Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.488
Total de mensagens
369.594
Total de tópicos
26.957
  • [Debate] As artes são reconhecidas e valorizadas em Portugal?
    Iniciado por cody sweets
    Lido 3.501 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Olá pessoal!

Neste tópico gostava de debater uma questão "Serão as artes reconhecidas e valorizadas em Portugal?".

Eu sendo da área das artes acho muito sinceramente que não. Neste país acho que os artistas não têm o devido valor , o devido reconhecimento por parte da sociedade. Será isto culpa de um povo inculto(grande parte) ou de um Estado sem moral? Das duas provavelmente. O Estado aumenta o preço da cultura que vai obviamente privar muita gente de poder assistir a um concerto, uma peça de teatro ou ir a um museu. Consequência os artistas não têm trabalho, ou seja não recebem e por isso mais de metade saí do país em busca de uma vida melhor e outra grande parte trabalha em caixas de supermercado,em balcões de café, ou até a fazer performances na rua. Programas escolares onde as Artes são excluídas levam obviamente a que a sociedade nunca se interesse pelas mesmas. Será que um artista merece isso? Seguir um sonho para isto?

Felizmente eu e o meu irmão tivemos a oportunidade de estudar noutros países onde as Artes são muito valorizadas, onde um artista tem o devido reconhecimento. Porque será que um futebolista português é reconhecido por todo o país e um Artista português altamente premiado não?

Porque o Teatro, a Pintura, a Escultura, a Música não são têm o mesmo valor que o futebol? Mais de metade do país nunca viu uma peça de Teatro de Shakespeare porque representar não é só as telenovelas da TVI ou as séries da FOX, metade do país nunca viu uma exposição de arte, metade do mundo acha que a música clássica é para dormir, porquê? Será culpa de quem?

Os melhores teatros, os melhores auditórios, os melhores museus do mundo são palcos de inúmeros Portugueses considerados lá os maiores e os melhores do mundo. Porque ninguém os reconhece?

Aqui fica a minha opinião e mais algumas questões, espero não ter desrespeitado ninguém e peço desculpa pelo texto extenso
Cumprimentos, cody
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Finalmente alguem que me compreende.

O nosso pais so reconhece o que lhe da mais dinheiro imediato.
É algo que me deu bastantes olhares estranhos na escola quando eu citava Shakespear ou Dante.... ou quando falava dos quadros de Monet....

As prioridades deste pais estao trocadas lol
Preferem ter as crianças vidradas na televisao a dar-lhes uma educação rica e cheia de cultura.

Felizmente a minha mãe criou-me como deve ser nesse aspeto.
E é o que mais lhe agradeço.

Blessed be
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

#2
Citação de: cody sweets em 26 julho, 2014, 12:37
Olá pessoal!

Neste tópico gostava de debater uma questão "Serão as artes reconhecidas e valorizadas em Portugal?".

Eu sendo da área das artes acho muito sinceramente que não. Neste país acho que os artistas não têm o devido valor , o devido reconhecimento por parte da sociedade. Será isto culpa de um povo inculto(grande parte) ou de um Estado sem moral? Das duas provavelmente. O Estado aumenta o preço da cultura que vai obviamente privar muita gente de poder assistir a um concerto, uma peça de teatro ou ir a um museu. Consequência os artistas não têm trabalho, ou seja não recebem e por isso mais de metade saí do país em busca de uma vida melhor e outra grande parte trabalha em caixas de supermercado,em balcões de café, ou até a fazer performances na rua. Programas escolares onde as Artes são excluídas levam obviamente a que a sociedade nunca se interesse pelas mesmas. Será que um artista merece isso? Seguir um sonho para isto?

Felizmente eu e o meu irmão tivemos a oportunidade de estudar noutros países onde as Artes são muito valorizadas, onde um artista tem o devido reconhecimento. Porque será que um futebolista português é reconhecido por todo o país e um Artista português altamente premiado não?

Porque o Teatro, a Pintura, a Escultura, a Música não são têm o mesmo valor que o futebol? Mais de metade do país nunca viu uma peça de Teatro de Shakespeare porque representar não é só as telenovelas da TVI ou as séries da FOX, metade do país nunca viu uma exposição de arte, metade do mundo acha que a música clássica é para dormir, porquê? Será culpa de quem?

