Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.522
Total de mensagens
369.632
Total de tópicos
26.969
  • Será que tenho pressentimentos?
    Iniciado por green99
    Lido 1.686 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
green99
Boa tarde pessoal!

Eu sou uma pessoa ainda muito jovem com grande interesse na Espritualidade, o que há após a morte, etc., que começou a despertar há uns tempos e tem me acontecido certas situações já há algum tempo que me tem deixado a pensar bastante, ainda que só tenha conseguido coragem agora para publicar aqui. As situações que vou relatar aqui abaixo aconteceram-me neste ano de 2014, embora já me tinham acontecido coisas como estas mais para trás, se bem que vou falar só destas.

Isto passou-se há uns meses, ia eu participar num concurso da escola, em que competíamos entre turmas do mesmo ano e onde estavam lá a participar sensivelmente "os melhores" da escola. Fomos 3 da minha turma (3 a contar comigo) e uma dessas pessoas era a melhor aluna da turma, por quem eu admiro bastante e tenho um grande carinho. Acontece que, essa mesma aluna não queria ir e insistia em afirmar que provavelmente não ia aparecer, mas eu por outro lado sentia qualquer coisa que não consigo explicar e que algo estava para acontecer, só que não conseguia perceber bem o quê, só sabia que tinha mesmo a necessidade de insistir com ela para ir. Só que como é que eu ia dizer a alguém que queria que fosse simplesmente porque eu parecia estar a sentir algo ainda para mais quando é alguém que pouco ou nada acredita nestas coisas? Acabei por dizer para ir várias vezes, tanto que acabou mesmo por ir e foi precisamente a vencedora, sendo que mais tarde perguntou-me como é que eu conseguia estas coisas ao que eu respondi que não sabia, e de facto não tenho controlo, pois estes pressentimentos (se assim forem) acontecem-me de repente. Também me aconteceu (embora a meu ver não seja tão relevante) passando pouco tempo, mesmo na reta final com os exames à porta, tínhamos aula sempre no mesmo sítio e houve um dia em que estava quase a ir para a escola e não sei porquê, mas vieram-me à cabeça pensamentos como se hoje (neste caso, naquele dia), não fosse igual e que eu chegasse lá e não fosse naquela sala e realmente cheguei lá e não foi na sala do costume.

Outra situação, e esta mais "profunda", se assim puder ser chamada, aconteceu passando pouco tempo mas ainda no mesmo mês (já mesmo no final), numa noite em que eu estava, tal como é costume, aqui na internet, ao pé da minha família em casa e de repente começo a sentir uma grande má indisposição, ou seja, começaram-me a vir lágrimas aos olhos, eu tentava "prendê-las" para que não percebessem o que se estava a passar, doía-me a cabeça e fiquei completamente sem vontade de estar ali ao pé dos meus, saí e afastei-me sem ninguém ao pé de mim e percebi que algo estaria para acontecer... 3 dias depois dão-me a notícia que o meu pai tinha tido um acidente de viação, mas felizmente tinha sido só um susto e os ferimentos eram ligeiros.

São "pequenas coisas" como estas que me deixam a pensar bastante e não sei mesmo o que fazer, não é que sinta algum incómodo em ter estas coisas,  mas claro que quando são situações trágicas uma pessoa não se sente bem.

Peço desde já desculpa se o que eu relatei está confuso, mas tentei explicar-me da melhor maneira... Será que tenho pressentimentos ou não passam talvez de uma pura coincidência? Estas coisas acontecem-me já há algum tempo, só que nunca disse em sites como estes.

Espero que me ajudem e um grande obg pela atenção!!  ;)

Minha jovem menina,

acabei de ler um texto de uma médium e taróloga de nome Maria, que penso que lhe será útil como resposta às suas questões. Como tal, passo a transcrever:

............................
O que é uma premonição?

Esta palavra vem do latim "prae" ("antes") e "monere" ("alertar", "avisar", "chamar") e designa a capacidade de conhecer um acontecimento que ocorrerá no futuro.

Fala-se também em precognição.

A premonição está ligada à adivinhação, a arte de descobrir o que é desconhecido. Mas as duas coisas não devem ser confundidas. A adivinhação é uma área muito vasta: é o conjunto de procedimentos mais ou menos antigos como:


-    a astrologia,

-    a cartomancia,

-    os tarôs,

-    a numerologia,

-    a bola de cristal,

-    a geomancia etc.


