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  • As Superstições.
    Iniciado por Moreno Wilson
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O ESPIRITISMO CONDENA AS SUPERSTIÇÕES.


Na obra O Livro dos Espiritos.
XII – Poder Oculto, Talismãs, Feiticeiros


553. Qual pode ser o efeito de fórmulas e práticas com as quais certas pessoas pretendem dispor da vontade dos Espíritos?
     
— O de as tornar ridículas, se são de boa-fé; no caso contrário, são tratantes que merecem castigo. TODAS AS FÓRMULAS SÃO CHARLATANICES; NÃO HÁ NENHUMA PALAVRA SACRAMENTAL, NENHUM SIGNO CABALÍSTICO, NENHUM TALISMÃ QUE TENHA QUALQUER AÇÃO SOBRE OS ESPÍRITOS, PORQUE ELES SÓ SÃO ATRAÍDOS PELO PENSAMENTO E NÃO PELAS COISAS MATERIAIS.
   
553 – a) Certos Espíritos não ditaram, algumas vezes, fórmulas cabalísticas?
     
— SIM, TENDES ESPÍRITOS QUE VOS INDICAM SIGNOS, PALAVRAS BIZARRAS, OU QUE VOS PRESCREVEM CERTOS ATOS, COM A AJUDA DOS QUAIS FAZEIS AQUILO QUE CHAMAIS CONJURAÇÃO. MAS FICAI BEM SEGUROS DE QUE SÃO ESPÍRITOS QUE ZOMBAM DE VÓS E ABUSAM DE VOSSA CREDULIDADE.
     
554. Aquele que, com ou sem razão, confia naquilo a que chama virtude de um talismã, não pode, por essa mesma confiança, atrair um Espírito? Porque então é o pensamento que age; o talismã não é um signo que ajuda a dirigir o pensamento?
     
— Isso é verdade; mas a natureza do Espírito atraído depende da natureza da intenção e da elevação dos sentimentos. Ora, é difícil que aquele que é tão simplório para crer na virtude de um talismã não tenha um objetivo mais material do que moral. Qualquer que seja o caso, isso indica estreiteza e fraqueza de idéias, que dão azo aos Espíritos imperfeitos e zombadores.


466.  Por que permite Deus que os espíritos nos incitem ao mal?
       — Os espíritos imperfeitos são os instrumentos destinados a experimentar a fé e a constância dos homens no bem. Tu, sendo Espírito, deves progredir na ciência do infinito, e é por isso que passas pelas provas do mal para chegar ao bem. Nossa missão é a de colocar-te no bom caminho, e quando más influências agem sobre ti, és tu que as chamas, , pelo desejo do mal, porque os Espíritos inferiores vêm em teu auxílio no mal, quando tens a vontade de o cometer; eles não podem ajudar-te no mal, senão quando tu desejas o mal. Se es inclinado ao assassínio, pois bem, terás uma nuvem de espíritos que entreterão esse pensamento em ti; mas também terás outros que tratarão de influenciar-te para o bem, o que faz que se reequilibre a balança e te deixe senhor de ti.

Essa questão 466 é muito importante podemos resumir o seguinte.
Quando uma pessoa tem maus pensamentos e maus desejos ela vai entrar em sintonia com espíritos desencarnados que também tem maus pensamentos e maus desejos, é a sintonia, o mal entra em sintonia com o mal.
Quando más influências agem sobre ti, és tu que as chamas, , pelo desejo do mal, porque os Espíritos inferiores vêm em teu auxílio no mal, quando tens a vontade de o cometer.
Quando eu procuro modificar meus pensamentos e desejos para o Bem, a Caridade e as Virtudes, eu vou entrar em sintonia com espíritos elevados que estão vibrando energias positivas.
Tudo é sintonia, afinidade e atração no mundo espiritual.
O Bem tem sintonia com o Bem.
O mal tem sintonia com o mal.

         
467. Pode o homem se afastar da influência dos Espíritos que o incitam ao mal?
          — Sim, porque eles só se ligam aos que os solicitam por seus desejos ou os atraem por seus pensamentos.                 
      468. Os Espíritos cuja influência é repelida pela vontade do homem renunciam às suas tentativas?
      — Que queres que eles façam? Quando nada têm afazer, abandonam o campo. Não obstante, espreitam o momento favorável, como o gato espreita o rato.
470. Os Espíritos que procuram induzir-nos ao mal, e que, assim, põem à prova a nossa firmeza no bem, receberam a missão de o fazer, e, se é uma missão que eles cumprem, terão responsabilidade nisso?
     — Nenhum Espírito recebe a missão de fazer o mal; quando ele o faz, é pela sua própria vontade, e conseqüentemente terá de sofrer as conseqüências. Deus pode deixá-lo fazer para vos provar, mas jamais o ordena e cabe a vós repeli-lo.

