Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • "Ser Espiritual" de Luis Portela
    Iniciado por LilithP
    Lido 1.443 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá
Partilharam comigo este artigo do Jornal de Negocios Onlinee achei interessante para partilhar aqui no PP :)

CitaçãoLuís Portela é médico e um gestor de reconhecido mérito e sucesso da Bial – uma das empresas farmacêuticas de referência no país e na Europa.

Dele esperamos a ciência e o seu método nos seus expoentes máximos. Neste livro, escreve-nos sobre espiritualidade, a alma, a reencarnação, vida extraterrena, parapsicologia, telepatia, psicocenése e outras "pseudociências". Foi, para mim, o suficiente para suscitar a curiosidade e tentar descobrir, a conselho de um amigo, este "Ser Espiritual".

O autor começa por nos chamar a atenção para uma evidência: a Humanidade tem evoluído de forma significativa nos domínios da tecnologia, do material, do tangível, daquilo que é facilmente observado pelos sentidos e facilmente racionalizado. Mas, defende, tem sido esquecida ao longo dos últimos séculos, ou pelo menos negligenciada, a nossa vertente espiritual.

O autor coloca a "fasquia" alta: pretende-se cruzar os saberes tradicionais com os resultados da investigação científica recente. O autor pede-nos que a leitura seja feita de mente aberta, com "despojamento de conceitos e preconceitos".

A ideia de que o Homem é um ser espiritual está presente ao longo da obra e é algo que intuitivamente não custa a aceitar – basta olhar para a História, à nossa volta e para nós próprios, para o que sentimos. Bem mais difícil é aceitar como provado cientificamente o que nos vai sendo apresentado capítulo a capítulo. As referências aos estudos científicos são quase sempre precárias e vagas. Nesse sentido, é um livro muito especulativo, mais escrito com a perceção e intuição do que com a razão e a prova consciente. É verdade que a Humanidade não está, nem nunca estará, na capacidade da compreensão plena dos fenómenos e da própria sua condição, mas é difícil distinguir o "trigo do joio" entre o que Luís Portela nos apresenta. As teorias podem fazer "sentido", mas estão muito longe de se encontrarem demonstradas, pelo menos neste livro.

Mesmo assim, há muito de positivo neste "Ser Espiritual". Antes de mais, o destaque à componente não racional do Homem, que nos ajudaria no autoconhecimento, a aceitar os outros e a ter uma perspetiva mais holística do Homem. Além disso, o autor mostra-nos a importância da reflexão, da tolerância, da sensibilidade e da responsabilidade que cada homem tem na condução da sua vida. Os capítulos sobre Sensibilidade, Reflexão e Transparência são bem conseguidos e justificam a leitura desta obra.

Os temas abordados são presa fácil do charlatanismo. Não creio que seja o caso de Luís Portela que, de uma forma sincera, nos partilha o seu processo de descoberta pessoal. Para muitos, poderá ser a introdução a temas nunca antes abordados. Mas, importa destacar que o livro nada comprova, do ponto de vista científico, as teorias que o autor considera como válidas.

A obra vale pela importância dada à espiritualidade e por convidar o leitor mais humilde e curioso a uma reflexão individual sobre o que somos e onde nos inserimos. Num período de férias, em que poderá haver um pouco mais de tempo para deixar a mente "à solta", parece-me um exercício interessante.

Espero que gostem ;)
Blessed be
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Um livro excelente, sem dúvida e vindo de um médico ainda nos faz pensar mais.
Ele aborda diversos aspetos do "paranormal" desde os diversos tipos de mediunidade, o carma, experiências quase-morte, experiências fora do corpo, bilocação, vidas passadas, etc... é um livro com cerca de 150 páginas, de muito fácil leitura que recomendo. Já suscitou algumas "críticas", mas obviamente que sendo a fonte fidedigna (afinal Luís Portela é médico, Presidente da Bial) as críticas são sempre softs e sem grande impacto. Ele apresenta diversos estudos científicos que têm sido conduzidos no âmbito da espiritualidade, nomeadamente os estudos realizados por Ian Stevenson e colaboradores, com mais de 3000 casos de crianças com memórias de vidas passadas.

Certamente, este livro marcará a viragem do pensamento humano para o âmbito espiritual. Só assim a compreensão do ser humano ficaria completa!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334