Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.435
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Hunza, o povo que não envelhece e tem uma esperança média de vida de 120 anos
    Iniciado por ShellyTantrum
    Lido 6.298 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
"Sobre o vale do rio Hunza, na fronteira entre a Índia e o Paquistão, reside uma população que as pessoas conhecem como o "oásis da juventude" – e por mais de um motivo: seus habitantes vivem, em média, 120 anos, quase nunca ficam doentes e sua aparência é sempre jovem. Em relação às nações vizinhas, os moradores de Hunza se destacam por terem uma fisionomia semelhante a dos europeus, um idioma próprio (o burushaski, diferente de qualquer outro no mundo) e uma religião (a ismaelita) muito peculiar, parecida com a muçulmana.



No entanto, o aspecto mais surpreendente dessa pequena nação é sua capacidade extraordinária de se manter sempre jovem e saudável. Seus habitantes tomam banhos imersos em águas geladas a 15 graus abaixo de zero, praticam esportes até os 100 anos de idade, as mulheres de 40 anos têm a aparência de adolescentes e é comum uma mulher dar à luz aos 65 anos. Durante o verão, as pessoas se alimentam de frutas e verduras cruas, enquanto no inverno, consomem damascos secos, grãos germinados e queijo de ovelha.



Robert McCarrison, um médico escocês, foi o primeiro a analisar e descrever a população do "vale feliz" e destacou o fato de os hunza consumirem uma dieta com restrição de proteínas. Ele comem, diariamente, uma média de 1.900 calorias, incluindo 50 gramas de proteína, 36 gramas de gordura e 365 gramas de carboidrato. E é precisamente essa dieta especial que, na opinião de McCarrison, permite a notável longevidade desse povo. Ao contrário dos países vizinhos, que compartilham a mesma condição climática, mas não possuem a mesma alimentação, os hunza não conhecem as doenças e têm uma expectativa de vida duas vezes maior. Os habitantes de Hunza, todavia, não escondem seu segredo: recomendam abertamente uma dieta vegetariana, trabalhar e se movimentar constantemente. Além disso, acrescentam que, entre muitos outros benefícios, o estilo de vida que levam permite estarem sempre de bom humor, sem tensão nem estresse."



:)

in seuhistory.com

Povo feliz! Pena é que a industrialização tenha vindo estragar tudo o que tinhamos. A dieta mediterrânica é substituída pelo fastfood, os animais criam-se "à pressão" em aviários. Os desgraçados dos peixes que comemos - eu nao como desses - vivem confinados e comem racções em vez de plâncton e os seus semelhantes mais pequenos. Os herbíveros alimentam-se de racções cheias de antibióticos e afins. A fruta é manipulada... Enfim... velhos tempos em que na velha Europa se comiam os alimentos que a terra dava sem passarem por linhas de montagem. Claro que a acrescentar a tudo isto sofremos as poluições industriais e sonoras. Como não queremos envelhecer?

Exactamente oculto!
Sabes, de vez em quando aparecem aquelas noticias daquelas pessoas que fogem para as florestas e vivem lá, sobrevivem de coisas que cultivam e assim, e dá-me uma pontinha de inveja!
Estamos tão habituados ao conforto e a coisas supérfluas, que perdemos a essência...

Citação de: ShellyTantrum em 16 setembro, 2014, 17:49
Exactamente oculto!
Sabes, de vez em quando aparecem aquelas noticias daquelas pessoas que fogem para as florestas e vivem lá, sobrevivem de coisas que cultivam e assim, e dá-me uma pontinha de inveja!
Estamos tão habituados ao conforto e a coisas supérfluas, que perdemos a essência...

Há sempre a possibilidade de ir viver para uma eco-aldeia... é algo que está sempre no fundo da minha mente, mas para já ainda não tive coragem para o fazer, mas daqui a uns anos, quem sabe.. :)

era bom que se copiasse, na medida do possível, esses hábitos para outros países.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

sofiagov

Citação de: Mythos em 16 setembro, 2014, 21:37
Há sempre a possibilidade de ir viver para uma eco-aldeia... é algo que está sempre no fundo da minha mente, mas para já ainda não tive coragem para o fazer, mas daqui a uns anos, quem sabe.. :)

Mythos, quando decidires ir, dá-me as coordenadas! :)

Citação de: cleopatra em 16 setembro, 2014, 22:01
era bom que se copiasse, na medida do possível, esses hábitos para outros países.

Era tão bom cleo, as pessoas andam tão mecanizadas, tão zombificadas, que se esquecem que as coisas podiam ser bem mais simples...

Citação de: sofiagov em 17 setembro, 2014, 08:24
o elixir da juventude foi descoberto nesta região.... ;D

E é um elixir bem fácil de preparar.... :)

Nunca envelhecer é impossível.

