Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.452
Total de mensagens
369.528
Total de tópicos
26.929
  • Dons
    Iniciado por João Luís Aguiar
    Lido 1.657 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Sei que as seguintes perguntas podem ser "parvas" mas vou arriscar...

- Existe uma "lista" dos dons mais frequentes? (ver coisas invisíveis aos outros, telecinese, adivinhação, telepatia, intuição, etc...)

- É verdade que todos temos algum dom?

- Como saber se temos algum?

- Como desenvolver algum dom que não possuímos? É possível? Sem recorrer a práticas ritualísticas e invocações?

- Como distinguir dons de capacidades "normais"/explicáveis científicamente?

- Depois de nos certificarmos de um dom, como controlá-lo para o bem?

Desculpem as perguntas... Mas sempre as tive! :-\

Um abraço a todos!
«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa

Citação de: João Luís Aguiar em 07 outubro, 2014, 18:51
Sei que as seguintes perguntas podem ser "parvas" mas vou arriscar...

- Existe uma "lista" dos dons mais frequentes? (ver coisas invisíveis aos outros, telecinese, adivinhação, telepatia, intuição, etc...)

- É verdade que todos temos algum dom?
Em termos, de assuntos ditos, místicos, esotéricos, sobre-naturais, eu, não aceito que se diga que todos têm o ( dom).
- Como saber se temos algum?
Se a pessoa, tiver algum tipo de ( dom) a vida irá se encarregar de lhe mostrar que os tem, pois a pessoa é levada por caminhos que a levam de encontro à sua própria descoberta...

- Como desenvolver algum dom que não possuímos? É possível? Sem recorrer a práticas ritualísticas e invocações?
Não tem, não desenvolve.
- Como distinguir dons de capacidades "normais"/explicáveis científicamente?
capacidade, normal: queixas te de dores de barriga, alguém te observa e te receita um chá e isso, passa...
dom: queixas te de dores de barriga, alguém te olha, e sem te receitar nada, isso passa.
- Depois de nos certificarmos de um dom, como controlá-lo para o bem?
Não existe dom para bem ou para o mal.
existe simplesmente, dom... o controlo que lhe dás, depende do uso que lhe dás e o motivo...
Não sei se me compreendeu, mas, qualquer situação, pergunte, que dentro do que sei, tentarei responder.

Desculpem as perguntas... Mas sempre as tive! :-\

Um abraço a todos!

Citação de: João Luís Aguiar em 07 outubro, 2014, 18:51
Sei que as seguintes perguntas podem ser "parvas" mas vou arriscar...

- Existe uma "lista" dos dons mais frequentes? (ver coisas invisíveis aos outros, telecinese, adivinhação, telepatia, intuição, etc...)

- É verdade que todos temos algum dom?

- Como saber se temos algum?

- Como desenvolver algum dom que não possuímos? É possível? Sem recorrer a práticas ritualísticas e invocações?

- Como distinguir dons de capacidades "normais"/explicáveis científicamente?

- Depois de nos certificarmos de um dom, como controlá-lo para o bem?

Desculpem as perguntas... Mas sempre as tive! :-\

Um abraço a todos!

Se me é permitido dar a minha opinião e com todo o respeito pelo Discípulo Celestial, que provavelmente terá muito mais experiência do que eu, queria deixar a minha visão das coisas e do pouco conhecimento que tenho. Talvez tal como tu, também me senti perdida e também tive quem me ajudasse. Então aqui vai:

1. Sim, existe uma espécie de lista com os tipos de mediúnidade conhecidos, até mesmo aqui no PP podes procurar no topo da página que existe uma barra de pesquisa, e basta procurares pelos tipos de mediunidade que vais encontrar.

2. Ao contrário do Discípulo, eu acredito que todos nós temos o que chamas de um dom.
O que nos leva a ser diferentes  ou a mais do que os outros? nada!
Logo concordo que todos temos direito ao despertar espiritual e não apenas uma pequena elite de pessoas. A única diferença é que existem pessoas que nascem mais evoluídas que outras, ou seja, podes nascer já com indícios de, e outras pessoas que ao longo da vida irão ter acontecimentos que vão encontrar esse dom, ou até mesmo morrer sem saber que tinham. Por exemplo, todos nós podemos cantar, desenhar, óptimos a informática, matemática, etc etc. É claro que ninguém pode ser bom em tudo, nem pode haver ninguém que não seja bom numa única actividade. Bem como uns aprendem mais depressa do que outros, e também uns que já nascem com um jeito especial para algo do que outros. E em termos de espiritualidade eu vejo isso da mesma forma.

