Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Sanatorio de Valongo
    Iniciado por Blackwolf
    Lido 202.666 vezes
eh aquilo tava limpo vá - mas eu começo achar que quem vai lá só vai perder tempo  ;D
nós andamos lá sem lanternas e tudo para verem. Se há alguma "coisa" lá, não é maléfica ou quer ser vista de certeza
Abandon hope all ye who enter here

Mesmo que não ande lá nada paranormal, vale bem a pena uma ida ao sanatório porque é lindo o edifício e a vista do ultimo piso é magnifica.

Já fui ao sanatório algumas vezes, dava até para ir a pé de minha casa até lá, é um sítio que sempre me fascinou. A ultima vez que fui foi em 2008, foi quando encontrei la uma prática de bruxarias/feitiçarias (penso eu) com as duas cabeças de leitão (claramente uma de um macho e outra de uma fêmea pelo tamanho) já com larvas nos olhos, muitas velas, patas de galinha, cinzas...tudo sobre uma enorme passadeira vermelha. O amigo que foi comigo nesse dia tirou fotos, vou fazer os possíveis para entrar em contacto com ele a saber se ainda as tem e mostro aqui se quiserem.
Antes disso fui lá num dia à noite, não tanto pelo edifício (lá dentro à noite nunca consegui ir, e achava perigoso por isso nem me forcei), mas mais pela vista que se tem de la, é lindo estar ali à noite, mas nessa noite fui barrada pela polícia, tinha sido uma mulher assassinada lá pelo marido.
Antes dessa noite estive la tardes inteiras, um dia inteiro (com piquenique e tudo lol), e adorava explorar aquele lugar. Tem muito do passado, tem contradições nítidas sobre a história "pública" do sanatório de monte alto. Acredito piamente no que alguns antigos me disseram pessoalmente, que vivem ali perto, e no que os meus avós me contaram quando lhes perguntei. O sanatório começou como qualquer hospital para doentes tuberculosos, era isolado e construído para tal, acontece que depois funcionou quase como um "depósito" de pessoas com doenças incuráveis e doenças mentais. As janelas são todas gradeadas, ainda há grande parte dos vestígios das grades, janelas que não se abriam, lugares escondidos, e disseram-me também que há ali 3 pisos abaixo do da entrada principal, o ultimo seria um cemitério do próprio hospital onde estaria até sepultado o primeiro director e fundador do hospital. Há escadas sombrias sem qualquer vestigio de ter tido iluminação, e um piso pelo menos está tapado até cima, e para baixo só há uns pequenos postigos, se for verdade que há os 3 pisos, há ainda um abaixo do desses postigos sem qualquer janela para o exterior, e com a porta tambem tapada pelo entulho que lá colocaram. Descobri até na cozinha ainda travessas enormes com as calhas de fornos industriais entre outras coisas. É um sítio ao qual tenho respeito, mas gosto dele, não acredito que tenha nada de mal, energias sim, espíritos talvez, é um lugar bastante carregado, mas sempre me senti bem lá, a não ser à noite que realmente nunca consegui lá entrar.
Uns amigos disseram ter lá ido à noite de carro, não chegaram a entrar, mas dizem ter visto um vulto na janela e um osso enorme com sangue no chão, mas isso são "histórias", nunca saberei se são verdade.
É perigoso mais pelos vivos, há realmente muita droga lá, muitas seringas, cheiros muito fortes, bruxarias, e ja ali foram matar pessoas, e isso exige cuidado para quem lá for. Na minha opinião o melhor é la ir a um domingo à tarde ou sábado, está sempre mais gente e o que houver para ver, vê-se na mesma.

Fiquei curiosa com o que disseram umas páginas atrás sobre o café fechado estranhamente, e com anuncios de pessoas desaparecidas no ano anterior. Essas folhas estavam do lado de dentro ou de fora do café? Acho que sei que café é, e já o vi aberto se bem me lembro, a funcionar... mas gostava de saber esse pormenor, tenho um familiar desaparecido desde outubro de 2009, e quero mesmo saber se o papel estava dentro quem o colocou.

Entretanto achei as fotos que um amigo tirou, fizemos nesse dia uma sessão fotográfica, aqui as partilho convosco:

Não é permitida a colocação de mensagens seguidas no mesmo tópico, em vez disso deve editar-se a anterior. Ver também Regras Gerais do Fórum, alínea 20. Obrigado.

que nojo a cabeça do porco :S

pedrosfp
Quando alguem for lá pela noite poderia avisar-me  gostava de ver aquilo... Agradecia resposta.

A mim também meteu nojo, e eram duas! Mais o sangue espalhado pelo chão (era das cabeças julgo eu) e as patas de galinha e afins... :s

grande apanhado as cabeças dos porcos, deve ser lá pras macumbas, pena o exagero de photoshop nas fotos

Informações que encontrei por ai, podem já ter sido fornecidas mas nunca é demais relembrar:

CitaçãoO Sanatório de Valongo, construído em 1910 para abrigar pessoas com tuberculose. A doença estava começando, era altamente contagiosa então eles construíram o hospital para abrigar umas 50 pessoas, dar descanso a elas e afastá-las do resto da população.