Os melhores teatros, os melhores auditórios, os melhores museus do mundo são palcos de inúmeros Portugueses considerados lá os maiores e os melhores do mundo. Porque ninguém os reconhece?

Aqui fica a minha opinião e mais algumas questões, espero não ter desrespeitado ninguém e peço desculpa pelo texto extenso
Cumprimentos, cody

Muito bem, aqui está uma questão que mexe comigo e me revolta ao ponto de ficar "piurso" :)

Respondendo á primeira pergunta a minha resposta é nim (entenda-se não e sim)
Se considerarmos arte todas as formas de expressão quer seja através da música, escultura, teatro, pintura, dança e todas as outras que agora não vou mencionar caso contrário não saía daqui, a minha opinião é NÃO!

Se estivermos a falar das "artes" da bola, da corrupção, do xicoespertismo então aí SiM, são valorizadas e reconhecidas.

Para terminar e para não me alongar muito pois posso correr o risco de me entusiasmar e escrever algo que vá chocar alguém mais sensível, vou dar um exemplo de como a nossa sociedade e governantes estão a incentivar as nossas crianças a gostarem mais das "artes" da bola do que da verdadeira ARTE.

O meu filho nos 4 anos de primária mais que duas vezes por ano lectivo chegava a casa com um convite para ir ao estádio local ver um jogo de futebol. De inicio fiquei intrigado mas pensei que fosse uma situação pontual. Na primeira vez que chegou com o convite perguntei-lhe se ele queria ir e a resposta foi: não, eu não gosto de futebol.
Como eu detesto futebol não podia ter ficado mais satisfeito com a resposta, peguei no convite e rasguei. Na segunda vez peguei no convite e ofereci-o a outra pessoa. Nas vezes seguintes comecei a questionar-me. Mas porque raio é que em vez de convites pra bola não oferecem aos miúdos uma entrada no cineteatro municipal? Porque raio é que o governo não incentiva os mais influenciáveis (crianças do pré escolar e primária) a irem ver um concerto de música? Porque carvalho é que tenho que pagar uma visita de estudo a uma quinta pedagógica ou ao jardim zoológico mas recebo convites pra ver a bola???

Agora tirem as vossas conclusões ;)

Ah! E agora para acabar, sem querer abusar e porque nem só as coisas más se devem mencionar, gostava de dar os parabéns ao Cody pela participação exemplar que tem no fórum.   :P
Não me trates por VOCÊ!!!
Respeito mais tratando-te por TU do que tu a tratares-me por VOCÊ!

#3
Antes demais agradeço-vos pelas vossa respostas.

Eu tenho exatamente a mesma opinião que vocês. Eu sou músico e mesmo assim adoro Shakespeare, adoro Dante, adoro Monet(adoro impressionismo)...e acho que toda a gente deveria saber quem são esses Artistas essas mentes brilhantes!!!! LilithP dou os parabéns a tua mãe por te ter educado tão bem infelizmente não há muitos pais assim!
Sim é bastante mais fácil deixar o filho ver televisão e ir ver futebol do que levá-lo com os pais ver uma exposição não digo de pintura ou escultura, uma exposição para crianças acerca de assuntos como animais e assim, por infelizmente não são só as artes que são menos prezadas em Portugal o conhecimento também o é!!!!!
eu podia dizer aqui um monte de palavras feias mas digo simplesmente que este país não sai do sítio por isto!!!!! Somos incultos!!! Vivemos numa sociedades em que todos querem ser Ronaldos e Neymares!!!!
Ex3m obrigado pelo que escreveste a verde! E dou-te também os parabéns ati por seres um pai exemplar! Eu também não gosto de futebol acho um cena sem interesse nenhum ganha-se milhões a correr atrás de uma bola! Eu estou arrependido de não ter ficado na Alemanha de pois de me formar, lá as Artes são importantíssimas  a população é culta e interessa-se. Aqui ganho uma miséria de ordenado a trabalhar em duas orquestras, dois grupos de música de câmara e a tocar em bandas!