3. Se não tens certa característica, não a podes desenvolver. É como se cantasses mesmo mal e quisesses entrar no Conservatório de Música. Mas por outro lado, se tiveres uma característica específica, então convém que procures quem te ensine e te possa guiar na tua aprendizagem inicial e depois vás aprendendo o que fazer com isso. Mas terás sempre que passar por práticas ritualistas. Porque a meu ver nestes temas do espiritismo, teoria sem prática é estagnar o conhecimento. Não te serve de muito aprenderes só a teoria e não passares à parte prática porque nem te ajuda a ti espiritualmente, nem poderás ajudar os outros com o teu 'dom'.

4. Não preciso de explicar este ponto pois concordo plenamente com o Discipulo.

5. Novamente faço das minhas palavras as do Discipulo. Tudo parte de ti. Em principio todos nós teremos os mesmos conhecimentos, o que depois fazemos com eles já parte de cada um. Poderia dizer-te, basta seguires o caminho certo, agires de maneira correcta; mas a minha maneira correcta pode não ser a tua, e tudo pode ser manipulável. Mas lá está, se fores guiado, por boas pessoas que sabem o que estão a fazer, na ascensão da tua espiritualidade em geral, tudo será te ensinado e depois saberás agir e controlar tudo o que te é acessível controlar da melhor maneira possível. Pessoalmente, acho que, quando usas o teu conhecimento para ajudar os outros sem querer receber nada em troca, de agires por bem e com amor, já estás a usar esse dom para o bem.

Olha é a minha opinião, vale o que vale. Mas acredito que haverá pessoas mais experientes a dar-te as suas opiniões.
E as tuas questões não são parvas, apenas queres aprender mais e isso é de se louvar :)
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
- Chico Xavier

#3
Citação de: João Luís Aguiar em 07 outubro, 2014, 18:51
Sei que as seguintes perguntas podem ser "parvas" mas vou arriscar...

- Existe uma "lista" dos dons mais frequentes? (ver coisas invisíveis aos outros, telecinese, adivinhação, telepatia, intuição, etc...)

- É verdade que todos temos algum dom?

- Como saber se temos algum?

- Como desenvolver algum dom que não possuímos? É possível? Sem recorrer a práticas ritualísticas e invocações?

- Como distinguir dons de capacidades "normais"/explicáveis científicamente?

- Depois de nos certificarmos de um dom, como controlá-lo para o bem?

Desculpem as perguntas... Mas sempre as tive! :-\

Um abraço a todos!

Para começar incomoda-me muito ver essas capacidades - porque nao sao mais do que isso na minha opinião - serem denominadas de "dom". Mas pronto...indo ao tema do topico :)

- Intuição é algo que toda a gente tem por isso diria que esta no topo da lista :P

- Se formos por essa logica, nao seria dom acho eu :)
No entanto acho que a maioria das pessoas tem capacidades. O que varia é o grau de desenvolvimento destas.

- Depende de qual :)

- Mais uma vez acredito que depende de qual. Por exemplo ver auras acho que é possivel se trabalharmos muito com meditação e treinarmos muito. Mas nunca sera tao facil como uma pessoa que as ve de forma natural. Utilizando o exemplo da strawberry, uma pessoa que nao canta tao bem ou nao tem controlo sobre a voz pode ter aulas de canto para mudar isso.

- Nao entendi a questão, desculpa
Mas pode ser porque para mim sao de facto capacidades e nao "dons" :)

- Basta controlares-te a ti proprio e acho que a capacidade sera usada para o bem :)

Espero ter ajudado de alguma forma!
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Citação de: strawberry em 07 outubro, 2014, 21:15

2. Ao contrário do Discípulo, eu acredito que todos nós temos o que chamas de um dom.
O que nos leva a ser diferentes  ou a mais do que os outros? nada!

Eu nao considero que todos tenham um dom...

Vou tentar explicar o que para mim é um dom
Todos nós temos vidas passadas, aonde adquirimos experiências, enriquecemos os nossos conhecimentos, etc...
Por vezes descobrimos no nosso dia-a-dia, que temos "jeito" para as artes, musica, etc e dizemos "eu tenho o dom para pintar, eu tenho um dom para as artes"

Esse jeito por vezes vem da tua vida passada, imagina que dedicaste parte da tua vida a pintura, nesta tens uma parte do caminho nesta área já percorrido, facilmente podes retomar o "ponto" que deixaste na tua vida passada e dar continuidade a ele.