A adivinhação pode ter dois objetivos:

- desvendar o futuro (o que chamamos de precognição) ou

- desvendar o que está escondido e que pode encontrar-se no presente ou no passado:


•segredos de família,
•informações escondidas,
•soluções a mistérios incompreendidos etc.


Apesar de fazer parte da grande família da adivinhação, a premonição está relacionada somente ao conhecimento do futuro.


As capacidades premonitórias realmente existem?

O dom premonitório é atribuído frequentemente às mulheres. Como elas têm a reputação de ser mais sensíveis e mais observadoras, e escutar mais suas emoções, supõe-se que elas também sejam mais "intuitivas" e teriam desenvolvido, com mais facilidade, este dom premonitório.

Mas cuidado, intuição não é sinônimo de premonição. Todos têm a habilidade de ouvir a sua intuição, mesmo se esta não se manifesta com a mesma intensidade em todo mundo.

Por outro lado, a verdadeira premonição presume algo muito mais forte: não é um vago sentimento de que algo vai ocorrer. É a visão exata de algo que vai acontecer e de quando.

Hoje, não é possível afirmar de maneira certa que as mulheres estão mais "predispostas" às premonições do que os homens.

Mas é possível afirmar que as premonições realmente existem, pois milhares de experiências foram registradas ao longo do tempo, em todo o mundo. Certos testemunhos são de uma veracidade inquietante, outros são mais contestáveis.

Em todo caso, trata-se de um fenômeno fascinante, que merece ser pesquisado mais profundamente.


Como se manifestam as premonições?

Uma premonição pode manifestar-se sob a forma de uma "visão" ou de um "flash", uma forma de visão relâmpago. Entretanto ela se manifesta geralmente sob a forma de sonho premonitório, durante o sono.

A premonição, ao ocorrer quando estamos acordados, pode às vezes vir acompanhada de certas sensações físicas que precedem o "flash", a fim de atrair a atenção da pessoa em questão.

Portanto, certas pessoas afirmam ter sentido uma dor no abdômen, no peito, ou uma dor de cabeça repentina, durante o momento em que a imagem se formava em suas mentes, alertando-as, por exemplo, para ir imediatamente a certo lugar etc.

Isto dito, estas formas de manifestação física são geralmente raras.

A raiz etimológica do termo ("prae" = "antes" e "monere" = "alertar") indica que "premonição" significa alerta.

De fato, esta palavra significa frequentemente o anúncio de um acontecimento desagradável que ocorrerá em breve.

Mas as premonições nem sempre são nefastas: há premonições relacionadas a um ganho financeiro, por exemplo, (uma pessoa sonha que ganha uma certa quantia de forma totalmente inesperada), ou então a chegada imprevista de alguém querido, ou um telefonema importante etc.

Seja qual for o seu conteúdo, as premonições sempre chegam de forma "inconsciente". Não é algo que podemos controlar, não temos nenhum poder consciente sobre as premonições.

Não é você que escolhe ou que provoca as premonições, são elas que se manifestam para você em um certo momento, para entregar-lhe uma mensagem.


As premonições, uma questão de "sobrevivência"?

Já vimos que as premonições são como "alertas".

Geralmente elas têm um conteúdo inquietante (um acidente que vai ocorrer, um acontecimento desagradável), mas não é porque temos mais tendência a "captar" mensagens negativas em nossos sonhos.

Sobretudo, é porque o seu papel é ajudar-nos! Saber com antecedência dos perigos de uma situação e poder se proteger, escapar das armadilhas. As premonições são, de certa forma, sinais de alerta dos mecanismos desencadeados, talvez, pelo nosso instinto de sobrevivência.

Aqui está um exemplo conhecido entre os especialistas:

Uma jovem mãe foi acordada durante a noite por um terrível pesadelo. Ela havia sonhado que, no quarto do seu bebê ao lado, o lustre havia se soltado do teto e caído em cima do berço, esmagando a criança. Durante este sonho, o rádio-relógio que estava no criado-mudo indicava 4 horas e 35 minutos.
   
Assustada pelo pesadelo, ela acordou seu marido e contou o sonho. Ele não acreditava em sonhos e quis reconfortá-la dizendo para dormir tranquilamente, pois o bebê não corria risco algum.