E não falo mais senão nunca mais acabo
Obrigado novamente
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Os grandes nomes que mencionaste já têm o reconhecimento devido e o seu lugar na história, o que me revolta mesmo são os enormes nomes portugueses que nunca deixarão o anonimato nem terão o merecido reconhecimento porque infelizmente são...simplesmente portugueses.

Há como que uma pressão para que todos gostem de futebol, tenham um clube e apoiem a selecção para serem considerados portugueses, caso contrário...  >:(
Não me trates por VOCÊ!!!
Respeito mais tratando-te por TU do que tu a tratares-me por VOCÊ!

Eu vou falar da minha área. Sabiam que o primeiro trompista da orquestra de Washington é português? Sabiam que uma flautista portuguesa é solista da orquestra nacional de França, e que ela ganhou dos prémios mais importantes para flautistas? Sabiam que A orquestra de Berlim das melhores dos mundo já chegou a ser mais de 50%portuguesa? Sabiam que um trompetista português ,que chegou a andar ao mesmo tempo que eu na mesma escola, foi convidado para ser solista com a orq. de Berlim e convidado para estudar numa das melhores escolas de musica em Zurique?
Podia continuar...enfim enquanto no telejornal dão notícias sobre a marca das cuecas do Ronaldo, podia espalhar o sucesso destes ARTISTAS!!!!!
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Tal como já aconteceu na história, apenas depois da morte a maioria dos artista tem o reconhecimento e projecção que merece pelo seu talento. Tantos houve, que morreram na miséria e se tornaram reconhecidos décadas ou séculos depois.
É pena mas é verdade.
Parabéns pelo excelente tema de debate.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Obrigado cleopatra, mas sabe a quantidade de artistas de excelência já faleceram cá em Portugal? Falo especificamente da área em que estou incluído. Sabe a quantidade de músicos que partiram e que se cá fizeram um trabalho exemplar que fizeram gerações de músicos incríveis? Nenhum deles teve mérito, ninguém os conhece se ouvirem o nome dele não lhes diz nada! E vai acontecer o mesmo comigo e com todos os outros se não lutar-mos por uma mudança de mentalidade!  O meu professor cá em Portugal é considerado dos melhores já escreveu inúmeros livros, métodos, compôs muitas peças. Ele cá não é conhecido mas por exemplo quando a banda filarmónica portuguesa considerada a Melhor do Mundo foi à China ele foi reconhecido! Aposto que muita gente não sabe que temos a melhor banda filarmónica do mundo, se calhar nem sabem que temos uma!
Será que eu alguma vez serei reconhecido neste país pelo trabalho que hoje faço?

agradeço novamente a sua resposta
Cumprimentos, cody
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

sofiagov
bom tópico com situações muito boas e pertinentes para debater...boa Cody. ;) ;)

Citação de: sofiagov em 28 julho, 2014, 10:18
bom tópico com situações muito boas e pertinentes para debater...boa Cody. ;) ;)

Obrigado, cumprimentos
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

O melhor exemplo que temos para cultivar as artes desde criança, é a programação infantil que a nossa televisão pública oferece às crianças. Depois o "MENU" oferecido pelas ecolas públicas a nível de actividades culturais. Para completar o enriquecimento da cultura em altura de férias, basta ver os programas da tarde que deveriam de ter  como objectivo oferecer às crianças - que agora se encontram de férias  e no período da tarde não devem estar na praia - programas culturais que as pudessem enriquecer. Todavia, basta ligar o televisor e correr os canis  - públicos ou não - para ver o que oferecem.
A cultura artística para os nossos governantes não é importante, é mais fácil ter jovens obesos, presos a um televisor, horas a fio, a verem desenhos animados extremamente violentos ou sentados com uma consola a jogarem jogos igualmente violentos.

Olá oculto! Concordo plenamente contigo!! Na minha sincera opinião acho que atualmente nos canais da televisão "não-paga" (é paga à mesma, mas pronto) o melhor canal é a RTP2 dá bonecos, dá concertos super interessantes, dão concursos de música internacionais ou nacionais, existem diversos programas sobre Arte, Cultura...coisas que a sociedade devia ver, instruir-se com a cultura que tem à sua volta. Na opinião a RTP1/2 são os canais que espalham mais à nossa cultura.
Depois temos a TVI , onde dá A casa dos degredos, o Big Brother. Reality shows que parecem bordéis, e programas que esta gente perde horas a ver....