Acontece que a Tuberculose se transformou numa epidemia, e o sanatório ficou superlotado com 150 pessoas. Então eles aumentaram o hospital, com cinco andares e capacidade para receber até 500 pacientes da Praga Branca.

O lugar era perfeito com varandas enormes para os doentes pegarem ar mesmo em dias de chuva, já que a doença ataca o pulmão. Médicos dedicados que arriscavam suas vidas para cuidar dos pacientes. Mas a doença era cruel, não tinha cura e no sanatório morreram mais de 63mil pacientes.

Quando descobriram os antibióticos veio a cura da Tuberculose, a doença foi erradicada e o sanatório de Valongo fechou as portas em 1961. Tentaram reabrir as portas em 1962 como um asilo para idosos, mas ele logo fechou com acusações de abusos dos pacientes.

CitaçãoJá agora e a título de curiosidade na verdade a principal ocupação do Sanatório de Montalto era por parte de doentes com tuberculose. Ultimamente ficou tristemente famoso por lá ter sido cometido um homicídio de uma jovem, acto perpetrado pelo marido.

CitaçãoO Sanatório de Valongo fica situado Monte da Santa Justa, freguesia de Valongo, concelho de Gondomar,* outrora conhecida pelas minas romanas que aqui e ao longo de vários séculos foram exploradas, colocando esta terra no mapa económico de Portugal.

O sanatório foi traçado por Júlio José de Brito, construído em 1932 como uma obra do Estado Novo, tendo depois sofrido obras de ampliação que terminaram em 1958.

No auge da sua laboração chegou a albergar mais de três centenas de doentes e contava na sua estrutura, com capela, escola e um edifício de lavandaria.

Foi assaltado, espoliado e vandalizado por elementos de extrema esquerda em 1974, e desde então que o seu estado se vem a degradar de dia para dia.

Este sanatório, é hoje cenário de jogos de guerra e campo de treino de autênticos exércitos de jogadores de paintball... também os entusiastas do todo terreno por aqui libertam alguma adrenalina, e sabe Deus quem mais frequenta este local... pelo menos está a ser aproveitado por alguém...
*Uma nota, Valongo e Gondomar são duas coisas completamente diferentes! A serra de santa justa é de Valongo!

O terreno do sanatório deve ser privado pois encontrei na net o terreno à venda pela módica quantia de 1.395.000,00 € !!!

ola boa noite,
como estao?

apos ler este topico de fio a pavio e conhecer um pouco da historia do sanatorio gostava que alguem me desse indicações exactas para lá ir dar.

nao quero coordenadas de GPS (ja as vi algures por ai) porque nao uso esse tipo de tecnologias lol.

A intenção é ir lá nao procurar actividades paranormais (apesar de o tema me interessar bastante poissou uma aficcionada em filmes de terror e leio tudo sobre o tema, mas sim fazer uma sessão de fotos para a minha loja. E como as modelos tambem alinham neste tipo de coisas e tambem querem conhecer o sanatorio pois tenho-lhes falado nele...

Conheço minimamente bem Valongo, passei lá muitas fases da minha juventude mas nunca me lembrei de descobrir o caminho para o sanatorio.
por isso un itenerário a partir da igreja de valongo ou do centro de valongo ou mesmo a partir do sitio que se sobe para Sta Justa (era costume ir la as festas) eram bem vindos =)

É simples (:

Se estiveres em Valongo:
conheces a estrada que vai dar à igreja de santa justa? que começa à beira do hospital de Valongo? Sobes por essa estrada e em vez de virares para a igreja segues sempre e antes de chegares a São Pedro da Cova, viras à tua direita antes da placa que diz São Pedro da Cova ou Gondomar não me recordo (vês uma entrada para uma estrada de terra, com dois portões grandes que estão abertos, lá no fundo vês o sanatório).

humm conclusao fica do lado oposto a sta justa.

e com 2 grandes portoes a entrada? creepy!

;D

sim lol mas nao é nada de assustador :P

acredito que nao.

as pessoas e que por vezes pintam os quadros muito negros. provavelmente nao ha la "nada" mas como ja se vai com o bichinho, ja se leva uma sensação de desconforto ca dentro..um nervosinho que cresce e se tramsforma em pavor =P

Sim mas o sanatório é um edifício bonito bem como a serra ao redor. Sem falar da vista do último andar (:

Vale a pena sempre uma visitinha eh eh

Ainda hoje falei deste sanatório.. é estranho, não existe uma história concreta sobre este edifício, já mandei e-mail á sociedade a que este pertence, até pedi informação e disse que era para um trabalho de escola e não obtive nenhuma resposta :x
É curioso, pois ninguém sabe o que aconteceu, uns dizem que atearam fogo para eliminar a doença e outros dizem que foi um grupo que vandalizou aquilo em 1974 e mataram todos os doentes que lá estavam..Mas o que é certo e curioso é que não existe nenhuma imagem deste edifício quando ele estava novo, só existem imagens com o sanatório degradado.. Afinal o que aconteceu mesmo? É algo que me deixa a pensar...