comida descer pelo esôfago, fazer xixi, respirar, etc., e é a força que gerencia as atividades do organismo. Vata move os outros doshas, além de mover os tecidos, nutrientes, excreções, portanto o equilíbrio de vata é fundamental para a saúde do organismo.

Já pitta é responsável pelo metabolismo, pela transformação, pela digestão. O Ayurveda entende digestão de um ponto de vista bastante amplo, onde agni, o fogo digestivo, é a força que não está somente no nosso estômago e duodeno, digerindo a comida, mas encontra-se no corpo todo sempre que houver processos metabólicos ocorrendo.

E kapha é a força que nos dá estabilidade, lubrificação, estrutura, proteção. Onde encontramos "águas", desde o muco que protege a mucosa estomacal do ácido clorídrico até o líquido sinovial que lubrifica nossas articulações, estamos observando a presença de kapha.

Podemos entender que vata é a energia cinética, kapha a energia potencial e pitta a força que faz o balanço entre essas duas energias.

Todos nós possuímos vata, pitta e kapha. A quantidade em que os elementos se distribuem e são expressos em cada um é individual. Por isso cada ser é único para o Ayurveda. Não existe um "doshímetro", então a quantidade de dosha que um indivíduo tem é avaliada a partir de suas características físicas e fisiológicas. A nossa constituição (ou seja, o predomínio de um ou mais doshas) é determinada no momento da nossa concepção (óvulo + espermatozóide) e é imutável. A variação que fazemos ao longo da vida é o desequilíbrio, e é o desequilíbrio que é tratado – nunca a constituição.

Então quando a gente fala "fulano é vata", significa que predomina nele o dosha vata em relação aos outros dois doshas. Quando falamos "ciclano é kapha pitta" estamos dizendo que predomina kapha e pitta nele em relação a vata.

Na saúde, os doshas coordenam as funções fisiológicas. No desequilíbrio, eles perturbam essas funções. Aí é necessário restabelecer as quantidades e qualidades normais dos doshas (lembrando que essa quantidade é individual) para que o organismo retorne à condição de saúde.

E o que é saúde para o Ayurveda?

"O indivíduo saudável apresenta equilíbrio dos doshas, funcionamento adequado do agni (fogo digestivo), dos tecidos, das excreções, e que experimenta felicidade no espírito, nos sentidos e na mente".
in tridosha.wordpress

Que interessante! Bom post!
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"