Enfim...
Cumprimentos,cody
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Em relação à TV.

A TV em Portugal está pensada para fazer dinheiro. Se dá dinheiro faz-se, senão é para esquecer. A RTP ainda vai fazendo umas coisas, mas é por é publica e sente-se na "obrigação" de o fazer. Se fosse generalista era a mesma treta.

Temos programas da tarde com SEIS! horas. Depois temos talkshows raros a passar de madrugada.
Isto parte por culpa de um publico envelhecido que é a grande fatia de mercado. Para estes servem as telenovelas, programas da manha e tarde, e o telejornal. Acredito que quando morrer esta geração mais velha a televisão possa finalmente renovar.

Quanto ao resto sempre tivemos alguns portugueses a esforçarem-se, mas é por gosto pessoal, fazem-no por sacrifício e sabendo de antemão que não vão ser reconhecidos.

E apesar de rir ser bom, dá-se demasiado valor aos comediantes em Portugal. No sentido em que não se aposta em mais nada quando se tenta algo diferente.

Tens razão!!! Não percebo para quê Somos Portugal, ou Portugal em Festa? O povo (falo por mim) já sabe a porcaria da música pimba de cor!!! A mesma letra durante 5 min, para não falar que agora para ser cantor é apenas necessário ter duas bailarinas quase nuas a dançar! Os apresentadores que cada vez têm menos piada, prémios de 10.000€ só para o pessoal ver o programa e gastar dinheiro a ligar...
Depois se não for isso é o Bordel da Casa dos Degredos... que vai começar outra vez :'(

Os talkshows, tipo 5 para a meia noite ou isso, dão às tanta da noite, quando o pessoal está a dormir.
Canais apinhados de telenovelas, e cada vez mais a aparecer ainda nem a meio chegou uma já estão 3 para estrear! É por isso que não vejo os canais públicos, a televisão da minha casa só está no National Geographic, no Mezzo, na FOX, no Bio, Canal Q ou nos canais de filmes  (e no 24kitchen, mas pronto)

"Quanto ao resto sempre tivemos alguns portugueses a esforçarem-se, mas é por gosto pessoal, fazem-no por sacrifício e sabendo de antemão que não vão ser reconhecidos."
Infelizmente hoje é o que mais se vê pessoas que lutaram para seguir um sonho e não têm reconhecimento, muito pelo contrário.

Comédia portuguesa, para os portugueses comédia é Cesar mourao, manzarra e joao paulo rodrigues!
Não vêm o trabalho de outros tipo Nuno Markl, um comediante incrível (sou fã)! Já alguém aqui viu o Canal Q? Têm excelentes comediantes mas ninguém os reconhece porque não aparecem  em programas famosos.

Portugal está no caminho da guilhotina por estas e outras razões.
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Não podia concordar mais com as tuas afirmações cody. Por isso, acho que começa no berço o gosto pelo belo, pelo inspirador. Não é porque uma criança é pequena que não se lhe dá a ouvir música clássica, ópera etc...
Como já referi, tenho duas filhas de 3 e 5 anos, faço das tripas coração para as ter num jardim de infância que usa a música a dança e o teatro para ensinar. E tenho visto resultados fantásticos, são ambas muito seguras, conversadoras, imaginativas e adoram música "a sério". A mais velha com 3 anitos, desatou a chorar quando ouviu ópera na rádio, e disse - A menina canta tão bem. E agora infiltrasse nas aulas de canto para os mais velhos e fartasse de treinar, os meus ouvidos que digam... ;D .A mais nova, está sempre num palco imaginário a contar estórias, com direito a vozes diferentes para os diferentes personagens.
Tive preparação vocal, durante a minha infância, adoro cantar "no duche", por isso passei a gravidez das duas a cantar para elas desde espirituais negros a canções de embalar. Assim quando nasceram bastava, cantar para as acalmar.
Como já disse de "pequenino se torce o pepino", elas vão ser os adultos do futuro e vão também elas criar uma nova geração, assim se vai mudando mentalidades.
Queria viver tudo numa noite...<br />Isis