Mas a jovem mãe não conseguia dormir e levantou-se então, dirigiu-se ao quarto ao lado, pegou a criança e levou-a ao seu quarto, deitando-a ao seu lado. Ela adormeceu.

Mais tarde durante a noite, o casal foi acordado novamente, desta vez por uma violenta tempestade. Eles ouviram um forte estrondo ao lado e correram ao quarto do bebê. O que provocou o barulho foi o lustre, o qual havia acabado que cair no berço – vazio, felizmente. A jovem mãe olhou para o relógio o qual mostrava exatamente 04h35min...

Este é um exemplo perfeito de premonição muito útil, graças à qual uma vida foi salva. A jovem mãe teria errado em não prestar atenção ao seu sonho...


Como explicar as premonições?

Queira se trate de visões em estado de vigília ou sonhos premonitórios, os especialistas em parapsicologia tentam, há muitos anos, analisar estes fenômenos.

Aqui está uma das explicações:

Durante o dia, o cérebro humano grava – sem percebermos – uma grande quantidade de detalhes insignificantes. Durante o sono, ele separa todos estes "registros", classificando as informações e estabelecendo correlações entre elas.

A criação destas novas correlações entre as informações, que não podemos fazer de maneira consciente, mas que ocorre durante o sono, poderia explicar estes sonhos premonitórios.

É o que afirma, em todo caso, os primeiros parapsicólogos que se interessaram no assunto, no fim do século XIX.  Trata-se de um tipo de "lógica" que o cérebro ativa somente durante o sono e à qual não temos acesso durante o estado de vigília.

Mas isso não explica tudo, especialmente os detalhes inquietantes de certos sonhos premonitórios. Como esta "lógica" do cérebro poderia prever que um amigo fosse atropelado por um carro de cor azul ou que você recebesse uma quantia exata, somente com base nas informações registradas alguns dias antes do sonho?

Estas teorias são simples hipóteses, por enquanto.

Não é muito surpreendente: estamos aqui na área do intangível, do invisível. Estes fenômenos são muito difíceis averiguar. Entretanto fenômenos premonitórios ocorrem todos os dias e podem acontecer com qualquer um.

Sim, as premonições podem se manifestar para todos, até mesmo com os mais "céticos" ou que declaram "não acreditar" neste tipo de fenômeno!

Há certamente pessoas que possuem um verdadeiro dom e que têm premonições frequentes, geralmente a partir da infância. Mas estas pessoas são raras.

Por outro lado, os sonhos premonitórios esporádicos podem se manifestar em pessoas que não têm nenhum dom extrasensorial.

Você talvez já tenha tido a experiência de ter sonhado com algo específico – relacionado ou a você ou a alguém próximo de você – que se realizou exatamente como em seus sonhos.

Em geral, não nos esquecemos facilmente deste tipo de acontecimento...

Ou talvez você já tenha ouvido falar nisso entre as pessoas da família. Entretanto pode acontecer a todos, de modo "acidental".


Um exemplo conhecido de premonição

Trata-se do caso de Abraham Lincoln, um dos presidentes dos Estados Unidos. Como todos os que haviam ocupado esta função antes, ele dispunha de um serviço de segurança pessoal, mas ele mesmo não se preocupava com a sua segurança. Entretanto, ele havia recebido ameaças de morte várias vezes, mas preferia não dar muita importância a elas.

Em abril de 1865, o presidente teve um sonho estranho que contou a um dos seus amigos íntimos no dia seguinte.

Neste sonho, ele caminhava entre uma multidão que assistia a um funeral. Ele não sabia quem era a pessoa falecida, ele não conseguia se aproximar, apesar de tentar. Ele percebeu que muitos objetos no local eram familiares e que vários soldados e oficiais do exército estavam presentes. Ele pensou: "esta pessoa era certamente alguém muito importante, para que tamanha multidão assista ao seu funeral".

Ele voltou-se para um dos soldados para perguntar quem havia falecido. O soldado lhe respondeu, com lágrimas nos olhos: "Foi o presidente, que foi assassinado".

Neste momento, o presidente acordou.