Quanto à esperança média de vida tem só a ver com os hábitos, nutrição e rotinas. Não é por acaso que o Japão tem média de 90 anos e outros países não passam dos 80.

Se os Hunzas praticam exercício, relaxamento e meditação é normal que estejam melhor espiritualmente, não andam obcecados com dinheiros, carreiras, relacionamentos e estatutos. Eles só vivem o presente.

Têm uma cultura diferente, mas a longevidade é mito. Bem vendido coloca a região nos mapas turísticos.

Depois têm problemas como todos os outros. Excesso de população para recursos escassos que levam os jovens a sair para sobreviver em outras regiões do Paquistão e nem quero pensar nos direitos das mulheres que devem ser quase inexistentes.

O Japão continua para mim a ser o melhor exemplo de equilíbrio entre modernidade e cultura tradicional, o que os leva a uma vida mais serena, mas nem por isso deixa de ser uma sociedade com problemas a resolver.






Citação de: carlin em 17 setembro, 2014, 12:50
Nunca envelhecer é impossível.

Quanto à esperança média de vida tem só a ver com os hábitos, nutrição e rotinas. Não é por acaso que o Japão tem média de 90 anos e outros países não passam dos 80.

Se os Hunzas praticam exercício, relaxamento e meditação é normal que estejam melhor espiritualmente, não andam obcecados com dinheiros, carreiras, relacionamentos e estatutos. Eles só vivem o presente.

Têm uma cultura diferente, mas a longevidade é mito. Bem vendido coloca a região nos mapas turísticos.

Depois têm problemas como todos os outros. Excesso de população para recursos escassos que levam os jovens a sair para sobreviver em outras regiões do Paquistão e nem quero pensar nos direitos das mulheres que devem ser quase inexistentes.

O Japão continua para mim a ser o melhor exemplo de equilíbrio entre modernidade e cultura tradicional, o que os leva a uma vida mais serena, mas nem por isso deixa de ser uma sociedade com problemas a resolver.









concordo, nem tudo o que brilha é ouro
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Citação de: carlin em 17 setembro, 2014, 12:50
Nunca envelhecer é impossível.

Quanto à esperança média de vida tem só a ver com os hábitos, nutrição e rotinas. Não é por acaso que o Japão tem média de 90 anos e outros países não passam dos 80.

Se os Hunzas praticam exercício, relaxamento e meditação é normal que estejam melhor espiritualmente, não andam obcecados com dinheiros, carreiras, relacionamentos e estatutos. Eles só vivem o presente.

Têm uma cultura diferente, mas a longevidade é mito. Bem vendido coloca a região nos mapas turísticos.

Depois têm problemas como todos os outros. Excesso de população para recursos escassos que levam os jovens a sair para sobreviver em outras regiões do Paquistão e nem quero pensar nos direitos das mulheres que devem ser quase inexistentes.

O Japão continua para mim a ser o melhor exemplo de equilíbrio entre modernidade e cultura tradicional, o que os leva a uma vida mais serena, mas nem por isso deixa de ser uma sociedade com problemas a resolver.







Teoricamente é possível sermos sempre jovens.
C'est dans l'air.


Nunca envelhecer é impossível, pois todos nós nascemos, vivemos, e morremos. O corpo humano tem a sua evolução biológica. Envelhecemos om pouco todos os dias.

No entanto o que refere este tópico será a envelhecimento muito lento (pessoas de 40 anos com aparência de adolescentes). Era bom para muita gente, lá isso era.

Cleo
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Sim, claro que toda a gente envelhece, eu pus o titulo como estava na noticia, mas realmente induz em erro.
Eles envelhecem, mas os sinais do envelhecimento não são tão visíveis...

Citação de: ShellyTantrum em 17 setembro, 2014, 09:19
Mythos, quando decidires ir, dá-me as coordenadas! :)

Ok :P Uma das mais únicas cá em tugaland é a Tamera (http://www.tamera.org/index.html), mas tenho ideia que não é fácil ir para lá viver... (havia uma outra mas fecharam as portas por falta de recursos ou coisa)
Assim numa rápida pesquisa descobri um blog com uma lista de comunidades orientadas a uma vida mais sustentável: http://cantinhoverde.blogspot.pt/p/lista-ecoaldeias-em-portugal.html

Algo um pouco mais radical:
http://www.hypeness.com.br/2012/12/fotografo-retrata-a-realidade-secreta-de-grupo-nomade-com-leis-baseadas-no-amor/

Esta ultima já conhecia...

Eu em casa posso dizer que tudo o que é legumes é cultivado por nós, batatas, couves, alfaces, tomates, feijões, courgettes, abóboras, cebolas, alhos,  e por aí fora, temos em casa. só quando acabam é que se for preciso compramos no supermercado.
Este ano enchi a barriga de pêssegos caseiros :D

quanto ao resto, é dificil viver sem aquele conforto de uma casa, ao que estamos habituados...