Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.488
Total de mensagens
369.594
Total de tópicos
26.957
  • Com a pulga atrás da orelha
    Iniciado por oculto
    Lido 1.382 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Tal como em qualquer lugar público - cinema, o café do nosso bairro, a mercearia do Sr. João -também aqui no PP surgem novos e esporádicos frequentadores que através de falinhas mansas, nos contam as mais mirabolantes histórias. Mais tarde, e porque se distraem, cometem um erro que faz demoronar a trama. Assim é bom que estejamos com A PULGA ATRÁS DA ORELHA! e se alguns nunca ouviram esta frase aqui vai:


Com a pulga atrás da orelha

A expressão estar/ficar/andar com a pulga atrás da orelha significa ter suspeitas de algo ou de alguém, desconfiar.
Durante milhares de anos, o ser humano foi vítima desse maldito bicho chamado pulga. Não havia nenhum inseticida ou veneno realmente eficaz para combater esta praga, que se alojava em todos os cantos das casas, hospitais, escolas, jardins, ruas, salas de diversões, tribunais, e muitos outros espaços.
Até meados do século XX, a pulga era, sem dúvida, um problema muito grave: verdadeiras colônias viviam nos colchões, nas almofadas, nos cabelos, nos armários. Agora imaginem o desconforto de alguém, que acorda a meio da noite com uma coceira horrível na orelha. Pois, é isso mesmo: uma pulga está lá, feliz e quentinha, a sugar o seu sangue!
Na Espanha, a expressão é "Tener la mosca detrás de la oreja". Não se sabe onde a expressão primeiro e não há uma explicação clara para a substituição do inseto.
Só sabemos que sentimo-nos desconfortáveis, há qualquer coisa que nos incomoda... Será uma pulga ou uma mosca?

Fonte Ninitelles

sofiagov

boas

pela minha experiencia posso "garantir" 1 coisa;

das vezes que apanhei "pulgas", de uma forma ou de outra, esteve sempre relacionado com os sitios onde me deitei...  ;) ...se bem que só pelo facto de caminhar pelo meio das ervas mais altas já esteja sujeito a tal maleita.

Pelo sim, pelo não, tenho feito como na tropa e comecei a dormir pouco, de pé e com um olho aberto...  ;)

também eu tenho aprendido muito com os erros, são os únicos que me mostram o verdadeiro caminho...

abraços

Citação¶ O caminho do preguiçoso é cercado de espinhos, mas a vereda dos retos é bem aplanada. Provérbios 15:19
a minha religião é a verdade...

Citação de: incertus em 13 novembro, 2014, 14:48

Pelo sim, pelo não, tenho feito como na tropa e comecei a dormir pouco, de pé e com um olho aberto...  ;)



Há que estar sempre atento e devemos dormir com um olho aberto e outro fechado.