Por exemplo, eu tenho muita facilidade em aprender musica, reconhecer tons, aprender compassos musicais, tudo que esta relacionado com musica para mim, torna-se mais fácil, não duvido que numa vida passada estive relacionado com musica, em pequeno tocava piano sozinho, o meu pai dizia muitas vezes "tens um dom para tocar piano", decerto não é um dom isto, mas sim conhecimentos adquiridos em vidas passadas :)

Contudo, penso que não se fala aqui deste tipo de dom, mas sim, na facilidade de com que se por vezes se tem experiências (por mais pequenas que sejam) mediunicas.

Até aqui não considero dom, para mim, tal como Allan Kardec diz, todos nós temos mediunidade, uns mais, outros menos, todos nos já tivemos premunições, contudo para mim a mediunidade pode aflorar com a tua FÉ, e isto sim, é a chave de muitos "dom's"

Por isso digo muitas vezes, felizes aqueles que tem e sentem a sua FÉ ;)
[/quote]

Concordo com esta parte da resposta do Discípulo Celestial, subscrevo...
- Como saber se temos algum?
Se a pessoa, tiver algum tipo de ( dom) a vida irá se encarregar de lhe mostrar que os tem, pois a pessoa é levada por caminhos que a levam de encontro à sua própria descoberta...

Apesar da FÉ que tanto falo em cima, se algo terá que aflorar em ti, na hora certa as luzes do "teatro" acenderam e tu estarás em palco ;)

Deus, concede-me Serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, Coragem para modificar aquelas que posso, e Sabedoria para distinguir umas das outras.

Obrigado pelas respostas!

Evidentemente falei em "dom" para ser melhor percebido, preferindo falar em "capacidades", claro.

Às vezes, acho que há alguma coisa que "não está bem" ou que sinto "diferente" dos outros... Mas nada objectivo :/

Obrigado e um abraço ;)
«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa

Citação de: ricardoreis87 em 08 outubro, 2014, 19:36
Eu nao considero que todos tenham um dom...

Vou tentar explicar o que para mim é um dom
Todos nós temos vidas passadas, aonde adquirimos experiências, enriquecemos os nossos conhecimentos, etc...
Por vezes descobrimos no nosso dia-a-dia, que temos "jeito" para as artes, musica, etc e dizemos "eu tenho o dom para pintar, eu tenho um dom para as artes"

Esse jeito por vezes vem da tua vida passada, imagina que dedicaste parte da tua vida a pintura, nesta tens uma parte do caminho nesta área já percorrido, facilmente podes retomar o "ponto" que deixaste na tua vida passada e dar continuidade a ele.

Por exemplo, eu tenho muita facilidade em aprender musica, reconhecer tons, aprender compassos musicais, tudo que esta relacionado com musica para mim, torna-se mais fácil, não duvido que numa vida passada estive relacionado com musica, em pequeno tocava piano sozinho, o meu pai dizia muitas vezes "tens um dom para tocar piano", decerto não é um dom isto, mas sim conhecimentos adquiridos em vidas passadas :)

Contudo, penso que não se fala aqui deste tipo de dom, mas sim, na facilidade de com que se por vezes se tem experiências (por mais pequenas que sejam) mediunicas.

Até aqui não considero dom, para mim, tal como Allan Kardec diz, todos nós temos mediunidade, uns mais, outros menos, todos nos já tivemos premunições, contudo para mim a mediunidade pode aflorar com a tua FÉ, e isto sim, é a chave de muitos "dom's"

Por isso digo muitas vezes, felizes aqueles que tem e sentem a sua FÉ ;)


Concordo com esta parte da resposta do Discípulo Celestial, subscrevo...
- Como saber se temos algum?
Se a pessoa, tiver algum tipo de ( dom) a vida irá se encarregar de lhe mostrar que os tem, pois a pessoa é levada por caminhos que a levam de encontro à sua própria descoberta...

Apesar da FÉ que tanto falo em cima, se algo terá que aflorar em ti, na hora certa as luzes do "teatro" acenderam e tu estarás em palco ;)



Era nisso que estava a falar :) só usei a palavra Dom porque o próprio autor do post usou essa expressão e era para que entendesse. Talvez me tenha expressado mal, mas no essencial estava a referir que todos nós temos capacidades mediúnicas/espirituais.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
- Chico Xavier