Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Pombo contra a minha janela!
    Iniciado por Xakaal
    Lido 7.343 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá a todos, acabou de vir um pombo contra a minha janela da varanda, no 4º andar, penso que ele estava a fugir duma gaivota e acabou por embater no vidro de frente! O que é certo é que agora não consegue voar e eu tenho as minhas duas cadela mortinhas por lhe cair em cima :(
O problema é que já ouvi coisas negativas a este respeito, tipo um pombo embater na nossa janela e gostava de ouvir as vossas opiniões! Ele ainda está na minha varanda :(


Zen
A situação certamente que não tem nenhum significado por trás de paranormal/espiritual.

Algo se passou com o bichito e ele aí está, ou tem alguma lesão que o impede de voar, ou está cansado, ou está desorientado do seu grupo e dos seus companheiros devido a algo que tenha acontecido...

Tenta dar-lhe água e miolo de pão se tiveres por aí, ao mesmo tempo tenta observar se ele apoia bem as duas patas no chão, ou se tem alguma ferida ou vestígios de sangue pelo corpo.

Curiosamente, também já me surgiu uma situação idêntica, um pássaro pequeno tipo um piriquito mas com cores assim para o exóticas apareceu no meu terraço e o bicho não conseguia voar, o mesmo tinha uma espécie de anilha que continha algo registado acerca da sua identidade ou do dono do pássaro, fiquei com ele durante um dia, dei-lhe água e miolo de pão mas ele não foi muito á bola com isso, depois levei-o a um hospital veterinário para eles ficarem lá com o bichito.

 

Ah ainda bem :) Quanto ao pombo já lhe pus miolo de pão e água mas ele também não vai nisso ;) Liguei para a linha SOS ambiente e mandaram-me ligar para o veterinário do canil :( Nem sei o que faça. Eu acho que está desorientado, não quero que o abatam :(

Incertus
ola

se o pombo tiver anilha/s, recomendo que o leve a qualquer associacao columbofila. eles tratam de o devolver ao respectivo dono.

se nao tiver, dizem que arroz de pombo e bom... :)

brincadeira, o sepna (gnr) e a entidade "oficial" responsavel por tratar dessa questao ou qualquer outra que diga respeito aos animais. provavelmente vao leva-lo a um veterinario (ou fazem um arroz de pombo).

abraco

Zen
Se o levares a um veterinário ou hospital veterinário e relatares a situação, dizendo que o pombo não é teu mas que caíu na tua varanda, eles de certeza que ficam lá com ele para verificarem se está tudo bem com ele ou não, se fôr preciso algum tratamento ou alimento específico eles depois tratam disso e libertam o pombo quando ele estiver apto para voar.


#5
Acho que não tem anilha, não dá para ver mas tenho medo com o que lhe possam fazer no canil :-\
Vou ligar para o hospital veterinário que fica aqui perto!


Afinal não tem anilha mas parece que está a melhorar, já anda de um lado para o outro :) Quanto ao hospital veterinário eles não aceitam a menos que eu pague :(

Incertus
#6
tambem gosto muito de animais e partilho da sua preocupacao.

tratando-se se um pombo, podem acontecer 2 coisas.

ou tem anilha e pode ser bastante valioso, e tratado como um bem material e devolvido ao dono.

nao tem anilha e eles vao socega-la dizendo que vao resolver o problema e assim que voce vire costas eles torcem-lhe o pescoco (literalmente).

lamento, mas a realidade e mesmo essa.

abraco


....
editado
aconteceu-me isso mas com um cao.

um imbecil que ia a minha frente atropelou um cao e nem parou o carro. eu vi tudo e parei o carro, tirei a matricula, peguei no cao (ja meio moribundo) meti-o no carro e levei-o ao hospital veterinario.

o cao acabou por morrer, cobraram-me os custos que tiveram a tentar salva-lo (tive que assumir que paga-va logo a partida). nunca descobri quem era o dono e ainda fui gozado a ma cara na psp quando la fui com a matricula do "animal".

pelo menos a lei mudou recentemente... agora so falta ver se alguem a vai cumprir.

#7
Que horror!!!  :( Mas qual a melhor opção?? Pô-la na rua sem ela conseguir voar ou entregá-la a eles e ter uma morte rápida?? Meu Deus, coitadinha :'(

...

São uns infelizes e o filho da .... que o atropelou devia de ser linchado!

Incertus
eu esperava para ver...

e normal os passaros ficarem meios "tontos" depois de embaterem em algo e passado um tempo recuperarem.

se fosse a si aproveita-va a oportunidade para tentar fazer amizade com ele, pode revelar-se muito gratificante (nao estou a gozar).

os seus caes e que vao ficar ciumentos ;)

Veio um senhor do canil buscá-la e afinal não é uma pomba e sim uma rola ainda novinha :) Não tem nada partido só ficou atordoada e como é nova não descortinou a saír dali! Ele disse que não matavam a menos que estivesse em sofrimento (o que não foi o caso) e nunca torcem pescoços :D Têm uma camara onde os adormecem. Eles vão dar-lhe de comer porque tinha o papo vazio e mal esteja pronta soltam-na! Eu quero mesmo acreditar que é assim até porque o senhor disse que eu podia ir lá na 2ª feira confirmar e ver se ela ainda lá estava! Vou rezar para que tudo corra bem! Obrigada a todos :)

Incertus
fico feliz que tudo tenha corrido pelo melhor. :)

ainda bem que o sr. do canil a socegou e aposto que se passar por la na segunda feira ela ja deve ter recuperado e voado de la para fora. :)

abraco

No campo há muitas, são rolas turcas e são como os pombos uma praga.
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Eu entendi o sarcasmo  :'(
Só espero que ele cumpra o que disse!