456. Os Espíritos vêem tudo o que fazemos?
     — Podem vê-lo, pois estais incessantemente rodeados por eles. Mas cada um só vê aquelas coisas a que dirige a sua atenção, porque eles não se ocupam das que não lhes interessam.
     457. Os Espíritos podem conhecer os nossos pensamentos mais secretos?
     — Conhecem, muitas vezes, aquilo que desejaríeis ocultar a vós mesmos; nem atos, nem pensamentos podem ser dissimulados para eles.
     457 a) Assim sendo, pareceria mais fácil ocultar-se uma coisa a uma pessoa viva, pois não o podemos fazer a essa mesma pessoa depois de morta?                         
      — Certamente, pois, quando vos julgais bem escondidos, tendes muitas vezes ao vosso lado uma multidão de Espíritos que vos vêem.
      458. Que pensam de nós os Espíritos que estão ao nosso redor e nos observam ?
      — Isso depende. Os Espíritos levianos riem das pequenas traquinices  que vos fazem, e zombam das vossas impaciências. Os Espíritos sérios lamentam as vossas trapalhadas e tratam de vos ajudar.

484. Os Espíritos se afeiçoam de preferência a certas pessoas?
       — Os bons Espíritos simpatizam com os homens de bem, ou suscetíveis  de se melhorar; os Espíritos inferiores, com os homens viciosos ou que podem viciar-se: daí o seu apego, resultante da semelhança de sensações.

Podemos resumir o seguinte.

a) TODAS AS FÓRMULAS SÃO CHARLATANICES; NÃO HÁ NENHUMA PALAVRA SACRAMENTAL, NENHUM SIGNO CABALÍSTICO, NENHUM TALISMÃ QUE TENHA QUALQUER AÇÃO SOBRE OS ESPÍRITOS, PORQUE ELES SÓ SÃO ATRAÍDOS PELO PENSAMENTO E NÃO PELAS COISAS MATERIAIS.
   
553 a) Certos Espíritos não ditaram, algumas vezes, fórmulas cabalísticas?
     
— SIM, TENDES ESPÍRITOS QUE VOS INDICAM SIGNOS, PALAVRAS BIZARRAS, OU QUE VOS PRESCREVEM CERTOS ATOS, COM A AJUDA DOS QUAIS FAZEIS AQUILO QUE CHAMAIS CONJURAÇÃO. MAS FICAI BEM SEGUROS DE QUE SÃO ESPÍRITOS QUE ZOMBAM DE VÓS E ABUSAM DE VOSSA CREDULIDADE.

Vamos ver claramente que somente espíritos inferiores e mistificadores pregam o uso de formulas, amuletos, talismã, palavras sacramentais, sinais cabalísticos.
Podemos também dizer que o uso de velas, imagens, roupas brancas, despachos, são praticas místicas e supersticiosas, sem valor espiritual.

b) 467. Pode o homem se afastar da influência dos Espíritos que o incitam ao mal?
          — Sim, porque eles só se ligam aos que os solicitam por seus desejos ou os atraem por seus pensamentos.                   
      468. Os Espíritos cuja influência é repelida pela vontade do homem renunciam às suas tentativas?
      — Que queres que eles façam? Quando nada têm afazer, abandonam o campo. Não obstante, espreitam o momento favorável, como o gato espreita o rato.

Vemos claramente nessa questão, que o ser humano pode pela sua VONTADE no Bem afastar os maus espíritos, porque eles só se ligam aos que os solicitam por seus desejos ou os atraem por seus pensamentos.   
Os Espíritos podem conhecer os nossos pensamentos mais secretos?
Conhecem, muitas vezes, aquilo que desejaríeis ocultar a vós mesmos; nem atos, nem pensamentos podem ser dissimulados para eles.
São nossos pensamentos, sentimentos e desejos que vão atrair os espíritos desencarnados pela Sintonia.
Vejamos essa observação de Kardec.
     