Na manhã seguinte, ele realmente contou o sonho ao seu amigo, mas sem se preocupar. Ele não era supersticioso, nem se preocupava o suficiente para dar mais importância a um simples sonho. Considerou, portanto, isto como uma história insignificante na qual não pensou mais.

Infelizmente, alguns dias depois, no dia 15 de abril de 1865, o presidente foi assassinado enquanto assistia a uma peça de teatro.

Após muito tempo, várias pessoas que lhe eram próximas afirmaram que este assassinato poderia ter sido evitado se o presidente não tivesse ignorado o seu sonho premonitório. Ele poderia facilmente ter tomado medidas para reforçar a sua segurança, por exemplo. Mas em vez disso, escolheu deliberadamente ignorar uma premonição que foi, portanto, muito clara.


Devemos levar a sério uma premonição?

A primeira resposta que vem em mente é sim, categoricamente.

As verdadeiras premonições surgem raramente e sempre por uma boa razão. Eles nos alertam a respeito de um acontecimento importante, portanto não devemos levar à ligeira e acima de tudo, ignorá-las deliberadamente.

Muitas pessoas declaram ter tido sonhos premonitórios em relação a certa parte do corpo.

Alguém pode sonhar, por exemplo, com manchas brancas nos rins. Esta pessoa decide fazer exames médicos para saber se realmente há algo anormal nos seus rins e descobre na verdade a existência de um cálculo renal. Uma doença relativamente banal e que pode ser facilmente tratada. Mas se a pessoa tivesse ignorado o "sinal de alarme", o cálculo renal poderia evoluir e talvez provocar complicações.

É por isto que devemos prestar atenção às premonições que se manifestam espontaneamente, porque suas mensagens podem ser importantes.

Mas evidentemente, não devemos entrar em pânico devido a qualquer sinal estranho que achamos ter recebido em um sonho. Uma verdadeira premonição se manifesta com intensidade e geralmente não deixa nenhuma dúvida quanto à mensagem transmitida. É uma sensação muito forte que em geral marca a vida da pessoa que teve a experiência.


Existem meios de desenvolver as capacidades premonitórias?

Não há "técnicas" exatas ou "métodos" para desenvolver esta capacidade. As premonições se manifestam de maneira espontânea e misteriosa e não temos nenhum controle sobre elas.

A única coisa que se pode fazer é, eventualmente, escutar a sua intuição, de maneira geral, no seu dia-a-dia. Isto poder ser muito útil, mas não levará a provocar premonições literalmente.

É verdade que certa capacidade premonitória provavelmente existe em alguns dentre nós.

Hoje em dia, certos pesquisadores afirmam até que ela é invisível, mas tão real quanto nossa visão ou o nosso olfato, por exemplo. Aprendemos facilmente a utilizar o nosso olfato, mais ainda não aprendemos a explorar esta capacidade premonitória da nossa mente. Começamos apenas a levá-la mais a sério.

Certos especialistas acreditam que a capacidade premonitória faz parte do nosso corpo, quase como as células biológicas. Talvez seja por isso que manifestações físicas (dores de cabeça, por exemplo) acompanhem, às vezes, certas premonições.

De acordo com a teoria de alguns especialistas: "O seu corpo sabe o que vai acontecer bem antes de você".

Portanto, por que não escutar seus sinais, da mesma forma que escutamos os sinais que o corpo nos envia quando temos fome ou sede? 


Conclusão

Cada um dá mais ou menos importância aos seus sonhos premonitórios ou suas intuições. A maioria das pessoas nunca tem esta experiência. Certas sim, mas decidem ignorá-las.

Mas se esta capacidade está presente no ser humano, certamente é por uma boa razão. Cada um dos 5 sentidos que possuímos (a visão, a audição, o olfato, o paladar e o tato) têm uma missão específica em nossa vida.

Da mesma forma, as capacidades premonitórias talvez tenham o papel de nos oferecer informações complementares sobre o nosso ambiente, nossa vida e o que nos aguarda. Talvez elas devam nos fazer ter consciência de que nós estamos ligados a algo mais poderoso, a uma consciência superior, ou a um conhecimento que supera os limites do nosso mundo material.

Fonte Maria - Médium

Lê bastante sobre intuição e premonição, bem como outras formas de paranormalidade, começando pelo texto que o nosso amigo Oculto colocou para nossa informação.
Um abraço
Cleo
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem