Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Sanatorio de Valongo
    Iniciado por Blackwolf
    Lido 202.693 vezes
Citação de: NeonFlow em 04 novembro, 2010, 19:06
O que eu quero dizer é que há que ter um boa (saudável) dose de cepticismo para analisar estas histórias. O que saberão mesmo esses "3 senhores"? Trabalhavam no sanatório? Ou estarão só a "mandar bitaites"? E porquê atribuir logo o uso das argolas a prisão de doentes? Muitas argolas serviam para auxiliar na construção dos edifícios, antes de haverem instrumentos mais sofisticados. Outra hipótese: se ali não cabiam bois, podiam caber muitos outros tipos de animais. Acho que é um bocado querer muito ver uma coisa que não está lá.

Acho que também se confunde muito sanatório com manicómio. Não sei se alguém aqui já leu alguma coisa sobre os tratamentos a que as pessoas estavam sujeitas nestes sanatórios. Eram métodos de cura baseados na boa alimentação, descanso e na respiração de ar fresco (daí as janelas e varandas enormes, e daí o edifício ficar no meio do mato). Não me parece que tortura e enclausuramento entrassem nos planos terapêuticos :P

Se falaram com alguém que lá trabalhou e que fale com conhecimento de causa, aí sim, estarei errado :P cumps!

e que tal ires lá tu e tirares as tuas próprias conclusões?
Hoje vamos lá e melhor eu mesmo vou tirar uma foto a essas tais manápulas (parecem argolas mas eu mesmo as abri) para ninguém duvidar de nós. Esse três senhores (pastores e idosos) são de lá S. Pedro da Cova e vivem lá há anos e um deles disse mesmo que nós devíamos ter visto aquilo à 40 anos. Eles tavam os três sentados nas ruínas do armazém (sim eles disseram nos o nome de todos os edifícios ali presentes e não eram mendigos de certeza).

Estuda e ficas a saber que antigamente quando os doentes tinham um ataque de nervosismo, são presos (se o estado for considerado grave, hoje em dia usa-se a "amarração das mangas") e ficam lá até se acalmarem. Actualmente temos a alas psiquiátricas do Hospital e dos sanatórios também. Mas nós iremos tentar descobrir para o que aquilo servia realmente não se preocupem. A minha colega Lamia disse a localização das misteriosas argolas, é só ir la e conferir!

ah! e outra coisa.

A nossa fotoreportagem está entre o céptico e o paranormal.
Daí o "Assombrado? Quem sabe..."
A única coisa que vimos foi o vulto da pedra (dentro do edifício principal, olhem por uma das janelas frontais do 2/3/4/etc andar até verem o caminho de paralelos. Olhem para a esquerda e poderão ver rochas deformadas, onde o vulto tava).
Ainda não vimos nada de paranormal por isso vamos lá agora à noite investigar.

Não é permitida a colocação de mensagens seguidas no mesmo tópico, em vez disso deve editar-se a anterior. Ver também Regras Gerais do Fórum, alínea 20. Obrigado.

Abandon hope all ye who enter here

Já lá fui muitas vezes e conheço aquilo bastante bem ;) sei muito do que se diz e não se diz sobre o edifício. Para além disso, já há bastante tempo que pesquiso sobre este e sobre outros sanatórios do país (Penhas da Saúde, Gaia, Caramulo, Paredes de Coura, Louredo, etc.). Fui eu que descobri todas as informações de cariz mais oficial presentes neste tópico. Por isso, acho que tenho algum conhecimento de causa.

Não estou a duvidar da existência das argolas, só da vossa explicação para o seu uso. Duvido que nos anos 50/60 tivessem uma "masmorra" desse género. Ou "câmara de tortura", usando os vossos termos. Just my two cents. Não estou a tentar entrar em discussão com vocês, estou só a questionar uma coisa. Acho muito bem que tentem investigar mais, e qualquer que seja a conclusão a que cheguem, fico contente por se descobrirem coisas novas sobre o sanatório de Valongo, porque para já sabe-se muito pouco. Cumps ;)

Não te preocupes nós também não queremos entrar em conflito com ninguém  :angel:
Não gostamos é que nos confrontem quando tivemos no local e estamos a tentar esclarecer o pessoal que acredita neste assuntos obscuros. Não sabemos o que são aquelas argolas misteriosas demos o nome de câmara de tortura pelo aspecto daquilo. As argolas estão na posição exacta de segurar alguém mas nós ainda vamos ver se antigamente aquela sala era restrita ou assim. Investigar! E disponibilizar informações (fotografias, em breve em Alta Definição) sobre o local que suscita interessa a toda esta comunidade.

A única coisa que queremos é descobrir se existem lá actividade paranormal ou se aquele local não passa de um local de encontro de toxicopendentes  :laugh:

Ai meu Deus, o disparate que para aqui vai!

Uma pessoa com tuberculose não tem alucinações nem convulsões a ponto de precisar de ser presa. Onde é que foram buscar essa ideia? Uma pessoa com tuberculose é um doente normal, sem casos clínicos consequentes para além das características naturais da tuberculose em si. Como o Neon disse, o tratamento que antigamente era dado à doença (e por antigamente estou a falar da época em que os sanatórios foram construídos, que não foi assim há tanto tempo quanto isso, pensado em escala histórica) era repouso, ar limpo e boa alimentação, acompanhados de medicação adequada. A localização dos sanatórios foi escolhida a dedo para este efeito e para também proporcionar arredores calmos onde os doentes pudessem passear sem serem importunados. Que sentido faria prenderem-nos como animais a argolas? Essa ideia é um tremendo disparate e parece-me que vocês não querem ouvir os argumentos das outras pessoas, tão cegos estão pela vontade de quererem acreditar no macabro!

Porque é disso que se trata. Quando alguém encontra um edifício imponente abandonado, no meio de nenhures, tende logo a achar que algo de sinistro lá se passava e qualquer indício, por mínimo que seja, comprova-o, mesmo não tendo nada a ver, Falo por mim. O sanatório da Covilhã arrepia-me imenso, mesmo sabendo que era um simples centro de tratamento. Mas a mente humana tende logo a imaginar coisas. É esse o problema.

É importante não confundir sanatório com hospital psiquiátrico. É importante também, se realmente se quiser enveredar pelo caminho do macabro, fazer pesquisa como deve ser e não passar por cima de factos que não condizem com a ideia que tínhamos antes de o ler. Os maus tratos em hospitais psiquiátricos começaram a subsistir na viragem do século; embora muitos dos tratamentos aplicados, aos nossos olhos de sociedade moderna, pareçam desumanos (as antigas lobotomias, os tratamentos por electrochoque), o que é certo é que em nada se comparam aos horrores dos antigos hospitais, particularmente até aos finais da época Vitoriana, em que as histórias horríveis dos hospitais londrinos são conhecidas (Homem Elefante, etc). Se o sanatório de Valongo não fosse um sanatório e sim um hospital psiquiátrico, e se não tivesse sido construído na época em que foi mas sim há séculos atrás... aí sim, as argolas e as histórias de tortura fariam sentido. Mas só nestes termos!

Não nos podemos esquecer que estamos no meio do campo. Não podiam haver animais nas redondezas que pudessem ser prezos perto das cozinhas das instalações? Não podiam ser, como o Neon disse, elementos estruturais da arquitectura da época? Bolas, vamos ser parvos, até podiam servir para pendurar toalhas  :P Não se deve é começar logo a inventar tretas. Quer-se dizer: nunca viram aquelas vivendas com correntes que vão do primeiro andar até ao rés-do-chão, que ficam enterradas na relva? Pensam que são para quê, para prender e açoitar os filhos que não comem a sopa, também?  :P

Ai meu Deus dizemos nós lol

NÓS NÃO ESTAMOS A DIZER QUE AQUILO ERA UMA CÂMARA DE TORTURA. JÁ LERAM A FRASE DO BLOG?

*Um dos senhores disse que o último ghost hunter (se calhar) que passou lá disse que encontrou a cave e que tinha lá um esqueleto enforcado. É assim que havia camaras de tortura havia, agora caves e enforcados?

ESTAMOS A SER IRÓNICOS COM A HISTÓRIA DO ESQUELETO ENFORCADO ESQUEÇAM A TORTURA. E SIM NA ALTURA HAVIA PATOLOGIAS (DOENTES QUE PASSAVAM MUITO TEMPO NO SANATÓRIO ENTRAVAM EM PARANÓIA E DOENTES COM OUTRAS DOENÇAS QUE DEPOIS JUNTA-SE A TUBERCULOSE) TINHAM CONVULSÕES.

AGORAS AS ARGOLAS:
tem o tamanho de uma pulseira, abrem e fecham como manápulas, cada para está à distância de dois braços +- e vamos ver hoje as condições de acesso para ver se era possível animais entrar como dizem. (Se tiverem dúvidas é só ir lá)

VAMOS FOTOGRAFAR ESTAS ARGOLAS POLÉMICAS PARA ESCLARECER O ASSUNTO DE VEZ

EduhBlack, não é permitida a utilização de maiúsculas, sem ser no início da frase ou no início de um nome próprio. Obrigada pela compreensão. Por favor consulta as Regras Gerais do Fórum

O de Mont'Alto é que é.

Nesta secção só há uma porta que é para o exterior.
Aqui estão as fotos:

De noite o Sanatório é muito frio e não é para assustadiços! A minha colega Lamia vai postar as fotos com orbs visto que só tirei estas fotos com a minha máquina as pilhas acabaram lol a vista do porto no último andar é fantástica.

AndreiaLi
Lol. Nem vou comentar, subscrevo apenas tudo o que o hachiko referiu.  ;)

Lunática
A verdade é mais simples que isso tudo... simplesmente não sabemos os factos. Podemos inventar muita coisa, mas para quê? Nunca haverá certezas apenas olhando para aquilo... é preciso investigar a fundo sobretudo em arquivos, depoimentos, história.... e mesmo assim continuamos sem saber com certeza absoluta o que se passava... e resta-nos aceitar isso e viver com a ideia da hipótese mais provável, se assim o quiserem.

sim a verdade é o que separa o cepticismo do paranormal  :angel:
em relação à história das argolas, nós vamos à câmara de Valongo tentar sacar info sobre o sanatório (já somos conhecidos lá)

agora uma coisa muito intrigante....

quando ontem fomos ao sanatório tiramos muitas fotografias (a lamia é que as tem em breve irá posta-las). Hoje à tarde tivemos a contrastar as fotos e numa das fotografias aparecem mais de 10 orbes na mesma foto! e na foto seguinte (tiramos sempre mais de uma foto do mesmo local) ja aparecem menos e assim sucessivamente. Num anexo do 1º andar, à direita de quem entra na igreja anexada ao edifício tiramos fotos. Na 1ª vê-se mais orbes e um estranho vulto atrás de uma coluna. Na segunda vêem-se menos e o vulto parece já ter desaparecido. Quando ela postar as fotos vocês poderão analisá-las por vocês mesmos e dizer se se tratam de orbes ou reflexos porque eram muitas mesmo.

Ora bem.. agora passo eu a citar aqui alguns acontecimentos!!! quando foi falado aqui que haviam cameras de tortura, não fomos nos que dissemos mas sim aqueles tres senhores, (um era baixo gordinho e com bigode, outro era mais elegante com um casaco castanho de couro dos mais antigos e com poucos dentinhos, e outro era o mais novo deles todos, era medio, com cabelo grisalho uma camisola amarela com riscas verde). Nos nao vamos ao sitios e tiramos conclusoes precipitadas, ate porque isso nao adianta de nada, o que nos fazemos é tentar encontrar alguem, ir mesmo á camera visto que tenho familiares la, e que nos (o meu grupo) ja somos muito bem conhecidos em valongo, falar com as pessoas, tentar perceber o que acontecia la dentro, como se chamavam as divisoes e tudo mais. Sim porque aposto que sao poucos os que aqui sabem os nomes das divisoes nao é hachico, entre outros. Agora falando das alas pesiquiatricas e nao sei mais o que, ora bem o meu marido é infermeiro, eu sou auxiliar da acção medica, querem discutir essas coisas com nosco? Falaram aqui que era antigamente no tempo nao sei o quê, que ai sim maltratavam e ate amarravam , pois se fortes a um hospital, ate te digo uma coisa bonita, amarram as pessoas as camas, e sim maltratam muito os doentes la internados, digo isto porque lembram-se? sou auxiliar. nao me venham falar que era so antigamente que maltratavam, ainda agora é assim. Como nas escolas primarias, que so no tempo de Salazar, é que os professores batiam ao alunos, nao percebo entao como é que eu ainda levava na primaria com a regua nas maos, e punham-me de castigo de joelhos com areia debaixo. E eu so tenho 20 anos.
Poupem-me nessas conversas.

Pessoal pela foto que vi não me admirava que aquilo fosse simples suportes para algo tipo sei la um varão de madeira que passasse naquilo a fim de fazer um varão qualquer aquilo pode ser inúmeras coisas ja agora aquilo não esta perto da cozinha? é que nesse caso ate poderia ser tipo um mini matadouro de animais visto que ficava no meio do mato o pessoal tinha de comer alguma coisa não?

é difícil assim chegar a alguma conclusão

Citação de: canidger em 06 novembro, 2010, 14:39
Pessoal pela foto que vi não me admirava que aquilo fosse simples suportes para algo tipo sei la um varão de madeira ...