As imperfeições morais dão acesso aos Espíritos obsessores, e de que o meio mais seguro de livrar-se deles é atrair os bons pela prática do bem. Os Espíritos bons são naturalmente mais poderosos que os maus e basta a sua vontade para os afastar, mas assistem apenas aqueles que os ajudam, por meio dos esforços que fazem para melhorarem. Do contrário se afastam e deixam o campo livre para os maus Espíritos, que se transformam assim em instrumentos de punição, pois os bons os deixam agir com esse fim.
Vamos ver nessa observação, que são as nossas imperfeições morais que vão dar acesso aos maus espíritos.
Essas imperfeições morais são basicamente os maus pensamentos, maus desejos, vícios e atitudes negativas.
Pela nossa elevação moral, elevação de pensamentos, a prece sincera, boas atitudes, praticar a caridade e as Virtudes, vamos REPELIR os espíritos inferiores, perturbadores e obsessores do mundo espiritual e atrair pela SINTONIA os espíritos de luz.
Os bons Espíritos simpatizam com os homens de bem, ou suscetíveis  de se melhorar; os Espíritos inferiores, com os homens viciosos ou que podem viciar-se: daí o seu apego, resultante da semelhança de sensações.
Não adianta usar objetos matérias como amuletos, talismã, medalhas, palavras sacramentais, velas, imagens, nada disso tem valor espiritual.
Todas as fórmulas são charlatanices; não há nenhuma palavra sacramental, nenhum signo cabalístico, nenhum talismã que tenha qualquer ação sobre os espíritos, porque eles só são atraídos pelo pensamento e não pelas coisas materiais.

Na obra O Livro dos Médiuns.

17. Certos objetos,como medalhas e talismãs, têm a propriedade de atrair ou repelir os Espíritos, como pretendem algumas pessoas?
              — PERGUNTA INÚTIL, POIS SABEIS QUE A MATÉRIA NÃO  EXERCE NENHUMA AÇÃO SOBRE OS ESPÍRITOS. FICAIS CERTOS DE QUE JAMAIS UM ESPÍRITO BOM ACONSELHA SEMELHANTES ABSURDOS. A VIRTUDE DOS TALISMÃS, DE QUALQUER NATUREZA, SÓ EXISTE NA IMAGINAÇÃO DAS CRIATURAS SUPERSTICIOSAS.
           
18. Que pensai dos Espíritos que marcam encontros em lugares lúgubres e horas inconvenientes?
            — São Espíritos que se divertem com os que lhes dão ouvidos. É sempre inútil e freqüentemente perigoso ceder a essas sugestões. Inútil, porque nada absolutamente se ganha além de ser mistificado; perigoso, não pelo mal que os Espíritos possam fazer, mas pela influência que isso pode exercer nos cérebros fracos.
            19. Há dias e horas mais propícias para as evocações?
            — Para os Espíritos isso é completamente indiferente, como tudo o que é material, e seria supersticioso acreditar na influência dos dias e das horas. Os momentos mais propícios são aqueles em que o evocador esteja menos absorvido pelas suas preocupações habituais, em que o seu corpo e o seu espírito estejam mais calmos.


OS TALISMÃS.
Texto extraído da Revista Espírita – Allan Kardec – Ano 1858

MEDALHA CABALÍSTICA.

OS ESPÍRITOS SÃO ATRAÍDOS OU REPELIDOS PELO PENSAMENTO, E NÃO POR OBJETOS MATERIAIS QUE NÃO TÊM NENHUM PODER SOBRE ELES. 
Os Espíritos superiores, em todos os tempos, condenaram o emprego de sinais e de formas cabalísticas, e todo Espírito que lhes atribui uma virtude qualquer, ou que pretenda dar talismãs que aparentem a magia, revela, com isso, sua inferioridade, esteja agindo de boa fé ou por ignorância, em conseqüência de antigos preconceitos terrestres dos quais estejam imbuídos, seja porque queira conscientemente divertir-se com a credulidade, como Espírito zombeteiro. 
Os sinais cabalísticos, quando não são pura fantasia, são símbolos que lembram as crenças supersticiosas quanto à virtude de certas coisas, como os números, os planetas, e sua concordância com os metais, crenças nascidas nos tempos da ignorância, e que repousam sobre erros manifestos, dos quais a ciência fez justiça mostrando o que eram os pretensos sete planetas, sete metais, etc.  A forma mística e ininteligível desses emblemas tinha por objetivo impor ao vulgo ver o maravilhoso naquilo que não compreendia.  Quem estudou a natureza dos Espíritos, não pode admitir racionalmente, sobre eles, a influência de formas convencionais, nem de substâncias misturadas em certas proporções; isso seria renovar as práticas da caldeira dos feiticeiros, de gato preto, de galinha preta e outros feitiços.  Não ocorre o mesmo com um objeto magnetizado que, como se sabe, tem o poder de provocar o sonambulismo ou certos fenômenos nervosos sobre a economia; mas, então, a virtude desse objeto reside unicamente no fluido do qual está momentaneamente impregnado e que se transmite, assim, por via mediata, e não em sua forma, em sua cor, nem sobretudo nos sinais com os quais pode estar sobrecarregado.
      Um Espírito pode dizer: Traçai tal sinal, e a esse sinal reconhecerei que chamais e virei; mas nesse caso o sinal traçado não é senão a expressão do pensamento; é uma evocação traduzida de um modo material; ora, os Espíritos, qualquer que seja sua natureza, não têm necessidade de semelhantes meios para se comunicarem; OS ESPÍRITOS SUPERIORES NÃO OS EMPREGAM NUNCA; OS ESPÍRITOS INFERIORES PODEM FAZÊ-LO TENDO EM VISTA FASCINAR A IMAGINAÇÃO DE PESSOAS CRÉDULAS, QUE QUEREM TER SOB SUA DEPENDÊNCIA.  Regra geral: todo Espírito que liga mais importância à forma do que ao fundo é inferior, e não merece nenhuma confiança, ainda mesmo se, de tempo em tempo, disser algumas coisas boas; porque essas boas coisas podem ser um meio de sedução.