Incertus
amiga,

não foi sarcasmo... (bem... talvez um pouco  ::))

Você fez o que devia fazer.  :)

Na nossa sociedade temos regras e leis que deveriam ser cumpridas. Com certeza que a culpa não será sua se outras pessoas que deveriam ser as primeiras a cumpri-las não as cumprem ou simplesmente acham que estão acima delas.

Como referi anteriormente a lei mudou recentemente (cerca de um mês atras). Embora que, tecnicamente a lei não mudou em praticamente nada, apenas se passou a exigir que seja cumprida.

Esta lei diz respeito a animais de estimação (principalmente) embora também abranja as instalações temporarias de abrigo de animais e outros procedimentos (como o abate, quando necessário).

No caso de animais "selvagens", em que se enquadra este caso, a entidade responsavel pela resoluçao desta questão seria o "sepna" da GNR, antiga "Guarda Florestal". No entanto, não tendo instalações proprias, esta entidade recorre às instalações municipais mais proximas da área de ocorrencia, ou seja, o canil para onde eventualmente ligou.

Embora, tecnicamente, a lei não faça grande distinção entre as "raças" dos animais a proteger (excluindo aqueles em vias de extinçao), na pratica sabemos que tal não acontece.

No caso dos pombos (ou rolas) bravos, todos sabemos que muitas vezes são chamados de "ratos com asas". Pois como o utilizador akasha867 disse, são considerados uma praga. Não só devido ao seu numero elevado e grande capacidade de procriação como pelo facto de muitas vezes transportarem doenças no seu bando.

Dai a ficar ao critério da pessoa (agente) que actua o destino a dar ao animal vai um passo muito pequeno.

A lei também prevê que as camaras municipais são responsáveis por garantir instalações para abrigar os animais, quer domesticos, quer selvagens. No entanto, todos sabemos que nesta matéria os municipios ficam muito aquem do que deveriam fazer.

Eu faço parte de um grupo de amigos dos animais e infelizmente conheço bem esta realidade.

A minha casa parece um jardim zologico (ou uma loja de animais). Tenho sempre cá por casa dois ou tres caes e outros tantos gatos à espera de serem adoptados (ocasionalmente também aparece passarada).

Por experiencias que tivemos anteriormente, devido à sobrelotação do canil municipal, percebemos que a esperança de vida dos animais que lá deixava-mos raramente passava de um mes. Então optamos por abrigar os animais em nossas casas na medida das nossas possibilidades.

Como pode calcular, os custos com a alimentação e tratamentos sai dos nossos bolsos e da "caridade" de pessoas ligadas ao grupo. E nem adianta pedir porque nenhuma "autoridade" ajuda com nada. A resposta é invariavelmente a mesma: "levem os animais ao canil municipal" (parece uma pescadinha de rabo na boca  ::))

Também no que diz respeito ao abate dos animais existem leis que deveriam ser cumpridas, no entanto, também nesta área existe "contenção de custos". E no que diz respeito a esta matéria (abate) vou encerrar a conversa por aqui para não me dar um nó no estomago e começar a praguejar.

Também na minha profissão, embora nada tenha a ver com animais, ocasionalmente deparo-me com situações que obrigam a chamar as "autoridades" competentes na área para resolver determinadas questões, normalmente ligadas a animais e aves feridos. Também nesta matéria me vou conter em falar de certas atitudes e acções que essas "autoridades" tomam e que inclusivé já me trouxeram problemas judicias, precisamente devido aos nós no estomago mas principalmente à parte relacionada com o "praguejar".

No seu caso em particular, o que francamente acredito que terá acontecido, tomando em consideração a amiga ter referido que a rola já estaria recuperada e não estaria ferida, foi o Sr. do canil, após virar a primeira esquina ter largado a rola e pensado: se voar vuou, se não voar algum gato vai ter sorte.

Infelizmente, por muito triste que seja, esta é a realidade que temos.  :(

acabaria este testamento com uma observação que o meu pai ocasionalmente custuma fazer (quando anda meio "lixado" com a "vida");

-Quanto mais conheço os Homens, mais gosto de animais!

um abraço e parabens pelo seu enorme coração.

#14
Oh pois eu imagino que seja mesmo assim  :( Para mim os animais estão acima de muita gente que conheço!!! Tenho as minha cadelas que adotei e amo imenso!!! E se eu sei que nunca serei totalmente feliz é exatamente por saber que em algum lugar vai haver sempre um bichinho em sofrimento  :'(
E já agora cito Chico Xavier (acho que não estou errada!) : Os cães são anjos enviados por Deus para ensinar ao Homem o verdadeiro amor!
Peço sempre por eles! E obrigada pelo SEU enorme coração!!! Haja muitas pessoas assim ☺