Creio que é isso mesmo, eu cresci numa zona de predios antigos e já vi muitas argolas desse tipo, geralmente com a finalidade de segurar canos nas paredes, nunca para aprisionar pessoas ;D

Citação de: Lamia em 06 novembro, 2010, 12:04
...Agora falando das alas pesiquiatricas e nao sei mais o que, ora bem o meu marido é infermeiro, eu sou auxiliar da acção medica, querem discutir essas coisas com nosco? Falaram aqui que era antigamente no tempo nao sei o quê, que ai sim maltratavam e ate amarravam , pois se fortes a um hospital, ate te digo uma coisa bonita, amarram as pessoas as camas, e sim maltratam muito os doentes la internados, digo isto porque lembram-se? sou auxiliar. nao me venham falar que era so antigamente que maltratavam, ainda agora é assim...
Poupem-me nessas conversas.

A minha profissão também está ligada á saude mental, logo creio que tenho as condições minimas para discutir esses assuntos, claro que ainda se amarram doentes ás camas nos hospitais, mas garanto-vos que as "polemicas" :o  argolas não têm nada a ver com isso, os doentes são presos quando estão em estados perigosos para eles e para os outros, e é mesmo isso que o protocolo manda, isso e uma boa dose de benzodiazepinas claro ;D

Quando o pessoal aqui fala no tempo de antigamente, (altura do premio nobel de Egas Moniz por exemplo) existiam practicas que eram consideradas tratamentos que eram muito piores que qualquer coisa que ainda se aplique hoje, pequenas perolas terapeuticas como lobotomia, ou a minha preferida, a practica da trepanagem, que consistia em fazer buracos no craneo, geralmente nas zonas pré-frontais e parietais do mesmo, com o nobre intuito de deixar sair os maus espiritos e permitir ao cerebro respirar melhor... ;Dcomo devem imaginar quase todos os pacientes que sofriam esta intervenção morriam passado pouco tempo devido a complicações derivadas da mesma.

Enfim, as coisas não são sempre o que pareçem, e apenas por poderem enfiar uma mão nas argolas não quer dizer que fossem usadas para esse fim, especialmente porque essa forma de imobilizar as pessoas era feita com correntes e pulseiras adequadas a isso, com uma dobradiça e com um espaço para um pino á frente, não esse tipo de argolas, que, repito, já vi noutros prédios a segurarem canos...

Mas em ultima análise interessa pouco isto, já que um sanatorio para tuberculosos não era para doentes mentais, são areas bem diferentes, e o de valongo se era para tuberculosos têm pouco a ver com as practicas antigas de "saúde" mental...

Só a minha opinião, fiquem bem :)
Fueled by Satan

esqueçam as argolas pessoal. Canos não podem ser, não há buracos no chão e as "argolas" abrem. Pode ser um matadouro mas enquanto não pusermos as mão no projecto, ficam as expectativas.

Citação de: EduhBlack em 06 novembro, 2010, 17:50
esqueçam as argolas pessoal. Canos não podem ser, não há buracos no chão e as "argolas" abrem. Pode ser um matadouro mas enquanto não pusermos as mão no projecto, ficam as expectativas.

Os sistemas de canalização não são exclusivamente pelo chão, tambem são pelas paredes e pelos tectos, especialmentes em edificios com mais que um andar como esse sanatório, relativamente a matadouro duvido também, a sala não seria adequada para matar animais, mesmo matadouros antigos têm sistemas de escoamento para o sangue, geralmente no chão, bem definidos e profundos, já que muitos animais que consumimos têm bem mais sangue que os humanos.

Se as argolas não abrissem e fechassem era estranho, visto que não poderiam segurar algo a não ser que fossem integradas numa peça maior e colocadas ao mesmo tempo na parede, logo seriam inuteis.

Se a finalidade das mesmas fosse manter presas animais ou pessoas não seriam argolas de encaixe simples, teriam uma perturberância que permitisse fecha-las com um pino de segurança ou um sistema de abertura tipo algemas, grilhetas etc etc.
Não tendo, por exclusão de partes serão em principio apenas para segurar material inanimado...
Portanto "se canos não podem ser" também não podem ser argolas de imobilização, por não terem um sistema de segurança, nunca conseguiriam segurar alguem que se debatesse.

Ja em relação a orbs não me espanta, quando lá fui com outras pessoas tambem capturamos algumas em foto.

Fiquem bem ;)
Fueled by Satan