Vou realçar algumas observações Doutrinarias importante.

a)17. Certos objetos,como medalhas e talismãs, têm a propriedade de atrair ou repelir os Espíritos, como pretendem algumas pessoas?

PERGUNTA INÚTIL, POIS SABEIS QUE A MATÉRIA NÃO  EXERCE NENHUMA AÇÃO SOBRE OS ESPÍRITOS. FICAIS CERTOS DE QUE JAMAIS UM ESPÍRITO BOM ACONSELHA SEMELHANTES ABSURDOS. A VIRTUDE DOS TALISMÃS, DE QUALQUER NATUREZA, SÓ EXISTE NA IMAGINAÇÃO DAS CRIATURAS SUPERSTICIOSAS.

b)18. Que pensai dos Espíritos que marcam encontros em lugares lúgubres e horas inconvenientes?

São Espíritos que se divertem com os que lhes dão ouvidos.

Vemos nessa observação que os espíritos que ditam essas coisas, estão se divertindo em mistificar as pessoas que acreditam nessas crendices e superstições.

c)OS ESPÍRITOS SÃO ATRAÍDOS OU REPELIDOS PELO PENSAMENTO, E NÃO POR OBJETOS MATERIAIS QUE NÃO TÊM NENHUM PODER SOBRE ELES. 
Os Espíritos superiores, em todos os tempos, condenaram o emprego de sinais e de formas cabalísticas, e todo Espírito que lhes atribui uma virtude qualquer, ou que pretenda dar talismãs que aparentem a magia, revela, com isso, sua inferioridade, esteja agindo de boa fé ou por ignorância, em conseqüência de antigos preconceitos terrestres dos quais estejam imbuídos, seja porque queira conscientemente divertir-se com a credulidade, como Espírito zombeteiro. 

d) Os sinais cabalísticos, quando não são pura fantasia, são símbolos que lembram as crenças supersticiosas quanto à virtude de certas coisas, como os números, os planetas, e sua concordância com os metais, crenças nascidas nos tempos da ignorância, e que repousam sobre erros manifestos, dos quais a ciência fez justiça mostrando o que eram os pretensos sete planetas, sete metais, etc. 

Podemos concluir disso tudo o seguinte, somente espíritos atrasados, inferiores e embusteiros podem pregar ou pedir o uso de objetos matérias como, amuletos, medalhas, talismã, exorcismos, palavras sacramentais, sinais cabalísticos, velas, imagens, as coisas matérias não possuem nenhum poder para atrair ou repelir os espíritos desencarnados, somente nossos Pensamentos e sentimentos é que podem estabelecer sintonia com o plano espiritual.
Existe muitos espíritos desencarnados maliciosos, mentirosos, embusteiros, que procuram enganar, seduzir e mistificar, temos que tomar muito cuidado, só devemos aceitar um ensinamento dado pelos espíritos, quando ele for racional e moral.

Wilson Moreno na busca da verdade.

Citação de: Moreno Wilson em 10 agosto, 2014, 13:49
466.  Por que permite Deus que os espíritos nos incitem ao mal?
— Os espíritos imperfeitos são os instrumentos destinados a experimentar a fé e a constância dos homens no bem.

Discordo em gênero, número e grau. Espíritos zombeteiros, estimulam pensamentos homicidas, suicidas e de feitiçaria, além de repelir sentimentos de fé verdadeira. Se é do consentimento do Criador, a atuação deles sobre nós, Deus não passa de um tirano. :P
✔ Não reze por uma vida fácil, reze por forças, para suportar uma difícil. (Bruce Lee)